Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

On 10/18/2020 at 11:53 PM, vdu said:

É claro que tens razão se partirmos do princípio que a AT tem conhecimento que eu já paguei 15 aos USA e aceita isso como provado. Se me pedir a prova a que a se referem as instruções do modelo J, eu não a tenho. O documento que a Degiro me envia não é da AT USA nem sequer da AT Holandesa. Eu em relação ao fisco sou completamente cético, e neste caso, duvido muito que apenas me cobrem 28-15=13.

Relativamente a dividendos/juros de outros países o problema é o mesmo. O problema reside no que dizem as instruções/lei:

"Na quarta coluna (Imposto pago no estrangeiro – No país da Fonte) deve ser indicado o montante correspondente ao imposto pago no estrangeiro, devidamente comprovado por documento emitido pela autoridade fiscal do país de origem dos rendimentos mencionado na segunda coluna."

Se for imposto retido em PT eles já não exigem documento da AT, já serve o das instituições que fazem a retenção. Do meu ponto de visto isto não é inocente e leva.me a pensar que a AT não tem informação, pelo menos na maior parte dos casos das AT estrangeiras, nomeadamente das fora da UE.

Posso estar enganado e estar a ser excessivamente cauteloso. Era bom saber como é que costumam fazer nestes casos e se alguém já teve que esclarecer/provar à AT este tipo de retenções, porque não é "agradável" pagar 43% em vez de 28%, sobre os dividendos.

Relativamente às contas que fiz para concluir que não valia a pena são para esquecer. Baseavam-se em declarar 100 ou 85. Mas isso seria um erro grosseiro.

abraço

duarte

Sê excessivamente cauteloso porque a AT é excessivamente incompetente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

Eu em 2020, pela primeira vez, englobei dividendos. Dividendos de ações portuguesas e de ações europeias (França, Irlanda, Alemanha).

Uso intermediário financeiro português, BIG, que me disponibiliza um relatório de valores brutos, retenção de imposto no estrangeiro e retenção de imposto em Portugal.

Nas acções europeias tinha havido dupla tributação (25%/30% no estrangeiro e mais 28% em Portugal). Não tinha qualquer outro documento de autoridades fiscais estrangeiras.

Tentei obter o máximo de beneficio legal. Assim, para ações portuguesas e europeias, só é necessário delcarar 50% do rendimento bruto. Depois declarei toda a retenção no estrangeiro e toda a retenção em Portugal.

Correu 'tudo bem', não deu erro nem alertas. Poderá durante 4 anos dar alguma inspeção aleatória e aí podem implicar com a falta do documento estrangeiro.

Parte do valor da retenção do estrangeiro foi-me devolvido como Deduções à colecta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para quem quiser mais informação fiscal sobre acções e não só:

Acções em Portugal - https://www.rankia.pt/fiscalidade/fiscalidade-das-acoes-em-portugal/

Guia sobre as Taxas de Retenção de Impostos a não-residentes fiscais 2020 -  https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Documents/Tax/dttl-tax-withholding-tax-rates.pdf

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 23 horas, niceboy disse:

Tentei obter o máximo de beneficio legal. Assim, para ações portuguesas e europeias, só é necessário delcarar 50% do rendimento bruto. Depois declarei toda a retenção no estrangeiro e toda a retenção em Portugal.

A declaração de 50% do rendimento também dá para acções europeias?

O que chamas de rendimento bruto? Não incluir na declaração as despesas de negociação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que diz a AT:
    Quando for exercida a opção pelo englobamento, os lucros distribuídos (códigos E10 ou E11) por entidades residentes noutro Estado membro da União Europeia que preencham os requisitos e condições estabelecidos no artigo 2.º da Diretiva 90/435/CEE, de 23 de julho, serão declarados por 50% do seu valor, conforme dispõe o n.º 4 do artigo 40.º-A do Código do IRS.

Ver instruções do campo 407 do anexo J.

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/Mod3AnxJ.pdf

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs40a.aspx

Pergunta 21 na pag 11;

http://www.big.pt/pdf/irs/faqs_irs_2017.pdf

Rendimento bruto = n.º de ações x dividendo por ação, antes de qualquer imposto. Não considero despesas, até porque na distribuição de dividendos não há negociação.

Editado por niceboy
    FAQs IRS
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 horas, niceboy disse:

O que diz a AT:
    Quando for exercida a opção pelo englobamento, os lucros distribuídos (códigos E10 ou E11) por entidades residentes noutro Estado membro da União Europeia que preencham os requisitos e condições estabelecidos no artigo 2.º da Diretiva 90/435/CEE, de 23 de julho, serão declarados por 50% do seu valor, conforme dispõe o n.º 4 do artigo 40.º-A do Código do IRS.

Ver instruções do campo 407 do anexo J.

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/Mod3AnxJ.pdf

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs40a.aspx

Pergunta 21 na pag 11;

http://www.big.pt/pdf/irs/faqs_irs_2017.pdf

Thanks. (Os Códigos Tributários são mais extensos que o Código Civil, e em legislação, principalmente a tributária, temos sempre andar em cima do acontecimento para alterações.)

Esse Anexo J não é igual ao Anexo J do ano passado. Parece que falta folhas e tem uma página repetida. Mas para explicar (instruções) é suficiente.

Nesse Guia do BiG, tem uma questão e resposta muito bizarra da AT, vejam a resposta se tiverem títulos iguais em diferentes IF (é só pormenores para AT/Fiscalidade) :

Citação

9.Vendi títulos da entidade ABC detidos em carteiras em diferentes intermediários financeiros: como devo aplicar o método do FIFO?

há 17 horas, niceboy disse:

Rendimento bruto = n.º de ações x dividendo por ação, antes de qualquer imposto. Não considero despesas, até porque na distribuição de dividendos não há negociação.

Tens razão. Esquece o que disse antes. Devido talvez ao adiantado da hora, estava a pensar nos juros recebidos por obrigações, em que há IF que cobram comissões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Virtua disse:

Ainda bem. Mas realmente 10% assim é pancada... e mostra bem o que volatilidade e velocidade com que se ganha ou perde!!

Isto teve sempre a subir desde 23 de Março tinha que acalmar um bocado xD

Por acaso hoje estava a reler os posts desses dias mais vermelhos e achei lá um post teu que agora olhando para trás achei "engraçado" (és um pessimista nato) :

image.thumb.png.e2912f4d589f911d292a8b9bdddeeeeb.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 56 minutos, superkinas disse:

onde podemos ver essas cotações after-hours, é nos futuros ?

As cotações pre-market e after-hours podes ver em vários sites e apps.

Por exemplo, no Investing.com. Eles têm uma lista das várias Stocks, as mais conhecidas, ou que tiveram algo fora do normal, pelas razões positivas ou  negativas. E outros tipos de instrumentos, incluindo os indices.

Ou podes tu ter carteiras (portfolios) e/ou wacthlists com activos que queres e podes ver isso tudo na app.

Se for no site, tens que abrir a ficha do activo que veres as cotações/retornos fora de horas, pois nos portfolios e wacthlists no site, só mostra as cotações/retornos dentro de horas.

Futuros são instrumentos derivados que seguem um activo subjacente e com prazos de "maturidade".

Os futuros são mais instrumentos para o futuro (prazo), são previsões/expectativas sobre um activo em determinada data de vencimento. E nunca há um alinhamento 100% perfeito com o activo que segue, os futuros tendem a estar mais perto do activo seguido quanto mais perto do vencimento do contrato de futuro.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Virtua disse:

ahahahah muito bom. Mesmo no dia do fundo 🤣

Pelo menos apercebo-me que já consigo distinguir sentimentos/emoções de comportamentos. No mesmo dia coloquei on-line este artigo: https://www.futureproof.pt/blog/o-dia-em-que-se-quis-vender-tudo onde digo " Estar a ser a queda mais rápida de sempre trouxe as desvantagens que todos sabemos mas por outro lado pode rapidamente criar boas oportunidades de longo prazo já num futuro próximo.". Por outro lado já tive a oportunidade de dizer que tentei comprar S&P alavancado 3x nesse dia, não consegui porque tinha o BI desatualizado no BEST (primeiro trade especulativo em mais de 10 anos).

Esta separação emoção/atitudes é algo que acho essencial à maioria das pessoas para se tornarem bons investidores (a maioria das pessoas, onde me incluo, penso que são seres emocionais).

Mas sim, nessa data apostaria sem qualquer problema 1 mês de salário em como não estaríamos em máximos passado 6 meses de tão ridículo/esperançosos que eu achei esses 10.9% que disseram "menos de 1 ano"

Gostei do artigo! Aquele exemplo que dás de voltar à estaca zero ao fim de 13 anos dá que pensar, temos de estar preparados para isso. Mas também penso que com reforços periódicos e reforços nas quedas a probabilidade de isso acontecer acaba por ficar mais reduzida. Pois lembro-me de ver essa tua história do BI desactualizado, mas imagina que tinhas conseguido investir e afinal ia no sentido inverso. 

Sim eu nessa altura também não acreditava que se poderiam atingir novos máximos ainda este ano. Este ano fiquei com uma maior noção da separação que existe entre o stock market e a economia global.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, superkinas disse:

onde podemos ver essas cotações after-hours, é nos futuros ?

Quer no investing quer na yahoo finance tem after-hours e pre-market

image.png.4a57709f5eb7cec05ff5f7896e89d58b.png

https://www.investing.com/equities/intel-corp

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Vidolz disse:

Não percebo porque é que há tanto ódio à Intel e tanto amor à AMD.

O que me está a escapar aqui?

Quem é que tem ódio à intel? Nos mercados em geral? Só se for porque uma está a subir em flecha de outra esta a descer. Outra razão talvez seja porque o ser humano gosta de uma boa história de underdog e a AMD está a ganhar quota de mercado. Da minha parte não há ódio nenhum. Ainda há 2 meses fiz um desktop novo com um i5 9600k (não comprei desta geração nova porque a motherboard para sistema mini-itx eram ridiculamente caras. A caixa é uma TU-150 da lian li.). Em single-core a Intel dá um porrada à AMD para chips de gama média/média-alta. E isso é o que eu preciso!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Quem é que tem ódio à intel? Nos mercados em geral? Só se for porque uma está a subir em flecha de outra esta a descer. Outra razão talvez seja porque o ser humano gosta de uma boa história de underdog e a AMD está a ganhar quota de mercado. Da minha parte não há ódio nenhum. Ainda há 2 meses fiz um desktop novo com um i5 9600k (não comprei desta geração nova porque a motherboard para sistema mini-itx eram ridiculamente caras. A caixa é uma TU-150 da lian li.). Em single-core a Intel dá uma porrada descomunal à AMD para chips de gama média/média-alta. E isso é o que eu preciso!!

Não me estava a refererir diretamente a ti, é mais ao mercado em geral :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Vidolz disse:

Não percebo porque é que há tanto ódio à Intel e tanto amor à AMD.

O que me está a escapar aqui?

Podes ter o melhor produto do mundo, mas isso só não chega. É importante, mas há a gestão, a comunicação (inclui o marketing), a contabilidade, a concorrência, etc. -> Até parece que se está a falar de uma relação entre um casal de pessoas. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites