Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

Rick Lusitano
    há 24 minutos, pge disse:

Esses e os ARK do que sei quando se investe em bolsa americana na degiro acho que há umas particularidades a nivel tributário. Se for através do banco isso já não existe?

Particularidades? Quais?

Os ganhos de capitais é tu que declaras e pagas o imposto. Não tem nada a ver com o intermediário financeiro usado.

No caso dos dividendos, a DG por exemplo, faz as retenções consoante a legislação tributária do país do emissor dos títulos, do país do investidor e o tipo de título. Tal como outros intermediários financeiros são obrigados por lei, a fazer retenção de rendimentos de juros, dividendos.

Quando entras na DG até tens o acordo de dupla tributação US-PT (W8-BEN) logo tratado. Em maior parte das acções US a taxa de retenção do imposto é 15%, haverá casos mais específicos consoante a estrutura legal do activo, as taxas de retenção aparecem na informação do activo. Mas de qualquer maneira, também se tem de declarar em Portugal ou no país aonde se é residente fiscal.

Bancos ou corretoras ou outros tipos de instituições financeiras têm se seguir as leis, independentemente do tipo de instituição que são. Não há distinções.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Particularidades? Quais?

Os ganhos de capitais é tu que declaras e pagas o imposto. Não tem nada a ver com o intermediário financeiro usado.

No caso dos dividendos, a DG por exemplo, faz as retenções consoante a legislação tributária do país do emissor dos títulos, do país do investidor e o tipo de título.

Quando entras na DG até tens o acordo de dupla tributação US-PT (W8-BEN) logo tratado. Em maior parte das acções US a taxa de retenção do imposto é 15%, haverá casos mais específicos consoante a estrutura legal do activo, as taxas de retenção aparecem na informação do activo. Mas de qualquer maneira, também se tem de declarar em Portugal ou no país aonde se é residente fiscal.

Bancos ou corretoras ou outros tipos de instituições financeiras têm se seguir as leis, independentemente do tipo de instituição que são. Não há distinções.

A nivel da degiro era isso do w8ben que tinha lido em qualquer lado. Se fizer no invest como é? Pego em 9K € e compro um ARK, com o cambio dá imaginemos 10K dolares. Daqui a 10 anos tenho 20K dolares e quero levantar. Quanto como e a quem pago de tributação? 28%*10K dolares cá + algum nos states?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, pge disse:

A nivel da degiro era isso do w8ben que tinha lido em qualquer lado. Se fizer no invest como é? Pego em 9K € e compro um ARK, com o cambio dá imaginemos 10K dolares. Daqui a 10 anos tenho 20K dolares e quero levantar. Quanto como e a quem pago de tributação? 28%*10K dolares cá + algum nos states?

Pensa lá nisso. Rele o meu post anterior. ;)

E responde ás estas perguntas e tens as respostas.

Que tipo de rendimento é?

Aonde és residente fiscal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 minutos, pge disse:

28%+15%? ou 15+(28-15)

Não.

Responde às perguntas. ;)

há 16 minutos, Rick Lusitano disse:

Pensa lá nisso. Rele o meu post anterior. ;)

E responde ás estas perguntas e tens as respostas.

Que tipo de rendimento é?

Aonde és residente fiscal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É assim já há muito tempo li umas coisas da degiro que nunca usei á exceção de lá meter 10€ para testar. E na altura vi muita gente confusa com essa dupla tributação dos 15%. Uns diziam que pagavam 15% lá e depois tinham de pagar cá 28% outros diziam que os 15% que ficavam lá depois eram descontados cá, mas sinceramente nunca fiquei a perceber muito bem e como a minha ideia era entrar em 2 ou 3 etfs e tinha-os em bolsas europeias e cotados em euros nem passei muita importância ao caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, pge disse:

É assim já há muito tempo li umas coisas da degiro que nunca usei á exceção de lá meter 10€ para testar. E na altura vi muita gente confusa com essa dupla tributação dos 15%. Uns diziam que pagavam 15% lá e depois tinham de pagar cá 28% outros diziam que os 15% que ficavam lá depois eram descontados cá, mas sinceramente nunca fiquei a perceber muito bem e como a minha ideia era entrar em 2 ou 3 etfs e tinha-os em bolsas europeias e cotados em euros nem passei muita importância ao caso.

Estás a complicar.

Usa outro exemplo, compras um FI domiciliado no Luxemburgo ou na Irlanda, principais domicílios estrangeiros de FI comercializados em Portugal.

Compras o FI e depois vendes ao fim de n tempo.

- Em qual país declaras o rendimento obtido com as vendas?

- Consoante o país aonde declaras as vendas, qual o imposto que irás pagar?

Serve para pensares e para outros investimentos, seja qual for o país de investimento ou o tipo de instrumento financeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

O problema que se menciona, de várias interpretações na Internet da legislação tributária, deve-se a não se perceber conceitos básicos de fiscalidade. Nem tem a haver com as taxas de impostos, benefícios fiscais ou a legislação fiscal propriamente dita.

Conceitos importantes:

- Residência fiscal, local aonde um contribuinte passa pelo menos 180 dias (conceito usado em muitos países), sendo nesse Estado que o contribuinte é fiscalmente responsável.

- Tipo de rendimento, rendimentos de capitais, rendimentos de juros/dividendos, royalties, rendas, trabalho, pensões/reformas, etc.

Existe muitos poucos países, aonde a territorialidade fiscal é extravasada para outros países. Sendo os EUA um desses países, que taxam os seus cidadãos em qualquer país que eles estejam. (Outros países: Coreia do Norte, Eritreia, Hungria, Mianmar)

Em alguns países como Portugal, quando os seus cidadãos se mudam para um território considerado como paraíso fiscal, ainda continuam a taxar os seus cidadãos, só passado algum tempo é que deixam de ser considerados residentes fiscais no seu país de origem (para isso acontecer alguns países requerem que os cidadãos que emigraram para os paraísos fiscais já não tenham laços nos seus países de origem).

Editado por Rick Lusitano
    Correção de typos
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para os amantes de motas:

Citação

Royal Enfield Is Coming After Harley Davidson

Royal Enfield’s success in bringing bike culture to India’s millennial and Gen Z motorcyclists has begun to turn heads outside the country. Sales are rising sharply in markets including Brazil and Indonesia, places where bikes have traditionally been viewed as utilitarian tools for transport, not expressions of personal style. The company is now making a high-stakes bet on the U.S. and Europe, where producers such as Harley-Davidson and Indian Motorcycle have been struggling for more than a decade to expand sales to younger consumers.

-1x-1.jpg

In Bloomberg newsletter

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dás-me cada nó ao cérebro :)

há 41 minutos, Rick Lusitano disse:

não se perceber conceitos básicos de fiscalidade.

Esta é a parte mais importante :)

Deduzo que estejas a dizer que eu como residente fiscal em portugal tenho de pagar 28% dos rendimentos de capital obtidos. Então esses 15% de retenção são pra quê? E o w8ben serve pra quê afinal, para complicar o que é simples?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Rick Lusitano disse:

Para os amantes de motas:

O problema é que os motores destas motos têm tecnologia dos anos 60 e as motos têm inovações dos anos 70. Quem gosta de muito retro, serve. Eu gosto de clássico sóbrio

image.jpeg.e39c821b0a7e39033317ec89e0573a41.jpeg

A minha é quase igual a esta (escape de rendimento, para os enlatados se aperceberem da minha presença + viseira).  4 cilindros, 1200cc e 98CV.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, pge disse:

Deduzo que estejas a dizer que eu como residente fiscal em portugal tenho de pagar 28% dos rendimentos de capital obtidos. Então esses 15% de retenção são pra quê? E o w8ben serve pra quê afinal, para complicar o que é simples?

Esses 15% são o imposto que é retido nos USA sobre o valor dos dividendos, se não preenchesses o W8-BEN seriam 30%. Depois ser fores residente em Portugal, vais declarar no IRS os dividendos recebidos e o imposto retido. Quando venderes também terás de declarar as mais/menos valias. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, pge disse:

Deduzo que estejas a dizer que eu como residente fiscal em portugal tenho de pagar 28% dos rendimentos de capital obtidos.

Bingo.

Se é rendimento de capitais e és residente fiscal em Portugal, só declaras e pagas impostos em Portugal. Sendo a taxa de imposto de 28%.

há 1 minuto, pge disse:

Então esses 15% de retenção são pra quê? E o w8ben serve pra quê afinal, para complicar o que é simples?

Como te disse no meu 1º post, há que distinguir o tipo de rendimentos. (Daí ter insistindo contigo para responderes às perguntas, depois de releres o meu post. ;))

Nos investimentos financeiros são 2 tipos, os rendimentos de capitais e os rendimentos de juros/dividendos.

- Em rendimentos de capitais não há lugar a retenções na fonte. É da responsabilidade do investidor fazer os pagamentos dos impostos.

- Nos rendimentos de juros/dividendos, o intermediário financeiro tem a obrigação legal de fazer a retenção na fonte, de acordo com a legislação do país do agente pagador. No caso de agentes pagadores baseados nos EUA, o intermediário financeiro, vai reter à taxa de 30% (taxa de imposto dos US), excepto se existir um acordo de dupla tributação (W8-BEN), se for accionado esse acordo, o intermediário financeiro vai reter apenas 15% (para investidores fiscalmente residentes em Portugal).

Em ambos rendimentos, os residentes fiscais em Portugal terão que os declarar na declaração de IRS referente ao ano de obtenção dos rendimentos (vendas e recebimento de juros/dividendos).

No caso de rendimentos de juros/dividendos, graças ao W8-BEN, os investidores em Portugal pagaram 15% ao IRS (a AT dos US, não confundir com o imposto IRS Português) e visto que teriam de pagar 28% em Portugal, a AT vai fazer a diferença entre as duas taxas de impostos e cobrar o que falta pagar, que neste caso é 13%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 minutos, Rick Lusitano disse:

Bingo.

Se é rendimento de capitais e és residente fiscal em Portugal, só declaras e pagas impostos em Portugal. Sendo a taxa de imposto de 28%.

Como te disse no meu 1º post, há que distinguir o tipo de rendimentos. (Daí ter insistindo contigo para responderes às perguntas, depois de releres o meu post. ;))

Nos investimentos financeiros são 2 tipos, os rendimentos de capitais e os rendimentos de juros/dividendos.

- Em rendimentos de capitais não há lugar a retenções na fonte. É da responsabilidade do investidor fazer os pagamentos dos impostos.

- Nos rendimentos de juros/dividendos, o intermediário financeiro tem a obrigação legal de fazer a retenção na fonte, de acordo com a legislação do país do agente pagador. No caso de agentes pagadores baseados nos EUA, o intermediário financeiro, vai reter à taxa de 30% (taxa de imposto dos US), excepto se existir um acordo de dupla tributação (W8-BEN), se for accionado esse acordo, o intermediário financeiro vai reter apenas 15% (para investidores fiscalmente residentes em Portugal).

Em ambos rendimentos, os residentes fiscais em Portugal terão que os declarar na declaração de IRS referente ao ano de obtenção dos rendimentos (vendas e recebimento de juros/dividendos).

No caso de rendimentos de juros/dividendos, graças ao W8-BEN, os investidores em Portugal pagaram 15% ao IRS (a AT dos US, não confundir com o imposto IRS Português) e visto que teriam de pagar 28% em Portugal, a AT vai fazer a diferença entre as duas taxas de impostos e cobrar o que falta pagar, que neste caso é 13%.

Isto serve para ETF, FI, acções, obrigações, etc. E para qualquer país de origem do instrumento financeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 33 minutos, rui_marreiros disse:

O problema é que os motores destas motos têm tecnologia dos anos 60 e as motos têm inovações dos anos 70. Quem gosta de muito retro, serve. Eu gosto de clássico sóbrio

image.jpeg.e39c821b0a7e39033317ec89e0573a41.jpeg

A minha é quase igual a esta (escape de rendimento, para os enlatados se aperceberem da minha presença + viseira).  4 cilindros, 1200cc e 98CV.

Mas para os EM e a malta nova parece que está a ganhar tracção porque são mais acessíveis que as Harley e similares.

Sendo estes EM, alguns dos países mais populosos, a índia (país de origem do fabricante, o fabricante original do UK faliu nos anos 70), Brasil e a Indonésia. Pode ser um disruptor pelo menos nesses 3 países com centenas de milhões de pessoas. $$$ ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Portanto se tenho:

- um activo de acumulação, só tenho mais valias, logo rendimento de capital, nada é retido e pago 28% em portugal, sem mais merdices, como se fosse numa bolsa euronext ( a unica diferença deverá ser apenas o cambio).

- um ativo de distribuição, tenho dividendos, podem ficar retidos 15% ou 30% (conforme preenchimento do w8ben), este valor retido e depois deduzido em IRS. No fundo pago na mesma apenas os 28% com desfazamento no tempo.

há 29 minutos, Les Paul disse:

Esses 15% são o imposto que é retido nos USA sobre o valor dos dividendos, se não preenchesses o W8-BEN seriam 30%. Depois ser fores residente em Portugal, vais declarar no IRS os dividendos recebidos e o imposto retido. Quando venderes também terás de declarar as mais/menos valias. 

há 18 minutos, Rick Lusitano disse:

Isto serve para ETF, FI, acções, obrigações, etc. E para qualquer país de origem do instrumento financeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, pge disse:

Portanto se tenho:

- um activo de acumulação, só tenho mais valias, logo rendimento de capital, nada é retido e pago 28% em portugal, sem mais merdices, como se fosse numa bolsa euronext ( a unica diferença deverá ser apenas o cambio).

Certo. O mesmo para fundos de investimento/ETFs domiciliados no Luxemburgo ou Irlanda, ou em acções de empresas da França, Holanda, etc.

Quando compras/vendes em moedas estrangeiras, o intermediário geralmente dá-te 2 valores (em moeda local e na moeda da conta).

há 1 minuto, pge disse:

- um ativo de distribuição, tenho dividendos, podem ficar retidos 15% ou 30% (conforme preenchimento do w8ben), este valor retido e depois deduzido em IRS. No fundo pago na mesma apenas os 28% com desfazamento no tempo.

Yep.

Para resumir:

Num FI/ETF/acção/obrigação/etc:

- Pagas sobre o rendimento de capital (valor de venda - valor de compra - despesas de negociação)

- Quando recebes juros ou dividendos, há retenção na fonte de impostos. Se os juros/dividendos vierem fora de Portugal, as taxas de retenção serão diferentes do que em Portugal, pode existir acordos de dupla tributação que ajudam a reduzir as taxas de retenção de imposto no estrangeiro.

Se comprares um activo que te distribuiu juros ou dividendos e depois venderes o activo, tens 2 impostos:

1 - Porque recebeste juros/dividendos -> rendimento de juros/dividendos

2 - Porque compraste e vendeste -> rendimento de capitais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

Certo. O mesmo para fundos de investimento/ETFs domiciliados no Luxemburgo ou Irlanda, ou em acções de empresas da França, Holanda, etc.

Quando compras/vendes em moedas estrangeiras, o intermediário geralmente dá-te 2 valores (em moeda local e na moeda da conta).

Yep.

Para resumir:

Num FI/ETF/acção/obrigação/etc:

- Pagas sobre o rendimento de capital (valor de venda - valor de compra - despesas de negociação)

- Quando recebes juros ou dividendos, há retenção na fonte de impostos. Se os juros/dividendos vierem fora de Portugal, as taxas de retenção serão diferentes do que em Portugal, pode existir acordos de dupla tributação que ajudam a reduzir as taxas de retenção de imposto no estrangeiro.

Se comprares um activo que te distribuiu juros ou dividendos e depois venderes o activo, tens 2 impostos:

1 - Porque recebeste juros/dividendos -> rendimento de juros/dividendos

2 - Porque compraste e vendeste -> rendimento de capitais

Daqui a nada tiro um MBA disto. :)

Obrigado pela paciência :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

a ganhar tracção porque são mais acessíveis que as Harley e similares.

Talvez ... mas na Europa existem umas similares, dos países do leste, e só venderam meia dúzia até falir. Na Índia o sucesso deve-se à particularidade de ser uma mota que era utilizada pelos ricos ingleses e ricos indianos no tempo do domínio inglês (importadas).

Se a América Latina for igual a África não vinga, porque em África eles adoram os japoneses, Toyota. Em motas os brasileiros adoram as motas japonesas e utilizam algumas chinesas. O estilo retro é um nicho muito pequeno que na Europa tem crescido mas nos USA já não, já há vários anos que o número de vendas da HD está parado..

O mercado indiano é um mercado especial, seja nos carros seja nas motos.

Editado por rui_marreiros
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/10/2020 às 23:31, Rick Lusitano disse:

Conhecimento e inspiração.

3 Important Things I've Learned Reviewing ARK's ETFs

https://seekingalpha.com/article/4370415-3-important-things-learned-reviewing-arks-etfs

@Cardoso24 como és Biotech focused, tens algumas destas? ;)

Já vistes a carteira total do ETF da Ark, Genomic Revolution ETF (ARKG)?

Boas @Rick Lusitano, sim tenho a 1, 2 e 5. (E ainda podes acrescentar a NTLA, apesar de estar mais "atrasada" em relação à CRSP e EDIT. Porque razão ter exposição às 3? Da mesma forma que na altura tive a KITE e JUNO (CAR-T) e que acabaram por ser compradas por outras pharmas.

Costumo seguir com atenção as movimentações da carteira da ARK ;) 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, pge said:

Portanto se tenho:

https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/codigos/circ/dl-442b-88.html#art47-A

https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/codigos/circ/dl-442b-88.html#art47

Sabendo o estado e governo que temos bem como a mudança em breve no panorama europeu no que toca a investimentos de longo prazo/reforma isto provavelmente será tudo alterado quando quiseres vender mas convém saber .Lê e informa-te . Em relação a investir nos USA , eu certificava me se poderia investir no mesmo produto em breve na Europa

Editado por Lynch II
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    20 hours ago, Rick Lusitano said:

Já a vi em algumas carteiras e talvez em algum dos ETFs da Ark. Mas ainda não a estudei, não tenho pressa em analisar empresas de chips especificamente ou de hardware em geral.

Em chips (e hardware), para mim, talvez a Nvidia.

A industria dos semicondutores anda muito ao sabor da guerra comercial US-China. -> Risco político

Quem quiser seguir este segmento (semicondutores), existe um índice especifico, aonde a Micron é um dos componentes.

Philadelphia Semiconductor Index (SOX)

https://www.investing.com/indices/phlx-semiconductor

Não tenho particular interesse no sector , foi uma análise solta . Curiosamente a especificidade da Micron assenta precisamente numa relação comercial estreita com a Huawei , foram seleccionados como um dos principais ou mesmo principal fornecedor . Mesmo assim não vimos no mercado ou na empresa uma oportunidade. Surpresa quando vejo que o Li Lu comprou há uns meses e muito provavelmente fê-lo por ter inside info sobre a relação exacta e eventual numero de contratos/encomendas da Huawei entre outras coisas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites