Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

59 minutes ago, Rick Lusitano said:

Isso com quanto investido? 1 EUR ou 1 milhão EUR? :D

O que interessa é o retorno em % e em dias.

Usa o Excel que partilhei para calcular as XIRR do P2P, pois também dá para outros activos. Usas por plataformas de investimento/intermediário financeiro.

Viva Rick, onde posso encontrar o teu Excel para calcular o XIRR? Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

Rick Lusitano
    há 14 minutos, nOrte disse:

Viva Rick, onde posso encontrar o teu Excel para calcular o XIRR? Obrigado!

Basta ires ao meu "blog" no endereço por debaixo do avatar ou na minha assinatura. ;)

Ir à página Extras.

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Numa perspectiva de investimento a longo prazo, costumam definir algum stop-loss? Eu inicialmente achei que não fazia sentido, mas ao fim de algum tempo em que já existem algumas mais valias potenciais consideráveis fico a pensar se não deveria proteger esses ganhos. E caso atingisse o stop-loss (por uma eventual grande queda) tentar comprar abaixo do preço da venda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Les Paul disse:

Numa perspectiva de investimento a longo prazo, costumam definir algum stop-loss? Eu inicialmente achei que não fazia sentido, mas ao fim de algum tempo em que já existem algumas mais valias potenciais consideráveis fico a pensar se não deveria proteger esses ganhos. E caso atingisse o stop-loss (por uma eventual grande queda) tentar comprar abaixo do preço da venda.

Stop-loss não uso, mas uso uma espécie de stop-gain embora sem um valor definido (é mais por feeling). Quando subiu muito (é subjectivo) saio, quando está a descer, reforço. Mas estou a falar de Fundos. 

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, 5coroas disse:

Porque não?!? Mas qualquer uma das grandes é boa para investir no longo prazo. Como são apadrinhadas/protegidas pelo poder politico, não me parece que possam vir a deixar de ter o monopólio sobre este sector nas próximas décadas. 

PC1

https://edition.cnn.com/2020/10/12/health/johnson-coronavirus-vaccine-pause-bn/index.html

Ainda ontem falámos deles hehe

Esta notícia vai-me dar um bom valor de entrada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Um bom artigo para quem está a se iniciar em acções e não só:

Want To Generate More Alpha? Try These VC Strategies

https://seekingalpha.com/article/4256843-want-to-generate-alpha-try-vc-strategies

(É do mesmo autor que postei há uns dias.)

@rui_marreiros e @CountingCents , como são Venture Capitalists também pode ser interessante para vocês. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Rick Lusitano disse:

Um bom artigo para quem está a se iniciar em acções e não só:

Want To Generate More Alpha? Try These VC Strategies

https://seekingalpha.com/article/4256843-want-to-generate-alpha-try-vc-strategies

(É do mesmo autor que postei há uns dias.)

@rui_marreiros e @CountingCents , como são Venture Capitalists também pode ser interessante para vocês. ;)

If you want to put yourself in the shoes of a VC, you'd want to think about how they interview start-ups. Here's an example of a checklist adapted for the CEO of a public company:

1. Engineering: Was the company able to create breakthrough technology?
    2. Timing: Is now the right time for this business to thrive?
    3. Monopoly: Is the company a top dog in its category?
    4. People: Do they have the right teams? The right management?
    5. Distribution: Is the company efficiently delivering its product/service?
    6. Durability: Is the market position still defensible 10 or 20 years from now?
    7. Secret: Have they identified a unique opportunity that others don't see?

Também se pode aplicar às FANGS xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Vidolz disse:

If you want to put yourself in the shoes of a VC, you'd want to think about how they interview start-ups. Here's an example of a checklist adapted for the CEO of a public company:

1. Engineering: Was the company able to create breakthrough technology?
    2. Timing: Is now the right time for this business to thrive?
    3. Monopoly: Is the company a top dog in its category?
    4. People: Do they have the right teams? The right management?
    5. Distribution: Is the company efficiently delivering its product/service?
    6. Durability: Is the market position still defensible 10 or 20 years from now?
    7. Secret: Have they identified a unique opportunity that others don't see?

Também se pode aplicar às FANGS xD

O artigo tem várias dicas para vários segmentos, tanto para acções, como Fundos de Investimento, ETFs, estratégias, pesquisas e análises. Só tem um defeito para mim, são sempre artigos logos, prefira artigos divididos ao meio. :)

Citação

4) Don't let a deal slip away: Start your position!

Here are typical ways public investors suffer before starting a position:

• “The stock has run too much”
    • “The company is overvalued at this price”
    • “I'll buy if it drops back down to $40 or lower”

Here’s the thing. If you have a long-term view, past performance and arbitrary price targets are two terrible reasons to buy a stock. But they are even worse reasons not to buy a stock.

That’s why if you have identified a company that you want to invest in, the best action is likely to start a position now.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 13 minutos, Vidolz disse:

Essa bateu forte, acho que foi para mim :D

Por acaso quando li, pensei em ti. Mas decerto que há mais pessoas com as mesmas dúvidas. ;)

Mas é normal pensar-se assim, alguma inexperiência e comportamento humano, principalmente a aversão às perdas.

Por isso é bom ler e aprender com a experiência dos outros. Assim evita-se cometer os erros que eles cometeram quando começaram a investir.

Muitos não investiram nas FAANG porque estavam esticadas no passado, e surpresa, continuaram a subir...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 15 minutos, pge disse:

Água fria

https://borjaonstocks.com/a-outperformance-das-small-caps/

Nunca me tinha apercebido que o Sp500 tinha demorado mais de 10 anos a recuperar a seguir ao ano 2000.

Muito bem, a ler artigos de qualidade. O Borja é um tipo inteligente e qualificado.

Eu concordo com a estratégia dele. Andar à cata das Mid Caps Growth com perspectivas de no futuro se tornarem Large Caps Growth.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Rick Lusitano disse:

Muito bem, a ler artigos de qualidade. O Borja é um tipo inteligente e qualificado.

Eu concordo com a estratégia dele. Andar à cata das Mid Caps Growth com perspectivas de no futuro se tornarem Large Caps Growth.

O pior é conseguir encontrá-las :s

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 minutos, Vidolz disse:

O pior é conseguir encontrá-las :s

O pior é manter-las.

Manter-las quando têm grandes quedas (as Mid e as Small Caps têm mais volatilidade) e manter-las quando já tiveram grandes retornos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, Rick Lusitano disse:

Ele também diz que o sp500 vai cair, tou curioso pra ver. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Conhecimento e inspiração.

3 Important Things I've Learned Reviewing ARK's ETFs

https://seekingalpha.com/article/4370415-3-important-things-learned-reviewing-arks-etfs

@Cardoso24 como és Biotech focused, tens algumas destas? ;)

Já vistes a carteira total do ETF da Ark, Genomic Revolution ETF (ARKG)?

Citação

genomic revolution. Many companies in this list are focused on genomics, whether they are developing, producing or enabling innovation in this field via CRISPR, targeted therapeutics, bioinformatics, molecular diagnosis and more. These include Invitae, CRISPR Therapeutics, Illumina, Compugen and Editas Medicine.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Rick Lusitano disse:

O pior é manter-las.

Manter-las quando têm grandes quedas (as Mid e as Small Caps têm mais volatilidade) e manter-las quando já tiveram grandes retornos.

Rick, relativamente aos FI de small/mid caps, quando alguma delas "sobe" para large caps, nomeadamente em FI index, o que é que lhes acontece relativamente à sua situação como parte integrante desses FI?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, 5coroas disse:

Rick, relativamente aos FI de small/mid caps, quando alguma delas "sobe" para large caps, nomeadamente em FI index, o que é que lhes acontece relativamente à sua situação como parte integrante desses FI?

Podes explicar melhor o que perguntas?

Se a acção X sobe/entra para (ou desce/sai de) um índice, a sua performance começa a (ou deixa de) contar nesse índice. E a performance dessa acção deixa de contar no índice aonde estava anteriormente.

Exemplo, a acção X começa a contar para a performance do índice e pode ir sendo promovida:

- S&P SmallCap 600 Index (S&P 600) -> Small Caps

- S&P MidCap 400 Index (S&P 400) -> Mid Caps

- S&P 500 -> Large Caps

(S&P Composite 1500 Index (S&P 1500) é o índice da S&P que engloba os 3 índices.)

Conforme vai cumprindo os requisitos vai entrar para o índice seguinte até entrar na "1ª Divisão" (S&P 500) que representa as 500 Large Caps. O caminho inverso também ocorre, a despromoção para um índice de menor capitalização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 55 minutos, Vidolz disse:

Alguma vez pensaram comprar um stock por gostarem tanto do produto deles?

É o que me está a acontecer  com o Spotify agora.

One up on wall street fala disso.

Eu comprei ações da Tesla porque amava ter um Tesla xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Podes explicar melhor o que perguntas?

Se a acção X sobe/entra para (ou desce/sai de) um índice, a sua performance começa a (ou deixa de) contar nesse índice. E a performance dessa acção deixa de contar no índice aonde estava anteriormente.

Exemplo, a acção X começa a contar para a performance do índice e pode ir sendo promovida:

- S&P SmallCap 600 Index (S&P 600) -> Small Caps

- S&P MidCap 400 Index (S&P 400) -> Mid Caps

- S&P 500 -> Large Caps

(S&P Composite 1500 Index (S&P 1500) é o índice da S&P que engloba os 3 índices.)

Conforme vai cumprindo os requisitos vai entrar para o índice seguinte até entrar na "1ª Divisão" (S&P 500) que representa as 500 Large Caps. O caminho inverso também ocorre, a despromoção para um índice de menor capitalização.

Eu compreendo o que dizes relativamente à saída/entrada nos índices, a minha duvida é em relação às carteiras dos Fundos em concreto. Ou seja, essa promoção/despromoção não vai afectar a rentabilidade do Fundo index, no momento em que essas ações deixam de constar nesse Fundo? Sobretudo quando perde (por promoção) as ações que eventualmente conseguiram melhores performances? Num Fundo activo, o gestor pode rete-las mas num index não, correcto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Vidolz said:

Alguma vez pensaram comprar um stock por gostarem tanto do produto deles?

É o que me está a acontecer  com o Spotify agora.

Sim, acho que faz todo o sentido  entrar numa determinada stock quando gostamos do produto isto obviamente, se estiver alinhado com bons fundamentais.   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites