Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

55 minutes ago, EagleOne said:

Não sei o que aconteceu à construtora liderada pelo Florentino Pérez, mas teve uma subida bem generosa.

image.png

"ACS shares soar after Vinci offers $6 billion for its industrial unit"

https://www.investing.com/news/stock-market-news/acs-shares-soar-after-vinci-offers-6-billion-for-its-industrial-unit-2313915

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

rui_marreiros
    A 01/10/2020 às 21:58, LopesHolder disse:

Acredito que existe muito diferencial entre carros da tesla e carros eléctricos de outras marcas (que só recentemente estão a produzir).. e até essas outras marcas chegarem

As outras marcas ainda não entraram porque as margem de lucro é negativa. Se olhares para as contas da Tesla verás que só tem tido pés para andar pelos benefícios fiscais e vendas de direitos de emissão de CO2. As outras que dizes estarem longe da Tesla é a Toyota que é fabricante de carros elétricos desde os anos 70 e que pensa que o futuro do elétrico são as células de combustível alimentadas a H2, a BMW que está a competir na formula E à vários anos no desenvolvimento de motores elétricos e baterias ou a VW (Audi) que tem competido com carros híbridos à mais de 10 anos na Le Mans. 

Será que o futuro da Tesla estará na venda de baterias ou de carregadores ou de telhas? Em nenhum deles ela é detentora de patentes de desenvolvimento. A Tesla é Elon Musk e o seu espetáculo. A Tesla não é a Apple que estava num mundo novo, a Tesla está a competir num mundo onde existem grandes tubarões e que há vários anos têm aniquilados todos os mais pequenos (ingleses, países do leste, ibéricos). Repara que muitas das marcas que existiam há 30 anos desapareceram e as que continuaram a existir são filiais.

volkswagen-group-sells-1083-million-cars-in-2018-sets-new-record-131550_1-1_770x433_acf_cropped.jpg

Dados de 2019 da VW, quais os dados da Tesla?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, rui_marreiros disse:

As outras marcas ainda não entraram porque as margem de lucro é negativa. Se olhares para as contas da Tesla verás que só tem tido pés para andar pelos benefícios fiscais e vendas de direitos de emissão de CO2. As outras que dizes estarem longe da Tesla é a Toyota que é fabricante de carros elétricos desde os anos 70 e que pensa que o futuro do elétrico são as células de combustível alimentadas a H2, a BMW que está a competir na formula E à vários anos no desenvolvimento de motores elétricos e baterias ou a VW (Audi) que tem competido com carros híbridos à mais de 10 anos na Le Mans. 

Será que o futuro da Tesla estará na venda de baterias ou de carregadores ou de telhas? Em nenhum deles ela é detentora de patentes de desenvolvimento. A Tesla é Elon Musk e o seu espetáculo. A Tesla não é a Apple que estava num mundo novo, a Tesla está a competir num mundo onde existem grandes tubarões e que há vários anos têm aniquilados todos os mais pequenos (ingleses, países do leste, ibéricos). Repara que muitas das marcas que existiam há 30 anos desapareceram e as que continuaram a existir são filiais.

volkswagen-group-sells-1083-million-cars-in-2018-sets-new-record-131550_1-1_770x433_acf_cropped.jpg

Dados de 2019 da VW, quais os dados da Tesla?

Não custava nada pesquisar no google:

image.thumb.png.407078ad90cc6e5d883d9958e3e525da.png

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 12 horas, CountingCents disse:

Não custava nada pesquisar no google:

Eu sabia quantos carros tinha vendido, quase nada comparado com a VW( pouco mais do que 1%). A grande vantagem neste momento da Tesla não está nos carros mas no software e nos dados de condução autónoma, por isso é que alguns dos gigantes estão neste momento a procurar alianças com as empresas da inteligência artificial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Disseram num episódio do Top Gear uma coisa interessante, o plano da Tesla não é vender carros visto que os concorrentes facilmente lá chegam, o plano deles é ter o monopólio das baterias visto que já vão com um avanço muito grande.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Confira abaixo os maiores produtores de baterias no primeiro trimestre de 2020:

LG Chem : 6.385 GWh

Panasonic : 5.441 GWh

• CATL : 3.064 GWh
    • Samsung SDI : 1.364 GWh
    • BYD : 1.228 GWh
    • AESC : 1.036 GWh
    • Inovação SK : 0,604 GWh
    • GS Yuasa : 0,176 GWh
    • Wanxiang 123 (Sistemas A123) : 0,1 GWh
    • Lishen : 0,031 GWh
    • Farasis Energia : 0,022 GWh
    • Sunwoda : 0,022 GWh
    • CITIC MGL : 0,022 GWh
    • Hefei Guoxuan : 0,017 GWh
    • CENAT : 0,015 GWh

A Panasonic era até meados deste ano a grande fornecedora de baterias da Tesla e parece que a Tesla mudou para a CATL que é chinesa mas com tecnologia coreana. Nos USA a Tesla tenta criar a sua própria unidade de baterias e desde que rompeu com a Panasonic.

É minha convicção que o futuro da Tesla está no software de condução autónoma, parece ter neste momento o sistema mais avançado e é disto que o Presidente da Mercedes falava o ano passado numa entrevista. Em relação aos carros ele não estava preocupado.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 17 minutos, rui_marreiros disse:

Confira abaixo os maiores produtores de baterias no primeiro trimestre de 2020:

LG Chem : 6.385 GWh

Panasonic : 5.441 GWh

• CATL : 3.064 GWh
    • Samsung SDI : 1.364 GWh
    • BYD : 1.228 GWh
    • AESC : 1.036 GWh
    • Inovação SK : 0,604 GWh
    • GS Yuasa : 0,176 GWh
    • Wanxiang 123 (Sistemas A123) : 0,1 GWh
    • Lishen : 0,031 GWh
    • Farasis Energia : 0,022 GWh
    • Sunwoda : 0,022 GWh
    • CITIC MGL : 0,022 GWh
    • Hefei Guoxuan : 0,017 GWh
    • CENAT : 0,015 GWh

A Panasonic era até meados deste ano a grande fornecedora de baterias da Tesla e parece que a Tesla mudou para a CATL que é chinesa mas com tecnologia coreana. Nos USA a Tesla tenta criar a sua própria unidade de baterias e desde que rompeu com a Panasonic.

É minha convicção que o futuro da Tesla está no software de condução autónoma, parece ter neste momento o sistema mais avançado e é disto que o Presidente da Mercedes falava o ano passado numa entrevista. Em relação aos carros ele não estava preocupado.

E no software será que se safa? Há uns gigantes Tech metidos ao barulho de carros autónomos, como a Google (por exemplo, com a sua subsidiária, Waymo), que estão avançadas:

Citação

As of February 2020, Waymo offered the only commercial self-driving car service that operated fully autonomously, without safety backup drivers in the vehicle.[2][3][4]

2. Lee, Timothy (2019-11-02). "Waymo let a reporter ride in a fully driverless car - Waymo has been touting fully driverless operation for almost two years". Ars Technica. Retrieved 2020-08-05.

3. Hawkins, Andrew (2019-12-09). "Waymo's driverless car: ghost-riding in the back seat of a robot taxi". The Verge. Retrieved 2020-08-05.

4. Piper, Kelsey (2020-02-28). "It's 2020. Where are our self-driving cars? - In the age of AI advances, self-driving cars turned out to be harder than people expected". Vox (website). Retrieved 2020-09-14.

https://en.wikipedia.org/wiki/Waymo

"Waymo is first to put fully self-driving cars on US roads without a safety driver". The Verge. Retrieved November 7, 2017.

Apple:

Citação

Uber:

Citação

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_self-driving_cars

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

@rui_marreiros
    A 1ª experiência dos fundadores da Waymo (comprada pela Google)

Citação

GhostRider, a riderless motorbike built by a team of engineers led by Anthony Levandowski for the DARPA Grand Challenge in 2004. Photo: Kim Kulish/Corbis via Getty Images

GhostRider, a riderless motorbike built by a team of engineers led by Anthony Levandowski for the DARPA Grand Challenge in 2004.

https://spectrum.ieee.org/cars-that-think/transportation/self-driving/ghostrider-the-self-driving-motorbike-that-launched-anthony-levandowski

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

E no software será que se safa? Há uns gigantes Tech metidos ao barulho de carros autónomos, como a Google (por exemplo, com a sua subsidiária, Waymo), que estão avançadas:

Neste momento parece estar na frente, por causa do software e da recolha de dados que faz dos consumidores dos Tesla, mas os grandes gigantes dos automóveis estão a estabelecer parcerias, com a google, facebook apple, nvidia, para recuperarem o atraso. E o presidente da Mercedes têm medo é destes gigantes da tecnologia por causa do software e dos dados, por isso a criação de alianças com eles. Eu penso que ele tem razão, fazer carros elétricos qualquer um consegue fazer (até eu à 15 anos fiz um triciclo elétrico), agora ter aceso a dados dos consumidores e conhecimento de aplicação de IA, só estes gigantes tecnológicos.

Editado por rui_marreiros
    erro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 horas, rui_marreiros disse:

Neste momento parece estar na frente, por causa do software e da recolha de dados que faz dos consumidores dos Tesla, mas os grandes gigantes dos automóveis estão a estabelecer parcerias, com a google, facebook apple, nvidia, para recuperarem o atraso. E o presidente da Mercedes têm medo é destes gigantes da tecnologia por causa do software e dos dados, por isso a criação de alianças com eles. Eu penso que ele tem razão, fazer carros elétricos qualquer um consegue fazer (até eu à 15 anos fiz um triciclo elétrico), agora ter aceso a dados dos consumidores e conhecimento de aplicação de IA, só estes gigantes tecnológicos.

E a Google tem a vantagem do mapping in-house, o Google Maps com o Street View para os carros, Google Earth para outros veículos como os navios ou aeronaves e decerto que terão mapping mais detalhado para os oceanos, incluindo o solo dos oceanos. (Já existem navios autónomos a operar.)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

terão mapping mais detalhado para os oceanos

Os institutos oceanográficos de cada país tem um bom mapa de cada costa, correntes,  ventos. Conheço um projeto de barcos à vela autónomos da Univ. Nova. Estas coisas da autonomia  e controlo por software irá trazer alguns problemas às companhias de seguros. Como os sistemas autónomos têm uma probabilidade de 10000 vezes menores que um humano de criar um acidente os seguros tornar-se-ão tão baratos que a maioria das seguradoras não terá interesse nisso. Penso que os seguros de vida irão aumentar com o riscos devido ao lazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 horas, rui_marreiros disse:

Os institutos oceanográficos de cada país tem um bom mapa de cada costa, correntes,  ventos. Conheço um projeto de barcos à vela autónomos da Univ. Nova. Estas coisas da autonomia  e controlo por software irá trazer alguns problemas às companhias de seguros. Como os sistemas autónomos têm uma probabilidade de 10000 vezes menores que um humano de criar um acidente os seguros tornar-se-ão tão baratos que a maioria das seguradoras não terá interesse nisso. Penso que os seguros de vida irão aumentar com o riscos devido ao lazer.

E os seguros de saúde, devido ao aumento da esperança de vida e a não evolução dos sistemas de saúde públicos (não se modernizam e não acompanham o aumento de pessoas idosas que são as que têm mais patologias). Se reparares cada vez mais, há mais hospitais e clínicas privados, é porque compensa actualmente e/ou no futuro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 49 minutos, Vidolz disse:

A minha primeira tranche de investimentos está feita (21k), agora vou esperar pela queda para começar a segunda tranche:

Amazon - 2.6k

Barrick Gold Company - 2.3k

Intel - 2.5k

MSFT - 7k

PepsiCo - 2.5k

IWDA - 4k

Que acham?

Nos refrigerantes, opto pela Monster Beverage, em vez Coca Cola ou Pepsi. A Coca Cola até é accionista de referência na Monster, a Monster usa os canais de distribuição da Coca Cola.

Em chips, prefiro a Nvidia.

De qualquer forma, tens uma carteira virada para as Techs (a Amazon não está no sector das techs, mas as suas cotações andam agarradas ao sector Tech).

E talvez muito peso na MSFT. Uma carteira de acções (não se inclui ETF ou FI) deveria ter mais 10 acções, para não existir acções com 10% ou mais. -> Por questões de diversificação de risco. Carteira com 20 acções dá uma média de 5% por acção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Nos refrigerantes, opto pela Monster Beverage, em vez Coca Cola ou Pepsi. A Coca Cola até é accionista de referência na Monster, a Monster usa os canais de distribuição da Coca Cola.

Em chips, prefiro a Nvidia.

De qualquer forma, tens uma carteira virada para as Techs (a Amazon não está no sector das techs, mas as suas cotações andam agarradas ao sector Tech).

E talvez muito peso na MSFT. Uma carteira de acções (não se inclui ETF ou FI) deveria ter mais 10 acções, para não existir acções com 10% ou mais. -> Por questões de diversificação de risco. Carteira com 20 acções dá uma média de 5% por acção.

Quero aumentar na MSFT ;)

20k é o plano até ao fim do próximo ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Vidolz disse:

Quero aumentar na MSFT ;)

20k é o plano até ao fim do próximo ano.

Porquê MSFT? Pelo nome?

Nem é das mais interessantes das Mega/Large Caps em Tech. Tens Tech com melhores perspectivas futuras.

DISCLAIMER: Tenho uns pozinhos em MSFT

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Rick Lusitano disse:

Porquê MSFT? Pelo nome?

Nem é das mais interessantes das Mega/Large Caps em Tech. Tens Tech com melhores perspectivas futuras.

DISCLAIMER: Tenho uns pozinhos em MSFT

A minha experiência profissional sempre foi com tecnologias Microsoft.

Acredito muito no potêncial deles tanto no presente como no futuro.

Cloud, AI, Gaming, cash flow.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Vidolz disse:

A minha primeira tranche de investimentos está feita (21k), agora vou esperar pela queda para começar a segunda tranche:

Amazon - 2.6k

Barrick Gold Company - 2.3k

Intel - 2.5k

MSFT - 7k

PepsiCo - 2.5k

IWDA - 4k

Se não for indiscrição, qual o broker ou banco que usas para as acções?! E porquê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 59 minutos, Vidolz disse:

A minha experiência profissional sempre foi com tecnologias Microsoft.

Eu também trabalho com tecnologias Microsoft há 27 anos, nem por isso, comprei mais MSFT. Neste momento, a MSFT só representa cerca de 6% do meu portfolio USD Stocks. E ainda bem, num total de 24 Stocks, a MSFT está a nível de retorno:

• YTD = 22º lugar
    • 1 Ano = 20º lugar

há 59 minutos, Vidolz disse:

Acredito muito no potêncial deles tanto no presente como no futuro.

Cloud, AI, Gaming, cash flow.

Isso são áreas de negócios. Tens montes de empresas especializadas nelas. Nem todas são boas, e há outras que são muito boas nessas áreas.

Tens de analisar é as contas e fazer previsões com base nelas.

A IBM também foi um gigante. Como a Cisco, HP, Dell, Oracle, SAP, etc. E hoje são empresas maduras com pouco potencial de crescimento. São mais empresas value do que growth. Basta ver quais são as empresas com maior capitalização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu também trabalho com tecnologias Microsoft há 27 anos, nem por isso, comprei mais MSFT. Neste momento, a MSFT só representa cerca de 6% do meu portfolio USD Stocks. E ainda bem, num total de 24 Stocks, a MSFT está a nível de retorno:

• YTD = 22º lugar
    • 1 Ano = 20º lugar

Isso são áreas de negócios. Tens montes de empresas especializadas nelas. Nem todas são boas, e há outras que são muito boas nessas áreas.

Tens de analisar é as contas e fazer previsões com base nelas.

A IBM também foi um gigante. Como a Cisco, HP, Dell, Oracle, SAP, etc. E hoje são empresas maduras com pouco potencial de crescimento. São mais empresas value do que growth. Basta ver quais são as empresas com maior capitalização.

Porra Rick então tens um grande portfólio!

Tens 21 stocks com mais de 34% YTD.

há 23 minutos, Edge disse:

Se não for indiscrição, qual o broker ou banco que usas para as acções?! E porquê?

Degiro.

Porquê? Pago menos taxas :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 19 minutos, Vidolz disse:

Porra Rick então tens um grande portfólio!

Tens 21 stocks com mais de 34% YTD.

Yep. Não me posso queixar. Mas foram dezenas de horas a analisar financeiramente e não só, várias dezenas de acções.

Zoom Video (606.36%), Fiverr (549.15%), Etsy (222.03%), SolarEdge (220.91%), DocuSIgn, (202.32%) Square (188.01%), ...

Pior que a MSFT, só a Verizon (-2.92%) e a Walt Disney (-15.02%). -> Mas tenho pouco nas 2 stocks, somadas dá cerca de 6%.

Ou seja, tenho 88% da carteira USD Stocks com retornos YTD > 33% e 12% com retornos YTD <= 33%.

As empresas mais conhecidas/antigas/maior capitalização estão todas na 2ª metade dos retornos YTD.

Tenho várias stocks que são baggers.

https://en.wikipedia.org/wiki/Multibagger_stock

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Rick Lusitano disse:

Yep. Não me posso queixar. Mas foram dezenas de horas a analisar financeiramente e não só, várias dezenas de acções.

Zoom Video (606.36%), Fiverr (549.15%), Etsy (222.03%), SolarEdge (220.91%), DocuSIgn, (202.32%) Square (188.01%), ...

Pior que a MSFT, só a Verizon (-2.92%) e a Walt Disney (-15.02%). -> Mas tenho pouco nas 2 stocks, somadas dá cerca de 6%.

As empresas mais conhecidas/antigas7maior capitalização estão todas na 2ª metade dos retornos YTD.

Hmm então estás a apostar em growth.

Eu como tenho um horizonte de 10 anos queria começar com uma base sólida e apostar mais em value inicialmente.

Talvez agora comece a arriscar mais em growth se encontrar alguma oportunidade de mercado (snowflakes e tal).

Mas deves ter visto que com a pandemia o remote working, freelancing etc iam subir muito e apostaste nisso, bem jogado!

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Agora mesmo, Vidolz disse:

Hmm então estás a apostar em growth.

Eu como tenho um horizonte de 10 anos queria começar com uma base sólida e apostar mais em value inicialmente.

Talvez agora comece a arriscar mais em growth se encontrar alguma oportunidade de mercado (snowflakes e tal).

Eu estou a apostar no growth, tendências futuras (e-commerce, Solar, Non-linear TV, 5G, etc) e no COVID. Quanto mais COVID, mais tech, e-commerce. Depois com a vacina/melhoria da pandemia, entrarei em outros sectores. Agora é continuar a navegar a onda.

Não entrei em Biotech ou outros segmentos mais voláteis. E não tenho Telsa. De energia só tenho a SolarEdge, que é de energia renovável, gostei das contas, do negócio actual e das perspectivas futuras.

Eu não entrei em nenhum IPO, ou em acções tenham tido IPO este ano. Gosto de deixar a stock ter algum histórico no mercado, e tirar aquela tesão de mijo dos primeiros tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites