Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

A 22/09/2020 às 15:12, Rick Lusitano disse:
    Citação

Nikola founder steps down amid probe

Electric truck maker Nikola Corp.’s shares fell amid an SEC regulatory probe which has prompted company founder and chairman Trevor Milton to step down.

in Crunchbase Daily

Mais tarde ou mais cedo, acho que iria acontecer.

O Trevor Milton, “armado” em Elon Musk, encheu o Twitter com muitas promessas......para no fim dar ações da Nikola à GM, onde a GM é que vai construir a Badger e vai aplicar a sua própria tecnologia......afinal onde está a tecnologia da Nikola?!?

Não digo que não haja planos ou investigação.....mas para já, parece-me ser uma grande fraude.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

2 minutes ago, EagleOne said:

Eu gosto, é muito intuitivo e tem um grafismo agradável.

Sim, é intuitivo e agradável mas em termos práticos (que é o que interessa) como por exemplo os múltiplos económicos da empresa, sectores etc.. É algo de confiar minimamente? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, EagleOne disse:

Portugal, campeão dos top losers a 5 anos... 

Fonte: Simply Wall St 

image.png.8ee7552261129dd8cca90dd72e741921.png

Best :) Stocks:

image.png.1b4d04a3ea534fe475d48cc38f4010ff.png

Por isso é que não invisto em Portugal.

Pouco volume de negociação......pouca oscilação diária no valor das ações.....e na altura, a Degiro cobrava mais de custos de transação do que se eu investisse nos mercados Americanos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, superkinas disse:

Eu já comprei hoje um pouco de REN, talvez uma das poucas com intereresse no PSI20.

E a Sonae SGPS?? O que acham?

Fiz uma análise DCF e uma análise fundamental mais profunda e ao que me parece está “barata”.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/09/2020 às 19:27, EagleOne disse:

Portugal, campeão dos top losers a 5 anos... 

Fonte: Simply Wall St 

image.png.8ee7552261129dd8cca90dd72e741921.png

Best :) Stocks:

image.png.1b4d04a3ea534fe475d48cc38f4010ff.png

Ainda bem que só vai até 5 anos. ?

Quem foi aos IPOs das stocks tugas devem estar a perder imenso.

Só vem mostrar que quem investe para longo prazo, em alguns mercados e em alguns activos, sai-se a perder.

Editado por Rick Lusitano
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Edge disse:

Tenho um modelo que construí em Excel que utilizo para fazer DCFs

O problema que tenho nas acções Portuguesas é encontrar todos os dados e fiáveis. 

Uma questão: fizeste o modelo por ti, ou baseaste-te em algum já existente?

Pergunto isto, pois tinha curiosidade em aprender a fazer o modelo, mas já vi várias formas diferentes de o construir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Dilgo disse:

Uma questão: fizeste o modelo por ti, ou baseaste-te em algum já existente?

Pergunto isto, pois tinha curiosidade em aprender a fazer o modelo, mas já vi várias formas diferentes de o construir...

Fiz o modelo por mim!

Andei a ver os modelos já existentes que consegui encontrar, mas todos eles tinham alguma “falha” para o que eu pretendia. Então decidi criar um modelo do zero.

Sim, existem várias formas de construir um modelo DCF o que por vezes é isso que o torna difícil de criar, porque não é fácil comparar com outros para testar e ver se não há “erros” nos cálculos ou fórmulas.

Outra dificuldade que tive foi encontrar os dados necessários para os cálculos, porque nos modelos já existentes, há  muitos dados que são estimados.

Por causa da minha formação base, tenho “necessidade” de ter tudo bem sustentado com dados reais e poucas estimativas. Por isso queria conseguir calcular quase tudo e para isso preciso de dados com excelente qualidade. O que nem sempre é fácil, principalmente quando “andamos” alguns anos para o passado.

Agora estou a “limpar” e a formatar a folha de Excel para ficar mais fácil de entender e usar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Edge disse:

Fiz o modelo por mim!

Andei a ver os modelos já existentes que consegui encontrar, mas todos eles tinham alguma “falha” para o que eu pretendia. Então decidi criar um modelo do zero.

Sim, existem várias formas de construir um modelo DCF o que por vezes é isso que o torna difícil de criar, porque não é fácil comparar com outros para testar e ver se não há “erros” nos cálculos ou fórmulas.

Outra dificuldade que tive foi encontrar os dados necessários para os cálculos, porque nos modelos já existentes, há  muitos dados que são estimados.

Por causa da minha formação base, tenho “necessidade” de ter tudo bem sustentado com dados reais e poucas estimativas. Por isso queria conseguir calcular quase tudo e para isso preciso de dados com excelente qualidade. O que nem sempre é fácil, principalmente quando “andamos” alguns anos para o passado.

Agora estou a “limpar” e a formatar a folha de Excel para ficar mais fácil de entender e usar.

Sentes que o modelo em si te tem ajudado na tomada de decisão?

Anyway, muito porreiro mesmo! Só que como vi vários modelos diferentes para o mesmo fim (inclusive, cursos que ensinam a calcular o modelo), fiquei reticente sobre se valeria a pena fazer por mim ou seguir um dos muitos existentes na net... é o tal problema do excesso de informação.

Thanks again!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Edge said:

Fiz o modelo por mim!

Que tipo de falha referes? Neste momento estou a aprender a fazer DCF por este canal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, LopesHolder disse:

Que tipo de falha referes? Neste momento estou a aprender a fazer DCF por este canal.

Na minha opinião, e dos modelos que encontrei “já construídos”, quase todos fazem simplificações nas taxas de desconto a usar. Essa para mim foi a maior “falha”.

Os que encontrei estimavam uma taxa “média” que usavam para todas as empresas a analisar. Essa taxa pareceu-me que era estimada de acordo com a pessoa que construiu o modelo.

Mas eu queria encontrar uma taxa de desconto que tivesse por base os dados da empresa a analisar. Ou seja, uma taxa de desconto personalizada e com bases sólidas.

Outra “simplificação” que encontrei foi fazerem análise dos dados da empresa apenas 3 ou 4 anos para o passado. Eu queria analisar pelo menos 10 anos.

Ainda encontrei também algumas estimativas para a taxa perpétua e consequentemente para o cálculo dos valores futuros e simplificações do cálculo dos free cash flow que não achei serem as mais correctas. 

Por isto tudo, fui “tirando e aproveitando” as boas ideias de cada modelo que encontrei já pronto e construí o meu de raiz.

Dá um bocado de trabalho, mas compensa pela confiança e compreensão que ficamos do modelo!

Penso que depende sempre do grau de qualidade que se quer obter. Se quiseres optar por algo mais rápido e simplificado os modelos existentes (na sua maioria) cumprem a função.

Também assisti aos vários vídeos desse canal e consegue-se tirar algumas coisas para ir fazendo o modelo.

Existem outros canais que também ajudam a perceber a dinâmica do modelo e dos cálculos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Dilgo disse:

Sentes que o modelo em si te tem ajudado na tomada de decisão?

Sim, muito!

Principalmente pela confiança que tenho no modelo.

Acho que isso é o mais importante.

No meu modelo percebo e conheço todos os pormenores. Sei de onde vêm os dados, a sua qualidade, como os cálculos são feitos e qual a mecânica por detrás. Quais as estimativas e porquê, e com que base são feitas.

Porque apesar de tudo, num qualquer cálculo de ganhos e valorizações futuras precisamos sempre de fazer algumas estimativas.

Mas quando as percebemos e quando são feitas com base no nosso perfil e não por uma qualquer “dica” ou ideia de outros, torna tudo mais “fiável” e dá muito mais confiança.

Tambem fiz muitos testes de stress ao modelo. Comparar os resultados com os de outros modelos, criar simulações extremas, etc, de modo a testar tudo várias vezes e por diferentes vias.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas como nota!

Apesar de ter um grau de confiança muito elevado no meu modelo DCF, para todas as análises que faço, uso outros modelos de cálculo do valor intrínseco para verificar e confirmar os resultados

Uso também, sempre, uma margem de segurança que defino de acordo com a empresa e os respectivos dados que estou a analisar!

E penso que esta margem de segurança é fundamental!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Edge said:

Na minha opinião, e dos modelos que encontrei “já construídos”, quase todos fazem simplificações nas taxas de desconto a usar. Essa para mim foi a maior “falha”.

Os que encontrei estimavam uma taxa “média” que usavam para todas as empresas a analisar. Essa taxa pareceu-me que era estimada de acordo com a pessoa que construiu o modelo.

Mas eu queria encontrar uma taxa de desconto que tivesse por base os dados da empresa a analisar. Ou seja, uma taxa de desconto personalizada e com bases sólidas.

Outra “simplificação” que encontrei foi fazerem análise dos dados da empresa apenas 3 ou 4 anos para o passado. Eu queria analisar pelo menos 10 anos.

Ainda encontrei também algumas estimativas para a taxa perpétua e consequentemente para o cálculo dos valores futuros e simplificações do cálculo dos free cash flow que não achei serem as mais correctas. 

Por isto tudo, fui “tirando e aproveitando” as boas ideias de cada modelo que encontrei já pronto e construí o meu de raiz.

Dá um bocado de trabalho, mas compensa pela confiança e compreensão que ficamos do modelo!

Penso que depende sempre do grau de qualidade que se quer obter. Se quiseres optar por algo mais rápido e simplificado os modelos existentes (na sua maioria) cumprem a função.

Também assisti aos vários vídeos desse canal e consegue-se tirar algumas coisas para ir fazendo o modelo.

Existem outros canais que também ajudam a perceber a dinâmica do modelo e dos cálculos.

Não achas 10 anos um prazo demasiado longo? 

Com o pouco tempo que tenho devido ao trabalho, nos tempos livres tento focar ao máximo nestes temas. Achei interessante no vídeo que te passei e tive a fazer umas brincadeiras com algumas empresas que curiosamente estavam todas abaixo do seu suposto valor intrínseco (ex. $T) 

Quando tiver mais um tempo irei ver esse vídeo da tesla. 

Editado por LopesHolder
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, LopesHolder disse:

Não achas 10 anos um prazo demasiado longo? 

Com o pouco tempo que tenho devido ao trabalho, nos tempos livres tento focar ao máximo nestes temas. Achei interessante no vídeo que te passei e tive a fazer umas brincadeiras com algumas empresas que curiosamente estavam todas abaixo do seu suposto valor intrínseco (ex. $T) 

Quando tiver mais um tempo irei ver esse vídeo da tesla

Não! Acho que 10 anos a “olhar” para o passado das contas da empresa é um prazo razoável para ter uma visão “correcta” da saúde financeira da empresa. E também para conseguir projectar o caminho que a empresa está a seguir com mais confiança.

Claro que depende da empresa em concreto, mas como base penso que os 10 anos é o indicado.

Eu penso assim: ao contrário dos mercados e dos preços diários das acções que têm variações relativamente grandes, as empresas e os seus negócios oscilam de uma maneira mais espaçada no tempo.

Por exemplo, quando uma empresa desenvolve um novo produto, os resultados desse produto demoram tempo a consolidar. 1, 2, 5 anos até! Poderá existir uma procura grande no início por causa da novidade e depois cair, ou poderá ir crescendo devagar e de maneira consistente. Ou até não ter grande sucesso.

Mas isto demora tempo a ser reflectido nas contas.

Assim como, as várias estratégias da administração das empresas demoram tempo a consolidar e a reflectir os resultados (bons ou maus) nas contas.

Por vezes, os resultados de 3 ou 4 anos podem estar “condicionados” por alguma decisão em vigor na empresa.

Por isso olho quase sempre um mínimo de 10 anos para o passado.

Quanto aos vídeos disponiveis, existem muitos que se podem pesquisar e tirar alguma boa informação.

Tambem existem livros, blogs e podcasts que têm boa informação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites