Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

2 hours ago, IceMan1910 said:

(todo o post que vou escrever é a minha opinião pessoal. no bullshit. Acompanho a empresa à muitos anos. Mas vale o que vale)

A Tesla, e toda a sua estrutura de engenharia e desenvolvimento, está estruturada como uma empresa de energia e de software.

Neste momento a maior parte da sua receita vem de fazer carros. Verdade. No entanto o posicionalmento da empresa não é para ser uma empresa do ramo automóvel, nem eles querem ter a maior parte da revenue a vir do setor no futuro. 

A revenue da Tesla vai-se dividir entre:

- Automóveis (pessoais e pesados)

- Venda de partes dos automóveis a competidores (baterias, motores, componentes eletricos)

- Baterias (para habitação e para utilities)

- Paineis solares (e instalações dos mesmos).

- Software de gestão e gestão da produção de energia e storage nas baterias

- Frota de carros autonoma.

- Aluguer de frota de carros. Transport as a service.

Todo o modelo da empresa, é disruptivo. E portanto comparar a Tesla com empresas tradicionais de automóveis é uma comparação que não faz sentido, mesmo se achares que a revenue deles não vai ser tão diversificada como indico acima. Basta veres que a Tesla gasta 0€ em publicidade e Marketing quando os competidores gastam milhoes e curiosamente é a empresa mais falada.

O objetivo da Tesla é alterar completamente a forma como cada um de nós encara o transporte e o mercado energético em geral. Uma energia diversificada e descentralizada, que deixa de depender das utilities porque todos temos paineis, baterias em casa e no carro. Podemos carrega-las à hora mais barata e vender à rede quando há picos de consumo durante o dia (internet eletrica). E quer re-estruturar a forma como as pessoas encaram a ownership do carro. Transport as a service. Da mesma forma que a Microsoft passou para um modelo de licenciamento mensal, e que a industria do audio-visual deixou de vender DVDs e passou a vender subscrições de serviços a 10 euros por mês.. o objetivo da empresa é criar uma frota de carros que andam por aí e que tu em vez de gastares 40 000 euros num carro + manutenção  + combustivel + impostos + ..., gastas 10 euros quando queres dar uma volta. Mais barato para todos, mais sustentavel economica e ambientalmente e completamente disruptivo.

Podes não concordar... mas quem compra um Tesla e fala da Tesla está-se totalmente nas tintas se a Volkswagen tem melhores acabamentos ou um banco mais confortável. Quem compra um Tesla quer estar no pico da tecnologia e ter um comportamento social completamente diferente de quem anda num Térmico. E babar-se cada vez que existe um update over the air a melhorar qualquer coisa do carro (como se fosse um ipad).

Eu adorava ter um, mas o meu bom senso financeiro diz-me para compar carros de 15K porque são o pior investimento de sempre. Mas não parece existir um problema de procura.

Vou esperar pelos de segunda mão ou pelas rideshares automáticas a 10 euros :)

Cumprimentos,

Bom , como já referi não tenho particular interesse em debater esta empresa mas em resposta ao teu post vou fazer duas pequenas observações.

Se se posicionarem em cada um desses segmentos (e bem sei que são mais do que um fabricante auto ) temos que definir que % do mercado pensam que irão obter e qual a respectiva net revenue do mesmo , nas principais áreas que mencionas vão ter fortíssima concorrência nota a Tesla em termos de Revenue (2019)  está atrás da KIA ,Volvo , Subaru , Mazda , Suzuki...Portanto em teoria é optimo terem essa capacidade , agora falta a prática e os seus resultados .

No caso da "ownership" do carro , fiquei confuso , porque segundo sei já existem várias empresas na Europa (e provavelmente noutros locais) a fazer isso há muito tempo. Essas subscrições existem já com taxação ao minuto ou hora , com carros electricos ou não . Se vêm para esse mercado óptimo e se têm novas ideias melhor , veremos como se vão sair e como a concorrência se adapta , não considero  no entanto algo tão radical em termos de inovação como sugeres

Vou ficar por aqui , para debater mais teria que adquirir um conhecimento que não possuo e investir tempo e prefiro fazê-lo em outras empresas 

Cmpts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

A 04/06/2019 às 17:47, fousa disse:

Conforme planeado reforcei no patamar dos 182$. Encontro-me em em grande perda mas a deixar correr. 28% das ações TSLA em venda são posições curtas, espero que uma boa notícia obrigue os curtos a tropeçarem entre si a fechar posições e dê origem a uma subida súbita. 

É oficial, fechei a posição TSLA. Embora tenha total confiança no futuro da empresa, foi-me impossível não vender ao preço de hoje, tendo em conta o preço de aquisição. Os próximos 3-7 anos estão incluídos no preço atual, com execução perfeita. Sinto-me confortável com a decisão, embora possivelmente a subida vertiginosa continue.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, fousa disse:

É oficial, fechei a posição TSLA. Embora tenha total confiança no futuro da empresa, foi-me impossível não vender ao preço de hoje, tendo em conta o preço de aquisição. Os próximos 3-7 anos estão incluídos no preço atual, com execução perfeita. Sinto-me confortável com a decisão, embora possivelmente a subida vertiginosa continue.

Como dizia o outro:

It never hurts to take a profit.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Pessoal,

Hoje a Xpeng (XPEV), foi a publico.

https://finance.yahoo.com/quote/XPEV?p=XPEV&.tsrc=fin-srch

https://www.forbes.com/sites/russellflannery/2020/08/09/alibaba-backed-xpeng-is-latest-china-electric-vehicle-maker-to-eye-us-listing/#671555802e39

A Xpeng é mais uma empresa chinesa que produz carros eléctricos.

Pode ser uma nova NIO, mas mesmo essa depois de alguns altos e baixos e mesmo tendo uma divida elevada, tem aumentado as entregas de veículos eléctricos.

Acredito que a Xpeng, também venha a ser um investimento para longo prazo.....mas para já, vou só seguir.

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, MMendes said:

Boas Pessoal,

Hoje a Xpeng (XPEV), foi a publico.

https://finance.yahoo.com/quote/XPEV?p=XPEV&.tsrc=fin-srch

https://www.forbes.com/sites/russellflannery/2020/08/09/alibaba-backed-xpeng-is-latest-china-electric-vehicle-maker-to-eye-us-listing/#671555802e39

A Xpeng é mais uma empresa chinesa que produz carros eléctricos.

Pode ser uma nova NIO, mas mesmo essa depois de alguns altos e baixos e mesmo tendo uma divida elevada, tem aumentado as entregas de veículos eléctricos.

Acredito que a Xpeng, também venha a ser um investimento para longo prazo.....mas para já, vou só seguir.

Tens conhecimento/investimentos em empresas chinesas ? No caso da referida , sem comentários . O meu problema com a china entre outros é a falta de transparência mas não duvido que existam boas oportunidades

Editado por Lynch II
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Lynch II disse:

Tens conhecimento/investimentos em empresas chinesas ? No caso da referida , sem comentários . O meu problema com a china entre outros é a falta de transparência mas não duvido que existam boas oportunidades

Se tenho conhecimento ou investimento em empresas chinesas?!?! Tive e tenho ações chinesas....mais propriamente a NIO.....mas já tive desde Alibaba, Baidu, Netease, Bilibili, JD.com entre outras

Porque não fazes comentários em relação à empresa referida?!? Porque não conheces? Não gostas?!? Não tens opinião formada sobre a mesma?!?

Se a falta de transparência fosse assim tão grande, a Alibaba não continuava listada na bolsa americana....entre outras ações....acho eu.

Depois....o que levaria uma empresa como a Google a investir na JD.com?!? Sabendo que pode vir a perder o dinheiro que investiu

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 minutes ago, MMendes said:

Se tenho conhecimento ou investimento em empresas chinesas?!?! Tive e tenho ações chinesas....mais propriamente a NIO.....mas já tive desde Alibaba, Baidu, Netease, Bilibili, JD.com entre outras

Porque não fazes comentários em relação à empresa referida?!? Porque não conheces? Não gostas?!? Não tens opinião formada sobre a mesma?!?

Se a falta de transparência fosse assim tão grande, a Alibaba não continuava listada na bolsa americana....entre outras ações....acho eu.

Depois....o que levaria uma empresa como a Google a investir na JD.com?!? Sabendo que pode vir a perder o dinheiro que investiu

1 - Desconheço totalmente a empresa

2 - Referi que o mercado chinês é pouco transparente , não disse que não havia boas oportunidades/empresas

3 - Basta comparar o mercado financeiro americano com o Chinês para tirar conclusões e a minha é que é muito menos transparente , se tens uma visão diferente , estás no teu direito . 

4 - Desconheço essa operação e não posso comentar a não ser no plano elementar  que é , o facto de a google investir em A ou B para mim nada significa porque se os melhores investidores do mundo cometem erros por vezes ,a google também os pode cometer .Paralelamente existem por vezes motivos estratégicos e empresariais .

O estado chinês será sempre mais intervencionista e proteccionista , é uma ditadura , existe censura , corrupção elevada , pouca transparência  , existem riscos políticos e geo estratégicos dificeis de definir , acho no entanto que vale a pena conhecer meia duzia de empresas pelo menos e acredito que existam boas oportunidades de investimento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Lynch II disse:

1 - Desconheço totalmente a empresa

2 - Referi que o mercado chinês é pouco transparente , não disse que não havia boas oportunidades/empresas

3 - Basta comparar o mercado financeiro americano com o Chinês para tirar conclusões e a minha é que é muito menos transparente , se tens uma visão diferente , estás no teu direito . 

4 - Desconheço essa operação e não posso comentar a não ser no plano elementar  que é , o facto de a google investir em A ou B para mim nada significa porque se os melhores investidores do mundo cometem erros por vezes ,a google também os pode cometer .Paralelamente existem por vezes motivos estratégicos e empresariais .

O estado chinês será sempre mais intervencionista e proteccionista , é uma ditadura , existe censura , corrupção elevada , pouca transparência  , existem riscos políticos e geo estratégicos dificeis de definir , acho no entanto que vale a pena conhecer meia duzia de empresas pelo menos e acredito que existam boas oportunidades de investimento

Só questionei o porquê de: "No caso da referida , sem comentários”.......parecia que tinhas opinião formada e que era negativa.

Também não disse que tinhas dito que não havia boas oportunidades/empresas.....

Sim o mercado chinês pode ser mais fechado e até menos transparente por não existir tanta informação a circular, mas para deixarem empresas chinesas listadas em indices americanos.....têm de pelo menos cumprir os mínimos.....

Obvio que os grandes investidores também erram, mas de certeza que estudam todos os prós e contras antes de fazerem investimentos de muito milhões.

Obvio que podem ser sempre empresas de risco.......mas na realidade.....quem investe......está sempre a arriscar....pois no mercado bolsista nada é certo ou garantido.

Bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    A 27/08/2020 às 11:51, CountingCents disse:

Se alguém teve tempo de ler isto e de comprar, dei-vos um ótimo ponto de entrada.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/mota-engil-dispara-mais-de-15-com-entrada-dos-chineses-da-cccc

E hoje desceu 13%

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, P2P Money Maker disse:

E hoje desceu 13%

Pessoalmente continuo a acreditar que é uma boa oportunidade, e pelos vistos os Chineses também concordam, a avaliarem a empresa em 750Ms.

Todo o setor da construção deverá ter uma atividade interessante nos próximos tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 25/08/2020 às 13:44, Cardoso24 disse:

As grandes empresas do passado caíram (faliram) por algum motivo isso aconteceu.

Muitos desconfiaram de tantas “novas” empresas que HOJE são as maiores empresas do mundo.

E quantas novas empresas morreram ou estão moribundas? ;)

Li que o sector do Venture Capital, só têm sucesso em 10% das startups. Mas esses 10% acabam por compensar as mortes dos outros 90% e ainda ter lucros interessantes.

E quantas empresas da geração 1.0 da internet sobreviveram ao Armagedeon do 2000? E não estou a falar das .com manhosas.

Por isso, é natural alguma desconfiança, porque há sempre grandes ideias que por não ser economicamente fiáveis ou vem antes de tempo, acabam por ficar pelo caminho.

Citação

Ninguem sabe, nem ninguém poderá prever o que vai acontecer com as outras empresas do sector. Só não se esqueçam que a TESLA está com um avanço considerável. Esperem pelas próximas notícias.

Nem estou a discutir se a avaliação neste momento é justa ou não.

Normalmente, o first-mover tem vantagem, mas os challengers podem ser mais eficientes, ter mais dinheiro, mais marketing, melhor gestão, melhor produto, etc. Olha o exemplo da Bondora vs. Mintos. ;)

A Amazon, ela terá sido o primeiro portal de e-commerce? Ou o FB foi a 1ª rede social?

A mim é me indiferente a TSLA neste momento, se penso que está esticada, nem penso em entrar, quando pensar em entrar, volto a analisar e ver se os fundamentais justificam a cotação.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 28/08/2020 às 19:15, CountingCents disse:

Pessoalmente continuo a acreditar que é uma boa oportunidade, e pelos vistos os Chineses também concordam, a avaliarem a empresa em 750Ms.

Sem falar especificamente na ME, os Chineses andam à cata de expansão mundial. E não é as empresas, é o Estado Chinês, as empresas apenas são o instrumento para isso. As empresas chinesas são incentivadas a comprar participações em empresas estrangeiras, com o financiamento e apoio do Estado Chinês.

A expansão mundial é uma forma de controle. Por isso, já países europeus como a Alemanha já bloquearam a compra de empresas (e a tecnologia, isto é, propriedade intelectual) alemãs. Para não perder o controle de posições estratégicas e de vantagens competitivas. Não querem ficar a depender de um Estado, com a China, perdendo força e dar força à China.

Basicamente, é geo-política e política económica.

A 28/08/2020 às 19:15, CountingCents disse:

Todo o setor da construção deverá ter uma atividade interessante nos próximos tempos.

Pois com o pacote COVID da UE, deve trazer mais construção.

Segundo o Borja (vídeo que te indiquei), várias movimentações de interessados estavam a surgir em construtoras europeias antes da Mota-Engil começar a se mexer.

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/07/2020 às 16:29, Diogobc disse:

De todas as que referi, é a única que não comprei para longo prazo. Não tenho uma grande confiança na Uber mas comprei uma pequena posição porque certamente chegará o dia em que a perspectiva de rentabilidade, meia dúzia de notícias boas e um vento favorável e a acção pode disparar facilmente 100% ou 200% em pouco tempo. Ou não! É apenas uma pequena aposta que fiz.

@MMendes Só agora li os teus últimos posts. Dos users que mais participam neste tópico achei que serias o último a vender o que vendeste :P  Acho que te precipitaste mas não vale a pena agora estar a pensar nisso. Aproveita para definir bem o teu plano, no que te queres focar etc... Só acções ou também etf's, dividendos ou blue chips ou growth stocks... Define bem o que queres e o que faz sentido para ti e para os valores que tens disponíveis e ficarás com uma carteira bem organizada e com os objectivos sempre claros :D

Faz uma folha de Excel com o plano e com as razões de compra para cada activo! Foi a melhor coisa que eu fiz, para me ir lembrando porque tenho o que tenho, e se é para continuar.

Pois esta conversa acima vem de eu a 23/06/2020 ter decidido fechar tudo o que eram posições que tinha das 40 e tal empresas que tinha no meu portfolio.

Tinha boas ações e tinha lastro até mais não........fui radical....vendi tudo!! Neste momento arrependo-me de ter fechado as minhas posições em ações como Amazon, Google, Shoppify.....só não me arrependo mais, visto que a 26/06/2020, voltei outra vez à carga.....mas com um objectivo.....investir no que realmente interessa (para mim), e deixar um pequena percentagem para empresas de risco.

Assim sendo, neste momento tenho em carteira o seguinte:

- Microsoft                     - Tesla

- NVidia                          - Tortoise (SHLL)

- AMD                             - NIO

- WIX

- Apple 

Neste momento tenho em estudo e a seguir a BIGC........empresa muito semelhante à Shoppify. 

@Cardoso24 realmente não deu para ficar fora muito tempo.......kakakakakakaka

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Rick Lusitano disse:

Quem tem TSLA na Degiro, a Degiro vendeu as vossas posições e comprou novas posições ao novo preço de hoje?

Na carteira não dá para ver isso, só mesmo nos movimentos da conta.

Com a AAPL fizeram o mesmo... Existirá alguma complicação fiscal com esta forma de split?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Rick Lusitano disse:

Quem tem TSLA na Degiro, a Degiro vendeu as vossas posições e comprou novas posições ao novo preço de hoje?

Na carteira não dá para ver isso, só mesmo nos movimentos da conta.

há 5 horas, EagleOne disse:

Com a AAPL fizeram o mesmo... Existirá alguma complicação fiscal com esta forma de split?

Sim..... Na minha carteira apareceram-me as novas quantidades de ações da Tesla e da Apple.

Inclusive na parte superior do ecrã onde costumam estar a ordens que damos e as ordens que foram concretizadas.......a venda e compra de ações da Apple e da Tesla.

A unica coisa que estava atrofiada eram os ganhos diários para cada uma dessas empresas.......não que me importasse com o que la estava....kakakakaka, mas tinha noção que não correspondia à realidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, EagleOne disse:

Eu tenho AAPL e fizeram a venda das posições antigas e compraram novas ao novo preço. Por isso, queria conhecer se a Degiro fez o mesmo com a TSLA.

Deduzo que a nível fiscal, teremos que declarar a venda das posições antigas na declaração de IRS 2020 a entregar em 2021.

Porque afinal, foi uma venda, não feita por nós, mas é uma venda.

Assim como. agora existe uma nova data, quantidade de acções, preços de compra e taxa de cambio para as novas posições que temos a considerar quando formos vender.

há 2 horas, MMendes disse:

Sim..... Na minha carteira apareceram-me as novas quantidades de ações da Tesla e da Apple.

Inclusive na parte superior do ecrã onde costumam estar a ordens que damos e as ordens que foram concretizadas.......a venda e compra de ações da Apple e da Tesla.

A unica coisa que estava atrofiada eram os ganhos diários para cada uma dessas empresas.......não que me importasse com o que la estava....kakakakaka, mas tinha noção que não correspondia à realidade.

Na página dos movimentos, a Degiro vendeu-te a tua TSLA antiga e comprou novas posições com o novo preço e equivalentes posições?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Rick Lusitano disse:

Eu tenho AAPL e fizeram a venda das posições antigas e compraram novas ao novo preço. Por isso, queria conhecer se a Degiro fez o mesmo com a TSLA.

Deduzo que a nível fiscal, teremos que declarar a venda das posições antigas na declaração de IRS 2020 a entregar em 2021.

Porque afinal, foi uma venda, não feita por nós, mas é uma venda.

Assim como. agora existe uma nova data, quantidade de acções, preços de compra e taxa de cambio para as novas posições que temos a considerar quando formos vender.

Na página dos movimentos, a Degiro vendeu-te a tua TSLA antiga e comprou novas posições com o novo preço e equivalentes posições?

Exacto.

Neste caso e para “não perder o barco” comprei 1 ação da Tesla e da Apple na Sexta.

Ontem tinha, ambas as posições vendidas, e compraram 5 da Tesla e 4 da Apple.....no total perfizeram o mesmo dinheiro que eu tinha investido na sexta.

Em relação à parte fiscal.....não sei....porque a compra e a venda diz que foi um stock-split.

Captura de ecrã 2020-09-01, às 16.05.22.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites