Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

há 18 horas, MMendes disse:

@LopesHelder agradeço as tuas palavras.

Mas não foi questão de não ter aguentado......visto ter passado por outras alturas de grande volatilidade....quem não se lembra de Dezembro de 2018......onde veio tudo por aí abaixo.....e não foi por isso que vendi!! O não conhecer as empresas.......sim e não........sim algumas foram apostas de risco, por esperar que num curto prazo fossem empresas que iriam prosperar, o que não aconteceu. E ao mesmo tempo Não.....visto que a maior percentagem de empresas no meu Portfolio eram e são grandes empresas, tais como Amazon, Google, Nvidia, Apple, Microsoft, Shoppify, Qualcomm, AMD........e quem diria a estreante Nikola, que me deu um lucro acima dos 50% (sabendo eu...que ainda muita água vai correr por esta empresa, pois até agora são só projectos no papel).

O ter a minha carteira muito diversificada, permitiu-me ter perdas de 90% em duas empresas e ainda assim ter um lucro geral na casa dos 32%.

Isso do momento certo.....é como aqueles que esperam pelo momento certo para ser Pais!! Não há um momento certo para se ser Pai.....tenho amigos que foram Pais aos 17 anos e hoje em dia já foram novamente Pais pela segunda vez, pessoas que não sendo ricas, acabaram os estudos, têm empregos fixos e estão bem na vida!! Tal como conheço gente que fizeram o seu trajecto dito “normal”.....onde acabaram os estudos, arranjaram trabalho, juntaram-se ou casaram-se.....nasce o filho........e separaram-se!!!

Simplesmente achei....que estava na altura de limpar o portfólio. Recolher os Lucros e aguardar.

Mas sim....tens razão não se deve apostar contra o FED!! Mas o FED também não dura para sempre!! 

A maior parte já aqui foi dita...

No entanto o único erro que podemos apontar é a pressa em vender acções com fundamentais sólidos (posição dominante no mercado, dos melhores balance sheets do mundo, capacidade para adquirirem outras empresas, entre outros) +  trend ascendente de LP.

Nunca se vende acções da AMZN, GOOGL, NVDA, APPLE, MSFT, SHOP (esta pode ser discutível pelos indicadores estratosféricos, mas who knows? A caminho dos 1000$). Ninguém acreditava em MCs de 1T...e continuam.

AMZN: 1,35T

APPLE: 1,56T

MSFT: 1,52T

Algumas dessas acções além da valorização ainda te davam dividendos. Podes vir a acertar no timming de venda e estas ações desvalorizarem...

De qualquer forma, boa sorte :) 

Eu no teu caso teria vendido acções perdedoras e reinvestido nas vencedoras. Devemos cortar as perdas e não os ganhos ;) 

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

há 6 horas, Cardoso24 disse:

A maior parte já aqui foi dita...

No entanto o único erro que podemos apontar é a pressa em vender acções com fundamentais sólidos (posição dominante no mercado, dos melhores balance sheets do mundo, capacidade para adquirirem outras empresas, entre outros) +  trend ascendente de LP.

Nunca se vende acções da AMZN, GOOGL, NVDA, APPLE, MSFT, SHOP (esta pode ser discutível pelos indicadores estratosféricos, mas who knows? A caminho dos 1000$). Ninguém acreditava em MCs de 1T...e continuam.

AMZN: 1,35T

APPLE: 1,56T

MSFT: 1,52T

Algumas dessas acções além da valorização ainda te davam dividendos. Podes vir a acertar no timming de venda e estas ações desvalorizarem...

De qualquer forma, boa sorte :) 

Eu no teu caso teria vendido acções perdedoras e reinvestido nas vencedoras. Devemos cortar as perdas e não os ganhos ;) 

Não desfazendo ninguém.....mas aguardava pacientemente pelo teu comentário....kakakakakaka

Sempre com o teu discurso ponderado e racional.

Na realidade ainda ponderei manter as ações que tinha da AMZN, GOOGL, NVDA, APPLE, MSFT, SHOP e AMD. Mas tendo em conta que o “grosso” do meu lucro era daqui que vinha, e da novata NKLA (uma aposta que correu bem, mas tendo eu a noção que é uma ação que neste momento vive do momentum, pois acho que mais tarde ou mais cedo, vai sofrer uma grande correcção), achei que se houvesse uma grande correcção do mercado (visto o mercado, para mim, estar a ter uma atitude irracional, perante a realidade da economia. Sim o FED não pára de imprimir dinheiro....mas até quando?!?!), todo o lucro que tinha iria desaparecer. Como tal, preferi fazer um “reset” no meu investimento.

Vou aguardar pacientemente por uma grande correcção (tipo a que aconteceu em Março), para voltar a investir.....

Quando dei por mim, tinha um grande numero de empresas (embora na sua maioria com numero reduzido de ações), que não passavam de “lastro” no meu portfolio.

Ainda hoje carrego a única ação que tenho no meu portfolio.....a Canntrust.....que está na situação que está....

Foi um portfolio que criei em 2018.....foi sofrendo algumas alterações até à data em que vendi tudo........mas onde fui ganhando dinheiro suficiente para investir em boas ações, que acabaram por ser as ações que “apararam” os meus erros!!

Proximo ciclo de investimentos, vou ter de saber comprar com mais “cabeça”. Realmente o ter 50 ou 70 empresas....não é sinónimo de qualidade.......é preferível ter 12 boas empresas, do que 50 empresas, onde 30 são empresas de alto risco.

Mais uma vez obrigado.

Vou continuar a andar por aqui.... ;)

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, MMendes disse:

Não desfazendo ninguém.....mas aguardava pacientemente pelo teu comentário....kakakakakaka

Sempre com o teu discurso ponderado e racional.

Na realidade ainda ponderei manter as ações que tinha da AMZN, GOOGL, NVDA, APPLE, MSFT, SHOP e AMD. Mas tendo em conta que o “grosso” do meu lucro era daqui que vinha, e da novata NKLA (uma aposta que correu bem, mas tendo eu a noção que é uma ação que neste momento vive do momentum, pois acho que mais tarde ou mais cedo, vai sofrer uma grande correcção), achei que se houvesse uma grande correcção do mercado (visto o mercado, para mim, estar a ter uma atitude irracional, perante a realidade da economia. Sim o FED não pára de imprimir dinheiro....mas até quando?!?!), todo o lucro que tinha iria desaparecer. Como tal, preferi fazer um “reset” no meu investimento.

Vou aguardar pacientemente por uma grande correcção (tipo a que aconteceu em Março), para voltar a investir.....

Quando dei por mim, tinha um grande numero de empresas (embora na sua maioria com numero reduzido de ações), que não passavam de “lastro” no meu portfolio.

Ainda hoje carrego a única ação que tenho no meu portfolio.....a Canntrust.....que está na situação que está....

Foi um portfolio que criei em 2018.....foi sofrendo algumas alterações até à data em que vendi tudo........mas onde fui ganhando dinheiro suficiente para investir em boas ações, que acabaram por ser as ações que “apararam” os meus erros!!

Proximo ciclo de investimentos, vou ter de saber comprar com mais “cabeça”. Realmente o ter 50 ou 70 empresas....não é sinónimo de qualidade.......é preferível ter 12 boas empresas, do que 50 empresas, onde 30 são empresas de alto risco.

Mais uma vez obrigado.

Vou continuar a andar por aqui.... ;)

Obrigado pelas palavras! :) 

Entendo a tua decisão e no final o que interessa é ter lucro. Mas independentemente do facto do mercado estar irracional (se fosse racional, não teria piada ;)), essas acções são daquelas que entram na minha filosofia do buy&forget :) 

A FED já afirmou que fará de tudo para aguentar o mercado. QE ilimitado. Contudo, isto não quer dizer que não venha um novo crash ou uma correção mais forte.

"Proximo ciclo de investimentos, vou ter de saber comprar com mais “cabeça”. Realmente o ter 50 ou 70 empresas....não é sinónimo de qualidade.......é preferível ter 12 boas empresas, do que 50 empresas, onde 30 são empresas de alto risco."

A diversificação é importante mas em excesso tem o efeito contrário. Podias ter ajustado isso ao longo do caminho com uns SL.

Bons Investimentos!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    P2P Money Maker
    há 6 minutos, CDCD disse:

A wirecard a 3,50! Aqui não há "buy the dip"s que valham. Havia um num forum alemão a (dizer que estava a) fazer cost average nos 24€ com o argumento que o mercado já tinha descontado a fraude... 

Uma coisa é comprar uma empresa a desconto.

Outra coisa é comprar um buraco do ozono a 3,50 ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, CDCD disse:

A wirecard a 3,50! Aqui não há "buy the dip"s que valham. Havia um num forum alemão a (dizer que estava a) fazer cost average nos 24€ com o argumento que o mercado já tinha descontado a fraude... 

Li por aqui (ou noutro tópico) a dizerem que era altura de comprar...

Quando aparece uma queda de >50% o pessoal acha logo que é altura de entrar...Uma empresa que cai mais de 70% num dia e que desde máximos já caiu mais de 98%...esconde muito mais.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Será que alguém me consegue ajudar a esclarecer uma questão:

- Tenho conta na Gobulling e tenho ações por exemplo da Siemens, segundo o gestor de conta, pago duas tributações sobre os dividendos, os 28% de Portugal + 20% e tal correspondente à taxa da Alemanha, isto faz algum sentido haver esta dupla tributação? há forma de otimizar esta tributação, seja por via de utilização de outra plataforma ou outro meio legal para pedir isenção de algum dos Países?

Outra questão que me surgiu, existe algum tópico aqui no fórum onde se discute a questão fiscal inerente à compra e venda de ações? como por exemplo declarar mais-valias na declaração de irs, é feito de forma automática, precisamos de ser nós a inserir na declaração?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, jpnop said:

Boa tarde,

Será que alguém me consegue ajudar a esclarecer uma questão:

- Tenho conta na Gobulling e tenho ações por exemplo da Siemens, segundo o gestor de conta, pago duas tributações sobre os dividendos, os 28% de Portugal + 20% e tal correspondente à taxa da Alemanha, isto faz algum sentido haver esta dupla tributação? há forma de otimizar esta tributação, seja por via de utilização de outra plataforma ou outro meio legal para pedir isenção de algum dos Países?

Outra questão que me surgiu, existe algum tópico aqui no fórum onde se discute a questão fiscal inerente à compra e venda de ações? como por exemplo declarar mais-valias na declaração de irs, é feito de forma automática, precisamos de ser nós a inserir na declaração?

Na 1° questão, não tenho 100% certeza mas é algo semelhante à Degiro, vê no teu broker se não existe um sitio para enviar um documento de morada em Portugal, assim só se tributa cá. Se alguém souber melhor diga ?

Se tiveres uma contabilista é só enviares os movimentos e a contabilista faz o resto. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, LopesHolder disse:

Na 1° questão, não tenho 100% certeza mas é algo semelhante à Degiro, vê no teu broker se não existe um sitio para enviar um documento de morada em Portugal, assim só se tributa cá. Se alguém souber melhor diga ?

Se tiveres uma contabilista é só enviares os movimentos e a contabilista faz o resto. 

Basicamente o meu broker mandou-me dar uma volta, disse para falar com um fiscaliza. Alguém sabe qual o processo?

Sou eu que faço o meu IRS, tenho ideia que as mais valias são tributada autonomamente e não entram em IRS, a menos que queiramos descontar em menos-valias ou englobar, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jpnop disse:

Basicamente o meu broker mandou-me dar uma volta, disse para falar com um fiscaliza. Alguém sabe qual o processo?

Os pequenos investidores, como nós, levam uma grande talhada nos dividendos devido aos processos - que os brokers não fazem - de activação das convenções de dupla tributação.

Para mitigar, apenas parcialmente, a dupla tributação declara-se no anexo j o imposto retido no estrangeiro e em Portugal. O fisco "devolve" (crédito de imposto), no caso alemão, 15% dos dividendos. Isto está relacionado com a CDT entre Portugal e Alemanha. 

No total fica-se a pagar 13 pt + 26-27 de = ~40%

Para mim não vale a pena.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, CDCD disse:

Os pequenos investidores, como nós, levam uma grande talhada nos dividendos devido aos processos - que os brokers não fazem - de activação das convenções de dupla tributação.

Para mitigar, apenas parcialmente, a dupla tributação declara-se no anexo j o imposto retido no estrangeiro e em Portugal. O fisco "devolve" (crédito de imposto), no caso alemão, 15% dos dividendos. Isto está relacionado com a CDT entre Portugal e Alemanha. 

No total fica-se a pagar 13 pt + 26-27 de = ~40%

Para mim não vale a pena.

Então e como é que posso eu próprio tratar da ativação das convenções? Imagino que seja enviar uma minuta para algum lado, alguém sabe?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Recentemente tenho explorado a hipótese de abrir uma posição na Mota-Engil. Pela pesquisa que tenho feito, dá a sensação de haver algum tipo de ciclo onde de aproximadamente 4 em 4 anos existe uma valorização das empresas do setor da construção, mais evidente no historial da Mota-Engil e algo escondido noutras construtoras europeias (isto é apenas especulação já que não sou dessa área e pouco percebo disso, daí estar à procura de opiniões)

O preço está nos 1,14€, muito próximos do mínimo de 0,90€ atingido em 1999 segundo a Degiro. Se a lógica da periodicidade se aplicasse na realidade, esta seria a altura de se alcançar os mínimos, o que se verifica até agora mas em condições completamente diferentes devido ao Covid. Aí está um dos meus receios. Não acredito que a doença prejudique muito o trabalho realizado pela empresa (construção civil) mas pode ter sim um impacto forte no acesso a financiamento e/ou liquidez da empresa, afetando o negócio.

Por isso não sei se seria um bom investimento no prazo de 1-2 anos, não sei se a recuperação irá demorar mais do que isso e também não sei se sequer vai recuperar o suficiente para se justificar um investimento agora... Obviamente que não se pode saber o futuro mas confio muito na sabedoria das multidões nas minhas decisões ;) 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/07/2020 às 14:41, Ricardo Machado disse:

Screenshot_20200706-220821_Twitter.jpg

20200707_143939.jpg

A particularidade deste crash, devido à paralização económica e ao confinamento/isolamento, fez com que as pessoas ficassem mais dependentes do meio digital, por inúmeras razões. Daí as big tech, principalmente Amazon, terem ganho imenso com a situação.

Posso estar errado, mas vais ver uma situação idêntica nas empresas de Biotech, principalmente nas que estão na corrida pela vacina. ??‍♂️

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Diogobc said:

Ora então aproveito para actualizar a minha carteira de acções:

Activision / Alibaba / Carnival / CVS Health / Facebook / Intel / Microsoft / Nvidia / Sony / Tesla / Take Two / Uber / Visa

Tenho dúvidas se manteho a CVS que nunca mais mostra força, também na Intel que pode estar a estagnar, e na Take Two que me parece estar a ficar também sem grande margem de maior crescimento...

E a pergunta óbvia: o que fazer com a Tesla? Começa a ser um monstro no meu portfólio... (fossem todas assim! ? )

Com que fundamentos baseaste na compra de ações da UBER? É uma empresa que estou de olho mas certos indicadores que não me agradam para adquirir (EPS negativo desde 2014): 

Screenshot_20200713_234420_com.atom_finance.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Rick Lusitano disse:

Depois de uma bela ripada hoje, nada melhor do que umas estórias para animar a malta. Acabadinhas de chegar na newsletter diária da Bloomberg. Não resisti a partilhar:

O motivo porque a Telsa está aonde está? Simples, o povão adora a Tesla. Bubble dot.com style??

A típica estratégia do chico esperto investidor: "Vou comprar a ação porque está muito barata e quando recuperar, vou ganhar uma pipa de massa": :)

Subscrevo!!

Independentemente do facto de eu ter TESLA em carteira com um preço médio muito baixo. Não posso negar que o movimento a partir dos 1.000$ foi super rápido e isso costuma acabar mal. 

Em modo bolha certamente e hoje o mercado mostrou que a descer nada o detém ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Diogobc disse:

Ora então aproveito para actualizar a minha carteira de acções:

Activision / Alibaba / Carnival / CVS Health / Facebook / Intel / Microsoft / Nvidia / Sony / Tesla / Take Two / Uber / Visa

Tenho dúvidas se manteho a CVS que nunca mais mostra força, também na Intel que pode estar a estagnar, e na Take Two que me parece estar a ficar também sem grande margem de maior crescimento...

E a pergunta óbvia: o que fazer com a Tesla? Começa a ser um monstro no meu portfólio... (fossem todas assim! ? )

Sem querer entrar em muitos detalhes técnicos e específicos.

Sempre tive presente em todos os investimentos, o seguinte:

- Em caso de dúvida, vendo (se tiver posição) ou não compro (se estiver a pensar entrar).

- Tenho paciência? Existem empresas que o mercado por alguma razão não lhes parece dar o devido valor. Exemplo: XP (não existe) ?

Em relação às empresas que achas que estão a estagnar...tens de olhar para a situação financeira da empresa (o negócio em que está inserida) porque se comparares a INTEL a uma NVDA que está a crescer monstruosamente, obviamente que ficarás desiludido. Contudo isso não invalida que a NVDA não esteja a ficar super esticada (bolha).

Quanto à TESLA, só podes encarar de 3 formas:

1) Vender porque está a pesar muito no teu portfólio.

2) Vender uma parte da tua posição e assim reduzes a tua exposição.

3) Aguardas e arriscas pelo futuro.

Boas decisões e bons investimentos 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 horas, Cardoso24 disse:

Subscrevo!!

Independentemente do facto de eu ter TESLA em carteira com um preço médio muito baixo. Não posso negar que o movimento a partir dos 1.000$ foi super rápido e isso costuma acabar mal. 

Em modo bolha certamente e hoje o mercado mostrou que a descer nada o detém ?

O sector automóvel fortemente impactado devido ao COVID, ainda por cima, os carros da Telsa até são um pouco carotes, mas a Telsa está a bombar como se tivesse descoberto a vacina para o COVID.

Está muito desligada dos fundamentais da economia mundial, apesar de reconhecer que tem um belo fosso económico.

Se o Musk tivesse cruzeiros, até estes estavam a bombar como malucos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Como existe pessoal de IT aqui no fórum, já se falou se cloud techs stocks aqui no tópico?

Ou só se falou das tech famosas "normais", MSFT, Apple?

Têm cloud stocks de mid/large caps?

Ontem tive a ler umas coisas sobre SaaS, IaaS e outros acrónimos do cloud computing.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    Agora mesmo, Vidolz disse:

Se fores a ver bem a MSFT e AMZ podem ser consideradas cloud stocks tb.

A maior fatia de profit deles vem da cloud.

Mas são empresas com menos possibilidade de crescimento do que algumas empresas cloud que são mais novas que terão mais potencial de crescimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vi um buzz à volta da Cloudflare, que é uma empresa grande na distribuição de conteúdos (CDN) , infra-estruturas, etc. Sei que eles são importantes no mundo IT, mas não faço ideia do impacto disso no valor das ações ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites