Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Excelente discussão, este tópico cada vez fica mais interessante. 

Tenho porém uma dúvida sobre acções: 

Tive a sorte de ter duas empresas compradas por outras. Como declaro isso no IRS? É como se tivesse sido uma venda certo? Na prática foi isso que aconteceu, a empresa maior fez uma "tender offer" para me comprar as acções que eu tinha. Por isso assumo que no IRS seja uma venda "normal", ou seja, declaro a diferença entre o preço de venda e o preço de compra. Certo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

há 1 hora, DAMP disse:

Excelente discussão, este tópico cada vez fica mais interessante. 

Tenho porém uma dúvida sobre acções: 

Tive a sorte de ter duas empresas compradas por outras. Como declaro isso no IRS? É como se tivesse sido uma venda certo? Na prática foi isso que aconteceu, a empresa maior fez uma "tender offer" para me comprar as acções que eu tinha. Por isso assumo que no IRS seja uma venda "normal", ou seja, declaro a diferença entre o preço de venda e o preço de compra. Certo? 

Exato.

Foi sempre uma venda :) 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com estes eventos de queda no mercado, recebo um mail da DEGIRO a avisar : 'Notificação de posições com 10% (ou mais) de movimento'

Isto é apenas um aviso ou além da depreciação que tive eles cobraram(taxa) sobre a depreciação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/01/2020 às 11:06, rui_marreiros disse:

Olha eu também tenho andando a ver e para mim existem dois:

XBI -SPDR - manter a longo prazo - empresas solidas de BIO - 18% a 10 anos

BBC - para ir vigiando, pois pode fechar, embora seja altamente lucrativo e aposta nas medias e pequenas

Ambos são de distribuição. Porque não de acumulação? Encontrei estes, e acho que estou bastante inclinado para investir no iShares Nasdaq US Biotechnology UCITS ETF (IE00BYXG2H39). O das doenças órfãs também merece a minha consideração, acho que no futuro vai continuar a haver investimento nestas áreas. 

IE00BQ70R696

IE00BYXG2H39

DE000A2H9VJ3

A desvantagem destes em relação aos americanos parece ser mesmo o potencial de valorização e o valor absoluto que as cotações atingem não ser muito elevado, segundo o histórico. Deve ter a ver com o baixo valor de AUM não?

Editado por DAMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, LopesHolder disse:

Com estes eventos de queda no mercado, recebo um mail da DEGIRO a avisar : 'Notificação de posições com 10% (ou mais) de movimento'

Isto é apenas um aviso ou além da depreciação que tive eles cobraram(taxa) sobre a depreciação?

É um aviso, se não estou em erro até é obrigatório agora avisar.

Também vou recebendo essas regularmente ahahah

Os USA começaram agora a fechar escolas e alguns serviços, à semelhança do que nós fizemos a semana passada, e a Itália à 3 semanas.

Se no final desta semana/início da próxima tiverem os tais 14 dias de quarentena, como estamos a fazer aqui, as coisas ainda vão piorar mais em termos dos índices mundiais e americanos.

Passado esse tempo acredito que as mortes atinjam o seu pico e que comece-se a estabilizar um pouco a situação.

Não vejo as coisas a melhorarem em menos de 1 mês. Estou preparado para comprar a partir daí! Previa que o S&P500 descesse aos 2400, mas já estamos nesses valores e isto ainda está longe de terminado portanto quem sabe até onde vai descer... Só posso dizer que estou contente por poder futuramente comprar ações tão baratas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    49 minutes ago, CountingCents said:

É um aviso, se não estou em erro até é obrigatório agora avisar.

Também vou recebendo essas regularmente ahahah

Os USA começaram agora a fechar escolas e alguns serviços, à semelhança do que nós fizemos a semana passada, e a Itália à 3 semanas.

Se no final desta semana/início da próxima tiverem os tais 14 dias de quarentena, como estamos a fazer aqui, as coisas ainda vão piorar mais em termos dos índices mundiais e americanos.

Passado esse tempo acredito que as mortes atinjam o seu pico e que comece-se a estabilizar um pouco a situação.

Não vejo as coisas a melhorarem em menos de 1 mês. Estou preparado para comprar a partir daí! Previa que o S&P500 descesse aos 2400, mas já estamos nesses valores e isto ainda está longe de terminado portanto quem sabe até onde vai descer... Só posso dizer que estou contente por poder futuramente comprar ações tão baratas.

Verdade, eu adotei a estratégia de fazer compras no mercado todos os meses para longo prazo mas com isto estou indeciso se faço compras este mês ou acumulo o valor deste mês mais do mês de Abril e compro no mês de Abril. Se for neste mês é com objectivo de rebalancear a carteira se for no próximo rebalanceio e adiciono mais um ou 2 ativos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meus amigos, tendo em conta a "prometida" OPA do Benfica SAD às ações por 5€ cada, e estando a cotar neste momento a 3,13€ algum de voces ja ponderou comprar algumas para depois vender na OPA, caso a promessa de compra vá em frente a 5€?
    De 3,13€ para 5€ vai um lucro muito grande, mas como ja li por ai, hà risco de a OPA nem vir a aconteçer e ficamos com a batata na mao.
    Saudações a todos!
    NascimentoPT

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente não vendi nada (e se calhar até o devia ter feito mas pronto) nem comprei nada.

A minha maior posição é na TDSA e custa-me não reforçar ainda a este preço. Mas já é uma posição tão grande da minha carteira que se por acaso corre mal fico desvastado....
    Estou a pensar entrar no BCP, Mastercard e Xiaomi bem como ETF's .

Vamos ver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, CountingCents disse:

Eu pessoalmente não vendi nada (e se calhar até o devia ter feito mas pronto) nem comprei nada.

A minha maior posição é na TDSA e custa-me não reforçar ainda a este preço. Mas já é uma posição tão grande da minha carteira que se por acaso corre mal fico desvastado....
    Estou a pensar entrar no BCP, Mastercard e Xiaomi bem como ETF's .

Vamos ver...

Devias sinceramente ponderar vários factores.

1) Risco global (recessão)

2) Balanço da empresa

3) Falência

A TDSA é uma empresa que entra na categoria "especulativa" caso contrário não estaria com este MC (e todos os problemas actuais). Não se reforça empresas com esta tendência. Compra-se/reforça-se empresas com bons fundamentais e que possam aguentar cenários de crise mundial. A TDSA tem um elevado risco de falir.

Senão fizer obras - não recebe. Continua a ter de pagar as dívidas. Os seus clientes com esta situação global, podem nem conseguir pagar-lhe e entretanto a TDSA pediu dinheiro emprestado.

Sinceramente desejo-te boa sorte na TDSA mas devias ponderar "vender" em vez de "reforçar". (Atenção que isto não é recomendação nenhuma).

Xiaomi e Mastercard (faz todo o sentido) ainda que seja melhor esperar para se perceber o impacto :) 

BCP é outra que nem sequer merece olhar para ela...tendência claramente descendente. Quebrou mínimos e repara na desvalorização que teve. Correres o risco de perderes uma subida de 50% não merece o risco dela descer mais 20/30%...

Não que eu goste do PSI20 mas tens melhores opções (ALTRI, JMT (que costuma ser muito forte em bear markets), GALP (caso haja inversão na tendência do petróleo, senao é deixar cair bastante), REN (por volta de 1,90€ vale uma entrada com "cuidado").

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Cardoso24 disse:

Devias sinceramente ponderar vários factores.

1) Risco global (recessão)

2) Balanço da empresa

3) Falência

A TDSA é uma empresa que entra na categoria "especulativa" caso contrário não estaria com este MC (e todos os problemas actuais). Não se reforça empresas com esta tendência. Compra-se/reforça-se empresas com bons fundamentais e que possam aguentar cenários de crise mundial. A TDSA tem um elevado risco de falir.

Senão fizer obras - não recebe. Continua a ter de pagar as dívidas. Os seus clientes com esta situação global, podem nem conseguir pagar-lhe e entretanto a TDSA pediu dinheiro emprestado.

Sinceramente desejo-te boa sorte na TDSA mas devias ponderar "vender" em vez de "reforçar". (Atenção que isto não é recomendação nenhuma).

Xiaomi e Mastercard (faz todo o sentido) ainda que seja melhor esperar para se perceber o impacto :) 

BCP é outra que nem sequer merece olhar para ela...tendência claramente descendente. Quebrou mínimos e repara na desvalorização que teve. Correres o risco de perderes uma subida de 50% não merece o risco dela descer mais 20/30%...

Não que eu goste do PSI20 mas tens melhores opções (ALTRI, JMT (que costuma ser muito forte em bear markets), GALP (caso haja inversão na tendência do petróleo, senao é deixar cair bastante), REN (por volta de 1,90€ vale uma entrada com "cuidado").

Obrigado pelos conselhos Cardoso.

Não acho que a TDSA seja "especulativa" como dizes. Sem dúvida que existe um risco de falta de liquidez caso as obras não sejam pagas. Mas tenho plena confiança que isso não irá acontecer num espaço de 2 anos, só mesmo caso isto se torne o Armaggedon! :P

Eles Têm obras prestes a acabar, empreendimentos em Lisboa já 75% vendidos e ainda em construção bem como negócios que estão em fase terminal. A Venezuela foi sem dúvida uma fase negra que parece estar já ultrapassada e agora surgiu o novo problema do preço do gasóleo que acaba por prejudicar a liquidez de Angola. Mas eles têm obras no Brasil a acabar e o consórcio com os chineses também deve estar seguro, fora um concurso que ganharam para uma ponte ou que é.

Mas é como tudo, numa situação como a que estamos a viver é díficil de perceber o que se vai passar. O que sei é que estava confiante em ser acionista desta empresa quando ela valia 12 e 15 cents por ação pelo que agora me sinto ainda mais confiante que vai voltar a estes valores. Mas lá está... Não vou reforçar para já devido a já ser uma posição tão grande da minha carteira.

Mastercard gostava de poder comprar quando o seu MarketCap descesse dos 200B, mas só quando esta situação estiver mais "resolvida".

Xiaomi acho que vão surpreender neste trimestre. Só a quantidade de máscaras e hand sanitizers que têm vendido ahah, tudo esgotado.

Relativamente ao BCP... Custa-me muito ver um banco Português com esta valorização rídicula... Vale menos do que a Injeção que o NB vai levar? Custa-me a acreditar caramba!

Relativamente ao resto do PSI20 não tenho feito análise às contas dessas empresas e neste momento estou de olho mais no mercado Americano, que a descer por aí abaixo de certeza vão aparecer ótimas oportunidades.

Obrigado uma vez mais pelos comentários, fazem-me sempre acalmar os ânimos aahah!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me de referir a  $SE Sea Limited, que já tenho posição há uns meses e que acredito que tenha saído ainda mais beneficiada desta quarentena.  Abaixo dos ~40$ devo reforçar mais um pouco que ainda é uma posição pequena que tenho.

Relativamente ao debate Visa vs Mastercard, que toda a gente tem, acho que qualquer uma das 2 é uma boa hipótese. Têm P/Es muito semelhantes. Pessoalmente tenho assistido no Continente Europeu a uma aposta mais forte por parte da Mastercard em Fintechs, Cryptobanks e etc... Que me deixa um pouco mais confiante para o futuro. É gosto pessoal :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma pequena carteira de acções, neste momento no PSI apenas vou olhar para a REN, apenas estou a avaliar quando entrar. já tenho altri, novabase, edp e estoril sol e mais uma ou outra. Vou tb entrar com algumas acções no mercado americano.

será que o dividendo da novabase, depois deste crash, que vai ser proposto AG a 20 maio se manterá ?

remuneração de 85 cêntimos de euro por acção - se  descer mais um pouco, irei reforçar.

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde, uma pergunta sobre degiro.

Em certas acçoes com dividendos para receber um dividendo extra de fidelização é necessario  "as ações não podem ser “ao portador” ou regime similar – devem estar registadas em nome do acionista".

numa conta basic da degiro dá para registar as acções em meu nome de graça ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oi @Cardoso24, tendo em conta que és das pessoas aqui com mais experiência em mercados bolsistas....economia...comportamentos de mercado....possivelmente já andas nisto à muitos anos e quem sabe até já podes ter passado por cenários parecidos, com o que estamos a passar neste momento (2008,2009....).

Pedia-te se podias dar a tua opinião em relação ao que está a acontecer nos mercados, devido a esta Pandemia.....e como será que achas que a economia vai reagir?

NA minha opinião......acho que vão surgir boas oportunidades, tendo em conta, que será um ciclo, como muitos outros que já houve. Se já acabou? Na minha opinião não.....mas também não sei quando vai acabar, nem a melhor altura para se voltar a comprar ações! Digo isto, porque a pandemia pode começar a ficar controlada, haver incentivos económicos por parte dos governos, e ser uma boa altura para se comprar ações, mas também tenho consciência que a maioria das empresas vão apresentar resultados muito maus na próxima apresentação....e quem sabe na outra seguinte.......e será que nessa altura......não vem tudo por aí abaixo novamente.....levando a uma recessão de mercado?!?!

P.S. falo no Cardoso24, porque tenho noção que tem muita experiência.....mas também sei que há mais pessoas aqui com muita experiência......

Estas questões que coloco estão abertas à opinião de todos e penso que até seria ou daria um bom “debate”, troca de ideias......todas as opiniões são válidas!! Tendo em conta, que acho que é um assunto que nos vai acompanhar por uns bons tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Cardoso24 disse:

Boas @MMendes obrigado pelas palavras mas são exageradas :)

Se analisarmos vários dados (passados) podemos verificar que esta queda foi a mais rápida, portanto não me surpreenderá que a recuperação seja do mesmo modo.

Vou simplificar muito o meu comentário, não entrando em pormenores muito técnicos e deixando um aviso que a minha opinião não deve ser encarada como recomendação.

O mercado antecipa os cenários. Portanto estaremos a descontar nesta altura (ver a totalidade da queda) os próximos 2 Qs.

Existem muitos cenários prováveis de acontecer e que serão mais gravosos conforme o tempo em que as Economias fiquem paradas. Duvido que o lockdown dure depois do final de abril. As medidas que outros países adotaram (exemplo Coreia ou Japão) tiveram sucesso e não é preciso "destruir" a Economia. Neste momento o que os "media" transparecem é que o tempo em que vamos ficar fechados será muito superior a 2 meses, duvido muito, e se tal acontecer então a recuperação será muito mais lenta (e complicada). Nem a própria China teve esse tempo todo "fechada", ainda que o regime deles seja muito diferente dos regimes ocidentais.

As tuas questões são pertinentes e haveria muito a dizer...

O que eu vejo para o CP?

É díficil nesta altura falar do CP quando existem tantos pontos negativos*, mas se pensarmos de forma contrária ao que vemos nas notícias, teremos uma resposta ;). Os cenários caóticos que se lê nesta altura falta-lhes muitas variáveis.

Não digo que seja impossível vermos do ponto de vista técnico o SP500 na zona dos 1500/1700 (em termos de extesão de movimento). Contudo, não vai acontecer em linha recta.

Quem tem uma postura de LP deve encarar este momento com calma. Oportunidades vão existir é preciso não ter pressa. Quando houverem sinais concretos de recuperação, então é de entrar.

Quem tiver uma postura de 20-30 anos, quando olhar para este evento, terá o mesmo sentimento que outros tiveram em 87, 2000, 2008...

Certezas ninguém tem. Mas quando vi hoje a abertura dos futuros do SP500, comecei por ficar tranquilo. Os gráficos são falíveis, mas o meu sugere uma recuperação nestes níveis, que deve ser aproveitada para vender algumas posições "mais fracas". (Nota: A volatilidade continua em níveis muito elevados. Ver VIX)

Não esquecer que provavelmente teremos alguns sectores a precisarem de serem salvos pelo estado, o que pelas quedas que temos visto será fácil de perceber quais serão.

Termino este comentário (que já estou a escrever desde as 10H00 - O teletrabalho tem destes inconvenientes :D), que cada um deve adotar a sua postura no mercado ao seu perfil de investidor. Se eu sou um investidor de LP porque é que estou diariamente a ver as cotações?

Não se esqueçam que é importante ver que o mercado tem o lado longo e o curto :)

* Quando existe muito pessimismo/negativismo, o efeito nos MFs é interessante.

Houvessem mais opiniões como a tua!!!

Como dizes e bem.....é a tua opinião....e não uma recomendação. Ainda assim gostei de ler o teu ponto de vista e tem sentido.

Era bom que este tema, tivesse desenvolvimento por parte de mais pessoas. É bom ler várias opiniões.

Mencionei-te, porque ao contrário do que dizes, vejo-te como alguém com experiência no assunto.....mas não querendo fazer de ti...um guru ou algo do género....até porque.....até os melhores analistas, nem sempre têm uma previsão certeira, contudo, conseguem fundamentar bem aquilo que dizem.

O objectivo, quando coloquei este tema...ou questões......seria mais para entender o ponto de vista de cada um....tendo em conta a experiência que têm.

Eu vejo a situação actual, como mais um ciclo que irá ficar para a história do mercado bolsista, da economia mundial.......se irá acabar numa recessão?!?! Não sei.......

Na tua opinião poderá ser algo, que tal como chegou rápido.....e igualmente rápido “rebentou” com todos os ganhos que muitas cotadas estavam a ter, da mesma maneira o mercado e economia podem vir a recuperar rápido.......talvez....e aí concordo contigo.....desde que a situação não se arraste por muito tempo.

A china, tratou essa situação....e o que é certo é que lojas, fábricas....etc....estão a voltar ao activo.....e acredito que a sua economia comece a recuperar rapidamente........agora será, que depois de isso e de muitas teorias da conspiração (que podem ou não ser válidas), não irá haver uma nova guerra comercial entre US e China?!?!? É porque algo me diz que a economia americana vai sofrer mais do que a Chinesa......e se o Trump começar a ver que a China os vai ultrapassar em termos de potencia comercial....ou economia......vai haver confusão.

O trump vai fazer de tudo para travar o crescimento da economia chinesa.

DowJ desceu dos 29000...para os 18900 (hj)..... Nasdaq.....dos 9000 para 6900......SP500....dos 3300, para 2274...........grandes quedas......

Veremos......mas amanhã deve voltar a descer.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

Estava a pensar comprar Ações via ActivoBank, mas tenho dúvidas nas oções de compra. No Tipo de Ordem aparece "Ao melhor preço" ou "A preço certo". Qual é a diferença? Se colocar que quero comprar ações pelo valor de 1 euro, "Ao melhor preço" vai fazer o quê extamente, gastar 1.1 euros ou 90 cêntimos?

Obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 horas, Diogobc disse:

Por outro lado isto é só mais um vírus que estará controlado em pouco tempo, tem uma taxa de mortalidade baixa, muitos infectados sem sintomas ou problemas graves. Não quero desvalorizar mas quem acordasse agora de um coma de uns anos facilmente acharia que estavamos perante uma nova peste negra. A comunicação social juntamente com as redes sociais criam um pânico muito desajustado da realidade

Penso o que se fez no Japão é o mais adequado, nada parou, senão pontualmente ... tem o primeiro caso desde 10 Janeiro e até agora tem pouco mais de 1k infectados, embora tenha 42 mortos, também é um dos países com elevada população idosa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Algumas acções "anti corona"

XgXbN3h.png

- Drägerwerk: máscaras, ventiladores.

- Gilead: fabricante do antiviral remdesivir,  um dos mais promissores em testes.

- Zoom Video: software de comunicação / video conferência.

A Gilead poderá ser uma boa aposta se os resultados dos testes forem positivos - esperados no fim do mês. Os outros já subiram bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites