Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

se comprar acções este mes por exemplo da REN ou EDP, posso receber os dividendos de 2019 este ano?

Em caso de receber os dividendos ,recebo os dividendos na totalidade , mesmo comprando agora ou apenas uma parte?

Obrigado e desculpem-me a ignorância neste assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

O dividendo é atribuído (um valor por acçao) a quem detém acçoes da empresa numa determinada data (o dia a seguir é chamado dia ex-dividendo).

Assim sendo, a resposta é sim. Se comprar acçoes REN, EDP ou outra empresa qualquer que venha a atribuir dividendo, até ao dia anterior ao dia ex-dividendo, receberá o respetivo.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 25/02/2020 às 15:41, Michael Corleone disse:

Desculpem a pergunta de alguém que quer começar a perceber um bocado disto mas “explicando a um miúdo” de uma forma básica como funciona as ações: por exemplo a Tesla estar com valor de compra de 805 e ao comprar o valor pode subir ou descer consoante a “saúde” da empresa? 

Está certo, mas mais simplista era difícil... Todos começámos sem perceber nada disto, não há perguntas parvas. Aconselho a não comprar acções sem antes ler bastante e aprender sobre o assunto. Este fórum tem bastante informação, há uma tópico de livros recomendados que facilmente encontra. Há outros fóruns e há muitos livros sobre acções e ETF's e tudo o mais...

Aconselho vivamente a não comprar acções para já, e também a não comprar Tesla nestes valors

Dois erros que me parece que todos cometemos no início:

- Achar que uma acção que já subiu muito vai continuar a subir e temos de entrar o mais rápido possível - o chamado FOMO (Fear Of Missing Out)

- Achar que uma acção a 2€ está muito mais barata do que uma acção a 20€. Na realidade o valor da acção não quer dizer nada só por si, temos que ver quantas acções estão em circulação e, a partir daí, perceber se a capitalização da empresa em bolsa está ajustada ou não. Exemplo simples, para mim a Facebook está relativamente barata a 200$ e a AMD está caríssima a 50$.

Editado por Investidor Falhado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/02/2020 às 01:47, CountingCents disse:

Tava a ver, o gráfico dessa ação estava em subida... Aconteceu a 2ª opção então. A 1ª implicava ter perdido dinheiro.

Parabéns pela aposta!

Parece que não há parabéns a dar! Já voltou tudo aos valores de entrada ahahah. Lá foram os meus 20% embora

há 26 minutos, Diogobc disse:

Está certo, mas mais simplista era difícil... Todos começámos sem perceber nada disto, não há perguntas parvas. Aconselho a não comprar acções sem antes ler bastante e aprender sobre o assunto. Este fórum tem bastante informação, há uma tópico de livros recomendados que facilmente encontra. Há outros fóruns e há muitos livros sobre acções e ETF's e tudo o mais...

Aconselho vivamente a não comprar acções para já, e também a não comprar Tesla nestes valors (e eu tenho acções da Tesla).

- Achar que uma acção que já subiu muito vai continuar a subir e temos de entrar o mais rápido possível - o chamado FOMO (Fear Of Missing Out)

- Achar que uma acção a 2€ está muito mais barata do que uma acção a 20€. Na realidade o valor da acção não quer dizer nada só por si, temos que ver quantas acções estão em circulação e, a partir daí, perceber se a capitalização da empresa em bolsa está ajustada ou não. Exemplo simples, para mim a Facebook está relativamente barata a 200$ e a AMD está caríssima a 50$.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entretanto não resisti, e fui às compras :) Comprei posições pequenas na Visa e Sony. Estive para reforçar o IWDA mas vou esperar mais uns dias...

Haja coragem! Eu acho que isto ainda vai descer mais até ao final da semana.

Normalmente, é em março que as empresas fazem divulgação de resultados do 1º trimestre. Receiam quedas devido às paragens de produção na china, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Diogobc disse:

Podes recomendar algum livro em Português por favor? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/02/2020 às 15:41, Michael Corleone disse:

Desculpem a pergunta de alguém que quer começar a perceber um bocado disto mas “explicando a um miúdo” de uma forma básica como funciona as ações: por exemplo a Tesla estar com valor de compra de 805 e ao comprar o valor pode subir ou descer consoante a “saúde” da empresa? 

No LP sim.

No entanto a oscilação do valor de uma acção é feito com base nas expectativas dos investidores, num determinado momento.

O mercado não é racional e eficiente :) Tendo consciência destas premissas e ajustando o teu perfil de risco, aguentarás essas oscilações.

há 5 horas, Diogobc disse:

Aconselho vivamente a não comprar acções para já, e também a não comprar Tesla nestes valors (e eu tenho acções da Tesla).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entretanto não resisti, e fui às compras :) Comprei posições pequenas na Visa e Sony. Estive para reforçar o IWDA mas vou esperar mais uns dias...

Também não é preciso exagerar :D 

São situações completamente distintas e a AMD fez um turnaround da sua situação financeira (e inovou). Mesmo que a AMD venha aos 39/40$ novamente, direi o mesmo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Capital disse:

Parece que não há parabéns a dar! Já voltou tudo aos valores de entrada ahahah. Lá foram os meus 20% embora

Haja coragem! Eu acho que isto ainda vai descer mais até ao final da semana.

Normalmente, é em março que as empresas fazem divulgação de resultados do 1º trimestre. Receiam quedas devido às paragens de produção na china, certo?

Depende sempre do teu TF ;) 

A correcção ainda está longe de ter terminado e depois de ler vários comentários noutros fóruns e FB, faz todo o sentido ?.

Amanhã espero que as quedas aliviem um bocado e aproveitar para entrar no Vix :) 

Bons Investimentos e calma.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Depende sempre do teu TF ;) 

A correcção ainda está longe de ter terminado e depois de ler vários comentários noutros fóruns e FB, faz todo o sentido ?.

Amanhã espero que as quedas aliviem um bocado e aproveitar para entrar no Vix :) 

Bons Investimentos e calma.

Por TF queres dizer Time Frame?!

Também acho que isto ainda vai ter que falar até final da semana, mas também não me parece que seja a próxima crise.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 26/02/2020 às 17:33, Michael Corleone disse:

Podes recomendar algum livro em Português por favor?

Segue o tópico dos livros:

Quase todos os livros têm tradução em português. Agora se quer de um autor português é mais difícil... Os melhores que eu conheço são mais sobre análise técnica que, como já disse num post anterior, não é a melhor forma de decidir os nossos investimentos (na minha opinião).

Editado por Investidor Falhado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 26/02/2020 às 15:03, gatoazul disse:

se comprar acções este mes por exemplo da REN ou EDP, posso receber os dividendos de 2019 este ano?

Em caso de receber os dividendos ,recebo os dividendos na totalidade , mesmo comprando agora ou apenas uma parte?

Obrigado e desculpem-me a ignorância neste assunto.

Na data de ex-dividendo as que comprar não contam para dividendo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em como é que que esta queda afecta directamente e/ou indirectamente as empresas listadas (falando da nossa bolsa)? Estou a tentar perceber alguns pontos quer positivos quer negativos de uma empresa listada na bolsa. Sei que um dos pontos positivos é a entrada de mais capital por meio de distribuição de acções da respectiva empresa. 

Screenshot_20200228_155504_com.fusionmedia.investing.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/02/2020 às 03:29, CountingCents disse:

Não posso aconselhar, mas posso-te dizer onde ando a investir...

Teixeira Duarte, TDSA ; Sea Limited, SE; Mastercard, MA e estou agora de olho na Taiwan Semiconductor Manufacturing, TSM. Se alguém tiver conselhos/insights sobre esta última agradeço.

De resto ETF's globais são sempre bons investimentos.

Já agora, faço o mesmo.

FTCH, DBD (estou ver onde pára, PC interessante entre os 6$60 e os 7$, mas com a instabilidade que está, estou a ver e a esperar) e NOK.

Informei o melhor que consegui, fiquei com uma opinião destas empresas e fiz a minha aposta.

Editado por Hugo Ferraz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, LopesHolder disse:

Em como é que que esta queda afecta directamente e/ou indirectamente as empresas listadas (falando da nossa bolsa)? Estou a tentar perceber alguns pontos quer positivos quer negativos de uma empresa listada na bolsa. Sei que um dos pontos positivos é a entrada de mais capital por meio de distribuição de acções da respectiva empresa. 

Screenshot_20200228_155504_com.fusionmedia.investing.jpg

O conjunto das desvalorizações das várias empresas que estão no índice é que ditam a queda em X% do mesmo. No entanto o peso que cada empresa tem no índice é que acaba por determinar essa queda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Hugo Ferraz disse:

Já agora, faço o mesmo.

FTCH, DBD (estou ver onde pára, PC interessante entre os 6$60 e os 7$, mas com a instabilidade que está, estou a ver e a esperar) e NOK.

Informei o melhor que consegui, fiquei com uma opinião destas empresas e fiz a minha aposta.

Eu ando de olho nas de "energia limpa / nova energia" - powercell, nel asa, ballard power - e do único controlador do espaço aéreo em bolsa, a ENAV de Itália.

Curiosamente são das poucas que ainda têm YTD positivo à data de hoje.

USvvPxb.png

Não cheguei a entrar em nenhuma. Entretanto com o crash vou esperar até começarem as recuperações.

Das que tinha fiquei praticamente sem nada, já que os stoplosses foram praticamente todos activados. Fiquei somente com BASF, Sixt, JM, GALP e Navigator.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Diogobc disse:

Então mas a Nvidia ainda acabou o dia a crescer quase 7%?? Isto há coisas... lol

@Hugo Ferraz Fiquei curioso com a Farfetch, porque apostas nela? Analisei-a há uns tempos e não fiquei com grande coisa positiva para dizer... quero saber se estou a ver mal :)

Garantidamente não sou uma referência. Sem qualquer falsa modéstia, eu não levaria a minha opinião muito a sério, sou apenas um curioso, que está a tentar aprender alguma coisa.

Dito isto, o que me chamou a atenção da FTCH foi um um artigo (não me lembro qual, talvez este) que li pouco antes dos resultados do 3º trimestre do ano passado, e fiquei curioso no negócio.

Uma plataforma para artigos de luxo de moda, sem constrangimentos de stocks, pois apenas ligava vendedores a clientes. Achei um nicho interessante, e o que não falta são interessados, principalmente miudos com acesso a cartões de crédito gold dos papás (foi a 1ª imagem mental com que fiquei depois de ler sobre o negócio, pegou :P).

Também achei piada o CEO/fundador ser português (tive a mesma reacção com a nomeação do actual CEO da KHC).

Depois foi o gráfico na altura. Uma IPO carota, que foi principalmente descendo, mais ainda após uma aquisição choruda de outra empresa (New Guards Group por $675 milhões), isto numa recém-chegada à bolsa. E parece que o mercado não gostou na altura, a ação despencou, e parou (até ao momento) nos ~7$. Nesse 3º trimestre houve uma subida muito grande no revenue (onde 25% foi atribuida à nova aquisição que o mercado não gostou mas que a FTCH quis apresentar como uma aposta ganha, afinal), e achei que talvez tivesse a tentar bater no fundo, que andasse para aparecer um ponto de viragem.

Fui lendo o que encontrei, fui acompanhando (manteve-se a subida de revenue, encaixou 250 M$ provenientes da tencent e dragooner por emissão de divida, e está a entrar no mercado chinês em parceria coa WeChat.

O que me pareceu mais uma vez uma boa jogada. É um país carregado de novos milionários e bilionários, desejosos de comprar luxos inacessíveis aos demais (a imagem de um cão com 4 smartwatches da Apple, apenas porque sim, veio-me à cabeça na altura). Também li algures que vai ficar, ou já tem, para gerir a plataforma online da Harrod's.

O que não gosto na FTCH: sofre dos males das empresas que quer focar-se no crscimento, não é rentável, nem sustentável, no médio / longo-prazo, se não crescer muito. E não espera ser rentável nos próximos 3 anos. Se não crescer rápido o suficiente, e mais difícil, se não conseguir fazer a transição para a sustentabilidade, morre. Ou é adquirida por uma amazon, alibaba ou ebay da vida.

Resumindo, gostei do conceito do negócio, e apostei que a empresa estava num ponto de viragem, a fazer movimentações que me faziam sentido. Acho que é uma aposta arriscada, mas vejo-lhe mérito. Agora é dar-lhe paciência (leia-se tempo), e acompanhar o que a empresa vai fazendo.

PS: Entrei um pouco antes desta crise do corona. Entre panico geral, fábricas paradas e incerteza, deve ser adicionar um bom bocado de água fria à fervura que esta ação quer ter (leia-se crescimento), mas espero que, mais a longo prazo, seja corrigido.

Perdoem o rant.

Editado por correcções ortográficas e um pequeno acrescento.

Editado por Hugo Ferraz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/28/2020 at 8:59 PM, Cardoso24 said:

O conjunto das desvalorizações das várias empresas que estão no índice é que ditam a queda em X% do mesmo. No entanto o peso que cada empresa tem no índice é que acaba por determinar essa queda.

O que gostava de saber é uma empresa tendo uma queda no mercado (como aconteceu esta semana) o que afecta na empresa em termos económicos (internos)? Só afecta o individuo que tiver acções da empresa certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Abri conta na degiro e estava a pensar se será uma boa opcção comprar acções esta semana.... devido ao corona virus muitas acções desceram...

Acham bem comprar agora? Que acções recomendam nesta altura?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/02/2020 às 23:04, Diogobc disse:

Então mas a Nvidia ainda acabou o dia a crescer quase 7%?? Isto há coisas... lol

@Hugo Ferraz Fiquei curioso com a Farfetch, porque apostas nela? Analisei-a há uns tempos e não fiquei com grande coisa positiva para dizer... quero saber se estou a ver mal :)

Isso são só variações de CP. Espera por mais umas semanas...

A 28/02/2020 às 22:10, CDCD disse:

Eu ando de olho nas de "energia limpa / nova energia" - powercell, nel asa, ballard power - e do único controlador do espaço aéreo em bolsa, a ENAV de Itália.

Curiosamente são das poucas que ainda têm YTD positivo à data de hoje.

USvvPxb.png

Não cheguei a entrar em nenhuma. Entretanto com o crash vou esperar até começarem as recuperações.

Das que tinha fiquei praticamente sem nada, já que os stoplosses foram praticamente todos activados. Fiquei somente com BASF, Sixt, JM, GALP e Navigator.

Só tens essas ações porque pagam dividendos, certo? É que GALP...com esta tendência do petróleo, pode vir a passar muito mal no CP (e MP).

há 17 horas, LopesHolder disse:

O que gostava de saber é uma empresa tendo uma queda no mercado (como aconteceu esta semana) o que afecta na empresa em termos económicos (internos)? Só afecta o individuo que tiver acções da empresa certo?

Não podes pensar assim...

Uma ação desce porque as expectativas dos vários investidores num determinado momento se alteraram (e porque devido ao vírus os resultados dessa empresa vão ser prejudicados. Mas nem todas vão ser afectadas da mesma forma).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros