Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

10 hours ago, tmiranda said:

Boas,

Já reparam nas ações da EDP? A subir á mais de um mês e a atingir máximos históricos?

O que terá gerado esta valorização? Será que a tendência é continuar a subir... valerá a pena investir?

Cumprimentos

Vê as últimas notícias e o último relatório - '2019 Operating Data' ?

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/01/2020 às 11:22, tmiranda disse:

Boas,

Já reparam nas ações da EDP? A subir á mais de um mês e a atingir máximos históricos?

O que terá gerado esta valorização? Será que a tendência é continuar a subir... valerá a pena investir?

Cumprimentos

Sim as ações da EDP estão mesmo num período interessante. Talvez devido às divulgações da HSBC sobre o preço-alvo da ação que subiu para os 4,40€. https://www.jornaldenegocios.pt/trading/detalhe/hsbc-sobe-preco-alvo-da-edp-com-um-potencial-de-subida-de-16

O que me preocupa mais é exatamente o facto de já ter atingido valores recorde e por ter já havido uma sequência grande de dias em que as ações sofrem um aumento do preço. A melhor entrada para mim seria sempre quando os valores estão baixos mas quem sabe se estas continuam a subir ainda mais...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    12 hours ago, Capital said:

A empresa que tinha referido anteriormente está a encaminhar a subida!

Como posso saber quando é a apresentação de resultados?

Eu há menos de um mês vi o plano que aqui colocou em investir uma soma considerável do seu capital nas acções dessa empresa porque, segundo o que disse, tinha bastante conhecimento do seu potencial e confiança na sua subida vertiginosa.

Nessa altura tomou a decisão de investimento sem sequer saber essa informação?

Editado por Francisco_
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Francisco_ disse:

Eu há menos de um mês vi o plano que aqui colocou em investir uma soma considerável do seu capital nas acções dessa empresa porque, segundo o que disse, tinha bastante conhecimento do seu potencial e confiança na sua subida vertiginosa.

Nessa altura tomou a decisão de investimento sem sequer saber essa informação?

Sim, fi-lo. Fi-lo com conselhos de quem está por dentro, fi-lo com expectativa de que a eletrificação veio para ficar e que isso fará a tar empresa subir bastante. Uma quantia considerável do meu capital não é nada de extraordinário portanto não tive grandes medos. Sou convicto no longo prazo e aguento bem perdas grandes. Como referi anteriormente, entrei no mundo especulativo das crypto e isso tornou-me meio resistente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, Capital said:

Sim, fi-lo. Fi-lo com conselhos de quem está por dentro, fi-lo com expectativa de que a eletrificação veio para ficar e que isso fará a tar empresa subir bastante. Uma quantia considerável do meu capital não é nada de extraordinário portanto não tive grandes medos. Sou convicto no longo prazo e aguento bem perdas grandes. Como referi anteriormente, entrei no mundo especulativo das crypto e isso tornou-me meio resistente.

Compreendo, nao duvido da sua resistência a perdas, mas acrescendo o facto de ter tido acesso a informaçao previligiada, porque razao investir sem obter na altura uma informaçao como a que aqui veio agora perguntar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    há 3 horas, Capital disse:

Não conheço a sua história de investimentos nem o que sabe ou não sobre essa empresa (eu não sei nada) mas prevejo já uma de duas situações a acontecer no futuro:

- A aposta corre mal, perde uma parte considerável do seu capital, aprende uma boa lição. Começa a investigar mais, a ler e a perceber o que é uma carteira de investimentos com pés e cabeça, e começa a investir bem. A longo prazo ganha dinheiro.

- A aposta corre bem, passa a achar que é fácil encontrar empresas subvalorizadas, com P/E baixos e coisas que ninguém no mercado está a ver além de si, e continua a fazer apostas arriscadas sem qualquer tipo de diversificação, e acaba a perder todo o seu capital a longo prazo.

Espero sinceramente que aconteça a primeira opção!

Para não estar só a dizer mal, olhei muito rapidamente para a empresa, e:

- Sendo uma Small Cap, o revenue cresceu "apenas" uns 10% 2016-2017 e uns 4% 2017-2018. O lucro até caiu ligeiramente de 2017 para 2018, e as perspectivas de 2019 até preveêm uma descida tanto do revenue como do lucro. Medo...

- O balanço não é mau para uma empresa assim, mas também não é fantástico...

- Cash flow negativo, não é anormal, mas tem vindo a crescer (portanto mais negativo) drasticamente.

Não percebo nada deste mercado, até pode ser ua boa aposta e ter vantagens competitivas que eu desconheço, agora apostar "tudo" ou pelo menos muito numa só acção é um erro de principiante.

Não queria ser muito agressivo, mas não quero que cometa erros que eu estive perto de cometer...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Diogobc disse:

Não conheço a sua história de investimentos nem o que sabe ou não sobre essa empresa (eu não sei nada) mas prevejo já uma de duas situações a acontecer no futuro:

- A aposta corre mal, perde uma parte considerável do seu capital, aprende uma boa lição. Começa a investigar mais, a ler e a perceber o que é uma carteira de investimentos com pés e cabeça, e começa a investir bem. A longo prazo ganha dinheiro.

- A aposta corre bem, passa a achar que é fácil encontrar empresas subvalorizadas, com P/E baixos e coisas que ninguém no mercado está a ver além de si, e continua a fazer apostas arriscadas sem qualquer tipo de diversificação, e acaba a perder todo o seu capital a longo prazo.

Espero sinceramente que aconteça a primeira opção!

Para não estar só a dizer mal, olhei muito rapidamente para a empresa, e:

- Sendo uma Small Cap, o revenue cresceu "apenas" uns 10% 2016-2017 e uns 4% 2017-2018. O lucro até caiu ligeiramente de 2017 para 2018, e as perspectivas de 2019 até preveêm uma descida tanto do revenue como do lucro. Medo...

- O balanço não é mau para uma empresa assim, mas também não é fantástico...

- Cash flow negativo, não é anormal, mas tem vindo a crescer (portanto mais negativo) drasticamente.

Não percebo nada deste mercado, até pode ser ua boa aposta e ter vantagens competitivas que eu desconheço, agora apostar "tudo" ou pelo menos muito numa só acção é um erro de principiante.

Não queria ser muito agressivo, mas não quero que cometa erros que eu estive perto de cometer...

Eu estou no início sim, considere-me um jovem e bastante principiante!

Obrigado pelas críticas duras, com elogios todos lidamos bem! Ser agressivo quando acha que deve ser é bom no meu ponto de vista!

Algum livro que me recomende para começar a analisar indicadores e poder tomar decisões mais sustentadas? Neste caso em específico, dado que não encontro o prospecto diretamente no motor de busca, como encontrou analisou toda essa informação? Pergunto isto com humildade!

Não apostei tudo e só apostei dinheiro que não preciso, apostei menos de 30% da carteira e o restante apostei em produtos mais diversificados!

há 2 horas, Francisco_ disse:

Compreendo, nao duvido da sua resistência a perdas, mas acrescendo o facto de ter tido acesso a informaçao previligiada, porque razao investir sem obter na altura uma informaçao como a que aqui veio agora perguntar?

Crença, talvez, o que não faz com que esteja certo ?! Tenho de ler muito sobre mercados para começar a tomar decisões mais sustentadas!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Diogobc disse:

@Capital Os livros acima referidos são boas indicações, segue também o tópico aqui do fórum com muita informação:

Quanto à informação sobre a empresa, uso normalmente o Yahoo Finance, e tirei as conclusões com uma passagem de olhos rápida pelos 3 relatórios financeiros (separador "Financials") normalmente disponíveis: Income Statement, Balance Sheet e Cash Flow. Não chega, mas é um bom princípio saber olhar para estes documentos. No início comprei acções sem sequer saber olhar para isto, foi só porque "toda a gente recomenda" e é "óbvio que isto é uma boa empresa", entre outras...

Além disto há vários indicadores como o PE (Price to Earnings) ou o PS (Price to Sales) entre muitos muitos outros. Depois é bom conhecer a história da empresa, os accionistas, os planos, ler os Earning Reports normalmente trimestrais onde está toda a informação financeira mas também as perspectivas futuras, os planos etc... Depois conhecer o mercado onde a empresa actua, a concorrência, um toquezinho na legislação e políticas também pode ser útil em empresas energéticas...

Bom tudo isto é um resumo muito pequenino do que é a Análise Fundamental de uma empresa. Existe também a Análise Técnica que consiste em olhar para gráficos e prever o futuro olhando para o passado. Eu como não acredito em futurologia... não ligo nenhuma a esta análise, apesar de ser importante reconhecer que tem fundamentos técnicos credíveis. Não acho é que seja útil para tomar decisões, apenas para compreender o funcionamente situacional dos mercados.

Nao me quero alongar muito mais, também só tenho ano e meio disto mas acho importante referir outro aspecto: Existem milhares ou milhões de pessoas que trabalham há anos a fazer uma gestão activa de acções e, no fim de contas, a esmagadora maioria não bate a média de crescimento dos índices bolsistas. Se os profissionais, treinados, com experiência e tempo diário dedicados a estas análises não batem o mercado, quem sou eu para o bater?

-----------------------------------------------------------------

Pessoalmente tenho neste momento cerca de 18% da carteira alocada a cerca de 15 acções individuais e o objectivo é reduzir para 10% apenas. Porque não eliminar? Bom estar contra as probailidades não quer dizer que não tenha a sorte de as bater. E se arriscar 10% numa probabilidade pequena mas possível de encontrar uma Amazon ou uma Nvidia no tempo certo... e ter uma valorização de 100%, 200%, 500%... a mim parece-me bem.

Cada vez estou mais focado em growth stocks e ando a olhar para small caps também... Qual o sentido de andar a comprar value stocks se já estou nos Etf's de índices? Se é para arriscar, que seja para ter ganhos a sério. Infelizmente não tenho capital suficiente para viver de dividendos, aí a aposta seria outra.

E a Tesla sobe e sobe e sobe... Incrível. Os resultados são bons mas estamos num momento de FOMO que vai ter certamente uma correcção jeitosa... ou não! Who knows lol

O difícil não é ter valorizações de 100/200%. Basta ver o que o mercado fez nos últimos 2 anos (nem é preciso recuar mais atrás). 

O difícil é aguentar ações que tem potencial e valorizaram muito e não vender ;)  Nem é preciso pensar muito (APPLE, AMZN, FB...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/02/2020 às 18:05, Diogobc disse:

@Capital Os livros acima referidos são boas indicações, segue também o tópico aqui do fórum com muita informação:

Quanto à informação sobre a empresa, uso normalmente o Yahoo Finance, e tirei as conclusões com uma passagem de olhos rápida pelos 3 relatórios financeiros (separador "Financials") normalmente disponíveis: Income Statement, Balance Sheet e Cash Flow. Não chega, mas é um bom princípio saber olhar para estes documentos. No início comprei acções sem sequer saber olhar para isto, foi só porque "toda a gente recomenda" e é "óbvio que isto é uma boa empresa", entre outras...

Além disto há vários indicadores como o PE (Price to Earnings) ou o PS (Price to Sales) entre muitos muitos outros. Depois é bom conhecer a história da empresa, os accionistas, os planos, ler os Earning Reports normalmente trimestrais onde está toda a informação financeira mas também as perspectivas futuras, os planos etc... Depois conhecer o mercado onde a empresa actua, a concorrência, um toquezinho na legislação e políticas também pode ser útil em empresas energéticas...

Bom tudo isto é um resumo muito pequenino do que é a Análise Fundamental de uma empresa. Existe também a Análise Técnica que consiste em olhar para gráficos e prever o futuro olhando para o passado. Eu como não acredito em futurologia... não ligo nenhuma a esta análise, apesar de ser importante reconhecer que tem fundamentos técnicos credíveis. Não acho é que seja útil para tomar decisões, apenas para compreender o funcionamente situacional dos mercados.

Nao me quero alongar muito mais, também só tenho ano e meio disto mas acho importante referir outro aspecto: Existem milhares ou milhões de pessoas que trabalham há anos a fazer uma gestão activa de acções e, no fim de contas, a esmagadora maioria não bate a média de crescimento dos índices bolsistas. Se os profissionais, treinados, com experiência e tempo diário dedicados a estas análises não batem o mercado, quem sou eu para o bater?

-----------------------------------------------------------------

Pessoalmente tenho neste momento cerca de 18% da carteira alocada a cerca de 15 acções individuais e o objectivo é reduzir para 10% apenas. Porque não eliminar? Bom estar contra as probailidades não quer dizer que não tenha a sorte de as bater. E se arriscar 10% numa probabilidade pequena mas possível de encontrar uma Amazon ou uma Nvidia no tempo certo... e ter uma valorização de 100%, 200%, 500%... a mim parece-me bem.

Cada vez estou mais focado em growth stocks e ando a olhar para small caps também... Qual o sentido de andar a comprar value stocks se já estou nos Etf's de índices? Se é para arriscar, que seja para ter ganhos a sério. Infelizmente não tenho capital suficiente para viver de dividendos, aí a aposta seria outra.

E a Tesla sobe e sobe e sobe... Incrível. Os resultados são bons mas estamos num momento de FOMO que vai ter certamente uma correcção jeitosa... ou não! Who knows lol

Muitíssimo obrigado pelo teu contributo! Vou estudar melhor o Yahoo Finance! Quanto à tal empresa, eu vou deixar lá o capital com consciência que posso perder tudo. Penso como tu, não compro especificamente Apples ou teslas porque tenho os ETF's que já as detêm. No portfólio de ETFs tenho 20% SP500 60% MSCI e ainda estou a ver qual o ETF de obrigações para alocar os restantes 20%.

Quanto à Tesla, não tenho coragem de entrar e até lá, posso estar a perder imenso, mas sinto que aquilo vai explodir um dia e voltar aos normais 150 ou 300. Acredito na tesla como futuro, mas nunca assim com uma subida tão repentina.

Empresa portuguesa cotada que eu acho que não vai ter sucesso nenhum é a Farfetch, mas enquanto lá tiver amigos que ganham bastante bem, espero que continue aberta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Cardoso24 disse:

Almost ready ?

Ainda que a vela de hoje indique exaustão (ainda vejo um TG máximo nesta expansão)

Quase 19% das acções em negociação estão Short:

Citação
    Short Percent of Float
    18.64 %

http://shortsqueeze.com/shortinterest/stock/TSLA.htm

E a MYO? Apenas hoje:

+114.71%

Já parece os loucos dias das Dot.com. Com PME a dispararem.

há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

E a MYO? Apenas hoje:

+114.71%

MYO já está +161.54%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 03/02/2020 às 22:00, Cardoso24 disse:

O difícil não é ter valorizações de 100/200%. Basta ver o que o mercado fez nos últimos 2 anos (nem é preciso recuar mais atrás). 

O difícil é aguentar ações que tem potencial e valorizaram muito e não vender ;)  Nem é preciso pensar muito (APPLE, AMZN, FB...)

Pois, daí a análise fundamental ter de estar muito bem feita e se puder estar escrita numa folhinha de excel, melhor. Se soubermos as razões porque temos uma acção e nada de fundamental mudar, é mais fácil estarmos imunes às subidas e descidas.

A 04/02/2020 às 16:05, sepol disse:

Boa tarde,

Além da Degiro, podem dar-me sugestão de outros bancos/brokers que não cobrem comissões pelo pagamento de dividendos?

Obrigado. 

Abraço

Que eu saiba, não existem em Portugal. Mas da minha análise (não actualizada em 2020) as melhores opções em termos de preçário são o Banco Invest ou o Banco Carregosa.

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Rick Lusitano disse:

E a MYO? Apenas hoje:

+114.71%

MYO já está +161.54%

Essa também a sigo ?

Afinal a vela de ontem (tão bem conhecida) indica que teremos 2/3 dias de desvalorização e depois estabiliza para voltar a descer nas semanas seguintes.

No entanto como é a TESLA tudo pode acontecer ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Diogobc disse:

Pois, daí a análise fundamental ter de estar muito bem feita e se puder estar escrita numa folhinha de excel, melhor. Se soubermos as razões porque temos uma acção e nada de fundamental mudar, é mais fácil estarmos imunes às subidas e descidas. Posto isto, terás que admitir que a Tesla tem sido difícil de lidar lol. Acho que já vi e revi a minha análise à empresa mais de 10 vezes no último mês :P  Continuo no longo prazo e sem pensar em vender. Agora se continua a subir... diria que começo a ponderar uma venda nos 1000$ - 1200$. Tenho um preço de compra de 220$, duvido que volte lá mas... também pode nunca voltar aos tais 1000$. É que por muito que confiemos no futuro da empresa, diria que a sobrevalorização se torna superior à confiança.

Que eu saiba, não existem em Portugal. Mas da minha análise (não actualizada em 2020) as melhores opções em termos de preçário são o Banco Invest ou o Banco Carregosa.

Em termos fundamentais a TESLA não vale nem 100$ por isso não podemos ir por aí...

A TESLA não tem sido mais difícil de lidar do que outras ações que tenho. Apesar de toda esta especulação, existem casos muito piores, um deles é a AXSM mas o sector é completamente diferente. 

Tens um preço excelente e não vale a pena falar em patamares. 1000/1200

1500/3000

500/600

etc 

Se a ideia é a de fazer trading tens de vender neste momento (ou fazer hedge) e não é ficar a pensar “e se” for aos 1500? Ou 2000? Pode nunca atingir esses valores e pode voltar aos 200$.

Eu tenho a TESLA com outras empresas. Se gostava que todas fizessem 500% em tão pouco tempo? Claro que sim, mas o objectivo é de ter manter por um prazo maior.

Nao vou comparar empresas, mas que tem alguma FANG pensa em vender? Encontra melhor no mercado? 

Eu não sei qual será o preço da TESLA no final do ano. Se 300 ou 1000$ mas se fechar nos 300 não ficarei chateado. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde há uns tempos que mergulhei fundo no mundo da Tesla. Quanto mais sei, mais acredito no longo prazo. A análise fundamental não funciona na Tesla, tem todos os ingredientes para ser um vencedor e isso já está incluído no preço. O risco no entanto permanece.

Estes últimos dias têm sido desconfortáveis para quem quer manter posições longas. Uma subida destas claramente não era sustentável. Um misto de short squeeze, hype e FOMO.  Roçava a especulação, do género BTC. A meu ver, é saudável que faça um bom pull back. Se pesquisarem no reddit, a quantidade de pessoal que estava em call options, em completo modo gambling. Há pessoal que fez lucros incríveis, pagou casas, carros..

Agora uma coisa é certa, o futuro é a electrificação, nem que demore décadas. E a atual concorrência vai ter que shiftar de combustão interna para elétricos a perder dinheiro investido em ambos.

A minha posição está definida e não vendo nos próximos largos anos. Não preciso do dinheiro. E como estou tão confiante, vou fazer swing trade com a Tesla numa "carteira satélite". À medida que for descendo, vou fazendo DCA através de acções fracionárias na revolut.  ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, fousa disse:

Desde há uns tempos que mergulhei fundo no mundo da Tesla. Quanto mais sei, mais acredito no longo prazo. A análise fundamental não funciona na Tesla, tem todos os ingredientes para ser um vencedor e isso já está incluído no preço. O risco no entanto permanece.

Estes últimos dias têm sido desconfortáveis para quem quer manter posições longas. Uma subida destas claramente não era sustentável. Um misto de short squeeze, hype e FOMO.  Roçava a especulação, do género BTC. A meu ver, é saudável que faça um bom pull back. Se pesquisarem no reddit, a quantidade de pessoal que estava em call options, em completo modo gambling. Há pessoal que fez lucros incríveis, pagou casas, carros..

Agora uma coisa é certa, o futuro é a electrificação, nem que demore décadas. E a atual concorrência vai ter que shiftar de combustão interna para elétricos a perder dinheiro investido em ambos.

A minha posição está definida e não vendo nos próximos largos anos. Não preciso do dinheiro. E como estou tão confiante, vou fazer swing trade com a Tesla numa "carteira satélite". À medida que for descendo, vou fazendo DCA através de acções fracionárias na revolut.  ?

Em relação ao último parágrafo, isso é que é muito perigoso...

há 6 horas, fousa disse:

Entretanto , há duas semanas, reforcei boeing a 306$. Hoje um boeing 737 parte-se em três na Turquia. Imaginei logo as consequências no valor das acções.. afinal subiu ?

A BA está péssima do ponto de vista técnico. O seu auge passou e os problemas que tem tido não auguram um bom futuro.

Para mim é um short em cada spike ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dito assim pode parecer perigoso, mas nas acções fracionárias coloco quantias muito pequenas mesmo.

O meu portfolio está muito simples, o lado passivo com FI e ETF's de índices, PPR. No lado activo tenho acções individuais, que são "play money", para satisfazer o lado activo da coisa e que acaba por me manter disciplinado no lado passivo.

BA vou despachar no dia que levantarem a interdição dos  Boeing 737 MAX ?

Editado por fousa
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites