Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

há 1 hora, rui_marreiros disse:

No meu caso, também comprei e vendi com mais valias e voltei a investir. O que devo declarar?

Obrigado

Deves declarar todas as compras e vendas feitas em 2019.*

Não interessa se reinvestiste. Longe vai o tempo em que havia “benefícios fiscais” para quem investia em ações. Se calhar é uma das razões do nosso principal índice estar completamente pobre (a outra foram as falências que entretanto ocorreram).

*Do saldo apurado resulta as mais ou menos-valias :) 

Edit: Parabéns por teres agitado novamente este tópico ;) 

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, rui_marreiros disse:

No meu caso, também comprei e vendi com mais valias e voltei a investir. O que devo declarar?

Obrigado

há 3 horas, Tiago Cardoso 17 disse:

Tenho uma questão.

Este ano entrei pela primeira vez em bolsa e comprei uma determinada ação. Vendia-a também no decorrer deste ano com mais valias.

Uso a degiro e o montante ainda continua lá (não o transferi para a minhha conta corrente.) Tenho de declarar as mais valias no IRS a fazer em 2020? Se sim como englobo a compra e venda desta açao no meu irs?

Obrigada a todos

Boa noite,

Quando o sujeito passivo é residente em Portugal e realiza mais-valias com a venda de ações portuguesas, regra geral, é-lhe aplicada uma taxa autónoma de 28%. Estas mais-valias não são tributadas por retenção na fonte (ao contrário dos juros ou dividendos..), devendo o contribuinte declará-las ao Fisco na declaração de IRS do ano em que se realizam, mas que só é entregue no ano seguinte, no anexo G.

Também se pode optar por fazer o englobamento, mas, regra geral, e para a maioria dos contribuintes, o englobamento não compensa....

Abraço. 

há 1 hora, Cardoso24 disse:

edit: Parabéns por teres agitado novamente este tópico ;) 

Realmente, acho que este tópico precisa de animação ?

Há por aí gente buy and hold? Como estão a planear as compras para janeiro?

Estou com liquidez, vamos lá ver se é bom tempo de ir às compras: -)

P.S. um bom ano para todos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Cardoso24 disse:

Deves declarar todas as compras e vendas feitas em 2019.*

Não interessa se reinvestiste. Longe vai o tempo em que havia “benefícios fiscais” para quem investia em ações. Se calhar é uma das razões do nosso principal índice estar completamente pobre (a outra foram as falências que entretanto ocorreram).

*Do saldo apurado resulta as mais ou menos-valias :) 

Edit: Parabéns por teres agitado novamente este tópico ;) 

Eu estive a fazer trading com CFD, indices US500 US30, UST100 e AUS200, fiz mais valias mas não sei quanto fiz em cada caso, dos indicies americanos (sorte de principiante). Tenho de pedir a corretora uma discriminação ou meto tudo no mesmo saco? e os valores ainda estão em dólares australianos e americanos. Vai ser uma bela confusão o meu IRS este ano. Também fiz trading com ETFs na DEGIRO. Para as P2P também tenho de declarar cada uma ou meto por país?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, sepol disse:

Há por aí gente buy and hold? Como estão a planear as compras para janeiro?

Estou com liquidez, vamos lá ver se é bom tempo de ir às compras: -)

Eu estou a juntar para ir ao mercado, não tanto em buy e hold mas buy e sell se a queda for acentuada, ou atingir o espero. Tive à 20 anos uma má experiência com ações da EDP e DeutschTelekomem que não quero voltar a repetir. Agora estou em buy e stoploss, e só entro numa ação sabendo o que aceito perder. Prefiro reentrar quando o preço estiver mais baixo e recuperar. Faz uma ano que voltei as compras de investimentos de risco e tenho aprendido muito, mas sei que não sei grande coisa. Todos os dias aprendo qualquer coisa. Este ano é para mim o ano zero. Espero chegar ao fim com algum lucro, mas sei que arrisquei muito, tenho bons ganhos e boas perdas(possíveis em P2P). Já sei que terei mais dinheiro do que aquele que tinha antes, o que não é mau.

Agora vou e assisto a todos os cursos que me fornecem gratuitos, para aprender e conhecer os vários mercados. Dentro de dias vou a um de forex para aprender, pode ser que experimente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre a declaração de IRS têm de ser declaradas todas as mais-valias obtidas durante o ano 2019 e isto são todas as vendas efetuadas (positivas e negativas) somadas. O reinvestimento não tem benefícios fiscais (infelizmente).

@rui_marreiros fazes buy & hold de cfds? Podes partilhar mais sobre isto?

Aproveito para desejar um bom ano. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, rui_marreiros disse:

Eu estive a fazer trading com CFD, indices US500 US30, UST100 e AUS200, fiz mais valias mas não sei quanto fiz em cada caso, dos indicies americanos (sorte de principiante). Tenho de pedir a corretora uma discriminação ou meto tudo no mesmo saco? e os valores ainda estão em dólares australianos e americanos. Vai ser uma bela confusão o meu IRS este ano. Também fiz trading com ETFs na DEGIRO. Para as P2P também tenho de declarar cada uma ou meto por país?

As corretoras enviam-te em Janeiro um mapa “simplificado” (por operação) e um “global” para veres os teus saldos globais apurados. No entanto convém sempre confirmar! No meu caso enganara-se numa operação que envolveu um RSS.

Em relação à última parte (P2P - já sabes que tenho uma opinião muito controversa...), mas respondendo à pergunta, não faz sentido declarar por pais. Só fazia sentido caso houvesse retenção no país da fonte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, rmesq disse:

fazes buy & hold de cfds? Podes partilhar mais sobre isto?

Os CFDs só faço quando estou inspirado e é para trading de um dia ou dois. Os CFD de indices podiam ser utilizados como ETF de indices ou alanvacados, depende quanto te queres expor ao risco. 

Supõe que existe o seguinte ETF cuja unidade é o indice US500, o seu valor é 3200, se tiveres 32000 euros compras 10 unidades, está alavancado de 10. Se o indice subir para 3300 num  mês tu ganhas no teu ETF 1000 euros porque tinhas 10 unidades, se ele descer para 3100 perdes 1000 euros, como um ETF. Estou certo?

Uma vantagem do CFD é que tu não precisas dos 32000 euros, basta teres 2000 euros para essa potencial perda.

Qual é o problema? é se a meio do jogo atinges essa perda, sais fora e para entrares têns de repor ou jogar com menos. Por isso tens de ter nervos e reagir rapidamente e sair a uma perda de 320 euros e esperar para entrar, ou então utilizar outra estratégia, que eu chamo de buy e sell e stoploss aos dois(ou não), e estar sempre de vigia ao indice e esperar por uma grande descida ou subida para poderes fazer dinheiro, pode levar horas ou não acontecer nada naquele dia. Esta estratégia tem um problema, os custos das corretoras que te levam parte do lucro. Em 500 euros que tu fazes pagas 300 euros, ou sejas ficas com 200 euros. Ficas frustrado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros

Ainda há dias tinha ações da TILRAY e vendi com perda de 200 euros.  De acordo com este artigo ainda não são boa compra as Cannabis. Vou aguardar, embora vá entrar numa que tem dinheiro na Cannabis e na Farmacia. Se a Cannabis demorar a render pode ser que a Farmacia comece a dar dinheiro.

https://www.investors.com/news/marijuana-stocks-good-buy/?src=A00220&yptr=yahoo

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, rui_marreiros disse:

Ainda há dias tinha ações da TILRAY e vendi com perda de 200 euros.  De acordo com este artigo ainda não são boa compra as Cannabis. Vou aguardar, embora vá entrar numa que tem dinheiro na Cannabis e na Farmacia. Se a Cannabis demorar a render pode ser que a Farmacia comece a dar dinheiro.

https://www.investors.com/news/marijuana-stocks-good-buy/?src=A00220&yptr=yahoo

Em relação à TLRY não comento ? 

Eu estava a referir-me à CGC no patamar dos 18$. Em termos técnicos estão a formar o que espero ser um round bottom.

A TLRY deverá seguir qualquer movimento brusco que aconteça. Prefiro outras opções neste segmento. 

Se gostas de volatilidade, vê a KERN ligada a este segmento (numa vertente diferente). Os spikes que faz são brutais :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    A 02/01/2020 às 20:38, Cardoso24 disse:

Se gostas de volatilidade, vê a KERN ligada a este segmento (numa vertente diferente). Os spikes que faz são brutais :) 

Estive a ver a KERN, sim é boa, é pena enquanto não encontrar uma corretora com baixos custos (<7 euros) não irei fazer trading, mas vou aguardar a descida até ao 3 euros para entrar, o MACD diz-me que deve lá chegar.

Editado por rui_marreiros
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/12/2019 às 22:46, rui_marreiros disse:

Olá a todos. Era investidor em P2P, Fundos e ETFs. Agora estou a transferir uma parte das P2P para stocks.

Em stocks estou investindo nas BIO Pharma, para além do Cardoso mais alguém anda neste tipo de stocks?

Também ando nas bio ;). Tenho acções de umas startups Americanas, até ver tem corrido bem, que 2 já foram compradas. Tem imensa volatilidade, já estive a perder bastante dinheiro, a ganhar ainda mais e agora estou meio neutro. 

Ando à procura de um ETF para bio, alguma sugestão?

Editado por DAMP
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 9 horas, DAMP disse:

Ando à procura de um ETF para bio, alguma sugestão?

Olha eu também tenho andando a ver e para mim existem dois:

XBI -SPDR - manter a longo prazo - empresas solidas de BIO - 18% a 10 anos

BBC - para ir vigiando, pois pode fechar, embora seja altamente lucrativo e aposta nas medias e pequenas

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/12/2019 às 14:26, Diogobc disse:

Se calhar é melhor é esperarmos sentados, que afinal continua tudo a subir :P

Aproveito para fazer um update à minha carteira de acções. Neste momente detenho o seguinte:

Aphria / Activision / Broadcom / AB Inbev / Caterpillar / Cisco / CVS Health / Disney / Estoril Sol / Facebook / Intel / Microsoft / Nvidia / SLBenfica / Tesla / TakeTwo

Quero livrar-me da Aphria assim que houver uma subida. Vender as do Benfica na OPA, mas se alguém as quiser comprar já a 4.90€, está a vontade :P Estou na Tesla a longo prazo, está decidido! Facebook continuo a longo prazo mas tenho uma posição que talvez esteja a ficar grande demais, representa cerca de 12.5% da carteira de acções e 2.5% da carteira total... Não sei se venda uma parte ou não... E por fim quero diversificar mais a carteira por áreas de negócio diferentes. Saúde, segurança, finanças, energia, imobiliário...

Alguém paga o Seeking Alpha ou usam só o que é grátis? A parte (paga) dos ratings e financials é engraçada... mas 30$ por mês :s  Uso o Yahoo Finance e o Stock Flare, mas o Seeking Alpha tem bastante informação e é user friendly...

É verdade..... o Sell-OFF de Dezembro não existiu.....kakakakakaka.

Mas o otario do Trump fez o favor de arranjar o sell-off com este ataque ao Irão. Sell-off esse que acho que vai continuar, visto que a tensão entre os US e Irão está a aumentar de dia para dia.......vamos ver se não vem para aí uma guerra.... :(

Eu uso a versão gratis do Seeking Alpha....também concordo que tem informação muito util......depois também uso, o Yahoo Finance, StockMaster, Webull (isto tudo em aplicações no tlm).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Pessoal....

Um Bom Ano a todos.....e que façam uns bons investimentos......

Estive a ler as respostas para trás........e pelo que vejo, têm falado de Cannabis e Bio......e Farmacêuticas.....

Eu sou um investidor com um grande numero de empresas relacionadas com o Cannabis.....neste momento sinto-me um pouco defraudado com as mesmas.....mas tudo serve de lição.....investi forte nessa “bolha”......que depressa rebentou.......

Mas como sou teimoso.....perdido por cem...perdido por mil.......e vender a perder....não vendo......até hoje sempre consegui manter este pensamento.....e só por uma vez (nervos de principiante), vendi a perder.

Como o dinheiro que tenho investido.....nunca seria para ser usado “para comer”......não tenho pressa......e um dia ha de subir.......

Voltando as ações......uma das empresas que me apanhou na curva, foi a GWpharma.....acho que é uma empresa com muito potencial....mas teve uma descida muito acentuada.....no entanto continuo a achar que é uma boa empresa....com uma boa margem de progressão......

Agora vou andar estes primeiros meses muito ocupado, mas assim que der, vou actualizar o meu gráfico com o meu portfolio.....

Como não vou ter muito tempo para seguir o mercado, já deixei stoploss em tudo o que são ações em que estou a lucrar........não vá o conflito US - Irão.......rebentar para uma guerra e o mercado vir por aí abaixo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 4 minutos, MMendes disse:

Como não vou ter muito tempo para seguir o mercado, já deixei stoploss em tudo o que são ações em que estou a lucrar........não vá o conflito US - Irão.......rebentar para uma guerra e o mercado vir por aí abaixo.

Pode não valer de nada ... ainda à dias tinha um stoploss numa e quando fui abrir à hora do mercado já tinha perdido 30% (anuncio dos resultados da faseII -encerrada a investigação).

É verdade que para mercado aberto até os ETFs tem stoploss - 2,5%

o que está a perder desde a entrada está tudo livre, mas é erro, deveria ter colocado em alguns um stoploss.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tesla e Alibaba estão com lucros interessantíssimos ? Devia-me ter alavancado até ao tutano ? Facebook também não tem desiludido.

Para swing trade tenho boeing, entrei a 334$ em novembro,  chegou aos 370$ e estupidamente não vendi.Também tenho twitter nos 31$ e picos, que por aí tem permanecido, aguardo uma boa saída. 

E é tudo... Estou a pensar comprar UBER a 31$ e picos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/01/2020 às 02:30, fousa disse:

Tesla e Alibaba estão com lucros interessantíssimos ? Devia-me ter alavancado até ao tutano ? Facebook também não tem desiludido.

Para swing trade tenho boeing, entrei a 334$ em novembro,  chegou aos 370$ e estupidamente não vendi.Também tenho twitter nos 31$ e picos, que por aí tem permanecido, aguardo uma boa saída. 

E é tudo... Estou a pensar comprar UBER a 31$ e picos 

Tesla é para manter. Ainda falta esfolar muito curto ??

FB é sempre manter bem como APPLE e companhia :) 

BA não gosto.

TWTR não vendo. Tem tudo para ser um ano fantástico.

UBER deu sinal de compra cá em baixo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se alguém acompanha o mercado Português, mas a Teixeira Duarte já vai com +60% nos últimos 6 meses, e não planeio vender em breve. Já aqui tinha falado dela há uns meses atrás e provou-se a teoria. Desde que o Millenium deixou de despejar as ações que o stock tem vindo a subir (a acompanhar a boa performance da TD).

Tesla já vendi... Não aguento uma subida tão acentuada, não me parece muito racional por parte do mercado ehehe, mas acredito no potencial para subir de futuro, espero que volte a descer para os 200 e tal para comprar

Editado por CountingCents
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/01/2020 às 20:21, CountingCents disse:

Não sei se alguém acompanha o mercado Português, mas a Teixeira Duarte já vai com +60% nos últimos 6 meses, e não planeio vender em breve. Já aqui tinha falado dela há uns meses atrás e provou-se a teoria. Desde que o Millenium deixou de despejar as ações que o stock tem vindo a subir (a acompanhar a boa performance da TD).

Tesla já vendi... Não aguento uma subida tão acentuada, não me parece muito racional por parte do mercado ehehe, mas acredito no potencial para subir de futuro, espero que volte a descer para os 200 e tal para comprar

Cada vez menos acompanho o mercado português...

Mas tinha reparado no sinal que a TDSA deu ;)  No entanto a diferença é abismal para uma ação dos US, que teria feito logo 40% num dia.

A subida na TESLA não parece muito racional? Tens ações que fazem 1000% em poucos meses...

Se olhares à subida da TESLA desde os máximos anteriores, talvez tenhas outra visão. 

No máximo vejo a TESLA a retrair até aos 330/350$ but you never know. Os resultados vão ditar o rumo :) 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites