Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

A 12/06/2019 às 01:40, fousa disse:

@rmesq, a maneira mais simples de te juntares ao "lado negro da força" é comprar puts.

Short é muuuuuuuito perigoso. Para além dos juros, pagares dividendos do bolso se existirem, a perda pode ser gigantesca. Muitíssimo para além do que investes. Precisas de ter conta aberta com margem, nesse dinheiro não te pagam juros. Se a tua posição se deteriora, és obrigado a cobrir ou fecham-te a posição. Até podes acertar no short, mas nunca tens a flexibilidade de um long que consegue sobreviver a tempestades. 

Não chamaria “lado negro” porque um mercado é feito de longos e curtos. 

O short só é perigoso senão houver controlo e gestão de risco

Editado por Cardoso24
    Faltava uma palavra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

A 15/06/2019 às 16:48, figboy disse:

Boa tarde a todos. Ando a querer aprender mais sobre ações e gostaria de saber quais são os livros que já leram e que recomendam.

Obrigado

Para já podes começar por ler este tópico......já é um bom começo.

Depois tens alguns sites na net que te dão algumas dicas.

https://www.investors.com/how-to-invest/how-to-invest-in-stocks-stock-market-for-beginners/

https://www.investopedia.com/articles/basics/06/invest1000.asp

https://www.nasdaq.com/investing/start-investing-1000.stm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, MMendes disse:

Este tópico já estou a acompanhar e tenho lido o que vão dizendo.

Obrigados pelos sites

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Investidor Falhado

@MMendes Pegando no teu post da página anterior sobre a tua estratégia, eu compreendo a tua ideia, e quando andava ainda só a ler também concluía que “vai ser comprar e daqui a 10 anos logo se vê e está bom! Easy game!”. Mas cada vez mais discordo de ser completamente lazy. Primeiro vamos todos morrer, o que invalida a estratégia e o argumento do daqui a 100 anos vale mais do que agora de certeza. E eu posso morrer com 90 anos mas também posso morrer com 50 e o tempo que cá estou é para aproveitar :)  Poupar para a reforma como regra para mim não serve...

Acho importante saber porque é que temos x acção e qual é a estratégia tendo em conta esse motivo. Se souber estas duas coisas, mesmo sem perceber muito de análise empresarial ou contabilista, torna-se fácil definir momentos de compra ou venda e estimar um valor para cima e para baixo. Mas escrever “acho que esta empresa vai valer mais daqui a 5 anos” não chega obviamente! Contra mim falo mas tenho tentado alterar os “achos” por alguma informação com bases, o que permite facilmente verificar a todo o momento se a estratégia se mantém ou não.

E não esquecer que é preciso o dobro dos ganhos para compensar as perdas!

Isto só para dizer que esperar “eternamente” porque algum dia a acção irá subir não me parece argumento forte o suficiente para manter uma acção. Claro que há casos e casos...

Editado por Investidor Falhado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/07/2019 às 10:23, Diogobc disse:

Ora boas, fazendo aqui um update à minha situação, neste momento tenho:

Aurora Cannabis / Aphria / Activision / SLBenfica / Canopy Growth / Estoril Sol / Facebook / Hexo Corp / Intel / Microsoft / Nvidia / Renault / Tilray / Take two

Sinceramente nas acções de cannabis estou um bocado perdido. A estratégia inicial era longo prazo nas mais interessantes e esperar que alguma(s) cresça mas acho que vou repensar a estratégia. Talvez adoptar uma estratégia de curto prazo tipo Tesla possa ser mais interessante...

De resto erros graves, stoploss na Apple e não ter voltado a entrar, AMD e Heineken já contei, foi o mesmo problema.

Considerei entrar no BCP a curto prazo mas... um dos princípios que defini no início foi nunca investir em banca...

Sigo mais de 40 acções mas estou a considerar entrar nos próximos meses na Sony, Netflix, EA, Qualcomm, Jerónimo Martins, talvez Pepsi e/ou Coca cola... mas estou no limite da minha alocação para acções neste momento.

@MMendes Pegando no teu post da página anterior sobre a tua estratégia, eu compreendo a tua ideia, e quando andava ainda só a ler também concluía que “vai ser comprar e daqui a 10 anos logo se vê e está bom! Easy game!”. Mas cada vez mais discordo de ser completamente lazy. Primeiro vamos todos morrer, o que invalida a estratégia e o argumento do daqui a 100 anos vale mais do que agora de certeza. E eu posso morrer com 90 anos mas também posso morrer com 40 e o tempo que cá estou é para aproveitar :)  Poupar para a reforma como regra para mim não serve...

Acho importante termos um ficheiro com cada acção que compramos e escrever lá claramente porque é que temos aquela acção e qual é a estratégia tendo em conta esse motivo. Se souber estas duas coisas, mesmo sem perceber muito de análise empresarial ou contabilista, torna-se fácil definir momentos de compra ou venda e estimar um valor para cima e para baixo. Mas escrever “acho que esta empresa vai valer mais daqui a 5 anos” não chega obviamente! Contra mim falo mas tenho tentado alterar os “achos” por alguma informação com bases, o que permite facilmente verificar a todo o momento se a estratégia se mantém ou não.

Posto isto posso ter uma acção a perder 20% e estar descansado e posso ter uma a perder 10% e vendê-la... Depende. Mas também digo, dificilmente terei uma acção a perder 50%, acho que não faz sentido... ou já a vendi antes disso ou perdi-me na minha estratégia ou não estive atento a alguma informação... atenção não leves isto a mal. Eu vendi a AMD a 17 depois de a comprar a 20. Estou a ganhar na Nvidia neste momento mas entre compras e vendas no início, é das acções em que perdi mais dinheiro... Portanto disparates é comigo!

Isto só para dizer que esperar “eternamente” porque algum dia a acção irá subir não me parece argumento forte o suficiente para manter uma acção. Claro que há casos e casos...

Edit: Ps.: Neste momento não tenho nenhum stoploss activo. Até agora os stoplosses, quando bateram, foram sempre um erro. Portanto ou eu não os sei meter ou não os devo meter. Quando descobrir, digo qualquer coisa ?(é a primeira hipótese eu sei!)

Não levo a mal o que escreveste.

É a tua opinião e eu respeito-a.

Investir hoje...para vender amanhã....é algo que já fiz. Comprar hj, para vender daqui a 1 mês....tb é algo que já fiz.......depois tenho ações que comprei “hoje”....para ficar com elas.....o que vai acontecer no futuro?!?! Pois não sei....podem ser boas apostas...como más apostas!!! MAs não penso que vou morrer hoje, amanhã ou daqui a 40 anos.... se não, não tinha sequer começado a investir.....pois o dia de amanhã seria sempre uma incerteza.

Tenho uma empresa em que estou a perder 93%....sim 93%......se estou preocupado com ela?!? Nada......primeiro porque estamos a falar de um investimento muito baixo......e entre vender para recuperar 50€......prefiro esperar e ver o que dá......

Desde Abril de 2018, que foi quando voltei a sério a investir em bolsa.......já estive a ganhar mais de 3000€.......já estive a perder 6000€.......e neste momento com um Portfólio de 44 empresas.......estou com saldo positivo de cerca 2500€.......podia vender tudo neste momento....mesmo com empresas a perder 30, 40, 50, 60, 90%.....que ainda assim ia sair com lucro.

Mas por teimosia minha......a minha estratégia passa por vender a lucrar ou pelo menos a não perder.......e é assim que me vou manter.......

Não tinha Stoploss.....mas nesta altura de divulgação de resultados, achei por bem colocar nas empresas que estou a lucrar......isto porque já cometi o erro de não colocar no passado.....e depois tive de manter certas ações por muito tempo....ações essas que não fazia contas de as ter tanto tempo. 

Em relação às ações de cannabis que tenho.....são para manter.....estou mesmo a longo prazo......acredito que até 2025, muito vai acontecer neste nicho de mercado.

Das empresas que enumeraste destacava a Qualcomm.....o 5G está aí à porta e ela vai ser uma das que vai ser importante.

Em relação à Martins....cuidado. houve alterações de leis na Polonia e vão deixar marcas na JMT....para além de que está na casa dos 14€......eu esperava que elas baixassem para depois comprar.....visto ser uma das melhores empresas do PSI20.....na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiquei irritado comigo...

Tenho andado a seguir a Diebold Nixdorf e quando andava pelos 8$ altos, 9$ baixos, considerei entrar. Entretanto fiquei com receio, a empresa não parece ter as finanças muito em dia etc e tal.

Resultado: next quarter results e um rally que já vai nos 14$. :angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/07/2019 às 08:58, Hugo Ferraz disse:

Fiquei irritado comigo...

Tenho andado a seguir a Diebold Nixdorf e quando andava pelos 8$ altos, 9$ baixos, considerei entrar. Entretanto fiquei com receio, a empresa não parece ter as finanças muito em dia etc e tal.

Resultado: next quarter results e um rally que já vai nos 14$. :angry:

Acontece........ por isso é que investir em ações é sempre uma incerteza!!

Já me aconteceu vender ações antes da demonstração de resultados.....por achar que a ação vai descer.......e as vezes, mesmo os resultados não sendo os melhores.....mas porque dizem que esperam que os próximos resultados vão ser melhores......as ações sobem!!! Ou então empresas que batem as expectativas, mas como dizem que esperam um valor mais baixo nos próximos resultados.......as ações descem........ como eu fico quilhado...qd isso acontece!!! kakakaka

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês usam alguma estratégia para reduzir o valor a pagar às finanças sobre os lucros? (não estou a falar em fugas ao fisco, mas em sugestões do género de fazer compras para equilibrar a balança ou coisas do género)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, rmesq disse:

Vocês usam alguma estratégia para reduzir o valor a pagar às finanças sobre os lucros? (não estou a falar em fugas ao fisco, mas em sugestões do género de fazer compras para equilibrar a balança ou coisas do género)

Eu não!

Mas pelo que li......os “grandes investidores”, usam a estratégia de em Dezembro, venderem algumas posições, mesmo estando a perder. Voltando depois a comprar as mesmas ações em Janeiro..ou Fevereiro.......

Assim apresentam menos-valias......no IRS, balançando as mais-valias que tiveram.

Foi o que li.......e tem a sua lógica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/07/2019 às 12:23, Diogobc disse:

Ora boas, fazendo aqui um update à minha situação, neste momento tenho:

Aurora Cannabis / Aphria / Activision / SLBenfica / Canopy Growth / Estoril Sol / Facebook / Hexo Corp / Intel / Microsoft / Nvidia / Renault / Tilray / Take two

Sinceramente nas acções de cannabis estou um bocado perdido. A estratégia inicial era longo prazo nas mais interessantes e esperar que alguma(s) cresça mas acho que vou repensar a estratégia. Talvez adoptar uma estratégia de curto prazo tipo Tesla possa ser mais interessante...

De resto erros graves, stoploss na Apple e não ter voltado a entrar, AMD e Heineken já contei, foi o mesmo problema.

Considerei entrar no BCP a curto prazo mas... um dos princípios que defini no início foi nunca investir em banca...

Sigo mais de 40 acções mas estou a considerar entrar nos próximos meses na Sony, Netflix, EA, Qualcomm, Jerónimo Martins, talvez Pepsi e/ou Coca cola... mas estou no limite da minha alocação para acções neste momento.

@MMendes Pegando no teu post da página anterior sobre a tua estratégia, eu compreendo a tua ideia, e quando andava ainda só a ler também concluía que “vai ser comprar e daqui a 10 anos logo se vê e está bom! Easy game!”. Mas cada vez mais discordo de ser completamente lazy. Primeiro vamos todos morrer, o que invalida a estratégia e o argumento do daqui a 100 anos vale mais do que agora de certeza. E eu posso morrer com 90 anos mas também posso morrer com 40 e o tempo que cá estou é para aproveitar :)  Poupar para a reforma como regra para mim não serve...

Acho importante termos um ficheiro com cada acção que compramos e escrever lá claramente porque é que temos aquela acção e qual é a estratégia tendo em conta esse motivo. Se souber estas duas coisas, mesmo sem perceber muito de análise empresarial ou contabilista, torna-se fácil definir momentos de compra ou venda e estimar um valor para cima e para baixo. Mas escrever “acho que esta empresa vai valer mais daqui a 5 anos” não chega obviamente! Contra mim falo mas tenho tentado alterar os “achos” por alguma informação com bases, o que permite facilmente verificar a todo o momento se a estratégia se mantém ou não.

Posto isto posso ter uma acção a perder 20% e estar descansado e posso ter uma a perder 10% e vendê-la... Depende. Mas também digo, dificilmente terei uma acção a perder 50%, acho que não faz sentido... ou já a vendi antes disso ou perdi-me na minha estratégia ou não estive atento a alguma informação... atenção não leves isto a mal. Eu vendi a AMD a 17 depois de a comprar a 20. Estou a ganhar na Nvidia neste momento mas entre compras e vendas no início, é das acções em que perdi mais dinheiro... Portanto disparates é comigo!

Edit: Ps.: Neste momento não tenho nenhum stoploss activo. Até agora os stoplosses, quando bateram, foram sempre um erro. Portanto ou eu não os sei meter ou não os devo meter. Quando descobrir, digo qualquer coisa ?(é a primeira hipótese eu sei!)

Boas,

Onde compraste as ações da Estoril Sol?

Tinha algum interesse nessas ações, mas a oferta da DeGiro é muito baixa e as ações não são cotadas na Yahoo Finance, google etc...

Como avalias esse asset e como investes nele?

Estou bastante curioso ehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Investidor Falhado
    A 04/08/2019 às 03:28, CountingCents disse:

Boas,

Onde compraste as ações da Estoril Sol?

Tinha algum interesse nessas ações, mas a oferta da DeGiro é muito baixa e as ações não são cotadas na Yahoo Finance, google etc...

Como avalias esse asset e como investes nele?

Estou bastante curioso ehehe

@MMendes

A questão é que não podes pensar que vais morrer amanhã mas também não podes assumir que vives 100 anos. A não ser que tenhas / pretendas ter filhos e tenhas em vista deixar para eles. Eu não pretendo ter filhos portanto...

Esses 50€ de que falas, não estariam mais bem aplicados noutro sítio? Eu compreendo a tua postura mas eu não quero ser o investidor que entre 2008 e 2010 não vendeu nada porque “isto há-de subir”.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Entretanto a inversão da yield curve é um sinal preocupante... e não me parece que o Fed baixar os juros em setembro vá ajudar grande coisa...

https://finance.yahoo.com/video/yield-curve-inverts-recession-indicator-230412159.html

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após um período de ausência deste tópico...

Começo por dizer que só mesmo em Portugal é que deixam uma empresa como a COFINA encerrada, um dia, mesmo após ter sido prestada informação ao mercado!!!! ? mas isto nem é anormal afinal de contas hoje é feriado e alguém esqueceu-se...-.-

Pontos positivos neste ano, ganho de +300% na ARRY :D e venda em boa altura das acções da "moda", CGC, CRON...

Continuar a reforçar as Large Cap em momentos de pânico.

E continuo com a posição na TESLA e uma ida abaixo dos 200$ novamente não é de todo improvável. Dependendo da evolução do mercado e da empresa, pondero reforçar nessa zona com um TG de venda 2-3 anos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/08/2019 às 10:22, Diogobc disse:

@MMendes Jerónimo Martins tive uma ordem nos 12,85 quando caiu devido às notícias do tal imposto na Polónia. A acção foi aos 12,87€ e a ordem não bateu... foi pena. Não a compro nos preços que tem andado não... vou acompanhando.

A questão é que não podes pensar que vais morrer amanhã mas também não podes assumir que vives 100 anos. A não ser que tenhas / pretendas ter filhos e tenhas em vista deixar para eles. Eu não pretendo ter filhos portanto...

Esses 50€ de que falas, não estariam mais bem aplicados noutro sítio? Eu compreendo a tua postura mas eu não quero ser o investidor que entre 2008 e 2010 não vendeu nada porque “isto há-de subir”. 

Sem dar os exemplos dramáticos tipo BCP, eu comprei Take Two a 94$ e reforcei quando foi aos 88/89$. Na semana passada com a subida de 10% vendi o reforço que tinha feito (portanto vendi metade das acções a 125$). Vendi por achar que iria voltar a descer? Não, vendi por ser uma acção em que tinha um valor considerável investido e achei que seria melhor por algum desse valor noutra acção que tenha mais potencial de crescimento a partir de agora. Continuo a longo prazo, continuo a ver algum potencial de crescimento mas... não estou a ver a acção a crescer mais 20% nos próximos anos... Isto para dizer que há sempre momentos de venda seja a ganhar ou a perder. Posso não acertar neles mas que existem, existem ?

De facto o stoploss é que me continua a levantar muitas dúvidas, e agora com estas descidas novamente... Perco a oportunidade de vender com algum lucro e depois comprar mais barato, ou então vendo no momento mais baixo e nunca volto a comprar porque subiu a partir do stoploss... nunca sei o momento certo de vender e comprar... se soubesse é que também era estranho mas certamente tenho muito para aprender neste campo.

@Diogobca questão não é pensar que vou viver...10, 15 ou 20......não penso nisso.....Se fosse por aí não investia pq posso morrer já amanhã.

Tenho filhos, mas não sei se o portfolio que tenho vai passar para eles ou não....é algo que não me preocupa. Se passar, passou..... se não passar....é porque vendi e eles também vão usufruir dos ganhos da venda (sim.....ganhos, pq não vendo a perder......ou pelo menos até hoje só por uma vez isso aconteceu e foi por inexperiência).

Em relação ao stoploss......ainda agora vendi 3 ou 4 empresas, entre elas a Amazon, porque o stoploss foi activado. Depois foi só esperar que descesse abaixo do valor de venda.....e voltei a comprar outra vez. É assim que tenho usado o stoploss. Sempre com um valor um pouco acima do valor de compra+comissões, depois quando a posição é vendida, é andar atento para ver quando desce, para voltar a comprar......

A 16/08/2019 às 14:45, rmesq disse:

Boa tarde,

Ando à procura de alguma aplicação que me deixe ver o order book completo ou pelo menos com mais informação. A DeGiro na aplicação móvel não tem quase informação nenhuma.

Obrigado

order book? Ou queres uma aplicação onde possas carregar o teu portfolio e ires seguindo no tlm?!? 

Eu no meu telemovel (Iphone), tenho StockMaster, Webull, Yahoo Finance, SeekingAlpha e Bloomberg.

A que mais uso é a StockMaster.

A que me dá mais noticias sobre o meu portfolio criado é a SeekingAlpha e a Yahoo Finance

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comprei recentemente ações da Teixeira Duarte. A empresa parece-me bastante desvalorizada ao preço atual.

Tudo bem que tiveram problemas em Angola e a dívida é grande, mas tem vindo a diminuir a sua dívida desde a restruturação da mesma.

Têm conseguido manter a receita, sempre na ordem dos 300M trimestrais, e têm neste momento alguns bons empreendimentos como a Fábrica 1921 e o das Pedregueiras com os Chineses.

44Ms de valor de mercado parece-me baixo e acredito que suba novamente para os 0.25 por ação, ou 100Ms de Market Cap.

Algo para segurar durante 2 aninhos ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@MMendes o order book são as asks e as bids de uma determinada stock. Não sei se há um nome mais técnico mas acho que é normal, na DeGiro tens essa informação mas só da primeira de cada e eu queria ver o contexto total ou pelo menos maior que o disponível lá.

Conheces alguma?

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/08/2019 às 14:03, rmesq disse:

@MMendes o order book são as asks e as bids de uma determinada stock. Não sei se há um nome mais técnico mas acho que é normal, na DeGiro tens essa informação mas só da primeira de cada e eu queria ver o contexto total ou pelo menos maior que o disponível lá.

Conheces alguma?

Obrigado 

Claro.....o nome diz tudo......kakakakakaka.

Na aplicação StockMaster, tens as “asks” e “bids”, e quantidades...para que entendas qual a tendência do valor da ação.

Para alem de isso, tens o gráfico onde vês o volume e RSI........ e ainda te dá qual a tendência da ação, conforme o espaço temporal.

E dá-te mais informações....acho que é uma aplicação muito completa.

Mas como te disse.....eu tenho Iphone....muitas vezes certas aplicações há para iPhone, mas não há para Android..... e vice-versa.....

Ainda te dá em tempo real a valor das ações após o fecho do mercado e o pré-mercado.

Como te disse é a aplicação que mais uso.

Depois em termos de informação, uso Yahoo Finance, SeekingAlpha.....que me dá informações (noticias), sobre o portfolio criado por mim.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpa, tive medo de não ter sido claro e às vezes a falta de comunicação é um problema. Não possuo um iPhone portanto terei de procurar por algo similar (se alguém conhecer sff que sugira).

Realmente ter uma perspectiva geral de tendências ajuda nas entradas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

@MMendes

Em relação ao stoploss, o problema é quando a acção não desce mais e não tens a oportunidade de a comprar mais barata do que o que vendeste ou até do que compraste anteriormente...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Diogobc disse:

Entretanto, foi pena estar de férias e com pouco acesso à internet, não aproveitei a queda de meio de Agosto como devia mas ainda deu para bater mais uns stoploss que foram novamente erros, mas também diversificar e alterar um pouco a carteira de acções.

Vou criar um ficheiro para ir actualizando com todas as acções que pretendo comprar, o porquê e o valor de entrada. Num dia de quedas não tenho tempo para estar a rever cada acção uma a uma, analisar se está na altura de entrar ou não etc etc... e talvez fazer uma limpeza visto que estou a seguir perto de 80 acções... acho que me estou a dispersar demais.

É algo deste género que eu faço.

Faço pesquisas sobre algumas empresas que conheço, direta ou indiretamente, desde relatórios financeiros a projetos a decorrer etc. Estimo (completamente arbitrariamente) uma possível evolução da área/indústria/produto e tento perceber quanto a Empresa vale agora. Depois meto um "benchmark" que é o valor a que eu estou disposto a comprar as ações da Empresa. O caso mais recente que tenho em Mente é a Disney, que estou à espera que desça até ter um P/E de ~15. Nesse momento considero ser uma boa compra. Relativamente à Teixeira Duarte fiz o mesmo pensamento há um mês atrás e já está a dar lucros ;)

Acho que nos permite ser mais metódicos e menos impulsivos. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/08/2019 às 19:44, Diogobc disse:

@MMendes Para concluir a conversa, tenho a dizer que a esmagadora maioria das minhas vendas em perda revelaram-se um erro... portanto... o que eu digo vale o que vale lol

Em relação ao stoploss, o problema é quando a acção não desce mais e não tens a oportunidade de a comprar mais barata do que o que vendeste ou até do que compraste anteriormente... Dois exemplos que me aconteceram: Apple que comprei a 178 não pus stoploss na altura mas quando a acção passou os 205 pus um stoploss nos 185. Pareceu-me razoável... bateu o stoploss e é verdade que acção chegou a baixar aos 176 salvo erro. Mas nesse dia não comprei e rapidamente foi subindo subindo... e nunca mais comprei.

2º exemplo mesmo fresquinho: renault comprada a 53, stoploss perto do minimo do ultimo ano 47.90. Bateu o stoploss, não baixou mais, não voltei a comprar, já vais nos 51 e tal.

Qual foi o erro nestes stoploss? Não devia simplesmente pôr em acções de longo prazo? Devia pôr mais abaixo? Não sei...

Entretanto, foi pena estar de férias e com pouco acesso à internet, não aproveitei a queda de meio de Agosto como devia mas ainda deu para bater mais uns stoploss que foram novamente erros, mas também diversificar e alterar um pouco a carteira de acções.

Vou criar um ficheiro para ir actualizando com todas as acções que pretendo comprar, o porquê e o valor de entrada. Num dia de quedas não tenho tempo para estar a rever cada acção uma a uma, analisar se está na altura de entrar ou não etc etc... e talvez fazer uma limpeza visto que estou a seguir perto de 80 acções... acho que me estou a dispersar demais.

Cometi o mesmo erro com a TTWO, no inicio........ Comecei a ver a ação a descer.....e com a inexperiência acabei por vender a perder....passadas umas semanas subiu bastante.

Em relação aos Stoploss....... o que te posso dizer........ ainda à 5 minutos estive a carregar o meu portfolio com stoploss em todas as ações que me estão a dar lucro.

E ainda agora a GM foi vendida........ neste momento toda esta incerteza (FED e Trade War), estão a fazer com que o mercado esteja a ter um sell-off.

O mais certo é hoje ou 2afeira voltar a comprar a GM ainda mais barata.....ou não....

Em relação a vender com stoploss e depois ser complicado comprar.....tenho o caso da SHOP. Vendi por $256...... estava a espera que baixasse e hoje já esteve quase nos $400.

Também queria voltar a comprar......talvez espere por Dezembro (altura em que o mercado também desce muito), mas acredito que não vou voltar a comprar mais baixo do que o valor pelo qual eu vendi!!

Ainda assim acho que estás a olhar para a arvore e não para a floresta. Digo isto porque.....imagina que nunca tinhas comprado a Apple. E que estavas a pensar em entrar na Apple. Irias tentar arranjar uma altura para entrar na ação......certo? Acho que agora tens de fazer o mesmo que fizeste na primeira vez, sem pensares...”já a comprei mais barata”, porque o que interessa é desse momento para a frente. Até porque o que tu estás a passar já outros que a compraram por exemplo a $30 e venderam por $50, e que agora gostavam de ter novamente iram ter de passar. O que interessa é entrares bem novamente. Acho que neste momento talvez não seja a melhor altura.....digo eu.

Outro exemplo. Vendi o FB. Mas gostava de voltar a comprar. Não tenho pressa......primeiro porque esta historia do Anti-trust ainda não acabou e lá está.....penso que em Dezembro....tb vai estar mais acessível.....espero eu.

Esse control do ficheiro é bom! No inicio fiz o mesmo. Mas depois com tanto compra e vende......ficou difícil estar sempre a actualizar.....

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites