Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

• Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

A 11/07/2018 às 22:54, Visitante DavidK disse:

Estão a ligar muito ás notícias e pouco aos fundamentos...e não se esqueçam que nem tudo o que se lê nas notícias são verdades. Não se esqueçam das notícias que andaram a circular acerca do BES e do que se passou a seguir!

Como diz o ditado...nem tanto ao mar....nem tanto à terra!!

Verdade que não se pode ligar a todas as noticias, mas também não se pode ignorar!

Até porque as tendências no mercado são feitas, para além de outros factores, por especulação.

Há que dividir o trigo do joio......ainda agora e por causa de alguma especulação...a Netflix...veio por aí abaixo.....quem quis acreditar....vendeu desesperado....muitos não compraram por só ligarem às noticias.....já outros se calhar....encontraram uma maneira de entrar..... ;)

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão relativa a venda de acções: quando se dá uma ordem de venda de uma carteira comprada em vários lotes, de que lotes são as acções vendidas?

Exemplo fictício: 500 acções da mesma empresa compradas em 3 ordens distintas:

- ordem 1: 100 acções a 10€

- ordem 2: 250 acções a 11€

- ordem 3: 150 acções a 9€

Se a pessoa vendesse posteriormente 101 acções a 10€, além de obviamente ficar com 1010€ brutos, quais eram as acções que foram vendidas? Ou dito de outro modo, que mais valia é que seria reportada? Depende do broker ou existem regulamentos? Não encontrei info sobre isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, CDCD disse:

Uma questão relativa a venda de acções: quando se dá uma ordem de venda de uma carteira comprada em vários lotes, de que lotes são as acções vendidas?

Exemplo fictício: 500 acções da mesma empresa compradas em 3 ordens distintas:

- ordem 1: 100 acções a 10€

- ordem 2: 250 acções a 11€

- ordem 3: 150 acções a 9€

Se a pessoa vendesse posteriormente 101 acções a 10€, além de obviamente ficar com 1010€ brutos, quais eram as acções que foram vendidas? Ou dito de outro modo, que mais valia é que seria reportada? Depende do broker ou existem regulamentos? Não encontrei info sobre isto.

@CDCD boa questão.......eu na minha inocência de principiante......penso que ao adquirires 3 lotes da mesma acção, mas com valores de compra diferentes......somando os valores todos e dividindo pelo numero de acções, vais obter um valor médio dessa acção.

E penso que te tens de guiar por esse valor médio. Ou seja:

100x10€=1000€

250x11€= 2750€

150x9€=1350€

(1350+2750+1000)/500=5100/500=10,2€ (valor médio das tuas acções dessa empresa)

Daqui para a frente, tens de estar atento ao valor da acção....em comparação com a tua média.

Quando vendes uma parte dessas tuas acções......penso que tens de fazer novamente as contas (Valor total em carteira dessas acções/pelo numero de acções com que ficaste....para saber em quanto está o teu valor médio dessas acções).....

Penso eu.......não tenho a certeza......este é o meu raciocínio...que pode não estar correcto!

E também não estou a contar com comissões de venda!!!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    A 20/08/2018 às 22:57, DavidK disse:

Chegou a altura de comprar TDSA? Ou ainda é aconselhável esperar pelo suporte 0,20€?

Fico aguardar pela vossa opinião. Bons investimentos!

Pessoalmente aguardaria.

No entanto só para um "trade". Não gosto da situação financeira da TDSA. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas....

Depois de umas férias e de me ter desligado um pouco dos mercados.....(seguindo sempre o que se passa no mundo e na cabeça do Trump...kakakakak), voltei.......

Ainda assim, desde a última vez que por aqui andei......a minha carteira sofreu algumas alterações....mas as mais significativas, foi mesmo a aquisição da Tilray e Canopy....ambas empresas de produção e distribuição de cannabis (nunca gostei tanto de cannabis como agora...kakakakaka).

Desde que o Cannabis foi liberalizado no Canadá estas empresas (entre outras), têm subido muito.

Assim que tiver tempo, volto a colocar a “minha pizza” com a minha carteira.

Bons investimentos,

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 07/07/2018 às 23:31, Cardoso24 disse:

Portefólio - FFP:

1) NVDA | 2) TWTR | 3) FB | 4) CFN | 5) ESON | 6) AMD |

As acções especulativas vou deixar de fora destas contas.

Vou aproveitar para fazer um balanço das acções que falei neste primeiro semestre do ano:

- NVDA

JAN/18: 199,35$

JUN/18: 236,90$

Valorização: 18,83%

Acção forte do ponto de vista técnico (tendência clara ascendente) e do ponto de vista fundamental (resultados muito fortes).

- TWTR

03MAR/18: 33$

JUN/18: 46,65$

Valorização: 41,36%

Do ponto de vista técnico (inverteu a tendência descendente e estamos em valores de 2014/2015). Do ponto de vista fundamental (é uma turnaround).

- CTTs

JAN/18: 3,64€

JUN/18: 2,92€

Valorização: -24,65%

Como tenho dito é daquelas acções para continuar de fora. Quem entrou no inicio do ano já perde +20%.

- FB

MAR/18: 158$

JUN/18: 203,23$

Valorização: 28,62%

Tendência ascendente forte e um crescimento brutal. O FB tem muito ainda para crescer e não falo da cotação, naturalmente que isso irá reflectir-se, mas existe muito mercado para explorar tanto no Instagram como no Facebook Messenger.

- CFN

JAN/18: 0,47$

JUN/18: 0,55$

Valorização: 17%

É uma acção com pouca liquidez mas que para mim tem um enorme potencial. O trabalho de casa está a ser bem feito. Portanto vou acompanhando os resultados e ver a evolução que vai tendo. Comprei bastante no ano passado mas este comentário trata-se de colocar apenas a evolução das acções, quando falei delas neste tópico.

ESON

JAN/18: 11,20$

JUN/18: 11,20$

Valorização: 0%

Do ponto de vista técnico (Consolidação) o que é normal tendo em conta o crescimento brutal que a cotação teve o ano passado. 

Provavelmente falei de mais acções, mas como este tópico tem tido muitos comentários, acabei por não ler tudo.

AMD

ABR/18: 11$

JUN/18: 16,36$

Valorização: 48,72%

Do ponto de vista técnico, para mim fiz um reteste com sucesso, pelo que o caminho deverá ser o rompimento dos máximos anteriores (17,34$). A zona de resistência que se aproxima, vai ser um verdadeiro teste à força desta acção que se encontra carregada de shorts. Cautela por dois motivos: Estamos perto da altura das férias (maior volatilidade, volume baixo) e zona de resistência com muita importância. Cuidado com os falsos breaks. No entanto vou manter a posição. Do ponto de vista fundamental (os resultados foram excelentes. Vai aumentar a sua quota de mercado).

Especulativas: Martifer e SLB Sad

Não vou mencionar targets porque isso pode induzir algumas pessoas em erro e não quero isso. Sei que mencionei targets para o FB (atingido) e para a MU.

PS- Assim que encontrar mais acções que fazem parte da minha carteira e falei neste tópico, vou editá-lo para concentrar a informação.

A ideia inicial passava por efectuar a actualização mensal da carteira, mas as férias e a pouca disponibilidade em certos momentos, fizeram com que tenha falhado.

Vou deixar apenas uma breve introdução, muitas foram as notícias caóticas nestes últimos 2 meses, muitas ações torraram praticamente os ganhos alcançados durante este ano, mas isso não significa que as tenha vendido. O que interessa é cumprir o plano e no caso destas accoes a minha confiança é enorme (mas não é cega ?), caso algum pressuposto fundamental se altere, virei aqui dizer que a posição foi vendida e explicar a motivos.

De qualquer forma, volto a relembrar que os comentarios aqui escritos são apenas a minha opinião pessoal e não devem ser encarados como recomendações de investimento.

Portfólio - FFP:

1) NVDA | 2) TWTR | 3) FB | 4) CFN | 5) ESON | 6) AMD |

* As acções especulativas vou deixar de fora destas contas.

NVDA

JAN/18: 199,35$

AGO/18: 280,68$

Valorização: 40,79%

TWTR

03MAR/18: 33$

AGO/18: 35,18$

Valorização: 6,60%

FB

MAR/18: 158$

AGO/18: 175,73$

Valorização: 11,22%

CFN

JAN/18: 0,47$

AGO/18: 0,65$

Valorização: 38,29%

ESON

JAN/18: 11,20$

AGO/18: 10,80$

Valorização: -3,70%

AMD

ABR/18: 11$

AGO/18: 25,17$

Valorização: 128,81%

Sera que vamos aos 200% antes do final de ano ?

EspeculativasMartifer e SLB Sad

Nao poderia estar mais do que satisfeito com a performance das duas, mesmo com muita notícia para desvirtuar o caminho que tem feito, a verdade é que isso são percalços num caminho ascendente.

Bons Investimentos a todos

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, CDCD disse:

A minha lista de acções, que representam ~5% do meu portofolio.

Bo1wmdF.png

Interessante o teu portfólio.

Sobretudo:

LVMH - Ação de luxo 

Das restantes a escolha da Martifer, deixou-me intrigado porque não existe comparação fundamental com as outras.

Quais foram os motivos? Técnicos? Ou entraste há muito tempo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @Cardoso24 

Inicialmente só queria ter umas poucas bluechips do psi20. Nesse contexto adquiri jm, galp, navigator, edp (não edpr) e ren. Esta última despachei entretanto e provavelmente algumas das restantes poderão sair também, dado que quero manter a carteira curta. Posteriormente revi a estratégia: 1. alargar a acções europeias, 2. diversificar entre bluechips, especulativas (como lhe chamaste- gosto da expressão), e as "fast growing". Depois, após muita pesquisa, consulta de outros portfolios, indicadores financeiros, fiz uma lista com várias empresas que fui reduzindo até caberem num leque de 10-12. bluechips: lvmh, sap; especulativa: martifer; fast growing: altri (lixei-me recentemente mas paciência), wirecard. Tenho mais uma compra planeada: amadeus it. Outras que ficaram de fora que acho interessantes: sixt, basf, airbus, asml... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Têm passado por aqui conversas bastante interessantes e enriquecedoras. Obrigado pelas partilhas.

Aparte: Que corretora/as usam e se for a DeGiro que conta têm (tenho Custody)?  Ultimamente, tenho pensado em formas de diminuir comissões.

Editado por rmesq
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Normalmente uso de giro, todavia ações longo prazo com dividendos tipo Ren estou usar gobulling 2.5euros transação. A martinfer está cair 5% está voltar nível início ano. Pensei entrar mas perdi tempo entrada e estava sempre espera correção que só aconteceu agora. Será boa altura entrar ou esperar mais um pouco? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oi Pessoal,

Tenho andado um pouco afastado do fórum.....meteram-se as férias.......fui andando atento ao mercado.....mas nem tenho feito o update da minha carteira.....a ver se arranjo tempo para me focar novamente (tenho muito para actualizar)

Durante este tempo de ausência.....vendi, comprei, reforcei......

no entanto há uma ação que me está a deixar curioso......e só me leva a querer que não passa de especulação.....visto que está com um PER de 4x.....quando o sector está com 11x.......

falo da MU (Micron).......fechou a $43,59 e neste momento está no pré-mercado a $41,72..........e parece-me que vai descer mais........

Se as minhas previsões estiverem certas (que vai descer mais).......vou reforçar a minha posição.......acredito que no próximo dia 20 de setembro, quando lançarem o próximo relatório....elas voltem a subir.

Aceitam-se opiniões.

Entretanto a minha aposta na Tylray, CGC e CRON está a dar “frutos”......e espero em Outubro.....que ainda subam mais.......assim que for possível comprar cannabis através de plataformas on-line. 

Cumps

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, MMendes disse:

Oi Pessoal,

Tenho andado um pouco afastado do fórum.....meteram-se as férias.......fui andando atento ao mercado.....mas nem tenho feito o update da minha carteira.....a ver se arranjo tempo para me focar novamente (tenho muito para actualizar)

Durante este tempo de ausência.....vendi, comprei, reforcei......

no entanto há uma ação que me está a deixar curioso......e só me leva a querer que não passa de especulação.....visto que está com um PER de 4x.....quando o sector está com 11x.......

falo da MU (Micron).......fechou a $43,59 e neste momento está no pré-mercado a $41,72..........e parece-me que vai descer mais........

Se as minhas previsões estiverem certas (que vai descer mais).......vou reforçar a minha posição.......acredito que no próximo dia 20 de setembro, quando lançarem o próximo relatório....elas voltem a subir.

Aceitam-se opiniões.

Entretanto a minha aposta na Tylray, CGC e CRON está a dar “frutos”......e espero em Outubro.....que ainda subam mais.......assim que for possível comprar cannabis através de plataformas on-line. 

Cumps

Boas MMendes,

Alias não devias estar nada surpreendido, vê o último relatório para perceberes os mercados onde a MU tem quota de mercado. Depois junta a questão da guerra comercial e chegas à conclusão porque é que tem descido bem e o volume é esclarecedor.

A palavra de ordem agora é não tocar, eu vou acompanhar apenas porque estou à espera da MU num ponto ?

Quanto aos próximos earnings não espero nada de bom (espero estar enganado). Acredito que vão ser maus e isso leve a ação para níveis de 2016.

CRON excelente entrada ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Já tenho algum dinheiro investido em empréstimos pessoais e p2p lending, agora quero começar a diversificar e apostar em acções.

Tenho conta no Degiro já activa e pronta a investir, o que devo fazer para começar a escolher boas stocks que tenha bons dividend yields?

Tava a pensar em começar com umas portuguesas (edp, portucell, ren) e depois passar para europeias/americanas consoante o valor do EUR/USD.

Agradeço a vossa ajuda visto serem mais experientes que eu nesta temática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 12/09/2018 às 20:29, Cardoso24 disse:

Boas MMendes,

Alias não devias estar nada surpreendido, vê o último relatório para perceberes os mercados onde a MU tem quota de mercado. Depois junta a questão da guerra comercial e chegas à conclusão porque é que tem descido bem e o volume é esclarecedor.

A palavra de ordem agora é não tocar, eu vou acompanhar apenas porque estou à espera da MU num ponto ?

Quanto aos próximos earnings não espero nada de bom (espero estar enganado). Acredito que vão ser maus e isso leve a ação para níveis de 2016.

CRON excelente entrada ;)

Para além da especulação em relação às memórias.......a guerra comercial com a China.....está a dar cabo desta e de muitas outras acções que dependem muito na economia chinesa!!!

O Trump está a rebentar com isto tudo!!! 

A minha aposta na cannabis....foi um risco.....mas que acho que a longo prazo vai dar bons lucros......embora também tenha a noção....que mais tarde ou mais cedo....vai haver um grande acerto no valor das acções.....e aí....a queda também vai ser grande!!!

Esta semana que passou.....e porque sou um gajo teimoso.....adquiri a NIO Inc (a Tesla Chinesa)........acredito que ainda desça.......mas também acredito que no longo prazo vai carregar por aí acima.

A NIO já tem muita experiência em carros eléctricos e é muito evoluída no que se trata de autonomia....visto correrem na Formula E....onde a autonomia é uma carta muito importante no baralho!!! Para além de isso estão prestes a lançar o seu primeiro utilitário!!!

Vamos ver que dá!

Cumps

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/09/2018 às 10:47, Vidolz disse:

Boas,

Já tenho algum dinheiro investido em empréstimos pessoais e p2p lending, agora quero começar a diversificar e apostar em acções.

Tenho conta no Degiro já activa e pronta a investir, o que devo fazer para começar a escolher boas stocks que tenha bons dividend yields?

Tava a pensar em começar com umas portuguesas (edp, portucell, ren) e depois passar para europeias/americanas consoante o valor do EUR/USD.

Na minha opinião.......e é mesmo só uma opinião...ando nisto à pouco tempo......

Mas do pouco tempo que por aqui ando....cheguei à conclusão que não compensa investir no mercado nacional!!

A DEGIRO tem comissões altas para a bolsa portuguesa, quando tens comissões na ordem dos 0,51 cêntimos no mercado americano.

O mercado americano é sempre a mexer.......há mais volatilidade.....verdade......mas também uma maior liquidez (conforme as acções).

Não sei se esta é a melhor altura para entrares....visto que neste momento derivado a alguns factores externos e a muitas incertezas que o Bull Market se vai manter.......as acções estão muito voláteis....mesmo as “mais fortes”......... é arriscares....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/09/2018 às 12:47, Vidolz disse:

Boas,

1) Porque razão queres “apostar” (esta palavra assusta-me um bocado :p) em ações e não em fundos de investimento, por exemplo?

2) O porquê da escolha de acções com dividendos? Sabes como funcionam os dividendos fiscalmente e em termos de bolsa? 

3) O que consideras acções com bom dividend yield?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites