Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

há 11 horas, rmesq disse:

@MMendes pelo que percebo, e perdoa-me estar aqui a escrever pressupostos, fazes análise fundamental às empresas que queres adicionar ao portfolio, apenas e só baseando-te no valor que elas têm a longo prazo (produtos, managament, r&d, wtv). Percebi bem?

Usas AT para escolher os melhores timmings de entrada ou nem isso?

@rmesq Para além do que tu enumeraste, também olho muito para a Analise Técnica.

Isto porque interessa-me saber se quando estou a fazer uma entrada numa acção, se a acção já está com um valor overbought.......onde se encontra o seu RSI.......costumo ver gráficos de 1semana, 1mês e 1 ano.....dessa mesma ação (para entender os seus movimentos e possível tendência....embora ainda não entenda muito dos gráficos....estou em fase de aprendizagem).

Costumo comparar o valor actual da acção, com o Price Target (meramente indicativo), mas principalmente o Movimento a 50 e 200 dias.

Verifico também o Volume no seu geral.....e quando quero fazer uma entrada, o Volume nesse dia.

Neste momento ainda ando a aprender a “ler” os gráficos....para conseguir entender a 100% o melhor momento para uma entrada.......tentar entender a 100% se a tendência vai ser para subir ou descer......

Ainda sou principiante.......e muitas das dicas foram-me dadas pelo Cardoso24.

Mas por norma, leio muito analises técnicas. Nesse campo tenho uma grande ajuda, porque a aplicação que tenho no telemovel StockMaster, onde tenho a minha watchlist, eu tenho informações diárias para cada acção, e onde diariamente eles fazem analises técnicas e publicam outras noticias.

Por falar nisso que aplicações é que usas para “estudares” uma acção?

Bons investimentos,

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 2k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

306

• MMendes

197

• Rick Lusitano

188

• Vidolz

158

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Como eu queria Mid Caps Growth Tech, tive que pesquisar algum tempo, porque as Mid Caps pela sua natureza são pouco conhecidas, mesmo dentro do seu país, elas começam a ser conhecidas quando já são ma

Isso não é verdade!! Tens aqui mais pessoas que não se importam de ajudar ou até de falar da empresa X ou Z. Eu proprio já aqui escarrapachei o meu portfolio..... O @Cardoso24 é outra pessoa

Deixa subir enquanto tiver aquele rácio de shorts.  but I´m out  Para mim atingiu o topo. Contudo cuidado porque estou mesmo a ver o dia em que abre a -50%. No entanto nunca é demais avisar

Posted Images

A 24/05/2018 às 00:28, rmesq disse:

Estou a seguir atentamente a troca de posts e sinceramente, obrigado. É assim que se aprende.

Hoje fiz um pequeno swing na AVGR @1.89-1.95, tenho outra posição aberta a @2.29. Ando a seguir esta stock há já algum tempo, hoje saiu, finalmente, a aprovação da FDA; estava eu a almoçar e deixei o almoço prolongar-se por um pouco mais e não estive atento às notícias.

Analisando retrospectivamente o que fiz mal: devia ter colocado uma ordem de compra acima uns 10cents do preço médio, já me tirava alguma volatilidade do caminho e conseguia fazer uma run maior e começando nos 1.38-40.

A minha estratégia para swings neste momento é:

• Apenas faço swings em empresas que, no meu ponto de vista, a um prazo de 3-6 meses têm potencial de crescimento. Devido a isto sou mais generoso nas stop-losses.
    • Quando vejo algum volume; 

O que me falta melhorar, timmings de entrada para os swings (tento usar as resistências, RSI + MACD) vale o que vale. Tem corrido bem, pode começar a correr mal algo que gostava de evitar.

@rmesq Recuperando novamente este teu comentário.

Na altura esqueci-me de te dizer que nestes casos (micro-caps ou nano-caps), deves aproveitar qualquer notícia (spike) para vender, NUNCA aguentar uma posição ;) .

MC < 10M 

Para ter este MC é porque tem feito uma diluição brutal...e se não venderem a empresa vai acabar por ser retirada do Nasdaq :) 

Hoje tive a sorte de estar investido nesta biotech - GEMP, chegou a disparar mais de 130% em PM, fechou o dia +94%.

Vamos ver se tem força para fechar o GAP deixado em aberto, no entanto precisa de fuzilar a Resistência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Cardoso24 disse:

Vou aproveitar para fazer um balanço das acções que falei neste primeiro semestre do ano:

- NVDA

JAN/18: 199,35$

JUN/18: 236,90$

Valorização: 18,83%

Acção forte do ponto de vista técnico (tendência clara ascendente) e do ponto de vista fundamental (resultados muito fortes).

- TWTR

03MAR/18: 33$

JUN/18: 46,65$

Valorização: 41,36%

Do ponto de vista técnico (inverteu a tendência descendente e estamos em valores de 2014/2015). Do ponto de vista fundamental (é uma turnaround).

- CTTs

JAN/18: 3,64€

JUN/18: 2,92€

Valorização: -24,65%

Como tenho dito é daquelas acções para continuar de fora. Quem entrou no inicio do ano já perde +20%.

- FB

MAR/18: 158$

JUN/18: 203,23$

Valorização: 28,62%

Tendência ascendente forte e um crescimento brutal. O FB tem muito ainda para crescer e não falo da cotação, naturalmente que isso irá reflectir-se, mas existe muito mercado para explorar tanto no Instagram como no Facebook Messenger.

- CFN

JAN/18: 0,47$

JUN/18: 0,55$

Valorização: 17%

É uma acção com pouca liquidez mas que para mim tem um enorme potencial. O trabalho de casa está a ser bem feito. Portanto vou acompanhando os resultados e ver a evolução que vai tendo. Comprei bastante no ano passado mas este comentário trata-se de colocar apenas a evolução das acções, quando falei delas neste tópico.

Provavelmente falei de mais acções, mas como este tópico tem tido muitos comentários, acabei por não ler tudo.

Especulativas: Martifer e SLB Sad

Não vou mencionar targets porque isso pode induzir algumas pessoas em erro e não quero isso. Sei que mencionei targets para o FB (atingido) e para a MU.

PS- Assim que encontrar mais acções que fazem parte da minha carteira e falei neste tópico, vou editá-lo para concentrar a informação.

Oi @Cardoso24,

Bom post.....mas não sei se entendi bem.....tu demonstras a tua entrada e fecho de posições nas ações? Ou as entradas.....e uma actualização de possíveis ganhos?

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, MMendes disse:

Oi @Cardoso24,

Bom post.....mas não sei se entendi bem.....tu demonstras a tua entrada e fecho de posições nas ações? Ou as entradas.....e uma actualização de possíveis ganhos?

Cumps.

Boas @MMendes

Houve duas acções (pelo menos que me lembre) que falei nelas quando encerrei a posição (Mota-Engil e SONI), porque tinha feito um acompanhamento quase mensal delas (durante alguns meses, talvez desde 2017). No entanto este balanço que fiz é apenas para mostrar que das acções que falei neste tópico até ao final do 1º Semestre as valorizações foram aquelas. 

No fundo quero mostrar que o trading é muito exigente e que basta a qualquer pessoa estar atento, acompanhar "suficientemente" uma acção, para se obter bons retornos.

Basicamente devia ter chamado "Portefólio - Fórum Finanças Pessoais" para não criar confusão :P Deste-me uma ideia ;) 

Existem acções que tenho na minha carteira, mas com entradas feitas há muito tempo. Este tópico voltou a mexer quando começaste a escrever e a colocar questões (e a partilhar também!!).

Vou fazer um levantamento de todas as acções e passar a chamar de Portefólio - FFP :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Cardoso24 disse:

Existem acções que tenho na minha carteira, mas com entradas feitas há muito tempo. Este tópico voltou a mexer quando começaste a escrever e a colocar questões (e a partilhar também!!).

Vou fazer um levantamento de todas as acções e passar a chamar de Portefólio - FFP :) 

Sinceramente fiquei um pouco chateado por ver que este é um dos tópicos com menos interacção........

Sim....eu entendo o mercado bolsista.....não é algo que se possa dizer........compra esta ou aquela que vai dar lucro de certeza........até porque ninguém sabe como se vai comportar o mercado!!

Ainda esta sexta........tinha quase a certeza que todas as empresas Americanas que exportassem maioritariamente para a china, vinham por aí a baixo.......WRONG!!! Por coincidência no mesmo dia sai o relatório sobre o emprego........e as acções vêm todas por aí acima......vá-se lá entender isto......

Também tenho de actualizar o meu Portefolio.....visto já ter tido algumas entradas.....e saídas!! e saídas....que voltaram a entrar.....kakakakakak

Há que manter este este Tópico vivo....nem que seja com noticias....que podem ser rebatidas aqui!!!

Entretanto.....”investi” em informação......e comprei 4 livros.......

- ”Amo-te Bolsa”.......Ulisses Pereira

-“Bolsa Investir e Ganhar mais”......... Miguel Gomes da Silva

- “Ganhar na Bolsa - Com analise Técnica”........... Miguel Gomes da Silva/Pedro Farinha Nunes

-“Ganhar em Bolsa”.............Fernando Braga de Matos

Cumps!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, MMendes disse:

Sinceramente fiquei um pouco chateado por ver que este é um dos tópicos com menos interacção........

Sim....eu entendo o mercado bolsista.....não é algo que se possa dizer........compra esta ou aquela que vai dar lucro de certeza........até porque ninguém sabe como se vai comportar o mercado!!

Ainda esta sexta........tinha quase a certeza que todas as empresas Americanas que exportassem maioritariamente para a china, vinham por aí a baixo.......WRONG!!! Por coincidência no mesmo dia sai o relatório sobre o emprego........e as acções vêm todas por aí acima......vá-se lá entender isto......

Também tenho de actualizar o meu Portefolio.....visto já ter tido algumas entradas.....e saídas!! e saídas....que voltaram a entrar.....kakakakakak

Há que manter este este Tópico vivo....nem que seja com noticias....que podem ser rebatidas aqui!!!

Entretanto.....”investi” em informação......e comprei 4 livros.......

- ”Amo-te Bolsa”.......Ulisses Pereira

-“Bolsa Investir e Ganhar mais”......... Miguel Gomes da Silva

- “Ganhar na Bolsa - Com analise Técnica”........... Miguel Gomes da Silva/Pedro Farinha Nunes

-“Ganhar em Bolsa”.............Fernando Braga de Matos

Cumps!

Voltei a actualizar o comentário anterior.

Depois faço um novo "post" com algumas regras para o portefólio (FFP), como no máximo ser constituído por 10 ações, etc. Talvez coloque uns gráficos.

Eu apenas vinha aqui escrever umas linhas de 3 em 3 meses, porque não via qualquer interesse.

Naturalmente que iremos falar de outras acções. Mas para efeitos de gestão de portefólio vou deixá-lo simples :) 

As acções que fazem parte deste portefólio, que vou passar a actualizar mensalmente estão também na minha carteira pessoal, contudo não vou deixar que existam conflitos de interesses.

Em relação à leitura fizeste muito bem, porque é um dos melhores investimentos que podemos fazer. No entanto acredito que se quiseres evoluir deves ler em inglês. Eu conheço esses livros (não são maus), mas no fundo achei-os desinteressantes. Não os li totalmente (pode ter sido esse o motivo :P) 

@MMendes

Esqueci-me de referir que não devias "agir" com base em determinadas notícias. Ou melhor se estiveres em boas acções, deves aproveitar para reforçar posições e nunca vender. Contudo se a tua estratégia for a de "trading" e seguiste o teu plano, agiste bem ;) 

O mercado pode até subir por causa de uma notícia, mas não é isso que irá determinar o valor de uma acção a MLP. Por isso é que deixei de reagir quando saem notícias. 

há 5 minutos, MMendes disse:

Entretanto deixo aqui a minha “Pizza” com o meu Portefolio.

Captura de ecrã 2018-07-07, às 23.12.24.png

Espero que tenhas entrado na IQ com um plano. Subiu muito e rápido.

Este gráfico é retirado do "Excel"?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Cardoso24 disse:

Voltei a actualizar o comentário anterior.

Depois faço um novo "post" com algumas regras para o portefólio (FFP), como no máximo ser constituído por 10 ações, etc. Talvez coloque uns gráficos.

Eu apenas vinha aqui escrever umas linhas de 3 em 3 meses, porque não via qualquer interesse.

Naturalmente que iremos falar de outras acções. Mas para efeitos de gestão de portefólio vou deixá-lo simples :) 

As acções que fazem parte deste portefólio, que vou passar a actualizar mensalmente estão também na minha carteira pessoal, contudo não vou deixar que existam conflitos de interesses.

Em relação à leitura fizeste muito bem, porque é um dos melhores investimentos que podemos fazer. No entanto acredito que se quiseres evoluir deves ler em inglês. Eu conheço esses livros (não são maus), mas no fundo achei-os desinteressantes. Não os li totalmente (pode ter sido esse o motivo :P) 

@Cardoso24 grande ideia!!!

E sim....deves deixar bem explicito que é algo meramente informativo, sem qualquer interesse em influenciar ou tomar decisões por alguém!!!

E penso que deveria ser sempre neste pensamento que este tópico se deveria de mover!! Quem anda “nesta vida”, tem de entender que não há verdades absolutas!!

Os livros são mesmo para entender melhor “este mundo”, visto que todos os dias leio noticias em sites americanos...através da aplicação que tenho no meu tlm StockMaster....foi o melhor que encontrei....e que me tem ajudado muito nas minhas decisões e analises!! Para além de analisar a ação de alto a baixo ao nível técnico e fundamental, ainda tenho reunidas todas as noticias referentes aquela acção!!!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/07/2018 às 10:33, Hugo Ferraz disse:

PS: Só para dar o meu bitate, deixo um ticker que me chamou à atenção: TSM - Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited

@Hugo Ferraz....antes de mais, também concordo consigo. 

Também vejo este tópico como uma mais valia......embora seja um tópico um pouco “subjectivo”, visto que aqui embora se pudessem dar muitas dicas sobre acções que pudessem vir a “brilhar” no futuro (algo que não é possível ter a certeza.....ninguém tem a certeza de nada!!).......o mercado accionista não permite que isso aconteça....até por todo o risco que o mesmo acarreta e que muitas vezes não estamos cientes de isso!!

Eu mesmo assim, não me importo de dar sempre uma dica, sobre alguma empresa que ache que na minha óptica seja uma boa empresa, não querendo com isso que alguém compre....visto que essas decisões cabem a cada um........

Mas se todas as pessoas que interagirem neste tópico tiverem esse pensamento assente, este tópico daria para ter grande trocas de ideias e informações......até porque eu diariamente tento ao máximo ler muitas noticias sejam em Português ou inglês.....seja da CBC, Bloomberg, seeking Alpha, TheStreet.com....etc.......e caso veja algo realmente com sustento....tento colocar aqui. 

Mas até neste mundo das noticias...temos de saber dividir o trigo do joio.....muitas são noticias onde existem interesses de quem as escreve.....outras são meramente especulativas......

Infelizmente só o @Cardoso24, vai andando por aqui (o próprio que criou este tópico), e muitas vezes ele vai dando umas dicas!! Neste momento é a ele que agradeço, as primeiras dicas que tive.......no passado já tinha feito umas “brincadeiras”.....mas neste momento vim para ficar!!! E já vejo as coisas de uma maneira diferente....muito à custa da sua ajuda!!

Em relação à TSM.....é correcta a informação por si dada!!! Inclusive é uma das empresas que tenho no meu portefólio.

Neste momento ela encontra-se a negociar abaixo do seu 50 MA ($38,27) e abaixo do seu 200 MA ($41,25), com um RSI de 50.......sexta-feira fechou a $37,27

Mas atenção......embora eles façam chips para muitas empresas.....corre uma informação que a Apple vai reduzir no fabrico dos próximos Iphones....não querendo com isto dizer, que possa vir a afectar muito a facturação da TSM...visto não estarem dependentes unicamente da Apple.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Hugo Ferraz disse:

Muito obrigado pelas palavras, @MMendes

Na parte que me toca, sou seguidor assíduo do tópico e vou continuar a ser.

Quanto à subjetividade que fala, estou 100% de acordo. A frase "jogar na bolsa" é elucidativa, o risco existe e sempre que se fala em investimentos há sempre imensos avisos nesse sentido. Acima de tudo, em investimentos, e em tudo, devemos tentar ser investidores / consumidores informados. Se não compreendemos minimamente onde estamos a aplicar o nosso dinheiro, o melhor é não o fazer.

No que toca à troca de dicas, se alguém me aconselhar a apostar no benfica, no placard, e a aposta ser perdida, a responsabilidade é sempre minha. Dicas aparte, nós somos os responsáveis onde gastamos o nosso dinheiro, por isso quem dá as dicas não deve ser responsável. Só quem a segue.

Penso que se possa estar aqui a criar um “pequeno” Grande grupo de pessoas, onde vai ser possível aos poucos se ir trocando umas ideias.

Talvez por investir diversificado....mas em poucas áreas (parece um contra-senso..kkkkk)......possa dar a minha opinião nas areas onde invisto maioritariamente....neste caso falo nas Tecnológicas e Energias alternativas (penso que seja o futuro)......mas ramos diferentes.......

As Bio, parecem-me ser umas acções que podem dar muito dinheiro....mas acho que apresentam muita volatilidade.....tanto vêm por aí a baixo, como se for preciso passado algum tempo sobem dos $300 para os $400......daí ainda não ter arriscado!!! Falhei a entrada na REGN......e agora sigo-a....mas já não vou lá.....

Isto porque a minha ideia é longo-prazo!!

Neste momento, embora também seja um grande risco (devido a esta “guerra” US vs China), tenho investido em algumas empresas na China, isto porque, embora seja uma economia muito fechada e com muitas restrições ao nível da liberdade, acho que devido ao elevado numero populacional, são empresas que podem vir a subir muito.

E porque algumas delas, foram IPO’s recentes....

Neste momento tenho posições nestas empresas chinesas: BILI, IQ, JD.com (há quem diga que é a AMAZON chinesa), BABA, HUYA, NTES.

Também tenho andado a seguir empresas que estão ligadas ao cannabis......devido à legalização em muitos países, está a haver muita empresa na área farmacêutica a investir em fármacos à base de cannabis.

Bons investimentos!!

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por enquanto sou apenas um mira-montras. Apenas estou a começar a aprender, por isso não tenho ainda investimentos para partilhar.
    Não deixo no entanto de comentar o IPO da Xiaomi em Hong Kong, 1810.HK. Para primeiro dia não houve grandes euforias. Será o mercado a dizer que a xiaomi está a sobrevalorizar-se?

Nas BIOS, a celgene - Celg - passou a barreira dos 80€, era engraçado se fosse o início de uma fase de crescimento / recuperação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Hugo Ferraz disse:

Eu por enquanto sou apenas um mira-montras. Apenas estou a começar a aprender, por isso não tenho ainda investimentos para partilhar.
    Não deixo no entanto de comentar o IPO da Xiaomi em Hong Kong, 1810.HK. Para primeiro dia não houve grandes euforias. Será o mercado a dizer que a xiaomi está a sobrevalorizar-se?

Nas BIOS, a celgene - Celg - passou a barreira dos 80€, era engraçado se fosse o início de uma fase de crescimento / recuperação.

@Hugo Ferraz....eu também estou no inicio!! Recomecei.....ou na realidade estou a iniciar-me a sério....desde Abril deste ano.....como tal....sou um iniciante!!

Sobre a Xiaomi também li que não correu como tinham esperado....e não liguei muito....porque se não negoceia nas bolsas americanas.....não me interessa.

Só estou a negociar nos USA, a única acção que tenho fora das bolsas americanas é a JMT (PSI20).

Através da DeGiro, fica-me mais barato negociar nas bolsas americanas.

Sim a Celgene é uma das acções que também tenho na minha “Watchlist”, e sim...parece ter rompido a resistência dos $77-$78.........mas como disse a BIO....são muito instáveis.....dependem de muitos factores.......e basta um teste não ter os resultados esperados....e vêm por aí abaixo!!! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

Entretanto estive a ler isto:

https://www.marketwatch.com/story/brace-for-a-lost-decade-for-us-stocks-warn-morningstar-strategists-2018-07-05

Já à bastante tempo que se fala do final deste momento bull com 10 anos. Será que o fim do mesmo se aproxima, ou é apenas alarmismo e click baiting?

Mais alarmismo:

https://www.reuters.com/article/us-investment-mutualfunds-lipper/most-cash-since-2008-flows-out-of-u-s-equity-funds-in-june-lipper-idUSKBN1JV32I?feedType=RSS&feedName=PersonalFinance

Investidores a transferirem dinheiro de equity para cupões do tesouro.

Editado por Hugo Ferraz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Hugo Ferraz disse:

Boas

Entretanto estive a ler isto:

https://www.marketwatch.com/story/brace-for-a-lost-decade-for-us-stocks-warn-morningstar-strategists-2018-07-05

Já à bastante tempo que se fala do final deste momento bull com 10 anos. Será que o fim do mesmo se aproxima, ou é apenas alarmismo e click baiting?

Mais alarmismo:

https://www.reuters.com/article/us-investment-mutualfunds-lipper/most-cash-since-2008-flows-out-of-u-s-equity-funds-in-june-lipper-idUSKBN1JV32I?feedType=RSS&feedName=PersonalFinance

Investidores a transferirem dinheiro de equity para cupões do tesouro.

O que te posso dizer........realmente já se fala à muito que este Bull está para terminar.....mas o que é certo é que continua!

Realmente o ano de 2017, foi um ano extraordinário para se investir......e talvez por isso tenha criado esse receio de que toda esta Bonança iria acabar. Já diz o ditado....”Quando a esmola é muita....o cego desconfia”.

O que é certo é que o ano de 2018, está a ser pior que o ano de 2017.....mas muito também à conta das políticas do “Trampa”......que se continua com esta atitude vai acabar por prejudicar mais a economia americana, do que por exemplo a Chinesa ou até Europeia.

Enquanto a China trabalha muito em prol do País (até por ser uma economia mais fechada)......já os USA, tem empresas que dependem de 3os.....seja no fabrico, seja até no escoamento dos produtos.

O Mercado Bolsista, como já disse, não é algo previsível.....como tal é irmos lendo, e estando informados. Ninguém tem a certeza do dia de amanhã!

Mas também te digo, mesmo que haja uma bolha......e venha tudo por aí abaixo....não vou stressar caso fique agarrado a algumas acções.

Isto porque......o dinheiro que invisto, é dinheiro que “esqueço”, não preciso dele para sobreviver. E se tiver de esperar 10 anos para o recuperar......espero!

Outro pensamento que tenho....é que caso haja uma nova bolha........é deixa-la rebentar.......pois eu nessa altura, vou investir.....em força, em empresas sólidas......pois essas, já a história demonstrou, que mais ano, menos ano.....vão voltar a brilhar.

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho a tua lógica muito credível. Faz-me muito sentido. Adaptar-se às circunstâncias e não ceder a pânicos.

Este ultimo post sou apenas eu a tentar acompanhar o que se vai passando, a tentar perceber as tendências.

< Rant mode on >

Quanto ao trampa, e às políticas dele... aliás, para mim não são dele. Ele mal deve saber somar e subtrair, a boçalidade dele choca. Sou da opinião que alguém, depois do Obama, quis um boneco fácil de manipular, um testa de ferro, à frente do país para cegamente seguir as linhas de acordo aos interesses de quem o colocou. Seja lá quem for.

<Rant mode off />

Às vezes dou por mim a pensar que todo este turbilhão feito pelo trampa serve para abalar o mercado, e de alguma maneira suavizar ou harmoniza-lo, diminuindo a subida e de alguma maneira atenuar a queda, quando ela vier.

Mas isto tudo sem qualquer substância. Apenas sou eu a tentar dar algum sentido a onde talvez não exista.

Cumprimentos.

Editado por Hugo Ferraz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/07/2018 às 23:17, Cardoso24 disse:

Espero que tenhas entrado na IQ com um plano. Subiu muito e rápido.

Este gráfico é retirado do "Excel"?

Desculpa @Cardoso24, mas só agora vi que tinhas acrescentado mais informação ao teu post...em resposta ao meu......(de vez em quando gosto de voltar a ler o Tópico....gosto de relembrar algumas dicas)

Não faço Trading, como tal e por serem empresas que penso que vão crescer......não estou (para já), preocupado numa saída.

Em relação à tua pergunta.....sim......tive de me organizar.......já eram muitas acções, tive algumas saída, entradas, e reentradas.......e gosto de ter tudo controlado.

Como tal fiz um ficheiro em Excel, onde tenho vários separadores. Um separador com as minhas entradas de dinheiro na conta Degiro (data e valor e total de investimento), tenho um separador para as compras/vendas que vou fazendo e onde tb tenho uma tabela com os valores médios das minhas acções em $ e €, e percentagem em carteira para cada acção. Esse gráfico vem dessa tabela.

Depois ainda tenho um separador para cada acção (onde acaba por haver redundância de informação), onde tenho quase os mesmos campos que descriminei acima.

Cumps

há 18 minutos, Hugo Ferraz disse:

Acho a tua lógica muito credível. Faz-me muito sentido. Adaptar-se às circunstâncias e não ceder a pânicos.

Este ultimo post sou apenas eu a tentar acompanhar o que se vai passando, a tentar perceber as tendências.

< Rant mode on >

Quanto ao trampa, e às políticas dele... aliás, para mim não são dele. Ele mal deve saber somar e subtrair, a boçalidade dele choca. Sou da opinião que alguém, depois do Obama, quis um boneco fácil de manipular, um testa de ferro, à frente do país para cegamente seguir as linhas de acordo aos interesses de quem o colocou. Seja lá quem for.

<Rant mode off />

Às vezes dou por mim a pensar que todo este turbilhão feito pelo trampa serve para abalar o mercado, e de alguma maneira suavizar ou harmoniza-lo, diminuindo a subida e de alguma maneira atenuar a queda, quando ela vier.

Mas isto tudo sem qualquer substância. Apenas sou eu a tentar dar algum sentido a onde talvez não exista.

Cumprimentos.

Também já pensei nisso.

ou até alguém a querer ter vantagem em certas acções....visto que sabendo que mais tarde “as políticas comerciais” podem inverter, e compreendo eles acções dessas empresas que desceram por causa das guerras comerciais.....podem depois vir a ter muitos lucros.......mas claro....isto são suposições.....ou se quiseres....”teorias da conspiração”...kakakakaka

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎10‎/‎07‎/‎2018 às 15:02, MMendes disse:

Exacto.

Estão a ligar muito ás notícias e pouco aos fundamentos...e não se esqueçam que nem tudo o que se lê nas notícias são verdades. Não se esqueçam das notícias que andaram a circular acerca do BES e do que se passou a seguir!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/07/2018 às 12:33, Hugo Ferraz disse:

Boas

Eu estou numa fase muito inícial de aprendizagem deste mundo enorme e assustador que é o mundo financeiro, e quero agradecer a todos que têm postado, pois achei o tópico de tal modo interessante que, depois de começar a lê-lo, decidi reler desde a 1ª página até agora.

Acrescento que me faz muita confusão por não se explicar um pouco disto às crianças, ao longo do currículo escolar. Assim todos os que não seguem um percurso acadêmico ligado à área acabam por ser verdadeiros iliterados na matéria. Por mim falo. Por isso peço que não deixem parar este tópico, tão interessante.

Muito obrigado

@cardoso24: Pode sugerir alguma literatura em inglês? Ficaria muito grato.

PS: Só para dar o meu bitate, deixo um ticker que me chamou à atenção: TSM - Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited

Não conhecia a empresa. Muito forte na produção de semicondutores, aparentemente bateu a intel no processo de fabrico na gama dos 7 nm e quer avançar para os 5nm para 2020. Ao contrário da intel, a TSM não vende os seus produtos. Fabrica conforme as especificações fornecidas pelos clientes, nos quais se encontra a Apple, Alphabet (Google) e Microsoft.

https://finance.yahoo.com/news/tsmc-set-beat-intel-own-224100837.html

Boas Hugo,

Em relação à parte de ensinar um pouco de finanças às crianças, pode fazer sentido, mas não neste país "pequenino".  No entanto hoje em dia existe uma ferramenta muito poderosa, internet, o que permite a qualquer pessoa que tenha vontade, ler (absorver) e aprender sobre qualquer assunto. Portanto não creio que faça assim tanta diferença, ensinar às crianças sobre esta temática. Ainda que fosse uma mais-valia ;) 

Aconselho-te a ler os seguintes livros (mas existem tantos):

The Intelligent Investor - Benjamin Graham

One Up on Wall Street - Peter Lynch

How to trade in stocks - Jesse Livermore

Trading in the Zone - Mark Douglas (este tens de ler ;))

Já conhecia essa empresa. No entanto tecnicamente não estou a gostar da big picture.

A 09/07/2018 às 18:43, Hugo Ferraz disse:

Conheço bem a CELG como a GILD (desde 2014/2015).

A questão é que a CELG cometeu algumas falhas (estudos), o que é inconcebível para uma empresa com aquela dimensão e reputação. A pipeline é gigante, bem como o seu portefólio. Vou esperar para ver se fez a inversão.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/07/2018 às 19:02, MMendes disse:

@Hugo Ferraz....eu também estou no inicio!! Recomecei.....ou na realidade estou a iniciar-me a sério....desde Abril deste ano.....como tal....sou um iniciante!!

Sobre a Xiaomi também li que não correu como tinham esperado....e não liguei muito....porque se não negoceia nas bolsas americanas.....não me interessa.

Só estou a negociar nos USA, a única acção que tenho fora das bolsas americanas é a JMT (PSI20).

Através da DeGiro, fica-me mais barato negociar nas bolsas americanas.

Sim a Celgene é uma das acções que também tenho na minha “Watchlist”, e sim...parece ter rompido a resistência dos $77-$78.........mas como disse a BIO....são muito instáveis.....dependem de muitos factores.......e basta um teste não ter os resultados esperados....e vêm por aí abaixo!!! 

É preciso ter em conta que não são todas as "Bios" instáveis:

- Dimensão da empresa

- Número de produtos aprovados;

- Tamanho da pipeline

- Cash Burn

etc...

Se uma biotech tiver apenas "um" produto e esse falhar, naturalmente que isso será "devastador". No entanto se for uma empresa com vários produtos aprovados, vários outros em estudos, não é por uma falha, que isso será mau e pode até ser uma oportunidade de investir/reforçar.

Vou dar o exemplo da ARRY: Vejam o que aconteceu nas retrações ;) Por sinal esta empresa fez novos máximos históricos. Vou continuar a deixar correr os lucros, mesmo que possa vir alguma notícia e a faça descer 40%, por exemplo. É preciso conhecer vários aspectos da empresa (alguns enumerei anteriormente).

A 12/07/2018 às 00:54, Visitante DavidK disse:

Estão a ligar muito ás notícias e pouco aos fundamentos...e não se esqueçam que nem tudo o que se lê nas notícias são verdades. Não se esqueçam das notícias que andaram a circular acerca do BES e do que se passou a seguir!

Subscrevo totalmente.

As más notícias num Bull Market são oportunidades para reforçar em boas empresas (e até especular nas más :P).

Se estivéssemos num bear market ou estivéssemos a entrar, ninguém nos ia avisar...quando houver algo a sério, nesse dia vamos acordar e ver algo caótico. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites