Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

Bem, vamos continuar com mais uma análises das empresas que estão neste momento disponíveis.

591f808241f18_CunhaManchado.png.bdfaf6f22e008c80c85d531eb4d6735c.png

A Cunha Manchado tem estes movimentos contabilísticos um bocado duvidosos. Existe uma aparente alteração nos Ativos Fixos Tangíveis, dado que o Equipamento biológico depreciou totalmente e passou para os "outros AFT".

Para além disso, existe um resultado líquido do período positivo, mas os resultados transitados aumentam o valor negativo.

Memogadget.png.deb4014f38c40d2a90b5a85d43d2163d.png

A Memogadget não deprecia o equipamento básico e deprecia mais do que devia o equipamento administrativo e os outros AFT.

Com questões destas e sem qualquer resposta por parte da Raize, não vou fazer nenhum investimento nestas empresas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

há 12 minutos, MiguLuso disse:

Bem, vamos continuar com mais uma análises das empresas que estão neste momento disponíveis.

591f808241f18_CunhaManchado.png.bdfaf6f22e008c80c85d531eb4d6735c.png

A Cunha Manchado tem estes movimentos contabilísticos um bocado duvidosos. Existe uma aparente alteração nos Ativos Fixos Tangíveis, dado que o Equipamento biológico depreciou totalmente e passou para os "outros AFT".

Para além disso, existe um resultado líquido do período positivo, mas os resultados transitados aumentam o valor negativo.

Memogadget.png.deb4014f38c40d2a90b5a85d43d2163d.png

A Memogadget não deprecia o equipamento básico e deprecia mais do que devia o equipamento administrativo e os outros AFT.

Com questões destas e sem qualquer resposta por parte da Raize, não vou fazer nenhum investimento nestas empresas.

E os montantes solicitados ? 20 mil !? tem um grande "peso" no património liquido das empresas, e depois oferecem 6,1% aos investidores !? Já apareceu outras do género com taxas de 5,1% eu também questionei a Raize, mandaram-me ler o Blog que explicava atribuição de risco... fiquei de fora nessa e nestes 2 exemplos acima mencionados....

Houve uma Paulo Jesus Costa que não gostei muito do balanço ofereci acima 2,5% da tx referencia e passado horas o representante aceitou todas as taxas pendentes mesmo quem ofereceu 12%, espero não vir a ter a 2º empresa com atraso.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sinceramente não percebo o porquê de tanta confiança que é dada à Raize em tantos fóruns....Será porque é Portuguesa?

Se a resposta for essa, que sentido é que isso faz? É que dessa forma os Portugueses só poderiam adquirir produtos portugueses, e isso não acontece. Se existem melhores alternativas no mercado porque é que não aproveitam-nas? 

Pelo que tenho lido/visto o retorno (histórico) que a Raize tem proporcionado anda em torno dos 8%. Lá fora é possível conseguir 11-12% com garantia (buyback), a Raize pelo que me lembro não tem nenhum buyback em caso de falência da empresa (ou tem?)

Eu só usei a Raize quando ofereceram os 20€. Nem sequer faz sentido usar a Raize para diversificar o património em loans porque a taxa oferecida para o risco que oferece é muito baixa.

A 2017-5-5 at 17:01, D@vid disse:

Ainda não entendi..."investem" 25€ para ganhar 2,5€ brutos? qual o interesse mesmo? ou se investe como deve de ser ou então para andrar a investir 25€ mais vale estar sossegado ?

@D@vid estas plataformas (não a Raize) são melhores que os FI´s :P Agora a sério tens de pensar nos 25€ como uma parte reduzida da tua carteira. Para quem tem 10.000€ (por exemplo), não vai andar a investir 25,00€ mas para quem tem menos, deve reduzir o risco por loan.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Cardoso24 disse:

Eu sinceramente não percebo o porquê de tanta confiança que é dada à Raize em tantos fóruns....Será porque é Portuguesa?

Se a resposta for essa, que sentido é que isso faz? É que dessa forma os Portugueses só poderiam adquirir produtos portugueses, e isso não acontece. Se existem melhores alternativas no mercado porque é que não aproveitam-nas? 

Pelo que tenho lido/visto o retorno (histórico) que a Raize tem proporcionado anda em torno dos 8%. Lá fora é possível conseguir 11-12% com garantia (buyback), a Raize pelo que me lembro não tem nenhum buyback em caso de falência da empresa (ou tem?)

Eu só usei a Raize quando ofereceram os 20€. Nem sequer faz sentido usar a Raize para diversificar o património em loans porque a taxa oferecida para o risco que oferece é muito baixa.

@D@vid estas plataformas (não a Raize) são melhores que os FI´s :P Agora a sério tens de pensar nos 25€ como uma parte reduzida da tua carteira. Para quem tem 10.000€ (por exemplo), não vai andar a investir 25,00€ mas para quem tem menos, deve reduzir o risco por loan.

Eu tenho diversificado nas Plataformas nas de cá e nas lá fora mesmo com a opção BuyBack Guaranteen, e já li artigos em blogs a por em causa essas plataformas mais conhecidas com o Buyback Guaranteen. 

Tomei algumas medidas defensivas, diversificando em plataformas, adquirindo empréstimos de curto prazo, e fechando posições em plataformas com a opção de Fundo de Compensação esta ultima opção havendo investidores e produtos para adquirir o FC deve pagar , quando não houver produtos ou investidores ( para haver ) liquidez, deve falhar os pagamentos de FC. 

Resumindo, qualquer investimentos tem risco por mais que digam "produto garantido"..... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Cardoso24 said:

Eu também não percebi. Lá fora e em mais que uma consegue-se 11%+ com BB.

A raize tem de que olhar para a concorrência se quiser se massificar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, gustaferra disse:

Eu tenho diversificado nas Plataformas nas de cá e nas lá fora mesmo com a opção BuyBack Guaranteen, e já li artigos em blogs a por em causa essas plataformas mais conhecidas com o Buyback Guaranteen. 

Resumindo, qualquer investimentos tem risco por mais que digam "produto garantido"..... 

Eu próprio também já li que essas plataformas não estão a contabilizar possíveis provisões nas contas, pelo que poderão vir a estar falidas caso toda a gente fique sem pagar de um mês para o outro. Como ainda não existe um Stress test a essas plataformas como existe nos bancos europeus, não é possível saber quem tem razão.

há 4 horas, Cardoso24 disse:

Eu concordo contigo, mas temos de pensar que a Raize está a competir com os bancos Portugueses. Se os bancos Portugueses cobram uma taxa de 8% a 10% (já para empréstimos de alto risco), se a Raize pedir mais, não vai ter mercado nenhum.

Eu escolhi investir através desta plataforma e não me queixo. Tenho dois empréstimos em atraso e sabia os riscos do meu investimento.

No entanto, se continuar a ver empresas com erros de contabilidade semelhantes aos que tenho andado a encontrar, rapidamente vendo o meu portefólio no mercado de sessões e salto fora.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, gustaferra disse:

Tomei algumas medidas defensivas, diversificando em plataformas, adquirindo empréstimos de curto prazo, e fechando posições em plataformas com a opção de Fundo de Compensação esta ultima opção havendo investidores e produtos para adquirir o FC deve pagar , quando não houver produtos ou investidores ( para haver ) liquidez, deve falhar os pagamentos de FC. 

Entao e estás a falar de que plataformas? Aquelas com contas auditadas?

Ler em blogs apesar de ser uma informação útil ñ se pode dizer que é fidedigna.

Eu tbm diversifico por plataforma, por loan originator, País e dou preferências a short term loans mas é preciso ver que os que tem BB, as pessoas estão empregadas e ainda dão garantias pessoais.

há 3 horas, gfaseed disse:

Eu também não percebi. Lá fora e em mais que uma consegue-se 11%+ com BB.

A raize tem de que olhar para a concorrência se quiser se massificar.

Nem mais!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Cardoso24 disse:

Entao e estás a falar de que plataformas? Aquelas com contas auditadas?

Ler em blogs apesar de ser uma informação útil ñ se pode dizer que é fidedigna.

Eu tbm diversifico por plataforma, por loan originator, País e dou preferências a short term loans mas é preciso ver que os que tem BB, as pessoas estão empregadas e ainda dão garantias pessoais.

Nem mais!

Vejam esses artigos a por em causa as plataformas mais conhecidas: 

http://mintos-independent-review.blogspot.pt/2016/10/peer-to-peer-lending-platform-mintos.html

https://kristapsmors.com/2017/05/18/would-i-invest-127k-eur-in-p2p-platforms-bondora-mintos-twino/

O que acham sobre essas opiniões ? 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, gustaferra said:

Na Mintos já tinha lido sobre a Creamfinance e alguns riscos.

Sobre essa misturada entre a Mintos e loan originators ainda não.

Temos de acompanhar de perto. Felizmente na maioria das plataformas tenho pouco capital investido. Até hoje não notei nenhuma falha na Mintos (nem nos pagamentos, nem nos loan originators).. por isso fico na dúvida.

De qualquer maneira tem aqui os links das reports da Mintos de 2016

https://blog.mintos.com/annual-report-2016/

https://www.mintos.com/en/about-us/investor-relations/

Nós portugueses graças ao BES sabemos que isto vale o que vale. Mas sempre dá para ir acompanhando. As contas são auditadas pela Ernst & Young.

(de vez em quando também dou uma olhadela a este fórum: http://p2pindependentforum.com/thread/8851/mintos-results-2016 )

( http://p2pindependentforum.com/thread/6835/warning-invest-mintos-before-reading )

Editado por gfaseed
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, gustaferra disse:

Eu já tinha lido essas opiniões. Existem algumas ligações a loans originators que são "esquisitas" mas outros nem sequer tem ligações com o grupo.

Também estive a ler num fórum que este ano irá sair uma legislação concreta na Letónia sobre as P2P. O ministro da economia ou finanças está em conversações com as maiores plataformas oriundas da Letónia.

Portanto é bem possível que esta lei venha criar regras e "descansar" os investidores.

Eu não li o "contrato" com todas as P2P mas existem algumas que tem escrito que os nossos fundos estão segregados das operações deles. Ou seja, é um ponto válido em caso de problemas da plataforma.

há 1 hora, gfaseed disse:

Na Mintos já tinha lido sobre a Creamfinance e alguns riscos.

Sobre essa misturada entre a Mintos e loan originators ainda não.

Temos de acompanhar de perto. Felizmente na maioria das plataformas tenho pouco capital investido. Até hoje não notei nenhuma falha na Mintos (nem nos pagamentos, nem nos loan originators).. por isso fico na dúvida.

-> Eu também já tinha lido sobre isso. O que fiz foi diversificar por loan originator também! É verdade que temos de acompanhar de perto, mas isso aplica-se a todos os investimentos que fazemos. A Zopa existe desde 2005, assim como outras. É claro que algumas terão problemas no LP.

De qualquer maneira tem aqui os links das reports da Mintos de 2016

https://blog.mintos.com/annual-report-2016/

https://www.mintos.com/en/about-us/investor-relations/

Nós portugueses graças ao BES sabemos que isto vale o que vale. Mas sempre dá para ir acompanhando. As contas são auditadas pela Ernst & Young.

(de vez em quando também dou uma olhadela a este fórum: http://p2pindependentforum.com/thread/8851/mintos-results-2016 )

( http://p2pindependentforum.com/thread/6835/warning-invest-mintos-before-reading )

->  A Ernst & Young faz parte das big 4. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, MiguLuso disse:

Eu próprio também já li que essas plataformas não estão a contabilizar possíveis provisões nas contas, pelo que poderão vir a estar falidas caso toda a gente fique sem pagar de um mês para o outro. Como ainda não existe um Stress test a essas plataformas como existe nos bancos europeus, não é possível saber quem tem razão.

Eu concordo contigo, mas temos de pensar que a Raize está a competir com os bancos Portugueses. Se os bancos Portugueses cobram uma taxa de 8% a 10% (já para empréstimos de alto risco), se a Raize pedir mais, não vai ter mercado nenhum.

Eu escolhi investir através desta plataforma e não me queixo. Tenho dois empréstimos em atraso e sabia os riscos do meu investimento.

No entanto, se continuar a ver empresas com erros de contabilidade semelhantes aos que tenho andado a encontrar, rapidamente vendo o meu portefólio no mercado de sessões e salto fora.

A parte a bold para mim resume tudo o que se passa na Raize.

Também gostava de saber a margem que a Raize tem...

Quando referes se todos deixarem de pagar estás a falar apenas dos que tem BB? É que a ideia que eu tenho é que isso teria impacto em 1 lugar sobre os loan originators e que a margem que eles em cada loan seria suficiente (ñ em caso de todos deixarem de pagar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Cardoso24 disse:

A parte a bold para mim resume tudo o que se passa na Raize.

Também gostava de saber a margem que a Raize tem...

Quando referes se todos deixarem de pagar estás a falar apenas dos que tem BB? É que a ideia que eu tenho é que isso teria impacto em 1 lugar sobre os loan originators e que a margem que eles em cada loan seria suficiente (ñ em caso de todos deixarem de pagar).

Realmente tens aí uma questão interessante, que eu vou questionar diretamente à Raize.

EDIT: Já encontrei algo que andava à procura há algum tempo.

O nº 16 das condições gerais diz:

Citação

A RAIZE, diretamente ou através de uma das suas empresas parceiras utilizadas no âmbito da gestão e execução dos contratos de mútuo, cobra uma única comissão às Empresas sempre e apenas quando estas obtém um financiamento através da Plataforma RAIZE. O valor atual da comissão base é de 3% e incide sobre o total de montante financiado por uma Empresa junto dos Investidores.

A RAIZE cobrará a Empresas com pagamentos em atraso uma comissão de 50 € por semana por prestação em atraso por esforços relacionados com a recuperação de prestações em atraso, às quais poderão acrescer outras despesas e honorários tal como previsto no contrato de mútuo.

Portanto ganham uma comissão quando conseguem o financiamento, apenas uma vez.

Mas algo que me assusta bastante são os 50€ POR semana POR prestação em atraso.

No meu caso, e pela minha interpretação:

A Eurotruck não pagou a prestação no dia 10, logo já tem de pagar 50€ porque já se atrasou uma semana.

A Pneus União tem 5 prestações em atraso e, tendo em conta a data de hoje:

• 18 semanas em atraso pela prestação de 14 de Janeiro - (50*18=900);
    • 13 semanas em atraso pela prestação de 14 de Fevereiro - (50*13=650)
    • 9 semanas em atraso pela prestação de 14 de Março - (50*9=450)
    • 5 semanas em atraso pela prestação de 14 de Abril - (50*5=250)
    • 1 semana em atraso pela prestação de 14 de Maio - (50*1=50)

Tudo somado dá 2300€. Como esta empresa pediu 12500€, 2300/12500=18,4% do empréstimo já foi para custos.

Em casos particulares a Raize demora muito a responder aos e-mails que envio.

Citação
    Questões:
    Será possível elaborarem mais a forma que os documentos históricos são ponderados na nova análise?
    Será possível disponibilizar essa informação ao investidor?
    O facto de colocarem que uma empresa tem garantia pessoal, isso significa que o montante a pedir é equivalente à garantia disponibilizada? É possível sabermos que garantia é disponibilizada como colateral?

Resposta deles:

O enquadramento dos vários fatores que são tidos em conta na análise resultam na aprovação / rejeição de uma empresa e na respetiva atribuição da taxa de juro indicativa/banda de risco. Infelizmente, de momento, não é possível disponibilizar mais informação aos investidores além do que já é apresentado no cartão da empresa.

As garantias pessoais concedidas são sobre os montantes totais em dívida, e incidem sobre o património todo detido por quem concede as garantias. Assim, caso o incumprimento contratual dê lugar a um processo de recuperação, então serão penhorados os bens detidos pelas pessoas que concedem as garantias.

Ou seja, aparentemente não QUEREM disponibilizar mais informação aos investidores (eles até podiam, dado que têm a informação do lado deles). Para além disso, não ficou esclarecido se eles sabem que bens são disponibilizados na garantia pessoal.

Das plataformas P2P com buyback guarantee não tenho conhecimento quase nenhum, portanto não te consigo responder da melhor forma. Do conhecimento que tenho, se muitos empréstimos entrarem em Default e os utilizadores forem falar com a plataforma, isso pode dar problemas. Mais uma vez não tenho o conhecimento suficiente para responder e corrijam-me se estiver errado.

Falando de plataformas P2P estrangeiras, eu só entrei na Bondora e já vendi todos os empréstimos saudáveis dado que a Bondora começou a alterar as condições dos investidores.

Editado por MiguLuso
    Acrescentar contas que não coloquei
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Faz sentido o que dizes se houverem muitos incumprimentos. Mas isso aconteceria também com um banco (se toda a gente acordasse num dia e quisesse levantar o seu dinheiro). O BB presumo eu, pelos dados que mostram que é feito a pessoas com garantias, bom histórico e empregadas. Pode falhar? Sim pode, mas também é do interesse da plataforma via loan originators arranjar uma solução. Pois alguém que pediu um loan, se ficar satisfeito ira pedir mais.

Acho um exagero essa margem da Raize, mais os 50 eur por atraso. Os investidores é que arriscam tudo, ficam a meu ver com uma taxa muito baixa para esse risco (até preferia entrar numa pink sheet nos US xD).

Até agora só existe 1 ou 2 defaults, menos mal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Cardoso24 disse:

Faz sentido o que dizes se houverem muitos incumprimentos. Mas isso aconteceria também com um banco (se toda a gente acordasse num dia e quisesse levantar o seu dinheiro). O BB presumo eu, pelos dados que mostram que é feito a pessoas com garantias, bom histórico e empregadas. Pode falhar? Sim pode, mas também é do interesse da plataforma via loan originators arranjar uma solução. Pois alguém que pediu um loan, se ficar satisfeito ira pedir mais.

Acho um exagero essa margem da Raize, mais os 50 eur por atraso. Os investidores é que arriscam tudo, ficam a meu ver com uma taxa muito baixa para esse risco (até preferia entrar numa pink sheet nos US xD).

Até agora só existe 1 ou 2 defaults, menos mal.

Mas a diferença das plataformas P2P para os bancos é que os bancos têm stress tests e têm de cumprir com as reservas mínimas estabelecidas pelos bancos centrais.

Pois, os riscos não são muito diferentes :(

Tentei explorar mais a Raize, tentanto contactar empresas que amortizaram antecipadamente os empréstimos.

• Angopoças, Lda está, neste momento, insolvente ou com um PER em cima. Ela amortizou o meu empréstimo em Março de 2017;
    • Vou contactar a Impass Int, Lda, a Ambex, Lda, a Emara Travel, Lda;

Quero saber se estas empresas continuam a preferir o Banco ou gostam mais da Raize.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Questionei directamente, por email, a Mintos sobre esse post/blog, e eis a resposta:

Yes, we were aware of such blogs and also of this article. From our perspective it is more like blackmailing and we do not respond to such incorrect information. Person who wrote this blog/article is not showing correct data and is relying to some old, incorrect data.
    We at Mintos are trying to be as transparent as it is possible, for example you may also view our Annual Report of 2016 (https://www.mintos.com/2016_annual_report.pdf) or view Assignment Agreement where is stated all the facts regarding 'buyback guaranty' etc. .

If there is anything else, please ask.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, gfaseed disse:

Questionei directamente, por email, a Mintos sobre esse post/blog, e eis a resposta:

Depois de explorar este forum de P2P (link abaixo), permitiu fazer uma selecção de prioridades de plataformas e descobrir outras novas válidas....

Relativamente á Mintos é uma referencia entre investidores.... Contudo a "diversificação dos investimentos" é o meu nome do meio :) 

http://p2pindependentforum.com/board/76/mintos

Para quem gosta de ter rigor nas finanças pessoas de casa esta plataforma comecei á 1 mês a usar ( abandonei o excel)  permite fazer uma "contabilidade" doméstica das várias contas cá de casa ( Cx; depósitos ; investimentos ; cartões etc....) e ajuda-me a ter o património mobiliário ao rigor ao mès.... 

http://www.boonzi.pt/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, MiguLuso disse:

Mas a diferença das plataformas P2P para os bancos é que os bancos têm stress tests e têm de cumprir com as reservas mínimas estabelecidas pelos bancos centrais.

-> Verdade. Mas a legislação que irá sair este ano relativamente às P2P na Letónia, vai esclarecer muitas das interrogações que existem.

Pois, os riscos não são muito diferentes :(

Tentei explorar mais a Raize, tentanto contactar empresas que amortizaram antecipadamente os empréstimos.

• Angopoças, Lda está, neste momento, insolvente ou com um PER em cima. Ela amortizou o meu empréstimo em Março de 2017;
    • Vou contactar a Impass Int, Lda, a Ambex, Lda, a Emara Travel, Lda;

Quero saber se estas empresas continuam a preferir o Banco ou gostam mais da Raize.

-> Fazes bem. Eu pelo que tenho lido a Raize quando se tratam de questões mais técnicas/especificas, responde muito vagamente. Não gosto muito quando fazem isso.

Desculpa responder dentro do teu comentário mas no tlm fica uma confusã.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não faz mal, eu entendo ahaha.

Espero bem que a legislação venha a melhorar o que se passa e a esclarecer muitas questões, mas estaremos cá para ver.

A Ambex respondeu:

Citação

Bom dia, Temos feito diversos financiamentos através da Raize, que têm sempre corrido bem, com rapidez. Apontamos como facto negativo a existência de muitos investidores pedirem remunerações ao seu capital exageradas, por vezes superiores a 10%. É nossa política financeira, controlar o nível de endividamento, pelos custos financeiros que suportamos, e sempre que algum projecto esteja concluído, tentamos, sempre que possível amortizar o financiamento que o apoiou. Estamos certo que se obtivéssemos taxas de juro mais favoráveis, da ordem dos 5%, manteríamos muitos dos financiamentos até ao final.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, MiguLuso disse:

Não faz mal, eu entendo ahaha.

Espero bem que a legislação venha a melhorar o que se passa e a esclarecer muitas questões, mas estaremos cá para ver.

A Ambex respondeu:

Como é óbvio existirá sempre um conflito de interesses entre o investidor e o devedor. 

Taxas de 5% provavelmente o banco chumbou-lhes e foram a procura de alternativas, se existe investidores a oferecer acima da taxa de referencia é porque não acreditam na empresa.

Surgiu algumas empresas recentemente com taxas de 5,9%; 6,1% que eu não metia lá dinheiro nem que fosse a empresa da terra. 

Se o objectivo seria amortizar os financiamentos antes da maturiedade quem saí prejudicado é o investidor porque podia ter canalizado o dinheiro para outra empresa mais vantajosa. 

Para não falar o risco de perda do capital por parte do investidor, o lucro é no máximo a taxa de juro, a empresa se tiver sucesso as taxas de lucro são superiores ao investidor. 

As minhas contas são simples: 

Por ex: se tiver uma taxa média de 10% e investi em 10 empresas cada uma 100€ = lucro 100€ ( antes de impostos) + 1000 de capital

Basta 1 empresa falhar e entrar em solvência lucro 90€ ( antes de impostos) + 900 de capital 

Resumindo para não perder dinheiro:

1 - A minha taxa média tem ser superior para compensar perdas 

2 - Não posso ter nenhuma insolvência para ter lucro conforme o exemplo acima; 

3- Tenho de aumentar o nr de empresas investidas 

Por isso é impensável para mim investir em empresas com taxas de 5% teria de ter muitas empresas investida e cause nenhuma empresa em insolvência. 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, gustaferra disse:

Como é óbvio existirá sempre um conflito de interesses entre o investidor e o devedor. 

Taxas de 5% provavelmente o banco chumbou-lhes e foram a procura de alternativas, se existe investidores a oferecer acima da taxa de referencia é porque não acreditam na empresa.

Surgiu algumas empresas recentemente com taxas de 5,9%; 6,1% que eu não metia lá dinheiro nem que fosse a empresa da terra. 

Se o objectivo seria amortizar os financiamentos antes da maturiedade quem saí prejudicado é o investidor porque podia ter canalizado o dinheiro para outra empresa mais vantajosa. 

Para não falar o risco de perda do capital por parte do investidor, o lucro é no máximo a taxa de juro, a empresa se tiver sucesso as taxas de lucro são superiores ao investidor. 

As minhas contas são simples: 

Por ex: se tiver uma taxa média de 10% e investi em 10 empresas cada uma 100€ = lucro 100€ ( antes de impostos) + 1000 de capital

Basta 1 empresa falhar e entrar em solvência lucro 90€ ( antes de impostos) + 900 de capital 

Resumindo para não perder dinheiro:

1 - A minha taxa média tem ser superior para compensar perdas 

2 - Não posso ter nenhuma insolvência para ter lucro conforme o exemplo acima; 

3- Tenho de aumentar o nr de empresas investidas 

Por isso é impensável para mim investir em empresas com taxas de 5% teria de ter muitas empresas investida e cause nenhuma empresa em insolvência. 

Nunca disse o contrário, mas a partir do momento que um banco dá uma taxa inferior, porque razão queres ir para a Raize?

Tu podes não ter metido, mas existem particulares que deram, e essas empresas não deixaram de ser financiadas.

Nas condições gerais tens lá que as empresas têm o direito a amortizar, e quando amortizam ainda te dão um bónus.

Nessas contas estás a assumir que as empresas vão entrar em incumprimento logo na primeira prestação. Não sei se isso já aconteceu na história da Raize. Como as amortizações são de capital e dívida, o capital vai amortizando a cada prestação.

Por isso é que convém diversificar. Eu invisto sempre o mínimo mas tenho muitos empréstimos, o que faz diminuir o risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-5-23 at 21:23, MiguLuso disse:

Nunca disse o contrário, mas a partir do momento que um banco dá uma taxa inferior, porque razão queres ir para a Raize?

Tu podes não ter metido, mas existem particulares que deram, e essas empresas não deixaram de ser financiadas.

Nas condições gerais tens lá que as empresas têm o direito a amortizar, e quando amortizam ainda te dão um bónus.

Nessas contas estás a assumir que as empresas vão entrar em incumprimento logo na primeira prestação. Não sei se isso já aconteceu na história da Raize. Como as amortizações são de capital e dívida, o capital vai amortizando a cada prestação.

Por isso é que convém diversificar. Eu invisto sempre o mínimo mas tenho muitos empréstimos, o que faz diminuir o risco.

Mas será que as empresas conseguem mesmo taxas de 5% no banco ? Vejo empresas com património liquido por ex: 10k e a pedir 25k e a Raize a dar taxas de 6,1%.... ao qual não as entendo...... Tenho duvidas se a banca sequer daria qualquer financiamento seja qual fosse a taxa. 

A 1º empresa em atraso só pagou 1º prestação e para lá caminha para o incumprimento.... E a Empresa foi classificada B- e o balanço até é razoável.

O exercício que fiz foi para simplicar as contas, contudo, basta teres empresas em atraso ou incumprimento a taxa média da tua conta Raize cai se fores rigoroso a calcular a tua taxa de lucro. 

Mas a ideia é mesmo essa "diversificar", escolher "boas empresas" e encontrar oportunidades de" taxas de juros" 

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais um mês a chegar ao fim e as minhas prestações continuam em dia, hoje recebi as últimas 3 no prazo certo.

Continuo com 10 ofertas a decorrer sem problemas, até agora tenho tido esta boa pontaria de não acertar em empresas que se atrasam ou deixam de pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Raize voltou a sair nas notícias: "Raize. Mais 10 milhões para investir em micro e pequenas empresas portuguesas"

Foi no Jornal Observador onde se fala da parceria com o banco BNI Internacional: http://observador.pt/2017/05/30/raize-mais-10-milhoes-para-investir-em-micro-e-pequenas-empresas-portuguesas/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Dav7 disse:

A Raize voltou a sair nas notícias: "Raize. Mais 10 milhões para investir em micro e pequenas empresas portuguesas"

Foi no Jornal Observador onde se fala da parceria com o banco BNI Internacional: http://observador.pt/2017/05/30/raize-mais-10-milhoes-para-investir-em-micro-e-pequenas-empresas-portuguesas/

Nem sei se fico contente ou triste, parceria de 10 milhões a 2 anos.... 

Parece que a Raize vai abrir o registo a institucionais, provavelmente irá "secar" a empréstimos aos pequenos investidores..... 

Se é uma parceria, espero que vá permitir aumentar a oferta através dos empréstimos do próprio banco a serem introduzidos na Plataforma, ai sim, é uma boa parceria e benéfica para todos.....  a ver vamos....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...