Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

• Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

Continuo a acumular saldo para fazer o 2º levantamento... a menos que apareça outro empréstimo a 12M. Ontem apareceu um mas quando fui analisar:

2017_02_17_093713.jpg

Fiquei na dúvida, diz que está 100% pago mas o estado é "em atraso"! Alguém percebe porque acontece isto? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Ando alguns dias a dar uma olhadela nos vários tipos de investimentos abordados por cá: Acções ; Obrigações; Fundos, ETF´s, depósitos a prazo. 

Claro que investir em obrigações na Raize tem os seus riscos, a vantagem se lerem os termos e condições a Raize fará de representante legal para cobrar os valores. Para não falar, que eles acabam por recorrer a outros financiamento para a empresa x, e na descrição menciona a tipologia do empréstimo. A minha taxa média é de 7,8% em 23 empresas investidas. 

A minha estratégia é meter x por contrato ( empresa) e todos os meses reforçar a conta com xx dividir x por cada empresa, objectivo diversificar por empresas, sectores. 

Apesar de a Raize existir o Tracker ( autoinvest) não utilizo, pela a simples razão não puder analisar o relatório financeiro. Invisto manualmente após certos critérios que decido para investir, deste modo, "tento" descartar empresas com balanços fracos. 

Desde de Novembro 2016 que invisto e até agora nenhum atraso recebo todos meses capital + juro. 

Outras Plataformas mencionadas por cá, Viventor ; Mintos e Twino ( estrangeiras) ainda estou analisar por causa da questão fiscal, mas noutros tópicos percebi que posteriormente teremos ser nós a declarar no Anexo J. 

Nada preocupante, muitos investidores declaram no Anexo E se quiserem englobar rendimentos ( por ex: juros), ou no Anexo G, no caso de fundos, dividendos e nos rendimentos estrangeiros no Anexo J. Questões que só me vou agora preocupar em 2018 relativamente aos rendimentos de 2017.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Comecei por investir na Raize há cerca de 1 ano, nunca tive qualquer prestação em atraso.

Neste momento tenho 23 empréstimos activos e 1 a aguardar. É arriscado....é, mas é uma forma de nos dias de hoje tentar ganhar mais algum do que os juros que a banca nos oferece.

Lembrar sempre de não colocar todos os ovos no mesmo cesto e ter plena consciência do risco que correm neste tipo de investimentos.

Para concluir até agora estou plenamente satisfeito com a Raize.

Caso alguém esteja interessado em iniciar-se na Raize: https://www.raize.pt/signup/7Jq1P0t2x

Cumprimentos a todos os que fazem deste forum uma lufada de ar fresco no conhecimento/apoio das Finanças

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Dav7 disse:

Não resisti à empresa que apareceu ontem com prazo de 18 M e acabei por fazer um empréstimo de 30€

O prazo agradou me, contudo tem um balanço fraco, o montante solicitado é elevado para um património liquido baixo. 

Tem um histórico de pagamentos cumpridor mas a taxa oferecida de 5,57% é arriscado. Ofereci a taxa de 9% a ver pega seria mais justo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, grj disse:

Bom dia,

Comecei por investir na Raize há cerca de 1 ano, nunca tive qualquer prestação em atraso.

Neste momento tenho 23 empréstimos activos e 1 a aguardar. É arriscado....é, mas é uma forma de nos dias de hoje tentar ganhar mais algum do que os juros que a banca nos oferece.

Lembrar sempre de não colocar todos os ovos no mesmo cesto e ter plena consciência do risco que correm neste tipo de investimentos.

Para concluir até agora estou plenamente satisfeito com a Raize.

Caso alguém esteja interessado em iniciar-se na Raize: https://www.raize.pt/signup/7Jq1P0t2x

Cumprimentos a todos os que fazem deste forum uma lufada de ar fresco no conhecimento/apoio das Finanças

Só acrescentaria, analisar os relatórios financeiros, de forma a terem a certeza que estão a colocar os ovos no cesto com alguma confiança

E evitar o tracker, pois não permitir definir certos critérios para investir por: ajustamentos de prazos, banda de risco ou algum critério financeiro tipo ROE.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, gustaferra disse:

Só acrescentaria, analisar os relatórios financeiros, de forma a terem a certeza que estão a colocar os ovos no cesto com alguma confiança

E evitar o tracker, pois não permitir definir certos critérios para investir por: ajustamentos de prazos, banda de risco ou algum critério financeiro tipo ROE.

Sem dúvida, não utilizo o tracker e analiso toda a informação dada disponível. 

Bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

O prazo agradou me, contudo tem um balanço fraco, o montante solicitado é elevado para um património liquido baixo. 

Tem um histórico de pagamentos cumpridor mas a taxa oferecida de 5,57% é arriscado. Ofereci a taxa de 9% a ver pega seria mais justo.

Eu fui mais pela história da empresa, com mais de 35 anos no mercado, e com outros empréstimos pagos a 100% ou com prestações regulares.

Tinha o dinheiro a acumular no saldo e assim já não está parado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitor disse:

Em que critérios baseiam as vossas análises?

Eu por exemplo, dou importância alguns aspectos do género: 

- Prazo não muito longínquo até 24 meses raramente invisto até 3 anos ( só se emrpesa tiver balanço solido e a taxa for boa); 

- O "Peso" do empréstimo se é relevante comparando com a faturação anual ou o peso no patrimonio liquido da empresa; 

- Se tem vindo acrescer em Ativos Não Corrente; 

- E se tem Resultado Liquido Positivo pelo menos 1 ano em 3 períodos; 

Outros critérios mais financeiros e mais específicos que vale  apena dar ao trabalho é usar uns rácios financeiros do tipo: 

Margem Liquida ; ROE ; ROA entre outros mas na minha opinião só vale apena se formos um investidor mais profissional que tem umas "massas" para colocar ali e acolá. 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 41 minutos, Dav7 disse:

Terminou mais um empréstimo, foi o 8º com sucesso. Sei que há empresas em atraso, algumas em processo de recuperação, mas felizmente tenho acertado sempre em cheio nas que escolho.

Esta era de 12 meses (uma raridade hoje em dia), só tenho pena de não ter tido mais saldo na altura para que os meus ganhos fossem mais interessantes.

Manuel_Raize.png

Já encontrei esse ficheiro para fazer a contabilização e controle, mas acabei por usar os alertas da própria plataforma, e qd recebo o juro registo num excel que possuo onde registo as várias rubricas do mês ( proveitos , despesas e saldo final do mês);

Mas é interessante esse ficheiro :)

É sempre positivo, quando escolhemos bem as empresas e o risco de insucesso é menor quando o prazo é menor 12, 18 meses do que um horizonte temporal maior por ex: 36 meses. 

Quando os empréstimos do mercado são a 24 meses ou 36 meses só com uma taxa 7% ou mais é que me meto, contudo, após uma analise aos fundamentos contabilísticos da empresa. 

Se esse balanço dessa empresa fosse muito fraco ou tivesse martelado uma taxa de 4,28% não metia-me ou só por 6% ou mais é que me metia. Mas acreditando que a banda de risco B+ é justa mediante os fundamentos da empresa, diversificar os riscos e as taxas também é positivo para uma carteira com muitos contratos. 

Bons investimentos Dav7 :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 11 horas, scpuser disse:

O empréstimo foram 20€ e o lucro 47 cêntimos (2,35%)? Vocês não acham que o retorno e os montantes envolvidos não compensam o tempo gasto? 

Bons investimentos.

A minha taxa média é de 7,8%;  segundo o site da Raize a média dos investidores é de 7,3%, estou acima da média, eu tento escolhor bem os empréstimos que me meto.... Por ex: abaixo de 6,5% para prazo acima de 3 anos não me meto. 

Mas, cada um deverá procurar uma estratégia que se enquadra ao seu perfil, mas a base deverá sempre se diversificar a sua carteira de empréstimos.... 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 11 horas, quirino disse:

Na TWINO não há nada com garantia de buyback para investir, é normal?

Aliás não encontro sequer nada para investimento que não esteja delayed nos pagamentos. É só ratings C

Neste momento tem muitos emprestimos com Buyback com taxas de 11%.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 29/03/2017 at 11:23 PM, Duracellpt said:

Parece-me que na Twino os emprestimos não vão aparecendo, aparecem é tipo "fornadas", muitos de uma vez, mas que muitas vezes os "auto-invest" dos vários investidores comem tudo. :D

Quando se quer investir manualmente é ir lá de vez em quando para ver se já saiu mais uma "fornada". ;)

Exactamente, hoje mesmo apareceram na plataforma quase 2000 loans.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Lifetechnicolor disse:

Uma desvantagem ao Raize é que o que vão recebendo de juros fica parado até atingir 20€( o mínimo para emprestar). 

No Viventor por exemplo isto não acontece

Não percebi a duvida...

Na raize todos os meses vais recebendo capital + juros até ao fim da maturidade, e sim o mínimo é 20€. 

Na Viventor, penso que funciona de igual forma, o minimo penso que seja menor 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites