Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

Resultados de 2018 e perspetivas para 2019*

Em 2018, os investidores da Raize obtiveram uma rentabilidade média de 6,47%, em linha com os anos anteriores. A base de investidores aumentou 174% e ultrapassou as 44,400 pessoas. 

Caro(a) Sr. (a),

Aproveitamos esta comunicação de início de ano para fazer um balanço de 2018 e partilhar alguns dos nossos objetivos para 2019. 

Balanço de 2018

A Raize transformou-se nos últimos 3 anos numa das maiores comunidades de investimento em Portugal com uma base de investidores que ultrapassa atualmente as 44,400 pessoas. No total, já foram investidos através da Raize cerca de €21.7 milhões em PME portuguesas, o que representa um aumento de +105% face a 2017.

f50ee88f-9e33-4508-a4f0-0f7c0f4748d7.png

Em 2018, a rentabilidade média realizada foi de 6,47% (após perdas), em linha com os últimos 2 anos. No total, os investidores realizaram uma rentabilidade média acumulada de 30,37% (após perdas) nos últimos 3 anos.

9c572be5-1a6d-4703-83a7-a5e342115728.png

Do lado das PME, a Raize é hoje um dos financiadores de referência em Portugal. Financiamos empresas de norte a sul, no continente e nas ilhas, com prazos de aprovação e formalização muito curtos – tipicamente entre os 5 e os 10 dias. Este posicionamento no mercado tem-se revelado diferenciador junto das empresas, e tem permitido crescer sustentavelmente a carteira global de investimento. Em 2018, conseguimos também alargar a nossa oferta de crédito para empresas de maior dimensão com necessidades de financiamento anuais entre os 250 e os 500 mil euros.

Objetivos para 2019

Definimos os nossos principais objetivos para 2019 em 5 eixos de atuação: 
    • Consolidar o posicionamento de referência no financiamento de longo-prazo das PME portuguesas
    • Alargar oferta de crédito para empresas com necessidades de financiamento anuais superiores a 500 mil euros
    • Disponibilizar novos produtos de poupança e investimento em parceria com entidades bancárias
    • Estudar a expansão internacional na modalidade de pagamentos e financiamento de empresas
    • Estudar oportunidades de alargamento de atividade no âmbito da introdução da Diretiva de Pagamentos (PSD2)
    Esta e outras informações encontram-se igualmente disponíveis no nosso blog para uma consulta mais alargada dos investidores.

Por fim, recordamos em baixo alguns dos artigos e das entrevistas mais relevantes feitas sobre a Raize em 2018.

Votos de um bom ano!

Equipa Raize
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

Plataformas De Crowdfunding

Boas,

Estive aproximadamente um ano na Raize e, apesar de ter iniciado a retirada de capital há 5 meses, ainda não atingi o breakeven.

Desde que o tracker passou a investir uma pequena percentagem do valor disponível e percebi a que as garantias eram pouco fiáveis, deixou de fazer sentido, face às opções existentes.

Deixo aqui a minha opinião: https://plataformasdecrowdfunding.wordpress.com/2018/09/18/raize/

Data

Valor

Plataforma

Moeda

27/11/17

1 000,00

RAIZE

EUR

1/2/18

1 000,00

RAIZE

EUR

25/3/18

1 000,00

RAIZE

EUR

11/6/18

1 000,00

RAIZE

EUR

13/9/18

-250,00

RAIZE

EUR

17/9/18

-250,00

RAIZE

EUR

15/10/18

-400,00

RAIZE

EUR

17/10/18

-41,44

RAIZE

EUR

23/10/18

-73,00

RAIZE

EUR

31/10/18

-165,62

RAIZE

EUR

6/11/18

-170,25

RAIZE

EUR

12/11/18

-35,92

RAIZE

EUR

12/11/18

-29,29

RAIZE

EUR

21/11/18

-185,81

RAIZE

EUR

29/11/18

-1 103,03

RAIZE

EUR

5/12/18

-562,14

RAIZE

EUR

12/12/18

-407,53

RAIZE

EUR

21/12/18

-259,93

RAIZE

EUR

8/1/19

-36,67

RAIZE

EUR

29,37

Apesar de me faltarem apenas 29,37€ para reaver o investimento e a Raize valorizar a minha carteira em 151.96€, adivinha-se um longo período até que consiga retirar uma parte deste suposto lucro sobre o qual venho pagando impostos à muito tempo

.image.png.42c34d80065a8a66f097ac6bcfca7d29.png

image.png.d1c3ca6646b3ccabd70fc6f05f99a359.png
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo a achar (apesar de dizer mais uma vez, que a Raize está longe de ser perfeita). Que fazem decerteza alguma coisa errada na vossa alocação na Raize. Estou à 1 ano e meio na Raize:

image.png.82237c22d6b51775beb711185a3e8bc9.png

Tenho quase 400 emprestimos.

2 em recuperação

1 incobravel

6 em atraso (nenhum desses à mais de 2 meses)

Só consigo perceber que tenham resultado negativo se alocarem % enormes a um emprestimo.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira

Boa tarde,

Nada como iniciar a minha atividade neste fórum com um post no tópico referente à primeira plataforma p2p na qual comecei a colocar alguns €uros.

Registado e a investir desde inicio de Março de 2017 e tal como outros utilizadores, também eu comecei à cerca de 5/6 meses a preparar a minha saída da Raize. Não é de todo porque estou a perder dinheiro, mas porque as alternativas apesar de fora do país, dão mais garantias e rentabilidades mais altas. O facto de ser bastante concorrido o mercado de cessões facilita a saída de quem quer atualmente.

Fiz quase sempre alocações minimas e o estado atual é:

image.png.3a49049ea14992456395c9bf46ba9d85.png

Ao dia de hoje tenho ainda 9 empréstimos em curso (que não consigo vender pelos diversos fatores impostos):

4 regulares que já tiveram prestações em atraso;

5 com prestações em atraso (1 deles recuperado à uns meses);

Cumprimentos,

António.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/02/2019 às 09:12, IceMan1910 disse:

Continuo a achar (apesar de dizer mais uma vez, que a Raize está longe de ser perfeita). Que fazem decerteza alguma coisa errada na vossa alocação na Raize. Estou à 1 ano e meio na Raize:

image.png.82237c22d6b51775beb711185a3e8bc9.png

2 em recuperação

1 incobravel

Só consigo perceber que tenham resultado negativo se alocarem % enormes a um emprestimo.

Cumprimentos,

A razão está mesmo nessa tabela. 7,20% em 1 ano e meio.

Fazes isso em 7/8 meses lá fora, e estou a ser generoso..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Moneymaker disse:

A razão está mesmo nessa tabela. 7,20% em 1 ano e meio.

Fazes isso em 7/8 meses lá fora, e estou a ser generoso..

Tal como já referi neste tópico.. eu sei que sim.. estou em quase todas as internacionais, e tenho bastante mais capital lá fora do que na Raize.

Diversificação é o fator mais importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Antonio84Pereira
    há 15 horas, jpnop disse:

é possível na raize ter acesso ao nome das empresas previamente onde se vai meter o dinheiro?

Bom dia,

Dado que atualmente a procura é muito maior que a oferta se não tiver o tracker ligado não consegue investir e pelo mesmo não é possivel saber previamente a empresa onde será investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/02/2019 às 20:12, jpnop disse:

é possível na raize ter acesso ao nome das empresas previamente onde se vai meter o dinheiro?

Com o Auto invest não.

Mas se não gostares de alguma empresa, basta meter à venda assim que o emprestimo começa.

Vende-se em 5 segundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎15‎/‎02‎/‎2019 às 10:12, IceMan1910 disse:

2 em recuperação

1 incobravel

E quantos desses 400 empréstimos são "cediveis"?

Esta semana entrou em recuperação um empréstimo que valia 1% da minha carteira no seu ponto máximo e que tinha carência de capital nos primeiros meses, vale mais de um terço dos meus juros anuais e não entra como menor valia nos impostos...

Quando esses dois empréstimos que estão em recuperação sairem do valor de rentabilidade acumulada vais ficar com um rentabilidade na ordem dos 3% ao ano, digo eu.

Não sei se o drama maior da Raize é estar lá a investir com rentabilidades na ordem dos 3 a 4%, ou se tentar sair e não conseguir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, Plataformas De Crowdfunding disse:

E quantos desses 400 empréstimos são "cediveis"?

Esta semana entrou em recuperação um empréstimo que valia 1% da minha carteira no seu ponto máximo e que tinha carência de capital nos primeiros meses, vale mais de um terço dos meus juros anuais e não entra como menor valia nos impostos...

Quando esses dois empréstimos que estão em recuperação sairem do valor de rentabilidade acumulada vais ficar com um rentabilidade na ordem dos 3% ao ano, digo eu.

Não sei se o drama maior da Raize é estar lá a investir com rentabilidades na ordem dos 3 a 4%, ou se tentar sair e não conseguir.

Nenhum dos meus empréstimos vale mais do que 0.3% da carteira.

O erro que fiz no inicio foi comprar no mercado secundário (quando ainda era possivel) emprestimos a valer 1%, 1.5% da carteira.

Felizmente já consegui acabar com isso.

Como forma de exemplo, para ficar dos 7% para os 3%, precisava que ficassem incobraveis 13 empresas.

Plataformas sem buyback só funcionam bem com diversificação... penso que a maior parte do erro que o pessoal faz na Raize é ficar com 10, 30 emprestimos. Ou se vai para os 500... 1000 emprestimos, com 20 euros cada um, ou então estamos sempre expostos ao risco de uma determinada empresa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, IceMan1910 disse:

Como forma de exemplo, para ficar dos 7% para os 3%, precisava que ficassem incobraveis 13 empresas.

Eu referi 3%/ano e os 7,2% em 1,5 anos correspondem a 4,8%/ano pelo que não será bem assim.

Se eu hoje conseguisse retirar os empréstimos que estão ou estiveram em atraso na minha carteira e perdesse os que estão em recuperação, teria uma rentabilidade liquida final de 2,21%/ano.

image.png.8e1fe1791ffe14f32464e6a7b48d87b1.png

Uma das razões que me fez sair da raize foi não conseguir investir o dinheiro que tinha lá, que acabava por ficar parado. Quanto mais conseguir substituir empréstimos que valiam 1% por 4 ou 5 empréstimos de valor inferior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Plataformas De Crowdfunding disse:

Eu referi 3%/ano e os 7,2% em 1,5 anos correspondem a 4,8%/ano pelo que não será bem assim.

Se eu hoje conseguisse retirar os empréstimos que estão ou estiveram em atraso na minha carteira e perdesse os que estão em recuperação, teria uma rentabilidade liquida final de 2,21%/ano.

image.png.8e1fe1791ffe14f32464e6a7b48d87b1.png

Uma das razões que me fez sair da raize foi não conseguir investir o dinheiro que tinha lá, que acabava por ficar parado. Quanto mais conseguir substituir empréstimos que valiam 1% por 4 ou 5 empréstimos de valor inferior.

Agora não tenho tido esse problema. Quando aparecem novos empréstimos o AI limpa-me o saldo.

Mas já retirei cash da Raize por esse motivo, no passado.

Não te esqueças que os 4.8% são liquidos.

Nas plataformas internacionais ainda vais ter que pagar os 28% ao fisco. Portanto equivale a 6.66% brutos. 

É como tudo... essa percentagem faz-me querer aumentar o capital que lá tenho neste momento? Não. Não aumento a exposição à Raize à muito tempo.

Mas também não me faz querer retirar, porque quando quero reforcar a posição nas outras, tenho-o feito com capital adicional e não com trocas entre plataformas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Ola a todos!

Tenho seguido este tópico desde a primeira pagina!

Parece-me um negócio aliciante que desconhecia completamente... Sempre gostei do tema "investimentos".

Ainda só li este tópico da Raize...pretendo ler o(s)  tópicos sobre outras P2P para me inteirar melhor do tipo de investimento...isto sem investir ainda 1 cêntimo q seja!

Não me importo de começar pelas plataformas internacionais....mas confesso que prefiro paginas em português. Já a falar português as vezes é difícil fazer bons negócios...imaginem com língua estrangeira. O meu Inglês é inglês de férias.......e básico!

Agradeço a todos a opinião aqui expressada...continuarei a minha análise das vossas opiniões aqui e nos outros tópicos.

Plataformas internacionais com pag em português?? há?? a housers???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Investidor_casual disse:

Plataformas internacionais com pag em português?? há?? a housers???

Há também a Bondora, tem um produto muito simples "go&grow" que rende 6,75% ao ano e não é necessária ou possivel qualquer interacção por parte do investidor. Depois tem outro em que existem taxas até 100% e não existem garantias de devolução de capital nos investimentos, havendo uma alta taxa de incumprimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Investidor_casual disse:

Qual a tua opiniao desta plataforma?

Uma plataforma amiga dos investidores, rentabilidade acima da média, criaram um fundo buyback , parece me que irá ficar e durar para o futuro, perspectiva de crescimento e para reforçar ao longo do tempo

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/03/2019 às 08:57, Plataformas De Crowdfunding disse:

Há também a Bondora, tem um produto muito simples "go&grow" que rende 6,75% ao ano e não é necessária ou possivel qualquer interacção por parte do investidor. Depois tem outro em que existem taxas até 100% e não existem garantias de devolução de capital nos investimentos, havendo uma alta taxa de incumprimento.

A bondora no "go&grow" tem risco? Ou temos garantias que seremos pagos, do género do buyback garantee? Eu já me registei no site e andei a averiguar e não encontrei nada a falar nisso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites