Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

• Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

há 14 minutos, Nuno Silva disse:

A estateguru não tem nenhum tipo de buyback, apenas o imóvel que serve de colateral. Convém não meter tudo no mesmo saco porque não é tudo igual nem os riscos de todas as p2p são iguais. 

Ok, então é exatamente o mesmo modelo que na Raize.

O investidor fica com o retorno e o risco e a plataforma cobra uma comissão sempre à cabeça.

Pareceme um modelo de negócio sólido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, IceMan1910 disse:

Ok, então é exatamente o mesmo modelo que na Raize.

O investidor fica com o retorno e o risco e a plataforma cobra uma comissão sempre à cabeça.

Pareceme um modelo de negócio sólido.

Continua a pôr tudo no mesmo saco, já começa a parecer fixação com a raize. ?

A garantia na estateguru é um imóvel com um LTV favorável e que pode ser vendido no mercado quando existir incumprimento. Na raize existem garantias pessoais que valem o que valem.

Pode querer achar que é a mesma coisa mas por muito que insista não é.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A raize alguma vez informou com clareza  quais são os colaterais dos empréstimos e sobre a % aproximada dos LTVs? Pelo que conheço da raize e pela experiencia que tive com o bonus de 20 euros apenas me informam o motivo do empréstimo e facultam alguns dados estatísticos dos 2 ultimos anos, mas nenhum documento sobre qual é a garantia oferecida pela empresa.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Greentrader disse:

A raize alguma vez informou com clareza  quais são os colaterais dos empréstimos e sobre a % aproximada dos LTVs? Pelo que conheço da raize e pela experiencia que tive com o bonus de 20 euros apenas me informam o motivo do empréstimo e facultam alguns dados estatísticos dos 2 ultimos anos, mas nenhum documento sobre qual é a garantia oferecida pela empresa.

Eu vou mais longe, a tendência das empresas que se financiavam, andam bastante alavancadas pedido de financiamento atrás pedido de financiamento basta consultar o peso dos capitais próprios e do passivo, no balanço de cada empresa.

A formula básica do balanço:  Activo= Capital Próprio + Passivo, era do género 100 de A = 10 C.P + 90 P, ou seja a Autonomia Financeira andavam muitas abaixo de 20%, basta apanhar um empresário artista, fecha a empresa muita gente ia ficar a arder...

No dia seguinte abria outra, c a carteira de cliente formada, está a marimbar-se para os credores. Os únicos credores que não pode falhar é com as Finanças e Seg Social, esse penhoram tudo e é considerado negligencia não pagar ao estado. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/08/2018 às 18:40, Greentrader disse:

A Raize faz questão de dizer isto:

Obtenção de taxas de juros competitivas (sem garantias reais).

raize.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já estou na Raize desde Junho 2016....e posso dizer que já gostei mais.

>300 <500 €

Devo estar um pouco acima do break-even dado que tive perda total num emprestimo e já retiraram do meu dashboard o impacto dessa perda, para talvez nao me sentir desmotivado..

atualmente tem demasiada procura vs Oferta o que faz com que tenhas que ter o tracker ligado para conseguires um parte do emprestimo e nem sequer fazes tu a tua própria análise, fazes depois e se nao gostares cedes o emprestimo.

Antes dava tempo para tu analisares e até escolheres a tua taxa com a qual estavas disposto a emprestar.

tenho na Viventor também e estou a ponderar "Bondora" mas ainda tenho que fazer o TPC sobre esta plataforma.

abrç

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/08/2018 às 23:32, Cesar Branco disse:

A Raize faz questão de dizer isto:

Obtenção de taxas de juros competitivas (sem garantias reais).

raize.png

Bom post, eles são transparentes, e anda muita gente iludida.. plataforma tóxica

há 23 horas, Kulamix disse:

Já estou na Raize desde Junho 2016....e posso dizer que já gostei mais.

>300 <500 €

Devo estar um pouco acima do break-even dado que tive perda total num emprestimo e já retiraram do meu dashboard o impacto dessa perda, para talvez nao me sentir desmotivado..

atualmente tem demasiada procura vs Oferta o que faz com que tenhas que ter o tracker ligado para conseguires um parte do emprestimo e nem sequer fazes tu a tua própria análise, fazes depois e se nao gostares cedes o emprestimo.

Antes dava tempo para tu analisares e até escolheres a tua taxa com a qual estavas disposto a emprestar.

tenho na Viventor também e estou a ponderar "Bondora" mas ainda tenho que fazer o TPC sobre esta plataforma.

abrç

Só gosta de plataformas tóxicas para perder capital? 

Tirando a viventor, a raize e a bondora são plataformas tóxicas, ja falei imensas vezes para fugirem da raize... 

A bondora, trabalha com crédito tóxico, no meio do crédito, à quem consiga tirar alguma rentabilidade, mas com muita coisa em recuperação... ainda estou a perder 20paus na bondora, fugi cedo da bondora

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 month later...
    Visitante Fernando Pereira

No meu caso já tenho conta e investimento de 400€ mas, acho que o dinheiro devia ser investido mais rapidamente. 3 meses depois do deposito só agora esta a ser investido o montante total. Aconselho também a não usarem o método multibanco usem o meio transferência pois como e retirado 1 euro primeiro que sintamos o primeiro reflexo do lucro vai ser muito lento. neste momento de 400€,  3 meses depois lucro e 0,86 centimos. Muito pouco mas no banco não da nada por isso o critério e vosso.?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/11/2018 às 12:15, Visitante Fernando Pereira disse:

No meu caso já tenho conta e investimento de 400€ mas, acho que o dinheiro devia ser investido mais rapidamente. 3 meses depois do deposito só agora esta a ser investido o montante total. Aconselho também a não usarem o método multibanco usem o meio transferência pois como e retirado 1 euro primeiro que sintamos o primeiro reflexo do lucro vai ser muito lento. neste momento de 400€,  3 meses depois lucro e 0,86 centimos. Muito pouco mas no banco não da nada por isso o critério e vosso.?

Estou neste momento a colocar todos os meus empréstimos no mercado de cessões. Mal os coloco, desaparecem do mercado (são comprados por alguém), a uma velocidade que só pode ser justirficada com um mercado de cessões automático. Agora a questão que se levanta é: quem raio tem acesso a essa funcionalidade na Raize? Porque eu não sou de certeza.

Uma empresa com muito pouca informação acerca de como funciona a sua plataforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Rui.Mends disse:

Não concordo de maneira nenhuma com a tua opinião. Fui dos primeiros a entrar na Raize e neste momento tenho mais de 700 empréstimos de valor reduzido. Os maiores empréstimos que tenho não são superiores a 60€. Não acho que seja uma plataforma toxica tal como tu dizes, pois dos mais de 700 empréstimos que tenho só 4 caíram em valores irrecuperáveis, tenho 7 neste momento em recuperação e já tive pelo menos 5 renegociados com taxas de 10%. Acho até que eles tem feito uma boa analise as empresas pois tem garantido a probabilidade de falha que eles anunciam por classe de risco. E pelo menos nesta plataforma sabes que estas a investir em empresas a serio e tens acesso as suas contabilidades (embora admita que possam ser marteladas pelas empresas). O único ponto negativo que tenho a dar a Raize é que as garantias pessoais não funcionam! Pelo menos nas 4 situações que tive não funcionaram até ao momento.

A questão está sempre na estratégia que cada investidor utiliza. No meu caso preocupo-me em manter um Valor Esperado superior a 5/6% bruto.  Desde que eles me garantam que a taxa paga ao investidor é superior as perdas da banda de risco anunciada por eles, por mim está ok. Considero que aquilo é igual a uma obrigação de uma empresa qualquer (MotaEngil, SAD’s, etc.)

Meu caro, não há mercado de cessões automático. Apenas tens pessoal do outro lado a fazer constantemente refresh na página para apanhar as ofertas. Eu costumo fazer assim! Se cederes uma posição as 4h da manhã vais ver que te demora pelo menos 2 ou 3 minutos a ser cedida.

Já agora segue aí o meu link de afiliação

https://www.raize.pt/signup/myESsejhg

Votos de uns bons investimentos para todos.

Mantenho tudo o que disse, se estás confortável com possíveis perdas continua a investir onde achas melhor , eu andei 18 meses a trabalhar para os cofres do estado.

image.thumb.png.1c325761b7c0e8f92345c577a85d9c87.png

image.thumb.png.a97d89a368d4693fd6bcc02076c0b33f.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Raize foi a primeira plataforma de P2P onde investi, em agosto de 2015. Nos primeiros tempos parecia que tudo corria bem mas com o aumento de investidores e empréstimos começou a haver várias empresas que deixaram de pagar e os investidores ficaram sem o seu dinheiro.Ou então fui eu que tive muito azar com os empréstimos que o tracker escolheu para mim!

No inicio deste ano tirei de lá todo o dinheiro que consegui e fiquei apenas com meia dúzia de empréstimos que, por terem pagamentos atrasados, não consegui pô-los no mercados de cessões. Neste momento tenho 3 empréstimo, 2 deles em recuperação. O mais certo é perder esse dinheiro e ter estado mais de 3 anos a dar comissões à Raize e a pagar ao Estado pois a diferença entre juros recebidos e valores incobráveis e impostos é negativa.

Deu para aprender a lição, pois há plataformas estrangeiras com melhores rendimentos e menos chatices.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, IceMan1910 disse:

Boas,

Já aqui referi que uso a mesma estratégia que tu na Raize (investir em todos), e também continuo bastante satisfeito com a plataforma.

Também já sei que existem n plataformas internacionais (porque estou em quase todas), e portanto a Raize é apenas uma de várias ferramentas, mas por enquanto é uma que vou manter na minha caixa de ferramentas.

image.png.c3b1a8c7dc8f7f9de4d49a7770888147.png

Estou na plataforma à cerca de 1 ano e 3 meses.

Cumprimentos,

Estou de acordo contigo IceMan. No meu caso tenho mais duas plataformas (Mintos e Housers) e a Raize é apenas uma das 3. A minha estratégia passa por ser cauteloso na escolha das plataformas mas depois nos empréstimos tento diversificar por um grande numero para assim mitigar o risco especifico. No caso da Housers embora tenha sido cauteloso quando a escolhi (foi na altura que ele se instalou em Portugal) tenho vindo a ficar desiludido com a plataforma pelo que irei reduzir a exposição nesta.

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá, boa tarde a todos.

Sou novo nestas coisas. Estou na Raize desde Maio de 2018. Até agora tem corrido tudo bem, com 100 empréstimos activos.

Mas, agora que se aproxima o fim do ano, tenho uma dúvida:

Como é que é isto do IRS? É que eu verifiquei que a Raize não me está a reter os tais 28%. No fim do ano, caso nenhum contrato se atrase até lá, fica 73 cêntimos abaixo do que o que devia estar.

Alguém detectou este problema em anos anteriores? E, se sim, como é que resolveram isto? Eu sei que 0.73 € não são nada, mas com o fisco é bom não brincar, porque eles não brincam de certeza...

Obrigado.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, isso eu compreendo.

O meu problema é que a Raize não está a fazer (ou pelo menos a mim não fez em 2018) a retenção dos 28%.

Ficou-se para aí nos 19.6%.

Por ex. ainda hoje tive 4 empréstimos aceites que em 2019 me vão render 0.43 € e a Raize não me vai reter nada.  Estes valorzitos todos somados

no fim do ano dão uma "bela" maquia sem retenção. Daí a minha pergunta.

E aposto que deva haver por aí mais pessoal assim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...