Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

há 3 horas, gustaferra disse:

Deves ser como o matrix, desvias-te das balas, em 282 não tiveste nenhum com crédito incobrável? 

Era interessante, colocares o filtro e mostrar as que estão em recuperação, ou no histórico se tens algum valor como crédito incobrável... 

Eu cheguei a ter 86 ativos e desse leque, alguns em atraso e 2 deles vieram a ser crédito incobrável.... 

A min deu-me prejuízo essa plataforma, tem muita coisa boa lá fora para investir com melhores garantias e taxas !!!

Screenshot_1.png

Boas,

Não me desvio de balas nenhumas... invisto em todos com o auto invest.

Não tenho problemas em colar o meu historico de rendimentos aqui.

image.png.6f320d74ca1eaaeada91763955eef798.png

E tenho neste momento um ativo em recuperação

image.png.9fe8d276df5c0e457274c74fdc410cd2.png

Simplesmente cumpro aquela regra que já conselhei todos a usarem, que é diverisficarem bastante os emprestimos de forma a que nenhum tenha um peso superior a 1%, dessa forma só com 5 créditos incobráveis no mesmo ano é que é possivel ter rendimentos negativos.

Cumprimentos,

Editado por IceMan1910
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

há 18 minutos, IceMan1910 disse:

Boas,

Não me desvio de balas nenhumas... invisto em todos com o auto invest.

Não tenho problemas em colar o meu historico de rendimentos aqui.

image.png.6f320d74ca1eaaeada91763955eef798.png

E tenho neste momento um ativo em recuperação

image.png.9fe8d276df5c0e457274c74fdc410cd2.png

Simplesmente cumpro aquela regra que já conselhei todos a usarem, que é diverisficarem bastante os emprestimos de forma a que nenhum tenha um peso superior a 1%, dessa forma só com 5 créditos incobráveis no mesmo ano é que é possivel ter rendimentos negativos.

Cumprimentos,

Andas a jogar à roleta, basta mais 2 entrar em recuperação e tornarem se os 3 crédito incobrável esses 5 % de rentabilidade, não chega para recuperar o portfólio... Vais andar como eu andei a investir para pagar impostos... 

No irs como vais deduzir dp esses créditos incobráveis? 

Boa sorte para os teus investimentos na raize , vais precisar! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, IceMan1910 disse:

No caso da Mintos e da Viventor o risco é intermédio, ou seja, por um lado estás exposto aos 200, 300, 1000 emprestimos diferentes que possas ter. No entanto, isso é totalmente aparente (e já expliquei anteriormente porque), porque 90% das pessoas investe nessas plataformas com Buy-Back Guarantee. Quando estás a investir nesses produtos com BB, na realidade investires em 300 emprestimos ou em apenas 1, se o Loan Originator for o mesmo, é praticamente igual. O que estás a comprar na realidade é uma Obrigação Sintética da entidade (ex: mogo, Aasa, etc..). É exatamente a mesma coisa que ires às bolsa de frankfurt comprar uma percentagem na obrigação que a mogo emitiu. Se a mogo for à falencia tu perdes o teu dinheiro

Percebendo o que quer dizer, isto não é inteiramente verdade. Mesmo se um loaner for à falência continua a existir a dívida de quem contraiu o empréstimo e aumentará as hipóteses de reaver o dinheiro se tiver investido em 300 em vez de 1. 

Quanto à raize, experimentei e fugi mal pude e basta ler alguns relatos ou conhecer a justiça portuguesa para perceber que quando houver incumprimento, muito dificilmente se recuperará alguma coisa..

De resto, concordo em grande parte com o que diz sobre a Mintos, robocash, etc. também prefiro plataformas que sirvam como marketplace como a mintos, peerberry e viventor, por ex.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/08/2018 às 00:12, IceMan1910 disse:

- Todos os anos terias de rendimento 10000 * 5% (rentabilidade liquida (depois de impostos) antes de defaults (7% é a taxa média bruta da raize antes de impostos)) = 500€. 

Desculpa ir buscar um comentário mais atrás, mas como chegas a esse valor de 5% de rentabilidade líquida "todos os anos"? É que os 7% de taxa média bruta da raize não são anuais, mas sim na extensão total dos empréstimos. Portanto ou tens só empréstimos a 12 meses ou tens de dividir a taxa em cada um pelo número de anos (normalmente entre 2 e 4).

Continuo a ver muita informação contraditória acerca do "TANB" da Raize e não consigo ter a certeza se estou a fazer bem as contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, jon.piu disse:

Desculpa ir buscar um comentário mais atrás, mas como chegas a esse valor de 5% de rentabilidade líquida "todos os anos"? É que os 7% de taxa média bruta da raize não são anuais, mas sim na extensão total dos empréstimos. Portanto ou tens só empréstimos a 12 meses ou tens de dividir a taxa em cada um pelo número de anos (normalmente entre 2 e 4).

Continuo a ver muita informação contraditória acerca do "TANB" da Raize e não consigo ter a certeza se estou a fazer bem as contas.

As contas que eles fazem, é se reinvestires, contudo não recebes o capital todo logo no 2º mes, fica deferido no tempo... 

Mas a rentabilidade daquele ativo para compares com outros ativos é dividires pelo o nr de anos (simplificando).... Uma taxa de 10% a 2 anos da-te mais ou menos 5% ao ano brutos, depois deduz os impostos.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, IceMan1910 disse:

Sim, é verdade que é melhor investir em 300 que em 1, daí ter escrito "praticamente igual", mas a verdade é que o risco de falencia é sempre o da organização e não o das pessoas individuais se investirmos com buy back.

Mas concordo com o resto da opinião, vou continuar a investir na Raize, percebo porque algumas pessoas deixaram a plataforma, mas eu continuo a achar que é viável. De qualquer das formas vou dando update dos investimentos :) O meu portfolio tem espaço para várias plataformas.

Abraço,

Na viventor podes investir sem buyback em mortage loans com LTVs baixos a 9% e tens a estateguru que oferece muitos real estate loans com LTVs baixos e taxas que são o dobro da raize e neste caso o risco e a diversificação são os mesmos porque não estás dependente de apenas um único loan originator, mas sim do risco de falência de quem pede o empréstimo que neste caso oferece um colateral de valor superior ao montante pedido que será vendido para pagar aos credores em caso de incumprimento... Já na raize "acho" que não há nenhum documento assinado por notário em que a empresa dá como garantia um colateral ou pelo menos se houver a plataforma não informa bem sobre isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jon.piu disse:

O calculo dos 7% não estou a fazer por aquele quadro, porque no inicio tinha pouco volume de empréstimos, já tive mais (pico de valor durante cerca de 1 ano, sim) e agora tenho um bocado menos. Mas não se pode olhar par aquele numero.

7% é a taxa média ponderada de todos os empréstimos em curso. Quer na minha página pessoal:

image.png.41ec352afc75ede12d47558fc9142b0b.png

Quer no excel com todos os empréstimos:

image.thumb.png.318a472011fb20457aeb0fbf9337f69c.png

há 13 minutos, Greentrader disse:

Na viventor podes investir sem buyback em mortage loans com LTVs baixos a 9% e tens a estateguru que oferece muitos real estate loans com LTVs baixos e taxas que são o dobro da raize e neste caso o risco e a diversificação são os mesmos porque não estás dependente de apenas um único loan originator, mas sim do risco de falência de quem pede o empréstimo que neste caso oferece um colateral de valor superior ao montante pedido que será vendido para pagar aos credores em caso de incumprimento... Já na raize "acho" que não há nenhum documento assinado por notário em que a empresa dá como garantia um colateral ou pelo menos se houver a plataforma não informa bem sobre isso...

Mais uma vez, eu gosto de todas as plataformas com marketplace. Não estou a dizer mal das outras plataformas e já indiquei que existem plataformas que gosto mais do que a Raize. Não concordo é que não seja possivel ter um retorno interessante na plataforma. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, IceMan1910 disse:

O calculo dos 7% não estou a fazer por aquele quadro, porque no inicio tinha pouco volume de empréstimos, já tive mais (pico de valor durante cerca de 1 ano, sim) e agora tenho um bocado menos. Mas não se pode olhar par aquele numero.

7% é a taxa média ponderada de todos os empréstimos em curso. Quer na minha página pessoal:

Mais uma vez, eu gosto de todas as plataformas com marketplace.o estou a dizer mal das outras plataformas e já indiquei que existem plataformas que gosto mais do que a Raize. Não concordo é que não seja possivel ter um retorno interessante na plataforma.  

A questão é que disseste que a raize é menos arriscada apenas por poderes diversificar os loans em 300 ou mais empresas quando tal também é possível fazer noutras p2p, mesmo que nalgumas a diversificação seja mais limitada podes usar emcombinação com outras. Não vejo a raize com melhores garantias do que outras p2p que já provaram conseguir recuperar empréstimos que entraram em incumprimento e na raize apesar de dizeerem que há garantias o processo é demorado e mais obscuro e duvidoso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, IceMan1910 disse:

Mais uma vez, eu gosto de todas as plataformas com marketplace. Não estou a dizer mal das outras plataformas e já indiquei que existem plataformas que gosto mais do que a Raize. Não concordo é que não seja possivel ter um retorno interessante na plataforma. 

IceMan uma pergunta simples e realista, qual é a tua Rentabilidade Liquida anual? Na Raize ? esse 7,13% são uma taxa / média não comparável com outros ativos financeiros....  Espero que entendas a pergunta, individualmente esses ativos não rendem a taxa mencionada por ativo e quanto mais longo a maturidade pior é a rentabilidade... Nem chegará a 7% de rentabilidade anual esse portefólio.....  

Como já se partilhou casos reais de crédito incobrável na Raize e as pseudo garantias reais não funcionam, a classificação da Raize comparativamente a outras P2P estrangeiras  para min é alto risco, para não chamar especulação para a rentabilidade oferecida! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, gustaferra disse:

IceMan uma pergunta simples e realista, qual é a tua Rentabilidade Liquida anual? Na Raize ? esse 7,13% são uma taxa / média não comparável com outros ativos financeiros....  Espero que entendas a pergunta, individualmente esses ativos não rendem a taxa mencionada por ativo e quanto mais longo a maturidade pior é a rentabilidade... Nem chegará a 7% de rentabilidade anual esse portefólio.....  

Como já se partilhou casos reais de crédito incobrável na Raize e as pseudo garantias reais não funcionam, a classificação da Raize comparativamente a outras P2P estrangeiras  para min é alto risco, para não chamar especulação para a rentabilidade oferecida! 

A minha rentabilidade bruta à data é de 7.45% anual, sendo que nunca tive nenhum default. Rendimento/capital investido.

Mas neste momento já não é possivel ter essa taxa, a taxa real anda mais perto dos 7%. Dantes comprava muitos emprestimos no mercado secundário ao dia 15, que pagavam juros ao dia 20 por exemplo, e era facil ter boa rentabilidade. Agora já não é possivel essa estratégia e por isso não invisto novo capital na plataforma... não existe volume suficiente para todas as pessoas que lá investem. Á medida que tenho capital que não é investido, retiro.

(não vou entrar novamente na discussão de que os ativos não rendem a taxa de juro que lá está... já passámos esse ponto várias vezes), a conta é facil. Juros recebidos / capital investido.

Poucos ativos financeiros rendem atualmente 7% brutos. Arrisco-me a dizer que com o mercado em máximos historicos, nos proximos 10 anos, o rendimento do mercado de accções será bastante inferior a esse valor (se não for negativo). Em cima disso, obrigações de empresas estabelecidas como galp, edp, deutsch bank, etc.. pagam rentabilidades perto dos 2... 3%. O BCE empresta dinheiro praticamente a custo 0. Dizer que uma empresa onde é possivel ter rendimentos nem que seja de 4... 5.. 6% apôs defaults, que é mal pago não é justificável com o mercado de divida que temos neste momento.

E o facto de isto ser verdade e algumas empresas pagarem 10%, 15% de juros como em robocashs e afins... e toda a gente pensar que isso são rentabilidade normais... não são! Mais um vez... eu invisto nessas empresas... mas p.f. não aloquem mais do que 1% do vosso portfolio total a uma empresa da qual nada sabem e que paga rentabilidades aseguradas de 14%. Aloquem um pouco.. arrisquem... eu faço o mesmo. Mas não pensem que o risco da robocash é o mesmo que o da raize porque não é.

Da mesma forma que empresas como a estateguru, em negocios do mercado imobiliário pagarem 9% de juros, quando a Estonia está na zona euro e os bancos do país conseguem emprestimos a juros de 0%, é no minimo bastante estranho. Andem na onda, mas não se queimem a pensar que é tudo perfeição. Eventualmente algumas empresas destas vão virar o boneco.

É apenas a minha opinião.

Abraço. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

A minha rentabilidade bruta à data é de 7.45% anual, sendo que nunca tive nenhum default. Rendimento/capital investido.

Mas neste momento já não é possivel ter essa taxa, a taxa real anda mais perto dos 7%. Dantes comprava muitos emprestimos no mercado secundário ao dia 15, que pagavam juros ao dia 20 por exemplo, e era facil ter boa rentabilidade. Agora já não é possivel essa estratégia e por isso não invisto novo capital na plataforma... não existe volume suficiente para todas as pessoas que lá investem. Á medida que tenho capital que não é investido, retiro.

(não vou entrar novamente na discussão de que os ativos não rendem a taxa de juro que lá está... já passámos esse ponto várias vezes), a conta é facil. Juros recebidos / capital investido.

Poucos ativos financeiros rendem atualmente 7% brutos. Arrisco-me a dizer que com o mercado em máximos historicos, nos proximos 10 anos, o rendimento do mercado de accções será bastante inferior a esse valor (se não for negativo). Em cima disso, obrigações de empresas estabelecidas como galp, edp, deutsch bank, etc.. pagam rentabilidades perto dos 2... 3%. O BCE empresta dinheiro praticamente a custo 0. Dizer que uma empresa onde é possivel ter rendimentos nem que seja de 4... 5.. 6% apôs defaults, que é mal pago não é justificável com o mercado de divida que temos neste momento.

E o facto de isto ser verdade e algumas empresas pagarem 10%, 15% de juros como em robocashs e afins... e toda a gente pensar que isso são rentabilidade normais... não são! Mais um vez... eu invisto nessas empresas... mas p.f. não aloquem mais do que 1% do vosso portfolio total a uma empresa da qual nada sabem e que paga rentabilidades aseguradas de 14%. Aloquem um pouco.. arrisquem... eu faço o mesmo. Mas não pensem que o risco da robocash é o mesmo que o da raize porque não é.

Da mesma forma que empresas como a estateguru, em negocios do mercado imobiliário pagarem 9% de juros, quando a Estonia está na zona euro e os bancos do país conseguem emprestimos a juros de 0%, é no minimo bastante estranho. Andem na onda, mas não se queimem a pensar que é tudo perfeição. Eventualmente algumas empresas destas vão virar o boneco.

Abraço. 

Porque que a Raize não se esforça para fazer um extracto de conta conforme anexo ? 

Permitia mensalmente perceber a rentabilidade liquida mensal e projectar anualmente por ex:  Inicio do mes tenho 10 mil investidos recebo no final do mes por ex: 100 euros sei que a rentabilidade mensal é de 1% ao mes e projectando ao ano seria 12%... 

A Raize não tem esse interesse em facilitar este extracto de conta.... Essas contas faz para a tua conta e diz me que taxa dá.... 

Relativamente as taxas de 14% que mencionaste acima ( Robocash) os ativos são a 1 mes nessas plataformas, sendo assim a taxa mensal de juro é superior 1% ao mes..... Se fosse a 3 anos essa taxa daria de 14% aproxidamente de 4,66% ao ano porque recebes o capital e juros ás prestações.... ja falei demasiadas vezes como ja referiste acima.... 

Relativamente à tua desconfianças das taxas de 14% a curto prazo sabes que taxas de juros praticam nesses países ? 

Ve este link das taxas de juro a Prazo.... https://europe.deposits.org/

Invisto a taxas até 20% em moeda estrangeira e porque estas taxas? tem haver com a paridade de moedas e da inflação no país

Outra situação a ver com divida soberana dos países, quando a Grecia andava em guerra com o FMI,  cheguei a ver no Banco Big, a venderem divida da grécia a 20%....  

Estamos muito conformados a taxas perto de 0 pela banca nacional e estranhamos outras rentabilidades.... 

Como é obvio, cada um investe onde acha melhor o seu dinheiro, nisso não opino, agora dizer que a Raize é baixo risco é ridículo..... 

Continuação de bons investimentos ! 

Screenshot_1.png

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não diria tanto mas, 

estou inscrito na Raize há algum tempo mas ainda não tive "coragem" para meter lá uns euros porque:

-para seguir o mercado tenho que lá meter 20€ pelo menos

-as empresas que por lá andam à procura de empréstimos não me inspiram

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Helder Godinho disse:

Eu não diria tanto mas, 

estou inscrito na Raize há algum tempo mas ainda não tive "coragem" para meter lá uns euros porque:

-para seguir o mercado tenho que lá meter 20€ pelo menos

Não precisas de meter nada para seguir. Basta ver as últimas estatísticas: https://www.raize.pt/stats  

A % de crédito incobravél é de 1,22% e já duplicou em menos de 1 ano e com tendência a subir...  Para uma rentabilidade bruta de 7,18% é pouco mais do que estão a dar agora os antigos CTPM no 4º e 5º anos....  O risco na minha opinião é muito semelhante ao risco envolvido nas outras p2p estrangeiras como Mintos, estateguru, viventor.... A  diferença é a rentabilidade ser praticamente metade das outras para um risco praticamente semelhante não entendo como pode compensar investir na raize.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, IceMan1910 disse:

O facto de um banco se financiar a praticamente 0% não quer dizer que vá financiar sequer um development loan ou um bridge loan, quanto mais a menos de 9% ou 10%. Mesmo que financiasse, provavelmente demora meses a decidir o que não acontece com uma estateguru, por ex. Estas taxas têm uma razão de ser e não é por serem altas que são uma fraude.

Além disto, podemos ter as nossas reservas sobre estas plataformas, mas meter no mesmo saco uma raize com uma estateguru é como comparar costeletas de porco com chantilly, passe a expressão.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Greentrader disse:

Não precisas de meter nada para seguir. Basta ver as últimas estatísticas: https://www.raize.pt/stats  

A % de crédito incobravél é de 1,22% e já duplicou em menos de 1 ano e com tendência a subir...  Para uma rentabilidade bruta de 7,18% é pouco mais do que estão a dar agora os antigos CTPM no 4º e 5º anos....  O risco na minha opinião é muito semelhante ao risco envolvido nas outras p2p estrangeiras como Mintos, estateguru, viventor.... A  diferença é a rentabilidade ser praticamente metade das outras para um risco praticamente semelhante não entendo como pode compensar investir na raize.

Ve-se por aqui a "qualidade" das empresas financiadas... essa referencia é uma média, ou seja, muitas financiam mais de 70% com capital alheio, depois não admira muitas irem ao charco, dados da Raize, está lá a informação, a malta tem de perceber onde se está a meter.... lolololo

Screenshot_1.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/08/2018 às 01:13, gustaferra disse:

A Raize não tem esse interesse em facilitar este extracto de conta.... Essas contas faz para a tua conta e diz me que taxa dá.... 

É verdade que a Raize em termos de reports tem muito a melhorar, é quase impossivel extrair informação útil para o excel. Concordo contigo.

Relativamente à tua desconfianças das taxas de 14% a curto prazo sabes que taxas de juros praticam nesses países ? 

Ve este link das taxas de juro a Prazo.... https://europe.deposits.org/

Nenhum país da zona euro tem taxas de juro de longo prazo acima da Euribox + spread (1, 2%) dependendo dos mercados. Na maior parte das p2p europeias o mercado principal é a zona euro. Quanto muito países como Roménia, Bulgaria, etc. podem ter taxas superiores, no entanto esses 2 são da UE e as taxas de juro de longo prazo andam pelos 3, 4%. Nos paises de facto menos desenvolvidos, Ucrania, Georgia, etc.. aí sim podem existir grandes taxas de juro mas o risco cambial também é bastante superior, basta ver o que se passou agora com a Turquia.

Estamos muito conformados a taxas perto de 0 pela banca nacional e estranhamos outras rentabilidades.... 

Dos 4 maiores bancos centrais do mundo de paises desenvolvidos (BCE, FED, Banco de Inglaterra, Banco do Japão) a taxa máxima de referencia anda pelos 1%. Estes paises em conjunto fazem mais de 65% da economia mundial e portanto é impossivel os bancos darem uma rentabilidade em qualquer desses paises muito superior a 0. Se formos para os emergentes como falei, é outra conversa. Mas mais uma vez, o risco de investir na Georgia não é o mesmo que investir na Alemanha. Acho que aqui estamos todos de acordo.

Como é obvio, cada um investe onde acha melhor o seu dinheiro, nisso não opino, agora dizer que a Raize é baixo risco é ridículo..... 

Concordo. E não disse que a Raize tinha um risco baixo. Todas as p2p são de risco elevado, acho que a Raize está no nivel de risco baixo dentro do leque das p2p existentes. Menos risco, menos recompensa. Como em tudo na vida.

A 21/08/2018 às 03:25, CDCD disse:

Não percebo em que medida isto é comparável com as p2p, nem mesmo no risco que se pode aferir: as p2p têm skin in the game, a raize tem algo a perder?

(pergunta genuína)

A Raize tem exatamente o mesmo a perder do que a Mintos. A Mintos também combra uma comissão à cabeça e também não perde nada quando um originator vai à falencia. Na Mintos tens é uma entidade intermédia que "asegura" que no caso de a pessoa não pagar e no caso de esse originator ter liquidez suficiente, te devolve o que investiste. Mais uma vez existe risco neste processo e o risco está sempre do teu lado, é é partilhado com o loan originator.

A 21/08/2018 às 09:49, gustaferra disse:

Por outro lado, se dessem em troca hipoteca do imóvel ou do bem que pedem finaciamento ( terreno, imovel, equipamento) as garantias reias funcionariam melhor....

A investly financiamento de faturas, funcionam tb com garantias, tenho algumas faturas em cobrança difícil, e está envolvida bens ou seguro de crédito para compensar o investidor por crédito dificil, isto para dizer não invisto exclusivamente só com buyback 

Até ver todos os emprestimos na Raize estão asegurados pela garantia total da empresa, independentemente de ter garantia pessoal ou não. Todos os processos de crédito seja na Raize seja onde for, se forem a tribunal, estão sempre sujeitos a colateral pelo total do patrimonio da companhia. Não tenho nenhuma prova de que isto não esteja em vigor na Raize e sei que já existiram vários emprestimos recuperados apôs entrarem em recuperação.

A 21/08/2018 às 09:49, gustaferra disse:

Até a colocar a empresa em bolsa, serviu para os sócios fundadores enriquecerem as custas dos investidores na repartição das acções... Podem agora  vender a sua parte e vivem como lordes para o resto da vida. Uma empresa recente que nunca deu lucro, injectaram todos os anos dinheiro para aguentarem a falência técnica, vai a bolsa com a procura que existiu, estao se a marimbar para os investidores... 

Isto é uma opinião como qualquer outra... Eu não comprei acções da Raize porque achei mau negócio. O facto de eles terem conseguido financiar em mais de 200% a oferta significa que alguem viu valor na empresa. A Amazon, a Tesla, a Uber, etc.. deram e dão prejuizo durante 15, 20 anos, precisam de injetar dinheiro todos os anos para aguentar a falencia tecnica, e contunuam a ser grandes empresas. Eu não vejo valor na Raize porque não os vejo com objetivo de internacionalização e portanto o crescimento está muito limitado a um mercado pequeno. No entanto o facto de não ter lucros não indica se é ou não uma má empresa (e alguem viu valor... porque deram-lhes o dinheiro), porque o valor depende do crescimento.

A 21/08/2018 às 10:06, Helder Godinho disse:

Se tiveres à espera que em p2p lending, a pagar 7,5% de juro, apareçam EDPs ou Galps, nunca vais investir em p2p :). Conheço pessoal que tem empresas de vão-de-escada e que consegue com apoios do portugal 2020 e afins ir à banca buscar a 2%, 3%, 4%. Nunca vão aparecer grandes empresas em p2p a não ser que a taxas fossem mais baixas.

A 21/08/2018 às 22:11, Greentrader disse:

Quando dizes que tem tendência para subir, sendo que a economia portuguesa continua a crescer à mesma taxa, e o desemprego está em minimos de 15 anos, estás a basear-te em dados que tens? Ou estás a atirar para o ar? Se tiveres essa informação quantificada p.f. partilha com os outros foristas para termos todos as mesmas bases de calculo. 

Esses CTPM que falas não estão neste momento disponiveis para os investidores e portanto não são opção de investimento.

Mais uma vez, não estou a dizer que a Razie é melhor ou pior, estou a dizer que num portfolio de 10, 15, 20 p2p para diversificação, a Raize pode fazer parte da solução se bem utilizada.

A 21/08/2018 às 22:21, Nuno Silva disse:

Concordo com tudo o que disse, com a excepção da comparação com a housers que são uns “gulosos” que levam logo 10% à cabeça. Tal como a raize, não têm nenhum incentivo para seleccionar bem os investimentos que apresentam porque ganham sempre, quer seja bom quer seja mau.

Obviamente que a Raize tem incentivo para escolher bons investimentos, porque se a plataforma deixar de ser rentável para os investidores, o pessoal deixa de investir e eles deixam de ganhar dinheiro. Como neste momento cada pessoa só consegue apanhar 2 ou 3 euros em cada empréstimo que aparece... parece não existir razão para os investidores pensarem que o rendimento será negativo ou pior do que as outras opções disponiveis aos investidores portugueses.

A 21/08/2018 às 22:28, Nuno Silva disse:

O facto de um banco se financiar a praticamente 0% não quer dizer que vá financiar sequer um development loan ou um bridge loan, quanto mais a menos de 9% ou 10%. Mesmo que financiasse, provavelmente demora meses a decidir o que não acontece com uma estateguru, por ex. Estas taxas têm uma razão de ser e não é por serem altas que são uma fraude.

Não falei em fraude... Não estou a assumir que essas plataformas são fraudolentas. Falei na capacidade dessas plataforma de pagarem os 100% de buy back a toda a gente, no caso de uma falencia em cadeia dos seus clientes. Quem paga 10% para se financiar, por norma não tem muita capacidade financeira. Mais uma vez... isto são boas plataformas, mas cuidado com a alocação percentual do portfolio a cada uma delas.

A 22/08/2018 às 01:32, gustaferra disse:

Ve-se por aqui a "qualidade" das empresas financiadas... essa referencia é uma média, ou seja, muitas financiam mais de 70% com capital alheio, depois não admira muitas irem ao charco, dados da Raize, está lá a informação, a malta tem de perceber onde se está a meter.... lolololo

Screenshot_1.png

Qual é a percentagem de autonomia financeira média das empresas Portuguesas?

Qual é a percentagem de autonomia financeira de uma empresa que está disposta a apagar 7,5% para se financiar num mercado de taxas de juro a 0%?

Qual é a percentagem de autonomia financeira dos loan originators da mintos/viventor/twino?

(pergunta genuína)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, IceMan1910 disse:

Qual é a percentagem de autonomia financeira de uma empresa que está disposta a apagar 7,5% para se financiar num mercado de taxas de juro a 0%?

isto para mim é que é a queatão para eu não investir através da raize.

Quando uma empresa se dispõe a pagar 7,5% em vez de bem negociado com o banco do qual é cliente uma taxa de no máximo 5% (zero também não acho que consigam) é de desconfiar.

Afigura-se-me que são mini mini empresas de "vão-de-escada" que ao fim de 36 meses abrem falência 

Editado por Helder Godinho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Helder Godinho disse:

isto para mim é que é a queatão para eu não investir através da raize.

Quando uma empresa se dispõe a pagar 7,5% em vez de bem negociado com o banco do qual é cliente uma taxa de no máximo 5% (zero também não acho que consigam) é de desconfiar.

Afigura-se-me que são mini mini empresas de "vão-de-escada" que ao fim de 36 meses abrem falência 

Os 0% é a taxa do banco junto do BCE e influência o custo final para as empresas, por norma nas empresa o spreed normal deverá andar pelos 4-5% para empresas normais, sem apoios de desenvolvimento.

Mas há pelo menos uma razão para não ir à banca buscar a 5% e ir buscar à Raize a 7%, que é a complexidade e os custos escondidos. Na banca fazem-te a 5% mas pagas uma batelada em estudo da viabilidade do crédito, obrigam-te a ter seguro, uma conta à ordem, cartões, gestor de conta, etc.. Estão sempre a chular as empresas. Quando vais ver a taxa efetiva para 2 ou 3 anos foram 10 ou mais %. Isto na Raize é impecável pagas a taxa à cabeça quando és financiado e acabaram os custos.

As empresas que aparecem na Raize são as empresas normais PME tuga que muito dão a ganhar aos bancos portugueses com esses 5% e portanto não há razão para não darem a ganhar na Raize também. Até agora, estou com 5% liquidos... portanto até agora nada a apontar. Se eventualmente mudar a minha opinião sobre a viabilidade da plataforma irei aqui partilhar como o faço agora. 

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites