Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

• Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

não achas errado que eles divulguem exactamente o que vão fazer de forma pública? Isso não poderá colocá-los numa posição mais frágil relativamente a concorrentes? Se fosse accionista eu ainda percebia. Agora credores? O dinheiro que metes no banco sabes menos o que eles fazem com ele. As obrigações que compras de empresas como a EDP, REN ou GALP sabes bem pouco ou nada do que eles vão fazer.

Aqui sabes algumas coisas e até podes tirar algumas conclusões: se vão reforçar o stock de produtos, quer dizer que têm procura o suficiente para justificar esse reforço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Compreendo a tua posição @maj.lraep e agradeço o teu ponto de vista.

Contudo, emprestar dinheiro a empresas é um investimento de risco. E portanto, eu gostaria de saber tudo o que for possível, para melhor tomar uma decisão.

No RicoDinheiro falamos amplamente sobre a Raize ;) e lá eu dei um exemplo de uma diferença da Raize para com outra plataforma, no que toca à descrição do projetos empresariais e que pode ser determinante na tomada de decisão.

Continua a ser minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho conta na Twino e para mim é de longe melhor que a Raize!

Só pelo facto de terem o buyback (é uma segurança). Ainda não fiz nenhum levantamento e ainda não concluí a validação da conta (cartão de cidadão), mas as taxas se repararmos nos pedidos de empréstimos (Geórgia, Dinamarca e Polónia) até me parece que estão razoáveis.

Tenciono no futuro chegar a 20% do meu património neste tipo de investimento. Neste momento não chega a 2%.

Vou continuar à procura de outras plataformas do género.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ambicioso o teu plano @Cardoso24 ;)

Opções, existem atualmente muitas no mercado, em matéria de crowdfunding ou crowdlending

As garantias, tal como na Twino que referiste, parece-me sempre que alguém compra ativos de um banco mau

Ainda não confio muito nessas garantias de compra de crédito mal parado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Eu tenho conta na Twino e Mintos, ambas com buyback e com taxas de 12% desde Abril.

Também tenho dúvidas quanto à fiscalidade.

Provavelmente terei de declarar no IRS todos os anos como "Outros rendimentos de capitais sem retenção" dos juros recebidos nesse ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/08/2016 at 20:18, Cardoso24 disse:

Eu também tenho conta na Twino e para mim é de longe melhor que a Raize!

Só pelo facto de terem o buyback (é uma segurança). Ainda não fiz nenhum levantamento e ainda não concluí a validação da conta (cartão de cidadão), mas as taxas se repararmos nos pedidos de empréstimos (Geórgia, Dinamarca e Polónia) até me parece que estão razoáveis.

Tenciono no futuro chegar a 20% do meu património neste tipo de investimento. Neste momento não chega a 2%.

Vou continuar à procura de outras plataformas do género.

também gosto muito da twino, embora hoje a mintos e a viventor também já tenham buyback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Eu trabalhei anteriormente numa empresa que também se dedicava unicamente ao providenciamento de empréstimos a SMEs e posso dizer que o facto de as empresas voltarem para pedirem outros empréstimos não é algo que seja assim tão negativo.

A principal razão é que a Raíze não aceitaria providenciar um empréstimo a uma empresa que tenha entrado em incuprimento anteriormente com eles. Logo, esses empréstimos estão a ser providenciados a empresas que já mostraram garantias que conseguem pagar empréstimos e os respectivos juros de volta. Daí não haver razão de parar de providencar esses mesmos empréstimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, nunosbpereira said:

A principal razão é que a Raíze não aceitaria providenciar um empréstimo a uma empresa que tenha entrado em incuprimento anteriormente com eles. Logo, esses empréstimos estão a ser providenciados a empresas que já mostraram garantias que conseguem pagar empréstimos e os respectivos juros de volta. Daí não haver razão de parar de providencar esses mesmos empréstimos.

Isso é uma falsa questão, porque quando uma empresa entra em incumprimento no último emprestimo, vai entrar imediatamente em todos os outros que dependem dele. Portanto, basta entrar uma vez para falir.

Pessoalmente a minha percepção de risco para a maior parte das empresas na raize é altissima. Testei com os 20€ deles e fiquei por aí.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, daniel__ said:

Isso é uma falsa questão, porque quando uma empresa entra em incumprimento no último emprestimo, vai entrar imediatamente em todos os outros que dependem dele. Portanto, basta entrar uma vez para falir.

Pessoalmente a minha percepção de risco para a maior parte das empresas na raize é altissima. Testei com os 20€ deles e fiquei por aí.

Ah, então a Raíze aceita providenciar vários empréstimos à mesma empresa ao mesmo tempo? Pensava que era um empréstimo de cada vez...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Tal como existe noutras plataformas internacionais de que sou membro (como a Viventor), a Raize agora também já tem um mercado para quem quiser vender os empréstimos ainda em curso para outros membros, e assim recuperar mais rapidamente o dinheiro. Isto é muito útil para quem tiver uma emergência, precisar do dinheiro da Raize para outros fins, e não quer estar à espera que os prazos terminem.

Podem ver este mercado no separador "cessões" no mercado.

Também é interessante para quem tem menos de 20€ em saldo para emprestar a uma nova empresa, já que é esse o mínimo por empréstimo. Com as "cessões" podem aparecer oportunidades de valor inferior para apostar.

Já agora ficam aqui as regras:

Utilize o mercado de cessões para adquirir e/ou ceder empréstimos em curso a outros investidores. O mercado de cessões é uma ferramenta que permite aumentar a liquidez da sua carteira e não tem custos de utilização.

Ao adquirir um empréstimo em curso, está a assumir a posição contratual de credor tal como definido nos contratos de mútuo e de cessão.

Isto significa que, após concluída a compra de um empréstimo, começará a receber prestações mensais de acordo com o calendário de prestações do empréstimo.

Pode consultar o estado e o calendário de amortização de todos os empréstimos adquiridos na sua área de perfil.

Para salvaguardar a estabilidade e sustentabilidade do mercado de cessões de empréstimos entre investidores, foram definidas as seguintes regras para compradores e vendedores.

Um empréstimo apenas pode ser disponibilizado no mercado de cessões se:

Não estiver em atraso ou recuperação;
    Não tiver estado em atraso nas últimas 3 prestações;
    Tiver uma maturidade residual superior a 2 prestações;
    Não tiver a pagamento uma prestação nos próximos 7 dias;
    Para ceder um empréstimo, deve dirigir-se ao cartão do empréstimo em questão.

Importante: A existência de um mercado de cessões não garante a possibilidade de cessão dos empréstimos em curso. As aquisições e cessões de empréstimos em curso estão necessariamente dependentes da existência de compradores e vendedores para esse mesmo empréstimo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde,

Recebi um email da raize com a oferta de 20€. Como não tinha nada a perder, decidi experimentar.

Olhando para alguns feedbacks aqui expostos, concluo que devo estar a fazer algo errado. Apesar de não ter qualquer mensalidade em atraso, o retorno não condiz com o esperado/anunciado.

Fiz um investimento de 20 euros numa empresa classe B, que pagava a 12 meses e com juros a 5,06%. No entanto, verifico que no final dos 12 meses, o meu  balanço será de 20,12 euros. Não consigo compreender como é que os 5,06% se traduzem em meros 12 cêntimos (pois este valor nem representa 1% do valor investido).

Terei feito algo de errado? existe algo mais a ter em conta? Pelo que li, a Raize cobra a comissão de 3% às empresas e não ao investidor.

Assim sendo, não encontro qualquer vantagem em investir na Raize. O risco como ja referido aqui, é alto e o retorno é insignificante... sendo possível obter melhor resultados e sem riscos em qualquer banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Mithrilon disse:

Boa tarde,

Recebi um email da raize com a oferta de 20€. Como não tinha nada a perder, decidi experimentar.

Olhando para alguns feedbacks aqui expostos, concluo que devo estar a fazer algo errado. Apesar de não ter qualquer mensalidade em atraso, o retorno não condiz com o esperado/anunciado.

Fiz um investimento de 20 euros numa empresa classe B, que pagava a 12 meses e com juros a 5,06%. No entanto, verifico que no final dos 12 meses, o meu  balanço será de 20,12 euros. Não consigo compreender como é que os 5,06% se traduzem em meros 12 cêntimos (pois este valor nem representa 1% do valor investido).

Terei feito algo de errado? existe algo mais a ter em conta? Pelo que li, a Raize cobra a comissão de 3% às empresas e não ao investidor.

Assim sendo, não encontro qualquer vantagem em investir na Raize. O risco como ja referido aqui, é alto e o retorno é insignificante... sendo possível obter melhor resultados e sem riscos em qualquer banco.

Alguma coisa está mal nessa história. Deves estar a ver algo mal:

olha aqui os meus 20 euros, 24 meses a 7% (ainda só passou 10 meses)

Citação

Rentabilidade dos investimentos

• +Juros brutos recebidos1,04 €
    • -Impostos sobre os juros recebidos0,28 €
    • +Bónus referenciação0,00 €
    • +Bónus outras campanhas20,00 €
    • -Crédito incobrável0,00 €
    • Total de ganhos líquidos20,76 €

ou seja em 10 meses já tive um lucro bruto de

1,04€

retenção na fonte de 0,28€

lucro líquido de: 0,76€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante João Vasco

Olá Pessoal,

Fiquei com uma dúvida em relação à Raize, que a malta que já terminou empréstimos pode esclarecer.

No site da Raize na zona das FAQ há uma fórmula para o cálculo dos juros e prestação mensal:

- fiz as contas para empréstimo de 100€ com juro de 10% a 12 meses e o resultado final é de 5,50€ de juros brutos (3,96€ llíquidos), em vez de 10€ como seria de esperar.

Já reparei que parte do capital é amortizado mensalmente com os juros, mas a verdade é que pensamos que realizamos um investimento com juros de 10% ao ano, quando na realidade é de apenas 5,5%...

É mesmo assim, ou fiz alguma conta errada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Joao Martins
    A 13/05/2015 at 15:52, daniel__ disse:

Interessante, não conhecia.

E se a empresa falir, que é o mais normal nas startups?

A Raize é um intermediario. os contratos são realizados entre quem financia e quem recebe o dinheiro. Se a Raize falir, os contratos de emprestimo serão válidos na mesma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/01/2017 at 15:31, Mithrilon disse:

Boa tarde,

Só podes ter visto algo mal. Começaste no início do empréstimo? São mesmo 12 meses?...

Eu também tive os 20 eur de oferta a 7,X, já os retirei e eles pagaram o correto. 

Em caso de dúvida usem o apoio a cliente que é muito bom, responderam me a uma questão fiscal de forma muito estruturada e rápida.

Que risco é que tem a Raize? Que eu me lembre até agora nenhuma empresa deixou de pagar...mais risco existe ao comprar acções do BCP e a malta continua a comprar porque está barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante oh forreta!
    há 9 minutos, Cardoso24 disse:

Só podes ter visto algo mal. Começaste no início do empréstimo? São mesmo 12 meses?...

Eu também tive os 20 eur de oferta a 7,X, já os retirei e eles pagaram o correto. 

Em caso de dúvida usem o apoio a cliente que é muito bom, responderam me a uma questão fiscal de forma muito estruturada e rápida.

Que risco é que tem a Raize? Que eu me lembre até agora nenhuma empresa deixou de pagar...mais risco existe ao comprar acções do BCP e a malta continua a comprar porque está barato.

Boa noite,

Em relação a Raize, nada de mal tenho a informar, o apoio a cliente é bastante rápido e bom como disse o Cardoso24, venho informar que tenho uma empresa com 3 prestações em atraso a galactidreams sa, a primeira das quais em 01/04/2016, o empréstimo está em recuperação, o valor também não é muito elevado. De referir que já fiz mais de 10 empréstimos a empresas diferentes e tudo impecável. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, daniel__ disse:

Não consigo abrir esse ficheiro...mas a taxa é elevada? Eu também falei de cor...como disse só usei a Raize para os 20 eur. Li alguns fóruns em que se falava da Raize e nunca ninguém comentou que alguma empresa deixou de pagar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites