Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

Rick Lusitano

Estava a pensar, porque a Raize não optou por equity crowdfunding antes da IPO.

Ao fazer um financiamento numa Seedrs ou na Crowdcube, iria trazer publicidade e investidores estrangeiros.

Iria dar notoriedade para além das fronteiras nacionais. Poderia ajudar a crescer e a se internacionalizar.

A Raize tem investidores exclusivamente nacionais (institucionais) e ao fazer uma IPO em Portugal, não traz muita visibilidade e investidores estrangeiros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

poderá ter sido por ser das empresas do género mais fraquinha e ficar muito abaixo da concorrência lá fora? Cá dentro pode ser que se safem com a publicidade que fizeram e consigam engan.. angariar mais investidores que não saibam bem no que se estão a meter. :)

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu ainda poderei ter, ja só deixei la os que não pude vender (por estarem atrasados ou terem tido atrasos nos ultimos 3 meses), se nenhum dos 6 ou 7 falhar, consigo sair com lucro, mas ainda vou ter de esperar uns bons meses para saber...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

image.png.5bac24746f4dfc42bb9f2834d5cdff05.png

Pode parecer correr bem. Mas os riscos são elevados na minha opinião.

Enquanto o investimento mais longo durar e como já foi alvo de reestruturação vou fazendo investimentos de curto prazo.
    Assim que se aproximar o fim do prazo do investimento mais longo, é para retirar tudo. 

O risco nesta plataforma é muito grande e as garantias dadas aos investidores são poucas. Por vezes o dinheiro está muito tempo parado mesmo depois das empresas terem sido financiadas na totalidade.

Empresas com garantias pessoais que depois se tornam em credito incobrável !? Enfim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu ja tentei essa abordagem de ir fazendo investimentos a curto prazo (menos de 24m é dificil) enquanto espero pelos atrasados mas arrependi-me quando acabei por ficar com mais uns 3 com atraso. Em alguns casos até pode ter sido uma coisa mínima, num foi na 2ª prestação e outro foi logo na 1a, atrasou uns dias.. mas é o suficiente para ter de ficar agarrado a eles durante 3 meses antes de poder ceder.

não só a raize nao ajuda, como ainda complica mais com estas limitações. em cima disto ainda temos o problema geral dos nossos tribunais e processos demorarem eternidades para resolver as coisas.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Rentabilidade liquida acumulada: 16,03%

1 empresa em recuperação: Pódiovioleta, Lda

3 empresas em atraso: Rodrigo Maquinações, Lda               In Spirit II, Lda             Valente Rufino, Lda

Investir na Raize não deixa de ter os seus grandes riscos mas é opção de cada um desde que tenham em mente o risco que correm

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, lowfin disse:

16% liquidos? deve ter sido com o bonus inicial e muito pouco capital investido. :)

Se for assim, basta que 1 desses falhe para comprometer o resto.

Retirei essa percentagem da pagina deles. Posso dizer que se a PodioVioleta falhar continuo com lucro.

há 38 minutos, lowfin disse:

16% liquidos? deve ter sido com o bonus inicial e muito pouco capital investido. :)

Se for assim, basta que 1 desses falhe para comprometer o resto.

Rentabilidade dos investimentos

• Juros recebidos 321,20 €
    • Bónus 29,70 €
    • Crédito incobrável 0,00 €
    • Ganhos totais 350,90 €
    • Rentabilidade acumulada 22,30 %
    • Impostos 89,92 €
    • Ganhos líquidos 260,98 €
    • Rentabilidade líquida acumulada 16,03 %
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, lowfin disse:

muito bom. e a quantia é maior do que imaginei. com as taxas médias prai nos 7% não é facil atingir 22% brutos.

A média neste momento de rentabilidade é 8,8% mas lembro-me que os primeiros emprestimos não o fazia abaixo de 9,5%. Com o problema de utilizar o Tracker (por nao se conseguir apanhar emprestimos de outra forma) desceu para os 8,8%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, lowfin disse:

muito bom. e a quantia é maior do que imaginei. com as taxas médias prai nos 7% não é facil atingir 22% brutos.

Agora estou desligado da Raize, tenho 69 emprestimos e vou deixar correr até para perceber para onde vai a Raize ( com a entrada no mercado) e comecar a pensar em analisar outro tipo de P2P para uma melhor divisao de %, neste momento só utilizo a Raize.

Editado por grj
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tambem vou continuar a acompanhar a raize (até porque nao conseguia largar mesmo que quisesse). mas nao tenho grande esperança de melhorias para breve.

O objetivo principal deve ser encher os bolsos aos fundadores e isso deve ser alcançado. :)

Devias começar a entrar em outras P2P, a maioria do que há lá fora parece melhor a vários niveis. recomendo sempre diversificar. A mintos parece-me a melhor mas nao fico só por aí.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, lowfin disse:

os que eu andava a apanhar com o tracker acho que ainda estava abaixo dos 8.8%.

de qualquer forma, de 8.8 média para 22% brutos ainda vai muiiito.. :)

Os 22% brutos são rentabilidade acumulada, possivelmente ao longo de vários anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, dasneves disse:

Os 22% brutos são rentabilidade acumulada, possivelmente ao longo de vários anos.

Principio de 2016 sensivelmente. Não tenho nada a esconder nem sou melhor que os outros, pelo contrario tenho muito a aprender. E como tenho referido é um investimento de MUITO RISCO.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/07/2018 às 23:57, Diogo Lança disse:

Neste forum não há ninguem que tenhs vindo a ter sucesso na Raize até agora ? LOL

Tenho 24 empréstimos e nenhum em atraso, não me posso queixar, desde Outubro passado.
    Mas não penso agregar mais €, porque simplesmente há alternativas melhores por ai e que transmitem outra segurança e principalmente com mais opções...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Notificação: Pneus União, Lda

Após análise dos esforços de recuperação já efetuados pela Raize, incluído extensas diligências judiciais e extra-judiciais, assim como das perspetivas atuais de recuperação do empréstimo, atribui-se ao processo em questão uma expectativa de recuperação nula do capital em dívida. Assim sendo, o montante de capital em dívida passará a estar refletido na sua conta como uma perda realizada.

O processo de recuperação não terminou. A Sociedade encontra-se em processo de insolvência, no qual não existem expectativas de recuperação dos montantes em dívida. Atualmente, o Fiador não apresenta condições para responder pela dívida, pelo que se iniciou o processo de insolvência pessoal.

Em geral, os processos de insolvência pessoal têm prazos de execução alargados e a expectativa de recuperação é reduzida. No entanto, caso exista recuperação, refletiremos os montantes recuperados na sua conta.

Melhores cumprimentos,
    Equipa Raize

Mais um com uma garantia pessoal muito pobre, alegadamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, MiguLuso disse:

Notificação: Pneus União, Lda

Após análise dos esforços de recuperação já efetuados pela Raize, incluído extensas diligências judiciais e extra-judiciais, assim como das perspetivas atuais de recuperação do empréstimo, atribui-se ao processo em questão uma expectativa de recuperação nula do capital em dívida. Assim sendo, o montante de capital em dívida passará a estar refletido na sua conta como uma perda realizada.

O processo de recuperação não terminou. A Sociedade encontra-se em processo de insolvência, no qual não existem expectativas de recuperação dos montantes em dívida. Atualmente, o Fiador não apresenta condições para responder pela dívida, pelo que se iniciou o processo de insolvência pessoal.

Em geral, os processos de insolvência pessoal têm prazos de execução alargados e a expectativa de recuperação é reduzida. No entanto, caso exista recuperação, refletiremos os montantes recuperados na sua conta.

Melhores cumprimentos,
    Equipa Raize

Mais um com uma garantia pessoal muito pobre, alegadamente.

Tb recebi da Polivioleta, é um escândalo, dizerem nos ativos com garantia pessoal, e dp vamos a ver não existe nenhuma garantia pessoal a cobrir o valor de financiamento... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

recebi ha pouco do novelo d'caricias mas esta numa fase anterior, entrou em recuperação (penso que deve ser após 3 meses de atraso). também não está a correr bem.

Infelizmente acho que a tendencia será destes casos começarem a ser cada vez mais frequentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seria possível apresentar ou demonstrar o nosso desagrado, em colectivo, à raize relativamente a falta de protecção que dão aos investidores?
    Todos nos queixamos mas acredito que ninguém ainda se queixo directamente à Raize. 
    Não passa apenas de uma ideia. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que já várias pessoas se queixaram, embora de forma pouco direta e silenciosa. Simplesmente vimos que a Raize não se importava muito connosco, os investidores, retiramos de lá o nosso dinheiro e fomos para outras P2P com melhores condições.

Acho até que essa é a melhor forma de protesto, nos euros, onde realmente lhes faz diferença. Se os investidores se começarem a ir embora eles vão ter que melhorar o serviço ou então deixam de ter negócio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema da raize é o mercado em que operam, PMEs nacionais, normalmente com pouca liquidez e capacidade de expansão. Quando comecei a pesquisar possibilidades de investimento esta foi uma das primeiras a descartar. Curiosamente têm uma óptima imprensa e publicidade muito favorável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 4 horas, CDCD disse:

O problema da raize é o mercado em que operam, PMEs nacionais, normalmente com pouca liquidez e capacidade de expansão. Quando comecei a pesquisar possibilidades de investimento esta foi uma das primeiras a descartar. Curiosamente têm uma óptima imprensa e publicidade muito favorável.

Infelizmente para a maioria das pessoas, o marketing vale mais do que fazer a due diligence.

Isso vale para a literacia financeira, como para a política, ou para desporto, ou seja, para todas as vertentes da sociedade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites