Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

bom, é o meu primeiro post aqui...

decidi começar a explorar o p2p há coisa de 2 meses. descobri a raize e pareceu-me "ouro sobre azul", com aquelas taxas, relativamente à fraca rentabilidade de outros produtos financeiros "mais conservadores". não sou grande conhecedor do mundo dos investimentos, mas já tive  posições em fundos imobiliários, mobiliários e acções, fora investimentos como dp, certificados, claro... felizmente ao longo dos anos correu sempre tudo bastante bem, à excepção de uma pequena experiência no mercado das acções. foi uma perda muito pequena, mas uma boa lição que me fez compreender que ainda não estava preparado para esse tipo de investimentos. daí o interesse pelas p2p de momento e deixarei essa área para mais tarde...

enfim, entrei na raize com alguma força, a comprar o que me aparecia, mas depressa descobri que a minha estratégia não era muito "saudável", hehe. não tive qualquer má experiência, mas para evitar que isso acontecesse, mudei rapidamente de planos... felizmente o mercado lá tem muita liquidez e cedi a grande maioria das minhas posições, resgatando também esse capital. nas próximas semanas devo terminar esse processo. vou manter um investimento muito residual, apenas com posições de investimento percentual baixas - o objectivo actual é de menos de 1% da carteira por investimento. quero deixar lá o tracker a fazer o trabalho dele e ir vigiando, mas sem me chatear muito, porque quero dedicar-me a outras plataformas mais rentáveis. vou manter lá algum cash porque parece-me uma plataforma credível, tem muita liquidez, faz a retenção na fonte imediata e claro, para diversificar. talvez reforce pontualmente, apenas para garantir que o tracker tem o que "comer".

tenho vindo a estudar outras plataformas e de momento vou entrar na mintos - até já transferi hoje o cash :)

bom, desculpem o post longo, mas serve de "apresentação". agradeço desde já a contribuição dos elementos deste fórum. as suas opiniões já me têm sido úteis. espero aprender convosco e eventualmente poder ajudar outros no futuro. até porque temos todos um objectivo em comum, rentabilizar da melhor forma possível o nosso guito...

Editado por alexander
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

há 23 horas, alexander disse:

bom, é o meu primeiro post aqui...

decidi começar a explorar o p2p há coisa de 2 meses. descobri a raize e pareceu-me "ouro sobre azul", com aquelas taxas, relativamente à fraca rentabilidade de outros produtos financeiros "mais conservadores". não sou grande conhecedor do mundo dos investimentos, mas já tive  posições em fundos imobiliários, mobiliários e acções, fora investimentos como dp, certificados, claro... felizmente ao longo dos anos correu sempre tudo bastante bem, à excepção de uma pequena experiência no mercado das acções. foi uma perda muito pequena, mas uma boa lição que me fez compreender que ainda não estava preparado para esse tipo de investimentos. daí o interesse pelas p2p de momento e deixarei essa área para mais tarde...

enfim, entrei na raize com alguma força, a comprar o que me aparecia, mas depressa descobri que a minha estratégia não era muito "saudável", hehe. não tive qualquer má experiência, mas para evitar que isso acontecesse, mudei rapidamente de planos... felizmente o mercado lá tem muita liquidez e cedi a grande maioria das minhas posições, resgatando também esse capital. nas próximas semanas devo terminar esse processo. vou manter um investimento muito residual, apenas com posições de investimento percentual baixas - o objectivo actual é de menos de 1% da carteira por investimento. quero deixar lá o tracker a fazer o trabalho dele e ir vigiando, mas sem me chatear muito, porque quero dedicar-me a outras plataformas mais rentáveis. vou manter lá algum cash porque parece-me uma plataforma credível, tem muita liquidez, faz a retenção na fonte imediata e claro, para diversificar. talvez reforce pontualmente, apenas para garantir que o tracker tem o que "comer".

tenho vindo a estudar outras plataformas e de momento vou entrar na mintos - até já transferi hoje o cash :)

bom, desculpem o post longo, mas serve de "apresentação". agradeço desde já a contribuição dos elementos deste fórum. as suas opiniões já me têm sido úteis. espero aprender convosco e eventualmente poder ajudar outros no futuro. até porque temos todos um objectivo em comum, rentabilizar da melhor forma possível o nosso guito...

Foge da Raize... 

Tens outras credíveis mencionadas por cá noutros post de P2P... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim, já me apercebi disso, mas obrigado pela dica. aliás, já tenho lido alguns dos seus posts e têm sido muito úteis para mim.

de facto não me parece que eles estejam a defender correctamente os investidores e sim, mais a privilegiar as empresas. e com aquela rentabilidade, não vale a pena perder tempo com eles, só para diversificar...

estou neste preciso momento concentrado na mintos enquanto estudo outras plataformas onde vou entrar também muito em breve (próximas semanas). mas qualquer sugestão é sempre bem-vinda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/06/2018 às 21:15, alexander disse:

enfim, depois de ter pensado melhor sobre o assunto, lá mudei de ideias...

decidi resgatar o remanescente na raize porque, ao fim e ao cabo, não faltam plataformas onde diversificar. dessa forma, é menos uma com que me preocupar. mais uma vez obrigado...

Já estás à frente de muitas pessoas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a forma mais facil (e quase a única hoje em dia) é ligares o tracker. o que cai é sempre em quantidades pequenas devido à grande procura.

A raize nao permite fazer cedência a utilizadores específicos, quem cede coloca no mercado e qualquer um pode comprar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ponto da situação, 214 empréstimos, 6 em atraso à menos de 1 mês, 0 defaults. Tracker ligado.

Até agora nada a apontar... era preciso ir mesmo muita gente à falencia para anular o rendimento com que estou por agora.

image.png.3ff2fc15ad61d3376454d3ea9d898843.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, IceMan1910 disse:

Ponto da situação, 214 empréstimos, 6 em atraso à menos de 1 mês, 0 defaults. Tracker ligado.

Até agora nada a apontar... era preciso ir mesmo muita gente à falencia para anular o rendimento com que estou por agora.

image.png.3ff2fc15ad61d3376454d3ea9d898843.png

Tambem tinha muita confiança até ter perdas totais, basta outro ativo não ser recuperável juros de 2 anos acumulados ficam negativos.... 

Muita coisa melhor lá fora !!!

Screenshot_1.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, gustaferra disse:

Tambem tinha muita confiança até ter perdas totais, basta outro ativo não ser recuperável juros de 2 anos acumulados ficam negativos.... 

Muita coisa melhor lá fora !!!

Screenshot_1.png

A mim são precisos muitos ativos com perdas incobráveis para o rendimento ser negativo... Secalhar meteste muito na mesma empresa...

Imagina, mesmo que seja 5% liquidos ao ano... como podes ver por esse meu print, nenhum dos meus empréstimos vale mais do que 0.5% da minha carteira. Para ter rendimento negativo, num ano tinham que estar incobraveis 10 empréstimos (10 * 0.5% = 5%).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, IceMan1910 disse:

A mim são precisos muitos ativos com perdas incobráveis para o rendimento ser negativo... Secalhar meteste muito na mesma empresa...

Imagina, mesmo que seja 5% liquidos ao ano... como podes ver por esse meu print, nenhum dos meus empréstimos vale mais do que 0.5% da minha carteira. Para ter rendimento negativo, num ano tinham que estar incobraveis 10 empréstimos (10 * 0.5% = 5%).

Tinha cerca de 100 ativos, entre 50€ a 100€ por ativo, a perda de 120€ foi comprado no mercado secundario e logo nesse mês entrou em recuperação e perda total posteriomente, e tenho outro em recuperação que anda a ser engonhado mais de 8 meses.... 

Andas com muita sorte, entrando 2 ou 3 em perda total mais os impostos que andas a pagar, sem puderes deduzir perdas, quer ver se continuas achar que é a melhor P2P do mundo.... mas cada um sabe de si....

Falta-me a decisão de ativos 1 em recuperção outro em atraso para fechar de vez a Raize....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, gustaferra disse:

Tinha cerca de 100 ativos, entre 50€ a 100€ por ativo, a perda de 120€ foi comprado no mercado secundario e logo nesse mês entrou em recuperação e perda total posteriomente, e tenho outro em recuperação que anda a ser engonhado mais de 8 meses.... 

Andas com muita sorte, entrando 2 ou 3 em perda total mais os impostos que andas a pagar, sem puderes deduzir perdas, quer ver se continuas achar que é a melhor P2P do mundo.... mas cada um sabe de si....

Falta-me a decisão de ativos 1 em recuperção outro em atraso para fechar de vez a Raize....

Não acho que seja a melhor p2p do mundo. Tenho mais dinheiro na Mintos que na Raize.

Também não acho que seja a pior... até prova em contrário continuo a achar que com um portfolio bem diversificado, é possivel ter uma taxa de rendimento de cerca de 5% depois de impostos e defaults.

A mintos tem mais? Claro que sim... Mas da mesma forma que tenho muitos empréstimos para diversificar, também quero ter várias casas para diversificar.

Continuo da opinião que a Raize é uma boa p2p para ter em carteira.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho uma opiniao parecida. nao acho que a raize seja boa mas serve para diversificar, é diferente das outras, outro país, outras condições, outras regras.

Se a coisa correr mal deverá ser progressivo (atrasos em emprestimos individuais) enquanto lá fora pode ser mais repentino (falencia de empresa gestora de empréstimos). No entanto, das 5 p2p em que entrei considero que a raize é a mais fraca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Para quem tiver interesse.

Jornal de Negócios - Já há data: Raize começa a negociar na bolsa portuguesa a 18 de Julho (15 de junho de 2018 às 15:00)

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ja-ha-data-raize-comeca-a-negociar-na-bolsa-portuguesa-a-18-de-julho

DISCLAIMER: Não invisto na Raize nem em P2P nem nas suas acções. Nem aconselho a comprar ou vender. Este post é apenas informativo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Rick Lusitano disse:

Para quem tiver interesse.

Jornal de Negócios - Já há data: Raize começa a negociar na bolsa portuguesa a 18 de Julho (15 de junho de 2018 às 15:00)

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/ja-ha-data-raize-comeca-a-negociar-na-bolsa-portuguesa-a-18-de-julho

DISCLAIMER: Não invisto na Raize nem em P2P nem nas suas acções. Nem aconselho a comprar ou vender. Este post é apenas informativo.

Vamooos emboraaa:D

So foi pena não terem avaliado aquilo em 200M, foram de certa forma “modestos”. No entanto com os resultados (ou devo dizer prejuízos?), este valor de MC é absurdo.

Este timing de entrada em bolsa não é inocente.

Não tenho nada contra a Raize, se fosse uma boa empresa, comprava ações, sem qualquer problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quanto à raize, entrei em maio e estou praticamente fora hoje. ando a trabalhar a saída há umas semanas e devo terminar esta semana, aguardo apenas que 3 empréstimos sejam validados para vendê-los imediatamente...

para mim, serviu de experiência. mas enquanto não valorizarem devidamente o investidor face às empresas, não quero saber mais deles.

claro que quem bem diversifica, também bastante se despreocupa. só que essa diversificação na raize é demorada e trabalhosa, tipo comboio a carvão a subir uma colina íngreme. tudo o que tinha lá e saquei está entretanto investido e sem grande esforço.

na minha opinião, investir na raize não compensa porque não faltam alternativas para diversificar e com melhores condições.

Editado por alexander
    português pouco claro
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 3 minutos, Dav7 disse:

2018-06-18_150506.jpg

Seria esperar que quisessem investidores institucionais, que também poderiam ajudar a plataforma a crescer em Portugal e no estrangeiro.

Mas a Raize prefere os pequenos investidores porque será?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Seria esperar que quisessem investidores institucionais, que também poderiam ajudar a plataforma a crescer em Portugal e no estrangeiro.

Mas a Raize prefere os pequenos investidores porque será?

Pk a maioria tem mais conhecimentos e domina o mercado da banca e são uns visionários..... lolololo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a mim, o que me impressionou mais na raize foi a facilidade com que se vendem os empréstimos de baixos valores - todos os meus eram desse tipo. é tão imediato que chega a ser espantoso num país pequeno como o nosso...

quanto à questão das acções, nem me pronuncio, porque é uma área que não domino, nem de longe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 11 minutos, gustaferra disse:

Pk a maioria tem mais conhecimentos e domina o mercado da banca e são uns visionários..... lolololo

:D

A Raize está condenada a ser pequena, pois o mercado Português é muito pequeno.

Mesmo que a Raize quisesse se expandir para Espanha, Espanha está superlotada de plataformas Espanholas e loan originators. E a maioria das plataformas P2P bálticas têm loan originators domiciliados em Espanha.

Só se a Raize se internacionalizar para os PALOP ou CPLP, talvez o Brasil seja actualmente minimamente interessante na questão do tamanho do mercado, porque economicamente ou politicamente, o Brasil é o caldeirão que conhecemos. No Brasil, o P2P não pode existir isoladamente, tem de ter uma licença bancária ou de intermediário financeiro, ou estar associado a uma entidade que tenha uma dessas licenças para operar no Brasil.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

:D

A Raize está condenada a ser pequena, pois o mercado Português é muito pequeno.

Mesmo que a Raize quisesse se expandir para Espanha, Espanha está superlotada de plataformas Espanholas e loan originators. E a maioria das plataformas P2P bálticas têm loan originators domiciliados em Espanha.

Só se a Raize se internacionalizar para os PALOP, talvez o Brasil seja actualmente minimamente interessante na questão do tamanho do mercado, porque economicamente ou politicamente, o Brasil é o caldeirão que conhecemos. No Brasil, o P2P não pode existir isoladamente, tem de ter uma licença bancária ou de intermediário financeiro, ou estar associado a uma entidade que tenha uma dessas licenças para operar no Brasil.

Expandir para os Palop ? Para o brasil ? moedas diferentes? para não falar a excelente politica de cobrança que teem... não vejo sucesso lá fora.... vejo prejuízos enormes para os investidores....  

Conheço historias  onde os ffuncionários do banco em angola em cabinda, roubavam o próprio cofre do banco e fugiam pela fronteira... resumindo não era eu que emprestava dinheiro lá.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites