Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

há 4 horas, Nmen disse:

Ou estás no tracker ou nem tens hipótese...

Eu deixei de reforçar o que lá tenho. Está em auto gestão... até agora sem contratos em incumprimento. Curiosamente estava aqui a ver a app e, aparentemente, tenho uma rentabilidade líquida de 1,33%. Isto para uma taxa media de 7,3%. Fico sem entender estas contas...

Seja como for, o risco não compensa a "fantástica" taxa de juro.

É mesmo como dizes....ou Tracker....ou só os vês a passar.......

Realmente para uma taxa de 1,33%.....não vale a pena lá ter o dinheiro.......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

Rick Lusitano
    há 11 horas, gustaferra disse:

Não defendas a Raize, só fica-te mal, mas cada um sabe si.... 

Na Raize ao fim de 1 mes entrou em recuperação, noutro ao fim de 3 meses entrou em recuperação.... Atrasos até 3 mesesm acontece muito... 

Na Mintos a minha situação : 0% em recuperação ou incumprimento.... tenho em atraso mas isso é normal, não stresso porque são todos em buyback 

Screenshot_1.png

Tens 15 loans atrasados num total de 107 investidos = cerca de 14,02%

Eu estou com cerca de 11,49% de loans em atraso. Anda num intervalo entre 11-19% de atrasos.

Depende dos loans originators em que se investe. Mas como invisto só em loans com Buyback nem me preocupa.

(usaste o Goggle Tradutor na Mintos?)

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Rick Lusitano disse:

Tens 15 loans atrasados num total de 107 investidos = cerca de 14,02%

Eu estou com cerca de 11,49% de loans em atraso. Anda num intervalo entre 11-19% de atrasos.

Depende dos loans originators em que se investe. Mas como invisto só em loans com Buyback nem me preocupa.

(usaste o Goggle Tradutor na Mintos?)

Estava se a debater, os ativos em recuperação/incumprimento contratual na mintos tenho 0%...

Na raize tb tenho em atraso... o que importa perceber é os que entram em incumprimento/recuperação...

Sim, o browser da google traduz

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 6 horas, lowfin disse:

eu investi em varias, principalmente na mintos, mas o buyback nao me deixa totalmente descansado, especialmente se tiver de ser ativado com frequência.

Não sou defensor de nenhuma em particular, procuro o melhor retorno com o menor risco. Mas não devemos assumir que por haver buyback nao há risco para nós. Alguem está a pagar o capital para nós recuperarmos o que investimos, e esse alguem/empresa nao tem capital ilimitado.

Enquanto com a Raize tenho a sensação que os problemas são progressivos e estão à vista, são alguns emprestimos em atraso e incumprimentos (mas a raize em si não deve ter problemas).

Com a mintos e outras que tem buyback os problemas sao facilmente filtrados, o buyback resolve,.. mas e se a empresa respetiva tiver uma taxa de incumprimento de 20% durante algum tempo, vao ter capital para devolver os buybacks a todos? Assumem todo o crédito mal parado? Se a coisa correr mal nesse caso receio que o prejuizo possa ser bem maior e repentino.

As empresas de crédito já cobram taxas de juro elevadas para poderem absorver os caloteiros, que existem sempre.

Depois também deduzem nas declarações fiscais, as perdas provocadas pelos incumprimentos. Se tiverem lucros, pagam menos imposto. Se não tiverem lucros, ficam com crédito fiscal para abater em lucros futuros durante uns anos.

O maior problema para as empresas de crédito é a falta de liquidez. Por isso, é que nós vemos estas empresas nas plataformas e também assim, diminuem o seu risco temporariamente ao "venderem" parte dos montantes emprestados.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 horas, lowfin disse:

a minha experiencia é tambem que a raize tem menos incumprimento, o problema é que somos mais afetados quando ocorre. tenho 3 em atraso para uns 40 emprestimos. na mintos a % que tenho em atraso é muito maior.

O que te dá na Raize uma taxa de atrasos/incuprimento de 7,5% (3/40).

Bem abaixo do "normal" da Mintos que anda entre 10-20% em loans com BuyBack. Que depois se tem a rede de segurança do BuyBack.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 14 minutos, gustaferra disse:

Estava se a debater, os ativos em recuperação/incumprimento contratual na mintos tenho 0%...

Na raize tb tenho em atraso... o que importa perceber é os que entram em incumprimento/recuperação...

Sim, o browser da google traduz

Os atrasos são incumprimentos. Ora vejamos, se um país ou uma empresa falhar com o pagamento (reembolso) total ou parcialmente os seus empréstimos bancários ou empréstimos obrigacionistas ou juros ou cupões são considerados como defaults. E isto é incumprimento do contrato de mutuo.

O que não acontece na Mintos e outras plataformas com BuyBack é que temos um "seguro", o BuyBack, que é accionado 60 dias (maioria das P2P) depois do 1º incumprimento, em que os loans originators compram de volta os loans.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Rick Lusitano disse:

Os atrasos são incumprimentos. Ora vejamos, se um país ou uma empresa falhar com o pagamento (reembolso) total ou parcialmente os seus empréstimos bancários ou empréstimos obrigacionistas ou juros ou cupões são considerados como defaults. E isto é incumprimento do contrato de mutuo.

O que não acontece na Mintos e outras plataformas com BuyBack é que temos um "seguro", o BuyBack, que é accionado 60 dias (maioria das P2P) depois do 1º incumprimento, em que os loans originators compram de volta os loans.

Eu percebo, eu estava a fazer a comparação ate acionar o buyback passam entre 60 a 90 dias, e nenhum entrou em default na mintos ou outras....

E a Raize até entrar em recuperação pode ser entre 2 a 4 meses... tive 1 a entrar em recuperação ao fim de 2 meses e outro a 4 meses... dp basta um ativo da raize em atraso nos últimos 3 meses , para nao conseguires vender.... 

Na mintos isso não acontece podes sempre vender mesmo com atrasos....

Só encontro desvantagens na Raize qto mais se debate mais limitações vou numerando.... 

Mas cada um faz o que quiser com o seu dinheiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, gustaferra disse:

Na mintos um originador foi a falência e a Mintos assumiu a posição do originador.... 

Não sei até que ponto isto é totalmente verdade, pelo menos eu continuo ali com um empréstimo com atraso de mais de 60 dias (da Eurocent, o único que tinha):

image.png.6906ac526e2435fc33c87feddab20746.png

É um valor residual (2.5€), o que não me causa transtorno, mas já deve estar assim há 2 meses.

A minha rate de atrasos está na média que falaram anteriormente (20%). Estou a procrastinar fazer aqui umas analíticas sobre os originators que mais se atrasam, que poderia ser informação importante.

Editado por amagalhaes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, amagalhaes disse:

Não sei até que ponto isto é totalmente verdade, pelo menos eu continuo ali com um empréstimo com atraso de mais de 60 dias (da Eurocent, o único que tinha):

image.png.6906ac526e2435fc33c87feddab20746.png

É um valor residual (2.5€), o que não me causa transtorno, mas já deve estar assim há 2 meses.

A minha rate de atrasos está na média que falaram anteriormente (20%). Estou a procrastinar fazer aqui umas analíticas sobre os originators que mais se atrasam, que poderia ser informação importante.

E foi adquirido em buyback? se sim, reporta ao suport da mintos... não deveria acontecer.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Nem me apercebi, um originador a dar problemas...

A mintos vai ter de arranjar solução...

Admito que tive sorte em não ter loans da Eurocent...tinha ficado com a ideia que a Mintos se tinha chegado à frente.

Assim sendo é ainda mais importante diversificar por loan originator.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o buyback tambem tem limites e quando falha, em vez de ser apenas 1 ou 2 emprestimos podem ser todos os que pertecem ao loan originator (mesmo que ainda se tenha direito a receber diretamente do emprestimo o processo deve ser mais complicado e demorado).

Volto a dizer que nao estou a defender a raize e ate estou a pensar começar a sair da raize pelas varias desvantagens, mas não considero é que as outras sejam assim tao mais seguras por causa do buyback.

Editado por lowfin
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, lowfin disse:

o buyback tambem tem limites e quando falha, em vez de ser apenas 1 ou 2 emprestimos podem ser todos os que pertecem ao loan originator (mesmo que ainda se tenha direito a receber diretamente do emprestimo o processo deve ser mais complicado e demorado).

Volto a dizer que nao estou a defender a raize e ate estou a pensar começar a sair da raize pelas varias desvantagens, mas não considero é que as outras sejam assim tao mais seguras por causa do buyback.

Pelas estatísticas actuais dos buybacks da viventor e mintos até agora têm funcionado e já se passaram 3 anos. Já na raize durante esse período a taxa de incumprimento e crédito não recuperável é bem superior e as taxas remuneratórias muito inferiores o que significa que para um risco semelhante oferecem praticamente metade da % de juros que as outras oferecem....

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, carvalho2707 disse:

Boas,

Alguém me sabe dizer porque é que os investimentos na raize não aparecem no IRS ?

Investi durante o ano de 2017 e achava pelas FAQ's deles que era tudo autometicamente introduzido no IRS 

Os juros de depósitos a prazo também não aparecem.

Isto acontece porque os juros que recebes são tributados autonomamente a 28%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, MiguLuso disse:

Os juros de depósitos a prazo também não aparecem.

Isto acontece porque os juros que recebes são tributados autonomamente a 28%.

Ah, mas achava que ainda assim apareciam só para saberes que estava tudo declarado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, carvalho2707 disse:

Boas,

Alguém me sabe dizer porque é que os investimentos na raize não aparecem no IRS ?

Investi durante o ano de 2017 e achava pelas FAQ's deles que era tudo autometicamente introduzido no IRS 

Se quiseres optar pelo englobamento, tens de pedir a eles que te façam essa relação.... 

Já deviam permitir através da consulta do extracto de conta dar essa relação é a unica P2P que ainda não desenvolveu essa distinção de Juros ganhos e imposto retido... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Os investimentos que estejam sujeitos à taxa liberatória, tal como o nome indica, estão livres de serem declarados na declaração de IRS. Porque o rendimento gerado por estes investimentos, é sujeito à retenção na fonte:

image.png.d85e8be289da337942a575f4aee191d9.png

Rendimentos incluídos nesta forma de tributação:

• Juros de Depósitos Bancários, Certificados de Aforro e do Tesouro;
    • Cupões de Obrigações e CLNs;
    • Dividendos de Fundos de Investimento e ETF;
    • Juros de Contratos de Mútuo;
    • entre outros.
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante João Rodrigues

Boa tarde,

Estou a tentar submeter o IRS mas dá-me o seguinte erro: "Deve preencher o Quadro 9 do anexo G ou Quadro 9.2A do Anexo J porque foram transmitidas (alienadas) partes sociais ou outros valores mobiliários. (073W)".

Não tenho ações/fundos/investimentos/etc, apenas investi dinheiro na RAIZE em 2017.

É por causa da RAIZE que esta mensagem de erro está a aparece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, MiguLuso disse:

Olha o "update":

Untitled.png.9d612ff8b1263108cb1eb419550e8796.png

A Raize é uma vergonha, isso é paleio para engonhar, não estão a conseguir recuperar e dp enrolam.... cause 1 ano, para meter uma acção judicial.... 

Uma garantia pessoal está associada  bens pessoais de quem foi avalista, o banco não facilita quando há atrasos... E os juros de mora e 1 ano em atraso, irá ser contabilizado? Se receberem  parte do capital é uma sorte.... 

Tenho 4 ativos 2 em recuperação e 2 constantemente com atrasos, nunca mais me livro desta P2P.... 

Na investily , financiamento de faturas, tb tem associada uma garantia pessoal, mas os juros continuam a somar qd há atrasos..... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dizer que, basta uma empresa em recuperação, para comprometer todo o rendimento, não é propriamente o mais correcto. 

Já percebi @gustaferra de que não simpatizas com a Raize. Somos dois! :D Como já por aqui disse, a minha aventura na Raize, permitiu-me uma aprendizagem. 

Mas provavelmente, também cometi erros. E não posso, com os meus erros, afirmar que a Raize é algo a evitar. E o erro, que cometi (ou creio ser), foi o de investir diferentes somas em diferentes empresas. E existindo uma empresa em incumprimento onde investi um maior valor, certamente que isso vai comprometer todo o resto, mesmo que (e que foi o caso), tenha investido em outras 40 diferentes empresas. 

A aplicação de um maior valor em determinadas empresas, foi no meu caso, motivada pela avaliação que a Raize fez a essas empresas. E aplicava maior valor nas empresas de categoria B+ ou A. Mas coisa do destino, e numa amostra de 40 empresas, as que investi catalogadas em C não foram pró charco, e aquelas supostamente mais fiáveis estão em vias de ir pró charco. 

Mas esta minha experiência, não invalida, que exista realmente, uma percentagem irrisória de empresas  que estejam em recuperação. Sim assim o é, digamos que apenas uma percentagem pouco significativa de empresas está em recuperação e não paga. Assim, poderemos pensar que investir através da Raize, é pouco provável de apanhar este tipo de empresas. Mas dependendo do montante investido, e do factor probabilístico, a perda pode ser substancial ou não. 

A melhorar na Raize, fica a clarificação e sobretudo a aplicação das garantias. Claramente não estão definidas, nem funcionam com a celeridade desejada. O que é que é garantia pessoal? Significa que, garantiu de boca, um par de botas em caso de falência? 

E ainda a melhorar, importa optimizar a transparência. Isto é, analisar com base em indices, a viabilidade do empréstimo. Porque emprestar dinheiro, é algo que acarreta risco. Para que o investidor possa seleccionar e sobretudo confiar, é preciso informação detalhada e "garantir" a análise através de escalas. A clicinvest neste campo é melhor. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caso interesse a alguém, mas eu já tinha dado como perdido:

Notificação: Transportes Adão G & G, Lda

Caro(a) XXXXX,

Após análise dos esforços de recuperação já efetuados pela Raize, incluído extensas diligências judiciais e extra-judiciais, assim como das perspetivas atuais de recuperação do empréstimo, atribui-se ao processo em questão uma expectativa de recuperação nula do capital em dívida. Assim sendo, o montante de capital em dívida passará a estar refletido na sua conta como uma perda realizada.

O processo de recuperação não terminou. A Sociedade encontra-se em processo de insolvência, no qual não existem expectativas de recuperação dos montantes em dívida. Atualmente, o Fiador não apresenta condições para responder pela dívida, pelo que se iniciou o processo de insolvência pessoal.

Em geral, os processos de insolvência pessoal têm prazos de execução alargados e a expectativa de recuperação é reduzida. No entanto, caso exista recuperação, refletiremos os montantes recuperados na sua conta.

Melhores cumprimentos,
    Equipa Raize

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites