Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

Rick Lusitano
    há 1 minuto, Cardoso24 disse:

A entrada em bolsa sugere-me que é mais uma manobra dos owners em retirarem cada vez mais o seu lucro, aproveitando momento de hype da Raize.

Leste o meu pensamento. É a estratégia de saída dos accionistas, venture capital e afins.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Quanto maior exposição mediática, maiores entradas de novos investidores, apesar da saída dos investidores existentes. Tanto que se tem verificado com o aumento da publicidade/marketing, a Raíze tem cada vez mais investidores, apesar da saída de alguns investidores. A questão é o saldo líquido entre a entrada e a saída de investidores (e seu dinheiro), se o saldo for positivo contabilizando a base de investidores e montante de capital investido, a Raíze pode suportar as saídas, tem é que continuar a alimentar as entradas de carne fresca para o matadouro (aumentando o marketing). O que se tem verificado, pelos relatos dos investidores, é cada vez mais difícil, investir e obter taxas de juro interessantes, devido ao aumento da procura (investidores).

Em relação ao mercado da Raíze, concordo contigo, devido a Raíze estar limitada a um único país e este país ser de tamanho reduzido, a Raíze estará condenada a ser uma plataforma regional de pouca relevância, mesmo que aumente o seu volume de negócios nacional.

Se adicionarmos a intenção da União Europeia em fornecer licenças pan-europeias para as plataformas de P2P (e outras plataformas de crowdfunding) poderem operar livremente em todo o espaço da UE, a Raíze vai ter forte concorrência mesmo em Portugal e vai ter dificuldades em entrar nos outros países. Estão a ver a Raíze a lutar com a Lendix em França ou Espanha, ou com a Mintos ou outra P2P báltica na Europa de Leste? ;)

Já me esquecia de um factor importante, a fiscalidade. A Raíze retém 28% de imposto sobre o rendimento aos residentes fiscais nacionais, em comparação com outros países, Espanha (19%), Itália (26%), Estónia (20%), Letónia (10%), Lituânia (15%), ficando em clara desvantagem para os investidores

Sem querer repetir-me a Raize trabalha para os empresários.... 

A publicidade só serve para apanhar mais "patos" para alimentar os financiamentos a empresários e evitar as subidas das taxas de juros. 

Andam operar cerca de 3 anos, se tivessem preocupados com os investidores  já  tinham melhorado o tracker, custa-me a perceber porque que este, não permite escolher maturidades ou taxas de juro mínimas.... 

Não se percebe as garantias pessoais envolvidos nos financiamtos nunca são accionadas no meu caso ha mais de 6 meses e alguem no forum falou 1 ano... 

O que falei acima acham tratar-se de uma P2P preocupada em melhorar a experiência de investimento dos investidores?

Colocação em bolsa é para procurar dinheiro fresco para a Raize como empresa, podiam ter feito através da Seedrs.... 

Um dia que diminua o cash dos investidores certamente vão mudar a politica atual....

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Lendix não tem apenas clientes em França. Já se estendeu a outros países... É de facto a líder em França, mas ainda assim quer e ambiciona um mercado mto maior. Espero que não cheguem a Portugal, pois não simpatizo com a ideia de empresas nomeadamente francesas explorarem actividades económicas no nosso país. A PT, o Jumbo, Wiko, a Chronopost dominam o mercado português e os lucros vão para os franceses.  É preciso algum patriotismo e desenvolver marcas nacionais que gerem reconhecimento. 

Não tinha noção que Portugal é tão caro em relação à retenção liberatória de impostos. Mas se os governantes se habituaram a reter 28%, parece-me impossível que desçam esta taxa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a Todos.

Depois de ter lido todas as páginas deste tópico, até porque sou novo nesta vida dos investimentos em P2P, constatei que na opinião generalizada, não aconselham a Raize....embora e por curiosidade...tenha aberto conta e posto 20€....para ver o que dá!

Para já constatei, que ao nível da oferta de empresas para investimento......está escasso.....obrigando uma pessoa, que não pode estar sempre a olhar para a Raize.....ter de optar pelo Tracker........

Assim sendo......e depois de muito aqui lido....optei por também abrir conta na MINTOS........vamos ver o que dá.

Alguém me pode dar alguma dica....sobre que tipo de investimentos são mais seguros?!?! Sei que é sempre um risco e que se deve diversificar....mas há alguns pontos a que se tenha de ter mais atenção?

Obrigado.

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, MMendes disse:

Olá a Todos.

Depois de ter lido todas as páginas deste tópico, até porque sou novo nesta vida dos investimentos em P2P, constatei que na opinião generalizada, não aconselham a Raize....embora e por curiosidade...tenha aberto conta e posto 20€....para ver o que dá!

A minha opinião: Acho que estás a tomar a decisão errada. 20€ dá-te para investires numa empresa. Se o investimento corre mal, já foste.

Infelizmente temos que diversificar os nossos investimentos nestas plataformas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, MiguLuso disse:

A minha opinião: Acho que estás a tomar a decisão errada. 20€ dá-te para investires numa empresa. Se o investimento corre mal, já foste.

Infelizmente temos que diversificar os nossos investimentos nestas plataformas.

Sim tens razão......achas que deveria de retirar o Tracker? E fazer manualmente?

O problema é que tenho la ido várias vezes e nunca encontro empresas para investir. Tudo o que me aparece, já ficou fechado.

Mas vou seguir o teu conselho e desactivar o tracker.

Obrigado

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, MMendes disse:

Sim tens razão......achas que deveria de retirar o Tracker?

Eu nunca usei o tracker e só estou na plataforma porque tenho um empréstimo em recuperação e outro até 2022 a receber 0,06€/mês.

Aproveitando a intervenção do gustaferra, infelizmente o tracker não permite escolher maturidade ou taxas de juro mínimas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, MiguLuso disse:

Eu nunca usei o tracker e só estou na plataforma porque tenho um empréstimo em recuperação e outro até 2022 a receber 0,06€/mês.

Aproveitando a intervenção do gustaferra, infelizmente o tracker não permite escolher maturidade ou taxas de juro mínimas. 

Verdade!! Também reparei nisso.

Ou seja, activas e o que vier...veio.

Já não me recordo se também usas a Mintos, mas caso uses, aconselhas o Auto Invest? Ou achas que devemos ser sempre nós a fazer o investimento?

Na Mintos, ainda não fiz nada, pq acabei agr mesmo de fazer o deposito. Tenho de aguardar que eles me coloquem dinheiro na conta.

Já agora, em relação à MINTOS, como depois é feita a retenção? Sabes? Temos de declarar no IRS?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, MMendes disse:

Olá a Todos.

Para já constatei, que ao nível da oferta de empresas para investimento......está escasso.....obrigando uma pessoa, que não pode estar sempre a olhar para a Raize.....ter de optar pelo Tracker........

Assim sendo......e depois de muito aqui lido....optei por também abrir conta na MINTOS........vamos ver o que dá.

Alguém me pode dar alguma dica....sobre que tipo de investimentos são mais seguros?!?! Sei que é sempre um risco e que se deve diversificar....mas há alguns pontos a que se tenha de ter mais atenção?

Obrigado.

Reparem no miminho que a Raize me deu... logo recuperação no 2º mes... 

Ativar a garantia pessoal ? Não gostoam de ferir susceptibilidades com o empresário e por o investidor à espera.... 

Cause 3 meses para encontrar um bem penhoravel ? Garantia real!? Mas não foi assinado uma garantia pessoal? 

É com esta gente que andamos a lidar.... a trabalhar para os empresários.....

Screenshot_1.png

há 4 horas, MMendes disse:

Já não me recordo se também usas a Mintos, mas caso uses, aconselhas o Auto Invest? Ou achas que devemos ser sempre nós a fazer o investimento?

Na Mintos, ainda não fiz nada, pq acabei agr mesmo de fazer o deposito. Tenho de aguardar que eles me coloquem dinheiro na conta.

Já agora, em relação à MINTOS, como depois é feita a retenção? Sabes? Temos de declarar no IRS?

Obrigado

Eu só uso o Auto Invest, vou gerindo o mercado e vou fazendo uns ajustes no Auto Invest de cada P2P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, jotix disse:

A garantia pessoal, segundo a Raize, é accionada depois de tentadas todas as missivas legais :D

Até lá, que se aguarde a autorização do tribunal 

snap-_Raize-2018.03.21_1.jpg

Agora imagina com essa taxa 5,80% se for a maturiedade a 3 anos a tua rentabilidade anual sera inferior  a 2% ano. Se entrou cedo em recuperação e investis te forte nesse ativo por ser B+... o teu lucro 1 ano ou mais todo perdido, para não falar dos juros que deixaste de ganhar... a Raize é alto risco, devido á baixa rentabilidade dada aos investidores...

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/03/2018 às 22:57, jotix disse:

Isso da garantia pessoal, segundo uma resposta que tive da Raize, funciona nos seguintes termos:

Esta garantia pessoal, dada pelo representante legal da empresa e prevista no contrato de mútuo, cobre a totalidade do valor em dívida e é acionável por mecanismos judiciais após incumprimento contratual por parte da empresa.

No meu caso particular, tenho dois empréstimos que estão em incumprimento há mais de 1 ano e outro há mais de 6 meses e que até tem isso da garantia pessoal. Até agora, não tive conhecimento de qq activação de mecanismo. Pelo menos assim, esses empréstimos não vão para a lista do crédito incobrável e permanecem apenas na lista dos empréstimos em recuperação, dando uma ilusão óptica de que nem tudo é negro. 

Ou então, aguardam que se prescreva o accionamento dos mecanismos judiciais. Presumo que pagar os honorários a uma equipa de advogados seja dispendioso para a Raiz e portanto lava daí as mãos. 

@gustaferra partilho da tua opinião e até já o tinha expressado.

Infelizmente não está claro nas condições, o que é a garantia pessoal e se existe uma transposição legal. Parece-me que a nível jurídico cabe ao magistrado definir isto. 

Eu investi em mais de 40 empresas através da raize, mas bastou uma ou duas para comprometer todo o rendimento. Neste momento, e no meu caso em particular posso dizer que o rendimento é próximo de zero. Espero que não passe para o lado negativo. 

Ainda assim, fico satisfeito por aprender e ter participado na aventura. 

Sinto-me de certa forma pioneiro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, MMendes disse:

Obrigado

Correto.

Infelizmente ainda não me aventurei por lá porque estou no supermercado a comprar algumas acções ahahah.

Em relação ao IRS, tens de declarar os juros que recebeste para sofreres a retenção dos 28%. Penso que será o anexo J.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, MiguLuso disse:

Correto.

Infelizmente ainda não me aventurei por lá porque estou no supermercado a comprar algumas acções ahahah.

Em relação ao IRS, tens de declarar os juros que recebeste para sofreres a retenção dos 28%. Penso que será o anexo J.

Obrigado pela informação.

Ainda agora comecei na Raize e já estou arrependido!!!

Lançam 2 empresas por dia.....e pelo que entendo....deve ser entre as 19h e as 22h.....pois ontem andei o dia todo a monitorizar.....e por volta das 23h quando fui ver já lá estavam 2 empresas novas e já estavam fechadas........se continuar assim, vou levantar os meus 20€ e arrancar só com a MINTOS

Editado por MMendes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, gustaferra disse:

Reparem no miminho que a Raize me deu... logo recuperação no 2º mes... 

Ativar a garantia pessoal ? Não gostoam de ferir susceptibilidades com o empresário e por o investidor à espera.... 

Cause 3 meses para encontrar um bem penhoravel ? Garantia real!? Mas não foi assinado uma garantia pessoal? 

É com esta gente que andamos a lidar.... a trabalhar para os empresários.....

Screenshot_1.png

Eu só uso o Auto Invest, vou gerindo o mercado e vou fazendo uns ajustes no Auto Invest de cada P2P 

Acho que vou fazer o mesmo....até porque não tenho muita experiência no assunto.

Realmente a Raize......está a deixar muito a desejar!!!

Obrigado pela dica.

Editado por MMendes
    Faltou acrescentar texto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/03/2018 às 19:44, gustaferra disse:

Sem querer repetir-me a Raize trabalha para os empresários.... 

A publicidade só serve para apanhar mais "patos" para alimentar os financiamentos a empresários e evitar as subidas das taxas de juros. 

Andam operar cerca de 3 anos, se tivessem preocupados com os investidores  já  tinham melhorado o tracker, custa-me a perceber porque que este, não permite escolher maturidades ou taxas de juro mínimas.... 

Não se percebe as garantias pessoais envolvidos nos financiamtos nunca são accionadas no meu caso ha mais de 6 meses e alguem no forum falou 1 ano... 

O que falei acima acham tratar-se de uma P2P preocupada em melhorar a experiência de investimento dos investidores?

Colocação em bolsa é para procurar dinheiro fresco para a Raize como empresa, podiam ter feito através da Seedrs.... 

Um dia que diminua o cash dos investidores certamente vão mudar a politica atual....

A raize quer é ganhar comissões das empresas que recebem financiamentos através da plataforma, logo se fosse muito exigente receberia menos comissões e ganharia muio menos dinheiro. Para uma empresa pedir um empréstimo na raize só precisa destes requisitos:

• Não estar em incumprimento no sistema bancário ou junto da Autoridade Tributária e Segurança Social
    • Ter atividade comercial em curso e sustentável
    • Ter sede fiscal em Portugal

Gostaria de saber os critérios de sustentabilidade que a raize utiliza para classificar a actividade em curso dessas empresas.  Também gostaria de saber mais detalhes sobre as garantias pessoais oferecidas e a % de LTV dos colaterais se é que existem. As informações sobre estes assuntos na FAQ do site são muito vagas e muito pouco esclarecedoras.

Editado por Greentrader
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Greentrader disse:

raize quer é ganhar comissões das empresas que recebem financiamentos através da plataforma, logo se fosse muito exigente receberia menos comissões e ganharia muio menos dinheiro. Para uma empresa pedir um empréstimo na raize só precisa destes requisitos:

• Não estar em incumprimento no sistema bancário ou junto da Autoridade Tributária e Segurança Social
    • Ter atividade comercial em curso e sustentável
    • Ter sede fiscal em Portugal

Gostaria de saber os critérios de sustentabilidade que a raize utiliza para classificar a actividade em curso dessas empresas.  Também gostaria de saber mais detalhes sobre as garantias pessoais oferecidas e a % de LTV dos colaterais se é que existem. As informações sobre estes assuntos na FAQ do site são muito vagas e muito pouco esclarecedoras.

Na Lenndy tem a opção com e sem buyback, investi sem buyback e arrenpendi-me, 2 ativos arrastaram-se e um deles andou 6 meses em recuperação, chegou a um ponto o vendedor teve que se chegar a frente... abaixo deixo a informação em anexo... era um activo de 12% a 3 meses (fatura) não é as taxas ridiculas que a Raize pratica e dp brincam ás execuções de garantias pessoais....

Screenshot_1.png

Editado por gustaferra
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Na Lenndy tem a opção com e sem buyback, investi sem buyback e arrenpendi-me, 2 ativos arrastaram-se e um deles andou 6 meses em recuperação, chegou a um ponto o vendedor teve que se chegar a frente... abaixo deixo a informação em anexo... era um activo de 12% a 3 meses (fatura) não é as taxas ridiculas que a Raize pratica e dp brincam ás execuções de garantias pessoais....

Screenshot_1.png

Realmente a Raize não vale mesmo a pena....

Ainda não fiz nenhum investimento.....e acho que nem vou chegar a fazer......acho mesmo que vou retirar de lá o meu dinheiro.

Verdade que fui “avisado” por todas as informações que aqui foram colocando sobre a Raize.....mas tinha de experimentar......e até agora só desilusão.....colocam empresas a conta gotas e quando vamos ver....já estão fechados os investimentos......

Só estou mesmo a aguardar que o meu dinheiro fique activo na Mintos, para a ver se é desta que começo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, MMendes disse:

Realmente a Raize não vale mesmo a pena....

Ainda não fiz nenhum investimento.....e acho que nem vou chegar a fazer......acho mesmo que vou retirar de lá o meu dinheiro.

Verdade que fui “avisado” por todas as informações que aqui foram colocando sobre a Raize.....mas tinha de experimentar......e até agora só desilusão.....colocam empresas a conta gotas e quando vamos ver....já estão fechados os investimentos......

Só estou mesmo a aguardar que o meu dinheiro fique activo na Mintos, para a ver se é desta que começo.

Se andas-te a ler o histórico de posts do forum, coloquei tabelas com diversas P2P a nivel europeu e uk é só estudar-las e ver as melhores.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, gustaferra disse:

Se andas-te a ler o histórico de posts do forum, coloquei tabelas com diversas P2P a nivel europeu e uk é só estudar-las e ver as melhores.... 

Gustaferra eu vi......

Não foi por falta de informação que cometi o erro de colocar dinheiro na Raize.....pois li as 20 páginas que tinham este tópico.

Ainda agora....SÓ mais 2 empresas na RAIZE....metem empresas a conta gotas.......e quando vou ver já foram financiadas........

Só consigo entender esta situação por uma razão.....as pessoas que ainda lá têm dinheiro, devem ter o TRACKER a fazer o trabalho......depois como as empresas que eles colocam por dia...são só duas.....muito rapidamente as duas empresas ficam financiadas........

Mais....acabei de enviar um mail para o apoio da Raize, com o meu IBAN, para depois eu conseguir tirar o meu dinheiro......

Estou farto da RAIZE....vai de vela....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 30 minutos, MMendes disse:

Gustaferra eu vi......

Não foi por falta de informação que cometi o erro de colocar dinheiro na Raize.....pois li as 20 páginas que tinham este tópico.

Ainda agora....SÓ mais 2 empresas na RAIZE....metem empresas a conta gotas.......e quando vou ver já foram financiadas........

Só consigo entender esta situação por uma razão.....as pessoas que ainda lá têm dinheiro, devem ter o TRACKER a fazer o trabalho......depois como as empresas que eles colocam por dia...são só duas.....muito rapidamente as duas empresas ficam financiadas........

Mais....acabei de enviar um mail para o apoio da Raize, com o meu IBAN, para depois eu conseguir tirar o meu dinheiro......

Estou farto da RAIZE....vai de vela....

Pensa assim, tiveste uma formação sem custos financeiros com a experiência da Raize.

Pelo menos, já sabes o que não queres, e sabes no futuro o que deves fazer e não fazer. ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Pensa assim, tiveste uma formação sem custos financeiros com a experiência da Raize.

Pelo menos, já sabes o que não queres, e sabes no futuro o que deves fazer e não fazer. ;)

Formação grátis, a formação que os fundadores andam a publicitar custa 1600€ ... lololol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites