Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

há 3 minutos, jotix disse:

Se serve de motivação, a Raize processa os pagamentos (reembolsos) mto rapidamente. 

Cabe aos descontentes, optar por esta via. Mas também cabe aos interessados, saberem de antemão, que investir com a Raize não vale o risco. E de certeza que não vale o risco. 

Os bancos, numa boa perspectiva, oferecem actualmente 1% ao ano. A Raize alicia com 4 - 5%. Mas naturalmente, e para o bem estar psíquico de cada um, não se vai meter uma grande quantia na Raize em prol do banco. 

Quando existir crédito mal parado na Raize, e infelizmente pela minha experiência são bastante frequentes, a taxa aliciante de 4 ou 5% pode descer para valores negativos. E neste quadro, bastante provável, as criaturas que ganham são todas menos o investidor: a Raize que conseguiu uma bela comissão, o estado que reteu alguma coisa, e as empresas que por vários motivos tiveram um papel caloteiro. 

A Raize vai começar a ser um insucesso quando, os seus investidores, passarem por este último quadro. Agora é o marketing que faz funcionar a máquina... mas as suas avarias, tais como elas estão, provavelmente não vão permitir ir para além do amanhã. 

Se não sair de recuperação 2 empresas, vou ficar arder 20€, parece pouco mas todo o juro acumulado durante 1 ano para o galheiro para ter só esse prejuizo. 

Taxas muito baixas, as garantias pessoas são treta, ando á espera 6 meses por ponto de situação relativamente aos 2 em recuperação, entrarem forma estranha e depressa ao mesmo tempo em recuperação.... enfim!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

Isso da garantia pessoal, segundo uma resposta que tive da Raize, funciona nos seguintes termos:

Esta garantia pessoal, dada pelo representante legal da empresa e prevista no contrato de mútuo, cobre a totalidade do valor em dívida e é acionável por mecanismos judiciais após incumprimento contratual por parte da empresa.

No meu caso particular, tenho dois empréstimos que estão em incumprimento há mais de 1 ano e outro há mais de 6 meses e que até tem isso da garantia pessoal. Até agora, não tive conhecimento de qq activação de mecanismo. Pelo menos assim, esses empréstimos não vão para a lista do crédito incobrável e permanecem apenas na lista dos empréstimos em recuperação, dando uma ilusão óptica de que nem tudo é negro. 

Ou então, aguardam que se prescreva o accionamento dos mecanismos judiciais. Presumo que pagar os honorários a uma equipa de advogados seja dispendioso para a Raiz e portanto lava daí as mãos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, jotix disse:

Isso da garantia pessoal, segundo uma resposta que tive da Raize, funciona nos seguintes termos:

Esta garantia pessoal, dada pelo representante legal da empresa e prevista no contrato de mútuo, cobre a totalidade do valor em dívida e é acionável por mecanismos judiciais após incumprimento contratual por parte da empresa.

No meu caso particular, tenho dois empréstimos que estão em incumprimento há mais de 1 ano e outro há mais de 6 meses e que até tem isso da garantia pessoal. Até agora, não tive conhecimento de qq activação de mecanismo. Pelo menos assim, esses empréstimos não vão para a lista do crédito incobrável e permanecem apenas na lista dos empréstimos em recuperação, dando uma ilusão óptica de que nem tudo é negro. 

Ou então, aguardam que se prescreva o accionamento dos mecanismos judiciais. Presumo que pagar os honorários a uma equipa de advogados seja dispendioso para a Raiz e portanto lava daí as mãos. 

Depois alguns ficam chocados comigo qd eu digo q a Raize trabalha para os empresários...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendemos, por natureza humana, a reforçar os sentimentos negativos em relação aos positivos. 

Depois das minhas palavras, não quero descurar o facto da Raize ser algo de positivo para alguém. Pessoalmente, não recomendo a Raize, pelos factos que já expus. 

Mas isso não invalida, que outros a recomendem, fruto de experiências positivas. Às tantas, até seleccionei mal as empresas ou então, as infos fornecidas pela Raize não foram certeiras. 

Mas a palavra de ordem ’diversificar’, segui à risca. Ainda assim, bastaram 3 empresas caloteiras (num universo de 40 empréstimos que fiz) classificadas em B+ com garantia pessoal, para ridicularizar os meus resultados. E tb noto, ao longo do tempo (que já é algum), os atrasos nos pagamentos é uma coisa tão frequente que já nem lhe dou importância. Essa, guardo para os possíveis incobráveis, pois no meu caso, a procissão ainda não chegou ao seu termo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Apostad0r disse:

Ainda antes de pensar em entrar nas P2P já tinha riscado a raize do bloco.

Isso foi uma excelente decisão! No meu caso só usei a Raize para receber os 20€ de bónus que tinham, salvo erro em 2014 ou 2015.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Raize foi a primeira P2P em que investi, em agosto/2015 mas acho que é o momento de sair de lá e aproveitar esse valor para investir noutras plataformas. Felizmente o mercado de cessões funciona bem e em menos de 2 minutos cada uma das minhas participações arranjou novo dono.

Provavelmente vou investir esse dinheiro noutra plataforma de imobiliário pois já tenho na Estateguru e estou satisfeito. Alguém me recomenda outra?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, hfilipe disse:

A Raize foi a primeira P2P em que investi, em agosto/2015 mas acho que é o momento de sair de lá e aproveitar esse valor para investir noutras plataformas. Felizmente o mercado de cessões funciona bem e em menos de 2 minutos cada uma das minhas participações arranjou novo dono.

Provavelmente vou investir esse dinheiro noutra plataforma de imobiliário pois já tenho na Estateguru e estou satisfeito. Alguém me recomenda outra?

Eu ando com os ativo em recuperação ou que tiverem em atraso para fechar a Raize....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, hfilipe disse:

A Bulkestate também apresenta boas taxas para empréstimos seguros com imóveis como colateral. Já lá tenho um investimento.

Como contras, é ainda muito pequena e trabalha no mesmo mercado que a Estateguru não permitindo grande diversificação.

Tem aqui mais opções, se ainda não conhecer este site:

http://explorep2p.com/compare-platforms-european/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Nuno Silva disse:

A Bulkestate também apresenta boas taxas para empréstimos seguros com imóveis como colateral. Já lá tenho um investimento.

Como contras, é ainda muito pequena e trabalha no mesmo mercado que a Estateguru não permitindo grande diversificação.

Tem aqui mais opções, se ainda não conhecer este site:

http://explorep2p.com/compare-platforms-european/

O site é bom mas fazer constantemente “publicidade” a sites estrangeiros, não percebo.

O que não faltam são boas alternativas dadas ao longo deste tópico. É verdade que o tópico já vai com algumas páginas, mas isso não invalida que não se possam ler 10/15 páginas.

Por vezes basta procurar/ler um bocado que as respostas já foram dadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Cardoso24 disse:

O site é bom mas fazer constantemente “publicidade” a sites estrangeiros, não percebo.

O que não faltam são boas alternativas dadas ao longo deste tópico. É verdade que o tópico já vai com algumas páginas, mas isso não invalida que não se possam ler 10/15 páginas.

Por vezes basta procurar/ler um bocado que as respostas já foram dadas.

Tem razão no que diz, se bem que sendo o mundo p2p relativamente recente e desconhecido para muitos, o que era verdade há 1 mês pode já não ser agora o que faz com que também perceba quem quer informações “frescas”.

Talvez fizesse sentido existir no fórum um directório de plataformas, inamovível, para os recém-chegados.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje o mercado de sessões foi inundado com várias ofertas. Reparei que uma que já tinha vendido está lá e achei curioso que ao abrir essa oferta não estar mencionado o facto de aquela empresa já ter outros empréstimos. Na altura da compra inicial essa informação está lá, mas aparentemente no mercado de sessões essa informação está omitida.

Essa não deveria ser uma informação importante a constar na informação fornecida?

Já agora alguém me pode esclarecer se o tracker compra no mercado de cessões?

Editado por N_alves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também optei por sair da Raize quando descobri que a garantia pessoal não era o que pensava. Auto Invest muito fraco, taxas muito baixas e empréstimos com demasiada duração.

Felizmente existem muitas plataformas onde podemos colocar o dinheiro e não ter de nos sujeitar a isto

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, carvalho2707 disse:

Eu também optei por sair da Raize quando descobri que a garantia pessoal não era o que pensava. Auto Invest muito fraco, taxas muito baixas e empréstimos com demasiada duração.

Felizmente existem muitas plataformas onde podemos colocar o dinheiro e não ter de nos sujeitar a isto

Junta-te ao clube, conseguiste vender tudo ? Alguns em recuperação ou em atraso ? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, carvalho2707 disse:

Ainda bem que cada vez mais existe pessoal a pensar desta forma.

Prevejo que a Raize terá grandes problemas num futuro não muito distante. O mercado interno é pequeno e os que saem da Raize não voltam. 

No entanto o marketing vai trabalhar de forma a atenuar isto...entrada em bolsa da Raize? Sim, sff e de preferência com um market cap muito optimista! :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, gustaferra disse:

Junta-te ao clube, conseguiste vender tudo ? Alguns em recuperação ou em atraso ? 

Por acaso sempre tive a sorte e nunca tive nada em atraso, também tinha poucos empréstimos.

Quanto ao vender foram minutos até cada um ser vendido.

há 57 minutos, Cardoso24 disse:

Ainda bem que cada vez mais existe pessoal a pensar desta forma.

Prevejo que a Raize terá grandes problemas num futuro não muito distante. O mercado interno é pequeno e os que saem da Raize não voltam. 

No entanto o marketing vai trabalhar de forma a atenuar isto...entrada em bolsa da Raize? Sim, sff e de preferência com um market cap muito optimista! :D 

É triste porque era uma plataforma portuguesa , mas com as alternativas nao dava mesmo para continuar.

Vou continuar a acompanhar para ver a evolução mas nao acredito muito na recuperação

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, carvalho2707 disse:

Por acaso sempre tive a sorte e nunca tive nada em atraso, também tinha poucos empréstimos.

Quanto ao vender foram minutos até cada um ser vendido.

É triste porque era uma plataforma portuguesa , mas com as alternativas nao dava mesmo para continuar.

Vou continuar a acompanhar para ver a evolução mas nao acredito muito na recuperação

Não é por ser Portuguesa que isso deve constituir uma razão para investirmos. Caso contrário só poderíamos comprar produtos portugueses, comprar acções na bolsa portuguesa, viajar dentro país (e ilhas) :P

Eu não desejo mal à Raize, mas com estas condições não obrigado. O risco existe, portanto temos de ser bem compensados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Ao pesquisar sobre cursos de Fintech em Portugal, descobri isto, curso de Fintech na Nova SBE, (Universidade Nova) de 3 dias (1.650€):

Clipboard02.png.d40f486e3d32c8112bb97a4e582ff847.png

http://exed.novasbe.pt/fintech-business-developmenthttp://exed.novasbe.pt/fintech-business-development

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Ao pesquisar sobre cursos de Fintech em Portugal, descobri isto, curso de Fintech na Nova SBE, (Universidade Nova) de 3 dias (1.650€):

Clipboard02.png.d40f486e3d32c8112bb97a4e582ff847.png

http://exed.novasbe.pt/fintech-business-developmenthttp://exed.novasbe.pt/fintech-business-development

Tenho formação acadêmica e experiência prática, vou dedicar me a formação, ganho mais... lololo

Grande rentabilidade esse tira :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 7 minutos, gustaferra disse:

Tenho formação acadêmica e experiência prática, vou dedicar me a formação, ganho mais... lololo

Grande rentabilidade esse tira :)

Curso de Finanças Alternativas :)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano

Com a IPO, a Raize terá mais visibilidade, atrairá mais novos investidores para os seus loans, aumentando a procura, provocando maior pressão nas taxas de juro e maior dificuldade em comprar loans.

Jornal de Negócios - Raize contrata Haitong e Uría Menéndez para fazer o IPO
    http://www.negocios.pt/empresas/detalhe/raize-contrata-haitong-e-uria-menendez-para-fazer-o-ipo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Rick Lusitano disse:

Com a IPO, a Raize terá mais visibilidade, atrairá mais novos investidores para os seus loans, aumentando a procura, provocando maior pressão nas taxas de juro e maior dificuldade em comprar loans.

http://www.negocios.pt/empresas/detalhe/raize-contrata-haitong-e-uria-menendez-para-fazer-o-ipo

Disseste tudo.... raize cada vez mais ao serviço dos empresários :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Rick Lusitano disse:

Acho que vai ser exatamente o contrário.

Em bolsa a empresa até pode ter algum “hype” momentâneo mas estará condenada.

A Raize terá maior visibilidade? Isso fará com que mais pessoas procurem plataformas semelhantes, o que fará com deixem a Raize quando se aperceberem que lá fora existe muuuito melhor. 

Uma empresa foçada unicamente num mercado (regional), não terá capacidade para crescer muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Acho que vai ser exatamente o contrário.

Em bolsa a empresa até pode ter algum “hype” momentâneo mas estará condenada.

A Raize terá maior visibilidade? Isso fará com que mais pessoas procurem plataformas semelhantes, o que fará com deixem a Raize quando se aperceberem que lá fora existe muuuito melhor. 

Uma empresa foçada unicamente num mercado (regional), não terá capacidade para crescer muito.

Quanto maior exposição mediática, maiores entradas de novos investidores, apesar da saída dos investidores existentes. Tanto que se tem verificado com o aumento da publicidade/marketing, a Raíze tem cada vez mais investidores, apesar da saída de alguns investidores. A questão é o saldo líquido entre a entrada e a saída de investidores (e seu dinheiro), se o saldo for positivo contabilizando a base de investidores e montante de capital investido, a Raíze pode suportar as saídas, tem é que continuar a alimentar as entradas de carne fresca para o matadouro (aumentando o marketing). O que se tem verificado, pelos relatos dos investidores, é cada vez mais difícil, investir e obter taxas de juro interessantes, devido ao aumento da procura (investidores).

Em relação ao mercado da Raíze, concordo contigo, devido a Raíze estar limitada a um único país e este país ser de tamanho reduzido, a Raíze estará condenada a ser uma plataforma regional de pouca relevância, mesmo que aumente o seu volume de negócios nacional.

Se adicionarmos a intenção da União Europeia em fornecer licenças pan-europeias para as plataformas de P2P (e outras plataformas de crowdfunding) poderem operar livremente em todo o espaço da UE, a Raíze vai ter forte concorrência mesmo em Portugal e vai ter dificuldades em entrar nos outros países. Estão a ver a Raíze a lutar com a Lendix em França ou Espanha, ou com a Mintos ou outra P2P báltica na Europa de Leste? ;)

Já me esquecia de um factor importante, a fiscalidade. A Raíze retém 28% de imposto sobre o rendimento aos residentes fiscais nacionais, em comparação com outros países, Espanha (19%), Itália (26%), Estónia (20%), Letónia (10%), Lituânia (15%), ficando em clara desvantagem para os investidores.

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Rick Lusitano disse:

Quanto maior exposição mediática, maiores entradas de novos investidores, apesar da saída dos investidores existentes. Tanto que se tem verificado com o aumento da publicidade/marketing, a Raíze tem cada vez mais investidores, apesar da saída de alguns investidores. A questão é o saldo líquido entre a entrada e a saída de investidores (e seu dinheiro), se o saldo for positivo contabilizando a base de investidores e montante de capital investido, a Raíze pode suportar as saídas, tem é que continuar a alimentar as entradas de carne fresca para o matadouro (aumentando o marketing). O que se tem verificado, pelos relatos dos investidores, é cada vez mais difícil, investir e obter taxas de juro interessantes, devido ao aumento da procura (investidores).

Em relação ao mercado da Raíze, concordo contigo, devido a Raíze estar limitada a um único país e este país ser de tamanho reduzido, a Raíze estará condenada a ser uma plataforma regional de pouca relevância, mesmo que aumente o seu volume de negócios nacional.

Se adicionarmos a intenção da União Europeia em fornecer licenças pan-europeias para as plataformas de P2P (e outras plataformas de crowdfunding) poderem operar livremente em todo o espaço da UE, a Raíze vai ter forte concorrência mesmo em Portugal e vai ter dificuldades em entrar nos outros países. Estão a ver a Raíze a lutar com a Lendix em França ou Espanha, ou com a Mintos ou outra P2P báltica na Europa de Leste? ;)

Já me esquecia de um factor importante, a fiscalidade. A Raíze retém 28% de imposto sobre o rendimento aos residentes fiscais nacionais, em comparação com outros países, Espanha (19%), Itália (26%), Estónia (20%), Letónia (10%), Lituânia (15%), ficando em clara desvantagem para os investidores.

Se a UE efectivar isso, vamos ter uma concorrência brutal nas P2P e acredito que as mais “pequenas” vão ter sérios problemas.

A nível fiscal é como referes, mais um problema!

O problema no investimento em MKT é que a entrada de capital e permanência do mesmo pode não justificar todo esse investimento. Eu sei o que queres dizer quanto ao aumento mediático, mas tenho sérias dúvidas que venha a compensar a MLP.

A entrada em bolsa sugere-me que é mais uma manobra dos owners em retirarem cada vez mais o seu lucro, aproveitando momento de hype da Raize.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites