Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

Isto no fundo é venture capital mas aplicado às obrigações.

12% não creio estar ajustado ao risco. Uma startup ou uma micro empresa por definição têm margens curtíssimas, ou nem dão lucro (regra geral). Como é que ainda vão pagar 12%? Por essa precisa razão é que os bancos normalmente viram as costas.

Teria mais interesse se o dinheiro fosse para trocar por equity na empresa.

Editado por maj.lraep
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

O conceito é bom, pode ser um excelente modelo de negócio para os 3 fundadores, mas parece-me arriscado, preferia comprar obrigações de empresas rating BBB com taxas de 7% ou 8% do que aqui, mesmo que haja algum problema ainda se pode recorrer de alguma forma do SII, agora na Raize...é para corajosos, eu não sou definitivamente lol.

O SII não protege o investidor de eventos de crédito (incumprimentos). "Apenas" protege o investidor de, por algum motivo, o título que representa a sua dívida desaparecer ou for indevidamente utilizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a dar uma vista de olhos à plataforma e está muito boa. E já têm imensos negócios feitos.

Estão a seguir o mesmo padrão da SEEDRS, por exemplo se um empréstimo passar dos 100% eles deixam - provavelmente para ter mais financiamento à taxa que estão a obter. Muito interessante. Mas também com muito risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...
    • 2 weeks later...
    • 4 months later...
    22 minutes ago, Dav7 said:

Como vai a vossa experiência com a Raize? Eu já vou no 11º empréstimo e sempre que tenho 20€ faço mais uma oferta!

meti la uns trocos, pedi 8% e a empresa aceitou quando a referencia era 5%.

A cena de seguir o indice deles parece interessante, mas acho que para isso prefiro algum fundo de small caps :)

Porque basta uma empresa falir, que os juros das restantes empresas ja nao chega para cobrir o buraco, porque a diversificação ainda é pouca. O risco é alto.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais 3% que o pedido é muito bom, se calhar era uma oferta que estava a chegar ao fim porque normalmente não aceitam quando são as primeiras licitações.

Mas não acho que a oferta seja pouca, praticamente todas as semanas aparece uma empresa nova ou outra a pedir pela 2ª vez!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 month later...

Grande dia para mim, terminou hoje o meu primeiro empréstimo feito a uma empresa pela Raize no dia 21-06-2016! Passaram 12 meses, recebi o meu dinheiro de volta mais os juros totais.

Caro(a) David ******,

A Impass Int'l, Lda pagou 2,13 € de prestação mensal líquida e reteve na fonte 0,00 € a título de impostos sobre os juros recebidos. Para fazer novos investimentos aceda à sua área pessoal em www.raize.pt.

Entretanto hoje recebi outras 3 prestações mensais:

A Guerreiro Matias & Godinho, Lda pagou 1,71 € de prestação mensal líquida e reteve na fonte 0,04 € a título de impostos sobre os juros recebidos. Para fazer novos investimentos aceda à sua área pessoal em www.raize.pt.

A Serração Louro, Lda pagou 1,12 € de prestação mensal líquida e reteve na fonte 0,02 € a título de impostos sobre os juros recebidos. Para fazer novos investimentos aceda à sua área pessoal em www.raize.pt.

A Atlântico Norte, Lda pagou 4,25 € de prestação mensal líquida e reteve na fonte 0,03 € a título de impostos sobre os juros recebidos. Para fazer novos investimentos aceda à sua área pessoal em www.raize.pt.Equipa Raize

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Ontem recebi a última prestação de uma empresa, já é a segunda que me devolve os empréstimos por completo!

E ontem saiu mais uma entrevista num jornal, desta vez no Expresso: http://expresso.sapo.pt/iniciativaseprodutos/circulo-da-inovacao/perfis/trabalho-em-rede/2016-06-29-Como-conseguir-1-milhao-em-financiamentos--O-Afonso-Eca-sabe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Para quem mete dinheiro aqui, posso perguntar qual acham que é a vantagem perante o Twino? É que no Twino existe o Buy Back guarantee, e nunca tive nada a menos de 12%. Não percebo qual seria a vantagem de meter dinheiro na Raize, é muito mais arriscado e com margens muito mais baixas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, scpuser disse:

Para quem mete dinheiro aqui, posso perguntar qual acham que é a vantagem perante o Twino? É que no Twino existe o Buy Back guarantee, e nunca tive nada a menos de 12%. Não percebo qual seria a vantagem de meter dinheiro na Raize, é muito mais arriscado e com margens muito mais baixas.

Scpuser, 

Em linhas gerais, como é que funciona isto da Twino? E porque é que alguém estaria disposto a pagar taxas de juro a 12% se consegue financiamento bancário a taxas muito mais baixas? 

Outra questão: em termos fiscais, como é que depois se processa? Fazem alguma retenção na fonte?

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na Raize estás a receber o dinheiro no banco já com todas as questões fiscais resolvidas, e a ajudar empresas portuguesas.

Já falei aqui no forum sobre o Viventor, que também tem a garantia de recompra do nosso empréstimo: 

Quanto ao Twino não conheço muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    53 minutes ago, Dav7 said:

Na Raize estás a receber o dinheiro no banco já com todas as questões fiscais resolvidas, e a ajudar empresas portuguesas.

Já falei aqui no forum sobre o Viventor, que também tem a garantia de recompra do nosso empréstimo: 

Quanto ao Twino não conheço muito.

As questões fiscais "resolvidas" não me parece ser um argumento, primeiro porque eu tenho 801€ todos os anos de rendimentos de capital livres de impostos. Provavelmente o Raize retém 28% e não tens que declarar isso correcto? No meu caso era uma chatisse, teria que pedir à AT o reembolso.

Quanto à parte de ajudar empresas portuguesas eu consigo perceber isso, mas então as pessoas investem para ajudar? Porque não investir melhor e dar uma percentagem dos lucros à caridade?

Não consigo perceber bem a vantagem do Raize, muito honestamente.

3 hours ago, atlas said:

Scpuser, 

Em linhas gerais, como é que funciona isto da Twino? E porque é que alguém estaria disposto a pagar taxas de juro a 12% se consegue financiamento bancário a taxas muito mais baixas? 

Outra questão: em termos fiscais, como é que depois se processa? Fazem alguma retenção na fonte?

Boas Atlas,

Funciona como o Raize (por lo menos não consegui ver grandes diferenças), mas tens a segurança que se alguém falhar o pagamento a plataforma o cobre.

Como é que sabes que conseguem taxas de juro mais baixas? Há muitos cartões de crédito com juros na casa dos 12% e no entanto quase toda a gente recorre a eles. ;-) Além disso o Twino está maioriatariamente em países como Geórgia, onde essas taxas são mais normais.

Não há retenções na fonte no Twino. Enviam uma declaração no fim do ano.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, scpuser disse:

eu gosto da raize porque é português. :D mas acho que tens toda a razão, na maioria dos negócios, a tx juro não compensa o risco associado. Na minha opinião claro.

penso que a raize quando conseguir (se conseguir) baixar a taxa que cobram, creio que 3%, para digamos 1%, as tx de juro pagarão muito melhor o risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 44 minutos, scapy disse:

Boas, 

Como fazem para declarar os impostos destes investimentos?

Por acaso, estou para abrir conta no twino, mas não sei como é essa questão, se as autoridades comunicam entre si ou não.

Na Raize os descontos são feitos automaticamente pela plataforma (um dos pontos fortes para mim), nas outras terás de ter essa atenção assim que receberes pagamentos no teu banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Raize é portuguesa e por ser portuguesa é bom :)

Mas parece-me que, ou algumas empresas brincam às casinhas, ou fazem de nós parvos.

Estando na Raize, desde quase o seu começo, já me permite notar alguns vícios.

Alguma empresas pedem um empréstimo de xis montante (normalmente entre 10 e 25 mil€), e passado algum tempo voltam a pedir outro empréstimo. E isso nota-se bastante na Raize: empresas que pedem vários empréstimos de forma repetida.

Ficando, por um lado a ideia de que, recorrem aos novos empréstimos para pagar os anteriores, criando uma possível bola de neve. Por outro, fica sempre a ideia de que a Raize é bastante permissiva nos pedidos de empréstimo. Ou então, tem poucos clientes e permite tudo...

Noto ainda que, algumas empresas, se munem das alterações do mercado em termos de taxas, para liquidar um empréstimo anterior e começar um outro com uma taxa mais atrativa.

Por exemplo, a empresa BANANAS, LDA pede um empréstimo de 20 mil€ em Janeiro a 12% e em Abril volta a pedir os mesmos 20 mil€ mas a 10% e procede à amortização total do empréstimos anterior sem penalidades e naturalmente sem juros consequentes. E isto acontece com frequência.

Outro ponto negativo da Raize, é a falta de consistência da utilidade do empréstimo. Isto é, tenho sempre o sentimento de ausência de informação da utilidade do dinheiro pedido.  Até porque depois, tempos mais tarde, o costume é ver-se novos pedidos de empréstimo. Portanto, existe um sentimento de lacuna na elaboração de projetos empresariais.

A título de exemplo, gostaria de ver na descrição do pedido de empréstimo que xis dinheiro serve para comprar uma bananeira para empresa Bananas Lda.

Todavia, a Raize, não deixa de ser uma alternativa para o investimento e acessível a todos a partir de 20€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites