Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Raize - empréstimos coletivos

Recommended Posts

• Respostas 875
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• gustaferra

183

• Dav7

60

• Cardoso24

57

• IceMan1910

46

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Bem, então vamos a dois exemplos e comprar com a Raize, como alias já fiz anteriormente, examplificando um investimento de 50 000 euros em cada investimento: Exemplo 1: Deposito Novos Cliente do

Não querem perceber, começo achar que existe outros interesses pessoais à volta da Raize....  Existe uma grande diferença entre Estateguru e a Raize....  Na Estateguru o imóvel é dado como g

Alguém percebe como é que se atribui um rating de PME a esta empresa? Resultados operacionais minúsculos, resultados líquidos 0, vendas a cair em 2019, e sem capital próprio. Taxa de juro de 4.25%, qu

Posted Images

Tendo em conta as estatisticas publicadas pela raize, 1/2 emprestimo em atraso em 100 parece-me ser representativo das estatisticas globais.

A questão é que com 10, 20, 30, 50 empréstimos estamos sempre a jogar pela sorte. 

O meu objectivo é ter pelo menos 200 empréstimos com cada um a valer 0.5% da cateira. Desta forma e tendo em conta uma taxa média de 7,7% antes de impostos (5,5% apos impostos), era preciso todos os anos 11 empresas irem à falencia para perder dinheiro. Desde o inicio da raize ainda não houve 11 empresas a falir quanto mais num ano.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, IceMan1910 disse:

Tendo em conta as estatisticas publicadas pela raize, 1/2 emprestimo em atraso em 100 parece-me ser representativo das estatisticas globais.

A questão é que com 10, 20, 30, 50 empréstimos estamos sempre a jogar pela sorte. 

O meu objectivo é ter pelo menos 200 empréstimos com cada um a valer 0.5% da cateira. Desta forma e tendo em conta uma taxa média de 7,7% antes de impostos (5,5% apos impostos), era preciso todos os anos 11 empresas irem à falencia para perder dinheiro. Desde o inicio da raize ainda não houve 11 empresas a falir quanto mais num ano.

Cumprimentos,

Entao sou um gajo cheio de azar .... tinha 88 ativos 2 em recuperação e outro em atraso.... Estou com prejuízo se não receber o valor em recuperação ....

Como não vou andar com ativos a gerar rentabilidade para pagar o prejuizos dos outros reduzi a minha exposição nesta plataforma....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, gustaferra disse:

Entao sou um gajo cheio de azar .... tinha 88 ativos 2 em recuperação e outro em atraso.... Estou com prejuízo se não receber o valor em recuperação ....

Como não vou andar com ativos a gerar rentabilidade para pagar o prejuizos dos outros reduzi a minha exposição nesta plataforma....

Eu percebo o teu ponto de vista, mas eu não vou conseguir dizer bem nem mal da plataforma até ter 200... 300 empréstimos.

É uma plataforma sem buyback, em que actuamos como banco, e não podemos ver se de facto no longo prazo tem rentabilidade sem tarmos altamente diversificados. Se investires na mintos em empréstimos sem buyback se não investires também em 200 ou 300 tás lixado.

Cumprimentos,

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, IceMan1910 disse:

Eu percebo o teu ponto de vista, mas eu não vou conseguir dizer bem nem mal da plataforma até ter 200... 300 empréstimos.

É uma plataforma sem buyback, em que actuamos como banco, e não podemos ver se de facto no longo prazo tem rentabilidade sem tarmos altamente diversificados. Se investires na mintos em empréstimos sem buyback se não investires também em 200 ou 300 tás lixado.

Cumprimentos,

Sem Buyback a Raize estava a dar 5,65% de Xirr, na Mintos ou outra sem buyback consegues superior a 15%, com buyback 10% em media.... 

Por exemplo na Investly ( financiamento de faturas)  sem buyback estou com 9,98% na Linked Finance ( Irlandesa) igual á Raize estou com 9% e sem nenhum atraso 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, IceMan1910 disse:

Eu percebo, mas aqui também já expressei a minha opinião de que são negócios completamente diferentes.

Eu também estou na mintos mais ou menos com a mesma exposição em termos de valor do que estou na Raize... eu acho é que são negócios completamente diferentes. Na Raize se lá andares 6 ou 7 anos, vais ter sempre (depois de defaults e caso invistas em centenas de projectos diferentes), 3%, 4%, 5%, 5%, 6%, 3%, 1%, etc... mas cada vez que uma empresa vai à falencia, levas um toque na remuneração e pronto.

Na Mintos, o que vai acontecer é que estás sempre a ter 10%... 11%... 12%... até ao dia que uma Mogo, ou uma LinkedFinance ou o que seja vá à falencia e nesse ano podes vir a ter -15% ou -20% consoante a tua exposição ao loan originator que vá ao ar.

Não estou aqui a fazer de advogado do diabo... estou apenas a reafirmar a minha opinião que podes ler noutros tópicos de que empréstimos com buyback na Mintos ou na ViaInvest ou o que seja, mais não são do que obrigações (sintéticas) dessas mesmas empresas e que se uma delas for ao ar, ficas com um rombo do caraças no portfolio.

Para mim... Raize, Mintos, Housers, Lendix, que são as 4 em que estou neste momento, são faces diferentes da mesma moeda porque dão-me exposição diversificada a diferentes tipos de empréstimos em diferentes paises e em diferentes industrias.

Raize e Lendix dão-me exposição a PMEs PT, SP, IT e FR

Mintos exposição a empréstimos pessoais na Europa de Leste e outros

Housers imobiliário em vários paises.

Por agora estou satisfeito com este mix.

Cumps,

Na mintos um originador foi a falência e a mintos assumiu a responsabilidade, numa" raize " espanhola o técnico avaliou o risco a muitas empresas, os investidores perderam a confiança, fizeram  saidas a p2p foi ao charco, resumindo havia má gestão tb na p2p cm ja vi taxas esquisitas na raize e cm nao vejo nenhuma comunicação de recuperação de divida, prefiro dar prioridade a outras p2p abri hj 2 novas  uma de imobiliario e outra do género da viainvest

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/08/2017 às 16:03, Visitante Hondapcx disse:

Desde já agradeço pela informação aqui prestada, de grande valor.

Vou-me iniciar no P2P nos próximos dias, qual me aconselham abrir primeiro? A ideia será diversificar nas melhores p2p.

Obrigado

Na P2P, o pior é a língua...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/11/2017 às 15:32, IceMan1910 disse:

Cumprimentos,

E na Clicinvest, como é? É mais credível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante Maria disse:

E na Clicinvest, como é? É mais credível?

Na Clicinvest, as taxas de juros, são mais baixas do que na raize...

há 17 horas, Visitante Maria disse:

Em Mintos, Housers, Lendix expressam-se em português?

O meu browser de internet faz a tradução para português... mas inicialmente não fazia. Usava o Google tradutor para as partes dos termos e condições da plataforma, dp o uso no dia a dia é intuitivo pode ser até em russo, ja se sabe onde mexer 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho saldo a acumular na conta (das prestações que vou recebendo), à espera de uma oferta interessante mas ela não aparece.

O que acham da oferta da "7Metades, Lda"? O que me está a custar mais é que este já é o 4º pedido que fazem, apesar de terem todos em "regular", deixa a ideia que vai pedindo mais empréstimos para pagar os anteriores.

Estou a pensar mal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Dav7 disse:

Tenho saldo a acumular na conta (das prestações que vou recebendo), à espera de uma oferta interessante mas ela não aparece.

O que acham da oferta da "7Metades, Lda"? O que me está a custar mais é que este já é o 4º pedido que fazem, apesar de terem todos em "regular", deixa a ideia que vai pedindo mais empréstimos para pagar os anteriores.

Estou a pensar mal?

A mim o que me custa é o facto de ter a rubrica de resultados transitados a negativo, o que indica que a empresa está a perder dinheiro. A rubrica de outras variações de capital próprio é, às vezes, utilizada para que a equação do ativo= capital próprio+passivo dê certo. Seria interessante ver ao que corresponde esse valor.

Agora nem dá para ver as depreciações, por isso....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Dav7 disse:

O que acham da oferta da "7Metades, Lda"? O que me está a custar mais é que este já é o 4º pedido que fazem, apesar de terem todos em "regular", deixa a ideia que vai pedindo mais empréstimos para pagar os anteriores

estou como tu, tambem nao me agrada essa e no geral prefiro ir sempre para as ofertas de 24 meses ou menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, lowfin disse:

estou como tu, tambem nao me agrada essa e no geral prefiro ir sempre para as ofertas de 24 meses ou menos.

Ja tive essa empresa vendi, vai ser uma que se não conseguir financiamento vai entrar em atraso, é daquelas se emprestar seria por uma taxa máxima.

Curioso é o ativo não circulante ter aumentado e as amortizaçoes do periodo ter reduzido drasticamente.

Para não fazer o custo do crédito da empresa para ai 2% no financiamento a 6,50% a 3 anos, andam os investidores a fazer cariadade e assumir os riscos.... 

Podia continuar com duvidas, se quem atribuiu essa taxa de 6,5% se está atribuir o bem risco de crédito....

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/12/2017 às 10:20, gustaferra disse:

Na Clicinvest, as taxas de juros, são mais baixas do que na raize...

O meu browser de internet faz a tradução para português... mas inicialmente não fazia. Usava o Google tradutor para as partes dos termos e condições da plataforma, dp o uso no dia a dia é intuitivo pode ser até em russo, ja se sabe onde mexer 

E como se levanta dinheiro nessas plataformas estrangeiras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Maria Clara
    A 30/11/2017 às 15:37, Minimal disse:

Secalhar o IceMan1910 usa um critério mais rigoroso para escolher as empresas a quem empresta, nomeadamente filtradas por alguns sectores, racio de capital proprio etc.

Tenho 18 empréstimos nenhum em atraso.

O que será mais seguro: comprar empréstimos pela primeira vez (principal) ou em cessão, uma vez que, nas cessões, são empréstimos que os investidores receiam que deixem de pagar (mas que não tem que se estar à espera)? É que sou nova nisto e gostava de fugir aos riscos....

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Maria Clara
    A 13/05/2015 às 18:28, mikeeee disse:

Eu percebi bem o Português o problema é que eu tenho o pensamento formatado sobre este tipo de investimentos, logo só pensei no lado negativo, pelo que peço desculpas ao Dav7, pelo julgamento que fiz.

Quanto ao tipo de negócio, se calhar a empresa em questão, para transmitir alguma segurança aos investidores, só deveria cobrar a sua comissão após a liquidação  dos empréstimos por parte dos devedores.

Com isto não quero dizer que eles não acompanhem os investidores no caso de falharem os pagamentos, mas deste modo transmitiam um sinal de confiança no seu produto, o que levaria as pessoas a investir.

O que será mais seguro: comprar empréstimos pela primeira vez (principal) ou em cessão, uma vez que, nas cessões, são empréstimos que os investidores receiam que deixem de pagar (mas que não tem que se estar à espera)? É que sou nova nisto e gostava de fugir aos riscos....

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Maria Clara
    A 30/11/2017 às 15:37, gustaferra disse:

Sem Buyback a Raize estava a dar 5,65% de Xirr, na Mintos ou outra sem buyback consegues superior a 15%, com buyback 10% em media.... 

Por exemplo na Investly ( financiamento de faturas)  sem buyback estou com 9,98% na Linked Finance ( Irlandesa) igual á Raize estou com 9% e sem nenhum atraso 

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Visitante Maria Clara disse:

Obrigada.

Só é possível colocar á venda, segundo alguns critérios um deles nos últimos 3 prestações não pode ter estado em atraso,  ápartida empresa em questão está a cumprir certinho ou preve-se que pague direito nas futuras prestações....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/12/2017 às 07:36, Visitante Maria Clara disse:

Obrigada.

Maria Clara, os investidores podem apenas necessitar de liquidez naquele momento portanto cessão os empréstimos, não há maneira de saber qual o motivo a não ser analisar a empresa e pesquisar um pouco sobre ela.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites