Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Escolher: Obrigações FC Porto ou Obrigações Sporting CP?

Recommended Posts

O que é extremamente irónico é que o BES e o Montepio enveredaram por práticas muito semelhantes ao BPP (passar a ideia que coisas todas xtpo são DPs). No 1º caso o desfecho é o que se sabe. No 2º ainda está para se ver. Imagino que quem tenha as poupanças plus do BES deva dizer "bancos grandes nunca mais". Por este andar só de deve sentir bem com o dinheiro debaixo do colchão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 101
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

29

• --------

22

• JRJordao

18

• afer

8

O que é extremamente irónico é que o BES e o Montepio enveredaram por práticas muito semelhantes ao BPP (passar a ideia que coisas todas xtpo são DPs). No 1º caso o desfecho é o que se sabe. No 2º ainda está para se ver. Imagino que quem tenha as poupanças plus do BES deva dizer "bancos grandes nunca mais". Por este andar só de deve sentir bem com o dinheiro debaixo do colchão.

Pois, parece que os gregos não são assim tão gregos como parecem...

http://economico.sapo.pt/noticias/gregos-retiram-dinheiro-dos-bancos-para-guardar-em-casa_218451.html

Julgo que as obrigações do FCP continuam a ser um bom investimento no campo da diversificação caso se consiga um bom "encaixe" (ex. > 10.000) e também, de as levar até ao fim.

Na situação de a quantidade ficar aquém, é sempre possível comprar no mercado secundário com maiores certezas nas quantidades pretendidas, que mesmo que estejam a um valor superior, poderá ainda assim compensar devido à taxa do cupão oferecida.

Cada emissão de novas obrigações dos clubes têm o único propósito de pagarem as anteriores, enquanto as obrigações de uma empresa, normalmente têm o objectivo de investimento/crescimento.

Risco há sempre, e esqueçam a garantia dos fundos dos depósitos, só serve para adormecer as consciências, porque na realidade e em caso de falha de um grande banco ou bancarrota total, nem sequer haverá o efeito dominó que dê tempo para fazer alguma coisa... mas os gregos não parecem assim tão adormecidos. O colchão também faz parte da diversificação do património. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Julgo que as obrigações do FCP continuam a ser um bom investimento no campo da diversificação caso se consiga um bom "encaixe" (ex. > 10.000) e também, de as levar até ao fim.

Se tiver patrimonio de +200.000€, 10.000€ pode fazer sentido (5%) dependendo da aversão ao risco.

Para diversificar por obrigações de várias empresas, se cada uma tiver 5%, num instante tens 1/4 do patrimonio alocado e 5 empresas o que também não diversifica grande coisa. Mas sempre é melhor que ter 20% ou 30% unica e exclusivamente numa empresa HY.

Nenhum gestor de conta, autor, consultor financeiro, etc, aconselha investimento directo em obrigações de categoria lixo de livre consciencia a não ser que o investidor tenha um grande montante de patrimonio e tenha uma parte para brincadeiras ou seja uma pessoa claramente adaptada a negociar obrigações especulativas. Ou então pode-lhe vir a pesar a consciencia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tiver patrimonio de +200.000€, 10.000€ pode fazer sentido (5%) dependendo da aversão ao risco.

Não. A minha ordem (de compra das Obrigações) é que foi no montante de 200K, na perspectiva de que pudesse ficar com uns 70 ou 80K deste papel... (os meus níveis de liquidez imediata)

O que eu tenho que equacionar é se o rateio destas Obrigações do Porto for mais fraco do que aquele que eu previ e se tal me obrigar a alavancar a operação com colateral.

São (mais) essas contas que eu tenho que fazer e ver se compensa...

Tenho que ser rápido e decidir-me até à hora do almoço... Que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não. A minha ordem (de compra das Obrigações) é que foi no montante de 200K, na perspectiva de que pudesse ficar com uns 70 ou 80K deste papel... (os meus níveis de liquidez imediata)

O exemplo que eu dei era genérico.

80.000€ implica um património de 1.6M€ se representar uns 5% este investimento.

Se o tiver parabens, é milionário, se não, está a correr, como todas as analises que por aí circulam, um risco elevado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sou a informar que decidi manter a minha ordem de compra das Obrigações do Porto.

Como o prazo para a revogação terminava hoje às 15 h., estive praticamente até essa hora em contactos - com amigos e pessoas que conheço em instituições financeiras - e caldeando as opiniões recolhidas com a minha perspetiva e o que pretendo da operação, resolvi "manter-me na corrida" e aguardar (confiante) pelo dia 26 de Maio para saber quantas Obrigações me irão tocar (embora já me tivesse sido fornecido um intervalo provável/credível para esse número). Mas como "prognósticos só no fim do jogo", terei de aguardar pelo dia 26 para saber.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dia 22.

Sim, mas é a data de 26 de maio que "ring my bell", porque é quando procederão ao débito em conta. É esse dia que tenho como referência, mas está tudo sob controlo.

Não creio que venha a ter surpresas nem com os montantes do rateio (hoje os telefones do Montepio devem ter tocado imenso) nem com o suprimento da conta.

Portanto, cá estaremos dia 22 para comentar (e dia 26, eu, para pagar!...).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O número de Obrigações que me tocou corresponde à informação que fui recebendo durante a semana. Embora vá concentrar um pouco a minha exposição num só título, fiquei satisfeito por obter escala neste produto.

Estive na sede do banco, esta tarde, a acertar os pormenores para a disponibilização da liquidez necessária, já que não quis mexer, grandemente, mas minhas restantes aplicações em carteira. Como disse há pouco, ao longo desta semana, estive em contacto com o banco e, portanto, hoje foi só "por preto no branco". Ficou tudo acertado.

Agora só espero que corra tudo bem, durante estes 3 anos, ao clube do norte. No início estive um pouco céptico quanto à aplicação (principalmente, pela "jogada no escuro" quanto ao nº de obrigações a adquirir), mas agora que "entrei no barco" só há que seguir em frente e esperar que o "mar" esteja de feição. (estive em Pedrouços a ajudar nos preparativos - mais a ver - na Volvo Ocean Race, por isso me saem estes termos náuticos, desculpem).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu optei pelo Sporting e, tendo feito a subscrição no primeiro dia, fiquei com 97.35% do que pedi. Irei recorrer durante alguns meses a um crédito colateral para cerca de 50% do valor, que já estava preparado em caso desta eventualidade.

Imagino que muita gente se lançou sem rede e esteja agora "entalada".

Caro Ramiro, o que ainda não percebi foi, se esta "aventura" foi acima de tudo para obter maior rentabilidade, porque optou por uma taxa de 5% quando tinha uma de 6.25% disponível?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu optei pelo Sporting e, tendo feito a subscrição no primeiro dia, fiquei com 97.35% do que pedi. Irei recorrer durante alguns meses a um crédito colateral para cerca de 50% do valor, que já estava preparado em caso desta eventualidade.

Imagino que muita gente se lançou sem rede e esteja agora "entalada".

Caro Ramiro, o que ainda não percebi foi, se esta "aventura" foi acima de tudo para obter maior rentabilidade, porque optou por uma taxa de 5% quando tinha uma de 6.25% disponível?

Boa tarde, amigo Jordão.

Eu optei pelas Obrigações do clube do Porto, apenas e só, porque segui a recomendação que os técnicos do banco me apresentaram. Nessa reunião, eles trouxeram um "estudo" desta aplicação e, na verdade, tinha esses 2 cenários (a compra alternativa entre Porto ou Sporting, mas nunca a compra em simultâneo das 2 Obrigações). Ora, eles expuseram-me essas 2 alternativas. No final da conversa, e depois de eu dizer também o que pensava (eu de futebol não percebo nada e o meu objetivo, quando se trata de dinheiro, é obter sempre o melhor rendimento dentro de um risco aceitável mas parcimonioso (nada de loucuras) - então, a decisão pendeu para a compra das Obrigações do Porto.

Já não me recordo de pormenores, mas creio que o que presidiu à decisão foi o facto destas Obrigações (do norte), tendencialmente, virem a apresentar uma maior liquidez. Ora, como o meu objectivo é vender estas Obrigações no secundário mal surja uma (boa) oportunidade (falaram-me entre 8 a 10 meses, mas, naturalmente, estou preparado para esperar mais tempo), repito, como o objectivo intrínseco não é (em princípio...) o rendimento do cupão mas a "oportunidade de venda", então, recomendaram-me o clube do Porto.

Julgo que a explicação é esta. O facto de - teoricamente - haver maior procura destas Obrigações no secundário e a hipótese de venda ser maior. Oxalá seja assim e os meus objectivos para este papel se concretizem. Mal por mal... que paguem sempre, sem atrasos ou tibiezas, o cupão! Se não as puder/conseguir vender antes, ao menos, que vá recebendo o cupão, pois, tal como o amigo, tenho parte da operação colateralizada. Vamos pensar positivo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo, já não me lembrava do seu interesse em vender antes. Nesse caso, é possível que o Porto tenha sido uma opção (ligeiramente) melhor.

Pessoalmente conto manter até à maturidade. Não hesitei por isso em optar pelo Sporting. Já em 2008 investi neles, na altura com cupão 7.30%. Aliás, pensando agora nisso, foi a minha primeira aplicação "não-DP"!  :)

Boa sorte a ambos!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certo, já não me lembrava do seu interesse em vender antes. Nesse caso, é possível que o Porto tenha sido uma opção (ligeiramente) melhor.

Pessoalmente conto manter até à maturidade. Não hesitei por isso em optar pelo Sporting. Já em 2008 investi neles, na altura com cupão 7.30%. Aliás, pensando agora nisso, foi a minha primeira aplicação "não-DP"!  :)

Boa sorte a ambos!  ;)

O meu objectivo com esta aplicação foi diversificar. Tinha uma disponibilidade momentânea e como, em termos de carteira, não tinha nada aplicado em Obrigações (não tem havido emissões, ultimamente), resolvi ir a esta oferta. Portanto, limitei-me a aproveitar a oportunidade que surgiu.

Ponderei bem (li muitos comentários depreciativos/negativos relativamente a esta emissão dos clubes de futebol... mas não me atemorizei) e resolvi avançar. Confesso, não pensei que o rateio fosse tão "benigno" (também, a meio do processo, a oferta passou de 40 para 45M... o que veio ajudar), mas isso já é passado! Fechei com o banco a operação e... não vou pensar mais nisso!

Venha o próximo (bom) negócio!...  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Próximo bom negócio é CLN Altice 5,35%  ;D ;D ;D agora para Junho vou jogar a moeda ao ar, ou calha o ArcelorMittal 4,4% ou Altice 5,35%, mas vou ter muitas saudades do meu CLN EDP 8%  :-[ :-[ :-[ :-[

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acompanhei a vossa discussão, muito bom ver as diferentes opiniões.

Investi à uns anos 7000€ em obrigações da EDP (terminou este ano) e correu tudo bem...Mas é impressionante a quantidade de comissões que me cobraram (cliente CGD)..não sei se é do Banco em questão, ou do produto que sunscrevi.

Estava tentado a investir novamente no Sporting, mas o receio destas comissões que me cobraram fez com que desistisse. É possível simular o valor liquido que se recebe quando se aplica em obrigações? Estas obrigações só compensam se se investir +/- que valor?

Sei que já fecharam, mas queria mesmo aprender mais um pouco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tal como eu previa as obrigações do Porto e Sp. iriam ser um fiasco em termos de ganho no inicio (especulação) de cotação .

Vamos a umas comprinhas  ás do Porto a 99,50% ou vamos esperar mais um pouquinho !.................... se alguém quiser eu compro umas tantas a 95,00% .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Próximo bom negócio é CLN Altice 5,35%  ;D ;D ;D agora para Junho vou jogar a moeda ao ar, ou calha o ArcelorMittal 4,4% ou Altice 5,35%, mas vou ter muitas saudades do meu CLN EDP 8%  :-[ :-[ :-[ :-[

Eu levei com uma "barrigada" de Obrigações do futebol e... fiquei servido!

Agora talvez me vire para os Fundos de Investimento. Com esta "engenharia financeira" que tive de lançar mão para acorrer às "necessidades de tesouraria" provocadas por esta oferta futebolística, fiquei com a minha carteira de fundos um pouco "desorganizada".

Será que os amigos podem indicar-me, por favor, uns 2 ou 3 fundos (não mais, porque o dinheiro anda curto) para compor esta carteira?

Estou apenas em 4 fundos:

PIMCO Tot Ret Bond E EUR H Acc (40%)

BGF US Basic Value Hedged E2 EUR (30%)

Schroder ISF Emerging Asia B EUR Acc (15%)

Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C Eur ND (15%)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investi à uns anos 7000€ em obrigações da EDP (terminou este ano) e correu tudo bem...Mas é impressionante a quantidade de comissões que me cobraram (cliente CGD)..não sei se é do Banco em questão, ou do produto que sunscrevi.

Estava tentado a investir novamente no Sporting, mas o receio destas comissões que me cobraram fez com que desistisse. É possível simular o valor liquido que se recebe quando se aplica em obrigações? Estas obrigações só compensam se se investir +/- que valor?

Depende, estas subscrições que se fala aqui eram em mercado primário, e peo menos nos bancos sindicados na emissão a única comissão era a de compra no valor de 5€ ( pelo menos no Best era assim ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Best, para mercado primário,

- Subscrição: 5 € (acresce Imposto do Selo);

- Guarda de títulos: 6 € por trimestre (acresce IVA); [ver nota abaixo]

- Juros: 2,00% sobre o juro líquido disponibilizado ao investidor (acresce IVA);

- Reembolso: 0,20% sobre o valor reembolsado (acresce IVA).

Simuladores

http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorFCP/

http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorSCP/

Nota: A guarda de títulos é um valor único, independente do número de diferentes títulos que se tem. Portanto para quem já tenha algum, ao subscrever outro não paga mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Ninguém me deu feedback quanto aos fundos a adquirir para compor a minha carteira.

Podem dar-me uma ajuda, por favor?

Caro Ramiro

estou numa situação +/- parecida com a sua, envolvendo Obrigações FC Porto 2015-2018 e espero que a curto prazo também refaça a minha carteira de fundos MLP.

Eu aguardava mais alguns dias até aos mercados acalmarem e que seja definida a direcção da Grécia.

Posteriormente então seleccionaria alguns fundos, com base no seu perfil.

Tenho aprendido que os €'s também gostam de estar parados de vez em quando  ;D

Apesar de 2015 ter sido até este momento um ano excepcional de valorização do património financeiro, eu se estivesse fora esperava, pois existe muita indefinição nos mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT

Não posso ajudar pois não invisto em fundos, acções ou qualquer tipo de produto que não tenha um retorno conhecido à partida.

Talvez no tópico "TOP" Fundos de Investimento encontre/obtenha umas sugestões.

Já agora, é possível saber que produtos investes com retorno conhecido à partida?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites