Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Escolher: Obrigações FC Porto ou Obrigações Sporting CP?

Recommended Posts

Sim tudo bem, mas se comprar no mercado secundario e se utilizar a tal de Giro a pagar de compra 0,90 cêntimos de 1000 obrigações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  Para mim não interessa não vou lá ás compras nem para Porto nem para Sporting

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 101
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

29

• --------

22

• JRJordao

18

• afer

8

Ok, mas DeGiro eu não acho Giro  ;D ;D , bem mas eu estou a falar e nem tenho obrigações nem penso em comprar, eu apenas quero um CLN em Junho com taxa acima dos 4%, nem que seja de novo essa Arcelor  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vou lá ainda este mês até dia 29 do corrente a 4,4% . Mas pronto cada um faz o que quer e compra o que quer é preciso haver pessoas menos informadas para alguns se safarem nomeadamente  alguns bancos com as referidas comissões disfarçadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vou lá ainda este mês até dia 29 do corrente a 4,4%

Eu também ia, mas a EDP só me paga a 26 de Junho...em principio já me disseram que é capaz de haver, até porque deve haver uns milhões largos a vencerem-se em Junho, é da EDP e salvo erro PT, e para amis há as SAD´s que vai fazer com que o capital se espalhe, secalhar nem conseguem colocar tudo na Arcelor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Agradeço os comentários.

Quanto ao meu caso concreto, dei a ordem no 1º dia (200K) e... está dado!

Perante as condições de rateio verei se vou precisar ou não de "alavancagem". Se precisar de colateral, não haverá problemas nem colocados pelo banco (sobre isso já conversámos e fizemos as contas) nem me pareceu ser um mau negócio para mim, dado o spread do crédito (taxa inferior a 2%), permitindo um diferencial aceitável para o investidor.

Vamos lá ver, então, os valores do rateio... Algum dos amigos tem dados actualizados?

A minha única "incerteza" foi em que clube apostar... Para não agravar os custos da operação, optei por concentrar o meu investimento num único produto. Aí, tive de escolher, talvez um pouco "no escuro", entre Porto e Sporting. Escolhi o clube do norte, que é até o que paga cupão mais baixo, porque me pareceu ter melhores resultados desportivos e jogadores mais valiosos para vender.

Espero não me ter enganado na escolha. Não ligo nada ao futebol. Só espero que me paguem o cupão (!!) e que, no curto prazo, vão surgindo boas oportunidades de venda no secundário para ir obtendo um retorno compensador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vou lá ainda este mês até dia 29 do corrente a 4,4% . Mas pronto cada um faz o que quer e compra o que quer é preciso haver pessoas menos informadas para alguns se safarem nomeadamente  alguns bancos com as referidas comissões disfarçadas.

Até dia 26...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha única "incerteza" foi em que clube apostar... Para não agravar os custos da operação, optei por concentrar o meu investimento num único produto. Aí, tive de escolher, talvez um pouco "no escuro", entre Porto e Sporting. Escolhi o clube do norte, que é até o que paga cupão mais baixo, porque me pareceu ter melhores resultados desportivos e jogadores mais valiosos para vender.

Espero não me ter enganado na escolha. Não ligo nada ao futebol. Só espero que me paguem o cupão (!!) e que, no curto prazo, vão surgindo boas oportunidades de venda no secundário para ir obtendo um retorno compensador.

Eu também não ligo nada ao futebol. Por isso optei pelo cupão mais elevado e o clube que recolhe menos "paixão" logo provavelmente um rateio mais favorável. Assumo que a probabilidade de bancarrota é semelhante em ambos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Eu também não ligo nada ao futebol. Por isso optei pelo cupão mais elevado e o clube que recolhe menos "paixão" logo provavelmente um rateio mais favorável. Assumo que a probabilidade de bancarrota é semelhante em ambos.

Pelas informações que tenho recolhido (os tais telefonemas...), desta vez o rateio será mais moderado. Eu conto, para as Obrigações do Porto, que não ultrapasse os 4,5 para 1. Mas veremos.

Quanto à "bancarrota" - veja-se o que aconteceu no BES - é algo que não podemos prever muito menos controlar. Vamos acreditar que, no médio prazo, a paixão dos fanáticos do futebol não esmoreça e continuem a encher os estádios e a gostar do "pontapé na bola"... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelas informações que tenho recolhido (os tais telefonemas...), desta vez o rateio será mais moderado. Eu conto, para as Obrigações do Porto, que não ultrapasse os 4,5 para 1. Mas veremos.

Quanto à "bancarrota" - veja-se o que aconteceu no BES - é algo que não podemos prever muito menos controlar. Vamos acreditar que, no médio prazo, a paixão dos fanáticos do futebol não esmoreça e continuem a encher os estádios e a gostar do "pontapé na bola"... 

O problema é que ao BES não lhe aconteceu nada :) e ainda existe, por vezes o problema é quem controla de cima as coisas, no caso BES ( ESI e Rio Forte ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

O problema é que ao BES não lhe aconteceu nada :) e ainda existe, por vezes o problema é quem controla de cima as coisas, no caso BES ( ESI e Rio Forte ).

O David vai desculpar-me, mas dizer que ao BES "não aconteceu nada" é um ligeirismo. Claro, que a responsabilidade do que acontece - das decisões erradas que se tomam - é de "quem controla", das cúpulas das instituições, seja o Dr. Rendeiro,a  SLN ou o ESI/Rio Forte.

Bem, mas agora o meu foco está nas Obrigações dos clubes "da bola", principalmente lá o do norte, o do sr. Pinto da Costa. Nunca imaginei vir a preocupar-me com este sector do "pontapé na bola". Sinais dos tempos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ainda não percebi muito bem...

Mas estas obrigações só se justifica com valores acima dos 5 mil €?

Uma vez que existe enumeras comissões e impostos. estou certo?

Como o ruicarlov indicou, os custos dependem do banco e da existência prévia de investimentos semelhantes.

O maior desafio destas ofertas é o rateio ou seja, o ajuste do montante adquirido em função da oferta vs procura. Com as regras atuais e a procura que se tem verificado nas emissões anteriores, penso que não vale a pena subscrever após o primeiro dia (neste caso ontem, 7 de Maio), pois o mais provável é ter sido o suficiente para a procura exceder a oferta.

Mais informação, preçário e simulador (no Banco Best): https://www.bancobest.pt/ptg/best_ofertas_publicas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As comissões variam muito de banco para banco. 5mil pode ser muito pouco para um rateio x num banco y, mas já ser aceitável no banco z que pratica comissões baixas.

Quais são os bancos que entram nestas emissões?

FC Porto: ActivoBank, Banco Best, Banco Carregosa, CaixaBI, CEMG, CGD, Millennium bcp, Montepio Investimento, Novo Banco e Novo Banco dos Açores

Sporting CP: ActivoBank, Banco Best, BESI, CaixaBI, CEMG, CGD, Millennium bcp, Novo Banco e Novo Banco dos Açores

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Então diga-me lá caro Ramiro o que aconteceu ao BES, abriu falência?

O amigo não pode resumir os acontecimentos no BES a essa dicotomia. Não é por parte do BES não ter aberto "falência" que podemos dizer que, no BES, "não aconteceu nada".

Há que ter algum rigor na linguagem e não obliterar factos, de imensa gravidade e com consequências gravosas, que ainda estão bem presentes. Que o diga o Dr. Stock da Cunha (não lhe invejo o lugar).

Eu só pretendi, se me permite, corrigir essa sua imprecisão de linguagem. Não leve a mal.

O amigo escreveu

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O amigo não pode resumir os acontecimentos no BES a essa dicotomia. Não é por parte do BES não ter aberto "falência" que podemos dizer que, no BES, "não aconteceu nada".

Há que ter algum rigor na linguagem e não obliterar factos, de imensa gravidade e com consequências gravosas, que ainda estão bem presentes. Que o diga o Dr. Stock da Cunha (não lhe invejo o lugar).

Eu só pretendi, se me permite, corrigir essa sua imprecisão de linguagem. Não leve a mal.

O amigo escreveu

Não levei, no entanto hoje fala-se do BES também de ânimo leve e de forma imprecisa, não estou a  defender o BES, não tenho conta, nunca tive, nunca gostei do banco e o Dr. Ricardo Salgado e outros deveriam estar já em Évora ao lado do Sócrates ahha, no entanto quando se fala no BES parece que houve pessoas que perderam dinheiro, o que não é verdade, Depositantes, Obrigacionistas Sénior, Detentores de Fundos, Seguros, etc continuam com tudo como estava, quem perdeu alguma coisa e que até têm possibilidades ainda de reaver algum foram os "donos" accionistas do banco, os do Papel Comercial não tinham o dinheiro no BES.

Foi só esta imprecisão que também é necessário corrigir, colocar o BES como se tivesse insolvente, falido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa de até dia 26 deste mês é qual?

Podem colocar aqui o link sff?

Penso que quando se referiram ao dia 26, estavam a referir-se não a obrigações do FCP ou do SCP, mas sim, ao EUR CLN ARCELORMITTAL 2020.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As obrigações dos clubes de futebol já tiveram melhores oportunidades para os pequenos subscritores no que diz respeito ao rateio quando este era pouco expressivo. Tive muita sorte aproveitando este factor. As últimas que tiveram taxas mais altas (FCP=8% e SCP=9,25%) já pronunciavam a loucura da procura.

Como havia poucos dias de subscrição entre os dois clubes, apostei em força 1º no FCP. Como houve muita procura, o resto que sobrou ficou para o SCP com direito à maior fatia devido ao menor rateio, o que ficou ainda melhor, pois a taxa era mais alta.

Hoje em dia, prevejo igualmente um procura muito forte, porque ao fim ao cabo, as obrigações assemelham-se, no tipo de funcionamento, aos depósitos a prazo, e as pessoas já vêm de trás com a mesma experiência.

Portanto, ou há muito capital disponível para comprar arriscando alto e de preferência logo no início do período de subscrição, ou não vale a pena, pois o mais certo é ficar pela quantidade mínima.

Saber entre qual dos 2 clubes é melhor, é relativo. Até hoje ainda não falharam nos compromissos. Porventura, devia-se ver o cenário ao contrário, ou seja, o FCP pode ter maior risco na operação devido à constante necessidade de apresentar resultados desportivos e de "viver num nível superior", enquanto o SCP (que só ganha alguma coisa de 18 em 18 anos :P ) vai mesmo assim financiando-se desta maneira. Também haverá maior possibilidade de negociar as obrigações pelo lado do SCP do que pelo FCP devido ao rateio/procura. Vale o que vale.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Ramiro Costa

Não levei, no entanto hoje fala-se do BES também de ânimo leve e de forma imprecisa, não estou a  defender o BES, não tenho conta, nunca tive, nunca gostei do banco e o Dr. Ricardo Salgado e outros deveriam estar já em Évora ao lado do Sócrates ahha, no entanto quando se fala no BES parece que houve pessoas que perderam dinheiro, o que não é verdade, Depositantes, Obrigacionistas Sénior, Detentores de Fundos, Seguros, etc continuam com tudo como estava, quem perdeu alguma coisa e que até têm possibilidades ainda de reaver algum foram os "donos" accionistas do banco, os do Papel Comercial não tinham o dinheiro no BES.

Foi só esta imprecisão que também é necessário corrigir, colocar o BES como se tivesse insolvente, falido.

Compreendo, David. Esta problemática do BES está longe de ser linear e o futuro deste caso reserva-nos desenvolvimentos ainda imprevisíveis. O meu receio, sabe, é que venha a ser o erário público - isto é, o cidadão comum - a suportar esta deriva. Estive cerca de um mês no estrangeiro, em casa de uma filha minha que vive nos EUA, e a única notícia que li sobre Portugal foi, precisamente, nas páginas de economia e sobre o BES. Tinha até um certo destaque. O articulista fazia um resumo do que se tinha passado com o banco e sublinhava - era esse o objetivo do artigo - os processos judiciais que corriam em diversos tribunais do mundo (creio que até na Austrália!), interpostos pelas grandes companhias afectadas, pedindo restituições na ordem dos diversos (muitos!) milhões de euros. Quando li o artigo disse para comigo imediatamente: "mais uma que nós - Zé Povinho - vamos ter que pagar..."

A minha sorte é que, dada a morosidade da Justiça, já não vou ter tempo para assistir a este desfecho, mas o meu receio é que os meus filhos e os meus netos - enfim, todos os portugueses - venham a ter de pagar os desmandos desta gente, quer sejam banqueiros sem escrúpulos quer sejam políticos impreparados, que tomaram as decisões sem precaver o interesse comum.

Enfim... desculpe o desabafo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites