Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir numa cooperativa de energias renováveis

ruicarlov

Recommended Posts

Recentemente tomei conhecimento de uma cooperativa de energias renováveis de origem portuguesa, a Coopérnico. Cooperativas deste tipo já são comuns em países da Europa central, havendo também já uma em Espanha. A ideia é juntar investimentos dos vários membros da cooperativa para investir em projetos de geração de eletricidade por via renovável (até agora apenas fotovoltaico) a comercializá-la rede. Este ano a Coopérnico vai-se lançar como comercializador de eletricidade para os particulares.

A cooperativa arrancou em 2013, tendo sido concluídos 6 projetos fotovoltaicos com financiamento em parte pelos membros portugueses, mas grande parte por parte de outras cooperativas europeias.

Para ser membro é necessário comprar 3 títulos de capital social da empresa (60€) e depois é-nos dada a possibilidade de investirmos nos projetos em curso. A rentabilidade atribuída aos membros é de 4% ao ano. Cada projeto tem a sua duração e o capital vai sendo devolvido ao longo da duração do projeto.

Neste momento está aberta a oportunidade de participação na recompra do capital investido pelos parceiros europeus, para que todos o portfolio fique a ser de capital português.

O site explica melhor isto e dá para fazer simulações dos investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

RuiCarlov,

Isto parece-me interessante. No teu caso pretendes investir nisto como forma de diversificar o teu portefólio? Não há nada 100% seguro mas gostei da apresentação.

Esta cooperativa existe desde 2013?

Necessitas de 60€ para seres membro. E aonde é que leste sobre os 4% ao ano? É 4% sobre que montante? Os 60€ ou tens de investir no projecto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os 60€ são títulos de capital. Não valorizam nem desvalorizam. Se a alguma altura quisermos sair da cooperativa, esse valor é-nos devolvido.

Os investimentos nos projectos (pelo menos naqueles feitos até agora) é que rendem 4%. Na FAQ está escrito que os projectos podem pagar de 4 a 6%.

Eles apenas avançam para a frente com projectos cuja TIR projectada seja de pelo menos 8%, para poder pagar aos investidores um montante constante, assegurar o funcionamento da cooperativa e ter uma margem para algumas variações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Chegou o pagamento dos primeiros juros!

Praticamente um ano após ínicio de operação, os nossos projetos já começam a dar lucro aos membros.

Uma vez que os juros só começam a vencer um mês após a data de investimento, em Março efectuámos o pagamento dos primeiros juros de investimento referentes à centra fotovoltaica da Quinta do Caracol.

No final do mês de Abril serão pagos os primeiros juros associados aos investimentos realizados no projeto da  creche “A Lebre e a Tartaruga”.

Obrigado a todos os que têm ajudado a tornar estes projetos uma realidade!

In: Newsletter de Abril

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    • 5 months later...

Eu estive a fazer contas com a tabela de preços desta "empresa" versus a EDP factura que recebo

E ou eu nao entendo a ideia por detrás, mas usando esta "cooperativa" é isso? Pago mais do que se tiver a EDP como fornecedora de energia

Isto é normal?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estive a fazer contas com a tabela de preços desta "empresa" versus a EDP factura que recebo

E ou eu nao entendo a ideia por detrás, mas usando esta "cooperativa" é isso? Pago mais do que se tiver a EDP como fornecedora de energia

Isto é normal?

Não. Se tem uma tarifa da EDP mais barata do que a atual em vigor na coopérnico, diga-me já que eu quero ir dar uma olhada. :D

Bom dia,

Alguém com feedback sobre esta cooperativa? Como negócio qual a V/ opinião?

Cumprimentos,

Eu pessoalmente ainda não fiz nenhum investimento por falta de disponibilidade, mas tenho electricidade fornecida por eles. É um conceito interessante. Há uns meses houve uma assembleia geral onde fui e não há dúvida que é diferente do que uma empresa normal de fornecimento de electricidade. Os próprios membros vão lá apresentar sugestões e contribuir para a cooperativa, tendo direito de voto em relação aos planos para ao ano seguinte e algumas medidas a tomar. Gostava de ver esta cooperativa crescer.

A minha mãe tem um investimento mas ainda não recebeu os juros pois foi há menos de um ano. Mas no cenário atual, 4% sobre o capital é um retorno interessante e considero o risco bastante reduzido.

Editado por ruicarlov
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso também não parece compensar mudar, tendo em contas as minhas condições atuais na GoldEnergy

• Potência 6,9 kVA com 10% desconto: 0,2665€ (numa fatura pouparia 0,024€ na Coopernico)
    • Consumo Fora do Vazio: 0,1853€ (numa fatura gastaria mais 0,357€ na Coopernico)
    • Consumo em Vazio: 0,0978€ (numa fatura pouparia 0,07€ na Coopernico)

0,357€ - 0,024€ - 0,07€ = 0,263€ a favor da GoldEnergy

Estou a assumir que a Contribuição Audiovisual, Imposto Especial Consumo Eletricidade e Taxa de Exploração DGEG são iguais em todos os fornecedores. 

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

0.1428 €

é o preço que pago na EDP

SE nao estiver a ver mal o desenhor ahahhahh

Feb. 01 10.59.jpg

Realmente com um desconto de 10% na EDP que ainda é válido agora o melho é deixar ficar. Mas acho estranho nessa fatura o preço do kWh de Dez ser o mesmo que em Janeiro. É que ao mudar o ano houve um grande aumento do preço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consta que venha aí mais nenhuma subida, mas em contrapartida o preço do kWh já subiu mal entrou Janeiro. Se calhar anteciparam-se às tarifas da ERSE. Confirmas que no teu caso o preço do kWh de Dezembro para Janeiro não alterou?

Se assim for é capaz de ter sido isso esta subida. Não creio que façam duas subidas tão grandes com 3 meses de diferença.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 3 years later...

Por acaso também estava interessado em saber feedback, o conceito parece-me interessante.

Navegando no site deu para perceber bem como funciona o modelo de investimento, mas não percebi exatamente o que são os projectos. Por exemplo, este centro comunitário Padre Tobias pediu um empréstimo para instalar paineis fotovoltaicos, e presumo que pague o investimento ao poupar em contas de eletricidade? Vende o excesso que produz à EDP?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, o centro não pediu nenhum empréstimo. Apenas cedeu o espaço de telhado (em troca de uma renda), para a Coopérnico instalar uma central fotovoltaica que vende energia à rede.

Os membros que queiram investir neste projecto recebem retorno pela venda dessa energia. O centro é beneficiado pela renda paga pelo uso do telhado, bem como pelo ficar com o sistema fotovoltaico daqui a uns tantos anos, depois de o projecto terminar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, ruicarlov disse:

Não, o centro não pediu nenhum empréstimo. Apenas cedeu o espaço de telhado (em troca de uma renda), para a Coopérnico instalar uma central fotovoltaica que vende energia à rede.

Os membros que queiram investir neste projecto recebem retorno pela venda dessa energia. O centro é beneficiado pela renda paga pelo uso do telhado, bem como pelo ficar com o sistema fotovoltaico daqui a uns tantos anos, depois de o projecto terminar.

Portanto para o centro, o risco é basicamente nulo? Isso é muito interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

São investimentos a longo prazo, e tem corrido tudo bem. Todos os anos temos recebidos os juros+amortização do capital. A pagar 3% ao ano é uma aplicação interessante para um risco bastante baixo, já que a venda de energia está assegurada pelos contratos de pequena produção a um preço fixo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    A 01/10/2019 às 11:34, ruicarlov disse:

E possivel cedermos um terreno nosso para instalação de projectos en troca de uma renda?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/02/2020 às 17:23, Visitante Pedro disse:

E possivel cedermos um terreno nosso para instalação de projectos en troca de uma renda?

No momento só estão a fazer parcerias com a economia social, vulgo IPSS.

Daqui para a frente, com o acabar dos contratos de pequena produção e a transição para autoconsumo, a ideia é instalar painéis em empresas que são as próprias consumidoras dessa energia produzida, logo já não é uma questão de rendas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Gostaria de saber novamente, se continua a correr tudo bem com este projeto de investimento? 

Estou a pensar iniciar a minha participação neste investimento.

Editado por Lumaalvinho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites