Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Transferir PPR para Fundo

Recommended Posts

Boas,

Tenho dois PPR "tradicionais" (um em meu nome, outro em nome da minha esposa) que foram feitos há 3 anos, quando ainda não estava educado financeiramente, com o objectivo de arranjar umas deduções em IRS.

Os montantes não são elevados (1250€ num e 1000€ no outro) mas não estão a render nada (1%).

Custa-me ter esses dois produtos basicamente empatados até ter 65 anos, ou seja, daqui a 31!!

(para já não coloco a hipótese de os resgatar e corrigir o IRS)

Existe a possibilidade de transferir esses PPR para um fundo de PPR, como por exemplo o Invest AR PPR?

E caso faça isso fico com todo o dinheiro que tenha no fundo também agarrado até aos 65 anos ou apenas os valores que transferir?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Informa-te bem, mas pelo que sei, pode-se sempre fazer transferências entre PPR, existe uma comissão de transferência de 0,50% salvo erro, caso o PPR inicial seja de capital e taxa garantida.

Depois ficarás sujeito ás condições do FPR, que costuma ser um pouco mais flexivel desde que não tenhas declarado no IRS, recordo que o NB PPR se pode resgatar ao fim de 3 anos, o AR PPR não vi bem as condições confesso.

Mas a minha resposta é sim, podes faze-lo, para o fazer basta entregar na gestora/seguradora/banco de destino um papel a solicitar a transferência do PPR, que eles próprios se encarregam de fazer chegar á seguradora do PPR inicial, mas informa-te bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...
    A 25/03/2015 às 12:23, Jaymz disse:

Boas,

Tenho dois PPR "tradicionais" (um em meu nome, outro em nome da minha esposa) que foram feitos há 3 anos, quando ainda não estava educado financeiramente, com o objectivo de arranjar umas deduções em IRS.

Os montantes não são elevados (1250€ num e 1000€ no outro) mas não estão a render nada (1%).

Custa-me ter esses dois produtos basicamente empatados até ter 65 anos, ou seja, daqui a 31!!

(para já não coloco a hipótese de os resgatar e corrigir o IRS)

Existe a possibilidade de transferir esses PPR para um fundo de PPR, como por exemplo o Invest AR PPR?

E caso faça isso fico com todo o dinheiro que tenha no fundo também agarrado até aos 65 anos ou apenas os valores que transferir?

Jaymz, chegaste a fazer a transferência? como correu? sabes se é possível transferir um PPR declarado no IRS para outro PPR não declarado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

podes transferir o fundo mas não existe o conceito de transferir para "outro PPR não declarado". A transferência leva consigo toda a informação de subscrições. No momento de resgate é que se apuram os efeitos de IRS (benefícios fiscais).

Na prática, só estas a mudar a entidade onde está o PPR (e possívelmente melhorar o rendimento).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/31/2017 às 11:33, 5coroas disse:

Jaymz, chegaste a fazer a transferência? como correu? sabes se é possível transferir um PPR declarado no IRS para outro PPR não declarado?

Viva,

Por coincidência, sim, fiz a transferência, mas só entreguei o pedido na passada sexta-feira e só vou transferir o PPR que está na CGD, porque quero fechar a conta.

Basicamente só tive de ir ao Invest e entregar ao gestor de conta a carta escrita de acordo com o modelo deles e um extrato atualizado do PPR, que eles tratam do resto.

Agora estou à espera, depois dou feedback de como correu.

Quanto à ultima questão, os valores que já tinha no AR PPR não foram declarados e estes a transferir agora são. Pelo que o gestor de conta me disse, não há qualquer problema, mas tenho de ter em atenção que se quiser resgatar o fundo antes dos 65 anos terei de ter em conta quais as UPs que vou resgatar se as anteriores à transferência ou as posteriores. Mas como não conto necessitar desse dinheiro, não me preocupei muito com isso.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Jaymz disse:

, mas tenho de ter em atenção que se quiser resgatar o fundo antes dos 65 anos terei de ter em conta quais as UPs que vou resgatar se as anteriores à transferência ou as posteriores. Mas como não conto necessitar desse dinheiro, não me preocupei muito com isso.

Não é necessário aguardar até aos 65 anos, pois podes resgatar sem penalizações :

Resgate possível nos seguintes casos:
    a) Reforma por velhice; 
    b Desemprego de longa duração do Participante ou de qualquer um dos membros do agregado familiar;
    c) Incapacidade permanente para o trabalho do Participante ou de qualquer um dos membros do agregado familiar;
    d) Doença grave do Participante ou de qualquer um dos membros do agregado familiar;
    e) A partir dos 60 anos de idade;
    f) Utilização para pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do Participante;
    g) Frequência ou ingresso do participante ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar em curso do ensino profissional ou do ensino superior, quando geradores de despesas no ano respectivo.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/31/2017 às 11:33, 5coroas disse:

Jaymz, chegaste a fazer a transferência? como correu? 

Já está concluída a transferência do Leve PPR da CGD para o AR PPR no Invest.

Tudo tranquilo, sem incidentes, e em menos dos 10 dias úteis.

Primeiro o PPR ficou como "Anulado" na CGD e passados 3 dias apareceu a subscrição no banco Invest. 
    Também correu bem a parte de o PPR estar em nome da minha esposa e na transferência as UPs do AR PPR também ficaram em nome dela.

Já posso fechar a conta!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    A 08/11/2017 às 12:39, Jaymz disse:

Já está concluída a transferência do Leve PPR da CGD para o AR PPR no Invest.

Tudo tranquilo, sem incidentes, e em menos dos 10 dias úteis.

Primeiro o PPR ficou como "Anulado" na CGD e passados 3 dias apareceu a subscrição no banco Invest. 
    Também correu bem a parte de o PPR estar em nome da minha esposa e na transferência as UPs do AR PPR também ficaram em nome dela.

Já posso fechar a conta!

Boa tarde Jaymz,

Por coincidência tenho o mesmo PPR que tu (acho eu...) e estava igualmente interessado em transformá-lo em algo mais rentável, como esse AR PPR. Podes me explicar detalhadamente os passos que fizeste para efectuar essa alteração?

Agradeço desde já a atenção!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, DFranco disse:

Boa tarde Jaymz,

Por coincidência tenho o mesmo PPR que tu (acho eu...) e estava igualmente interessado em transformá-lo em algo mais rentável, como esse AR PPR. Podes me explicar detalhadamente os passos que fizeste para efectuar essa alteração?

Agradeço desde já a atenção!

Viva.

Se não me escapa nada, fui ao Banco Invest e informei o gestor de conta que queria transferir o PPR para lá. Ele deu-me uma carta modelo para preencher e pediu-me alguns documentos, em particular uma cópia da última carta que tinha recebido com o extrato do PPR.

Preenchi tudo e entreguei no dia seguinte novamente no Banco Invest e fiquei a aguardar. Em mais ou menos semana e meia o PPR no site da CGD ficou como "Anulado" e dois dias depois o dinheiro apareceu no AR PPR transformado em Unidades de Participação.

Passados mais uns dias recebi uma carta da CGD a confirmar a transferência.

Simples e (relativamente) rápido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 15 horas, Jaymz disse:

Viva.

Se não me escapa nada, fui ao Banco Invest e informei o gestor de conta que queria transferir o PPR para lá. Ele deu-me uma carta modelo para preencher e pediu-me alguns documentos, em particular uma cópia da última carta que tinha recebido com o extrato do PPR.

Preenchi tudo e entreguei no dia seguinte novamente no Banco Invest e fiquei a aguardar. Em mais ou menos semana e meia o PPR no site da CGD ficou como "Anulado" e dois dias depois o dinheiro apareceu no AR PPR transformado em Unidades de Participação.

Passados mais uns dias recebi uma carta da CGD a confirmar a transferência.

Simples e (relativamente) rápido.

Obrigado Jaymz!

Um par de questões adicionais:

1) é necessário ter conta no Banco Invest para efectuar essa transferência? Ou basta chegar lá e pedir para subscrever esse PPR mesmo sem ter conta no Banco?

2) no PPR da CGD tinhas reforço mensal automático? Se sim, esse continuou no novo PPR? 

Abraços!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 1/14/2018 às 11:47, DFranco disse:

Obrigado Jaymz!

Um par de questões adicionais:

1) é necessário ter conta no Banco Invest para efectuar essa transferência? Ou basta chegar lá e pedir para subscrever esse PPR mesmo sem ter conta no Banco?

2) no PPR da CGD tinhas reforço mensal automático? Se sim, esse continuou no novo PPR? 

Abraços!

1) Não tenho 100% de certeza, mas penso que sim, é necessário ter conta no banco, uma vez que o PPR não é comercializado em mais lado nenhum.

2) Não tinha, mas duvido que isso continue no novo PPR. Poderá é fazer-se isso na conta nova.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites