Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

Recommended Posts

Guilherme Felipe Reis
    6 minutes ago, parm said:

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses.

Isso é uma outra boa estratégia, e você só pode comprar certificados do aforro via CTT?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 262
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

22

• scpuser

17

• 5coroas

16

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro

Boa tarde a todos! Voltando ao tema principal do tópico: 34 anos Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupança

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses. Imaginando um valor de 6000€ (6x1000€). Mês 1: 1000€

Posted Images

• 3 weeks later...

Pois... os PPR no Invest e na Fidelidade vão continuar, nem que seja com reforços anuais mínimos para o beneficio do IRS.

ETF's e P2P vou reforçar, +/- na mesma proporção, talvez até mais o P2P - neste momento tenho conta em 4 plataformas, vou estudar o assunto (no inicio do próximo mês terei liquidez para investir)

CTPM terminam em jan.2020... tenho de ir pensando no que vou fazer nessa altura

Falta aqui a componente do imobiliário, 2 apartamentos comprados, renovados e alugados: +/- 10% brutos ao ano

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, elkefro disse:

Pois... os PPR no Invest e na Fidelidade vão continuar, nem que seja com reforços anuais mínimos para o beneficio do IRS.

ETF's e P2P vou reforçar, +/- na mesma proporção, talvez até mais o P2P - neste momento tenho conta em 4 plataformas, vou estudar o assunto (no inicio do próximo mês terei liquidez para investir)

CTPM terminam em jan.2020... tenho de ir pensando no que vou fazer nessa altura

Falta aqui a componente do imobiliário, 2 apartamentos comprados, renovados e alugados: +/- 10% brutos ao ano

PPR Invest sigo a mesma estratégia e por vezes coloco valor superior ao necessário.

% P2P depende da distribuição que se deseja efectuar....neste momento estou nos 10% (8 plataformas)

CTPM também estou com o mesmo "problema", pois chega à maturidade este ano e com prémio no 4º e 5º ano.

Imbiliário andei a pensar no assunto à uns anos atrás, mas por falta de conhecimento na área o processo ficou na secretária.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Guilherme Felipe Reis
    10 minutes ago, elkefro said:

Você sabe me dizer o retorno que tem anual após taxas (average net annual return %) ?

Me parece bem conservador sua carteira, e gostava de ver o retorno. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Guilherme Felipe Reis disse:

Você sabe me dizer o retorno que tem anual após taxas (average net annual return %) ?

Me parece bem conservador sua carteira, e gostava de ver o retorno. 

Os imóveis foram adquiridos com capitais próprios. Para os 10% considero valor das rendas *12, subtraio os custos com seguros, condomínios, pequenas reparações, etc e divido pelo total investido (compra, escritura, obras).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Guilherme Felipe Reis
    5 minutes ago, elkefro said:

Os imóveis foram adquiridos com capitais próprios. Para os 10% considero valor das rendas *12, subtraio os custos com seguros, condomínios, pequenas reparações, etc e divido pelo total investido (compra, escritura, obras).

Desculpa, não fui claro, eu digo do PPR, ETFs, P2P etc. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Guilherme Felipe Reis disse:

Desculpa, não fui claro, eu digo do PPR, ETFs, P2P etc. 

Ahh, ok, sem problemas:

PPR invest: utilizando o XTIR no excel: 5,5%

ETF's: XTIR a 47% (entrei em dez.2018 no IWDA e EXS1 +/- 50/50)

P2P: XTIR a 11%

CTPM: 3,5% - vão entrar no último ano, o qual tem maior tx 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Antonio84Pereira

Boa tarde,

34 anos e à data tenho:

Tipo de Investimento Percentagem de alocação
    Certificados Tesouro Poupança Crescente 3,26%
    Certificados Aforro 3,27%
    PPR 6,52%
    Fundos Abertos 8,38%
    Unit Linked 8,97%
    Certificados Tesouro Poupança Mais 13,03%
    P2P 13,57%
    Fundo Pensões 16,68%
    Depósitos 26,32%

Tenho vindo ao longo dos últimos 2 anos a retirar de depósitos e a diversificar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boa tarde,

Já ando aqui faz alguns meses e só agora é que me lembrei de postar isto.

Tenho 28 Anos.

Portefólio Conservador com cerca de 2 anos.

Cash (DO): 0-1%
    DP: 31%
    CTPM: 23%
    Depósito a prazo 0% juros para compra de habitação: 46% (vindo de um DP recentemente vencido na CGD com 2% de Juros)

Ainda faço mais com cashback de cartões de crédito do que com este portefólio .

Proximos passos:
    P2P
    PPR com pouco risco para ter benificio de IRS com incrementos minimos e ao fim de uns anos usar para pagar prestações de crédito habitação ou se correr bem, fica para a reforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/05/2019 às 18:01, GMCristiano disse:

Boa tarde,

Já ando aqui faz alguns meses e só agora é que me lembrei de postar isto.

Tenho 28 Anos.

Portefólio Conservador com cerca de 2 anos.

Cash (DO): 0-1%
    DP: 31%
    CTPM: 23%
    Depósito a prazo 0% juros para compra de habitação: 46% (vindo de um DP recentemente vencido na CGD com 2% de Juros)

Ainda faço mais com cashback de cartões de crédito do que com este portefólio .

Proximos passos:
    P2P
    PPR com pouco risco para ter benificio de IRS com incrementos minimos e ao fim de uns anos usar para pagar prestações de crédito habitação ou se correr bem, fica para a reforma.

Que cartões de crédito recomendas? Alguma dica para otimizar o cashback?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boas,

Este é o meu primeiro post. Tenho 25 anos e comecei à cerca de 1 ano e meio a aplicar o capital em investimentos financeiros.
    Ainda estou verdinho mas deixo aqui a composição do meu portfolio: 

DP 1 - Montante aplicado sem risco, e está a ser transferido aos poucos para ETF's e ações.
    Fundo de emergência - Montante aplicado num DP e funciona como "almofada financeira". 
    ETF's e Ações - Mensalmente vou aumentando a conta de investimentos (uso a Degiro), e pretendo começar a investir também em REIT's (Sendo que tenho de esclarecer alguns pontos ainda como a tributação a 30% nos REITS americanos e como evitar!?). O objetivo é criar um portfólio de dividendos com apreciação de capital. 
    P2P - Foi uma experiência na Raize que não tenho muito a dizer. Dá uma taxa de cerca de 5.9% brutos o que não acho nada competitivo face ao risco. 

Adicionalmente tenho algum capital aplicado num DP mas que será utilizado para investimento em imobiliário.

image.png.47519c3cdcc187baed052d656cf687a7.png

Objetivo a curto prazo: Aplicar o capital do DP 1 em mercados financeiros sempre com vista em dividendos com apreciação de capital. Transferir o capital que está em P2P para outra plataforma mais competitiva (Rendimento vs Risco). 
    M/L prazo: Fazer o meu primeiro investimento imobiliário. 

Tudo isto pode vir a mudar consoante o que for aprendendo mas por agora é o objectivo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...

Boas noite pessoal

Tive oportunidade de ler agora o post e por isso segue aqui o meu contributo:

a carteira que possuo atualmente tenho cerca de:

- 30% em Certificados do Tesouro e Poupança Mais dos antigos e praticamente todos no 4º e 5º ano a render na casa dos 6/7%;

- 8% em Seguros PPR a render +/- 1.5%;

- 3% em depósitos a prazo a render 0% ou à ordem;

- 6% em Fundos PPR (Fundo do Banco Invest Alves Ribeiro) +/-4%;

- 20% no fundo de rendimento CA património crescente do Square asset management que rende atualmente cerca de 5% ao ano praticamente de forma linear e espetacular. O senão deste fundo é as restrições que tem para levantamento dos fundos;

- 22% em P2P;

- 10% em ações, ETF ou fundos de acções;

- 1% em criptomoedas e outros produtos "satélites" ou especulativos onde simplesmente só tenho perdido dinheiro nestes.

Cumps,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Olá a todos,

A minha carteira de investimentos que tenho neste momento é a seguinte:

image.png.c87e46c677a19c49dab6606d876cf2d6.png

Lusitania Vida: seguro de capitalização (3 anos) que neste ano rende 1,75% e no próximo 2% (quando terminou a 1ª série de CTPM que tinha, investi neste seguro de capitalização)

Cetificados do Tesouro: Tenho 2,5% em certificados do tesouro (subscritos em 2010 e que neste ano rendem 15%) e o resto em CTPM.

Açoreana seguros: Seguro de capitalização (8 anos) que rende 4% ao ano (acaba em 2022)

PSN PPR: PPR com taxa garantida de 2% mais participação de resultados (quando fizer os 8 anos e 1 dia resgato)

NB Obrigações Europa: Fundo de Investimento

NB PPR: Fundo do investimento

Conta Poupança: Rende 0,1%

Ouro: Libras de Ouro

Neste momento estou à espera do próximo crash para quando acontecer retirar dos investimentos mais líquidos (menos rentaveis) para investir em ETF de ações globais e/ou que sigam o S&P500.

Aceito sugestões/comentários que acham relevantes.

Obrigado.

Editado por Afonso_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Afonso_ disse:

Olá a todos,

Tenho 22 anos e a carteira de investimentos que tenho neste momento é a seguinte:

image.png.c87e46c677a19c49dab6606d876cf2d6.png

Lusitania Vida: seguro de capitalização (3 anos) que neste ano rende 1,75% e no próximo 2% (quando terminou a 1ª série de CTPM que tinha, investi neste seguro de capitalização)

Cetificados do Tesouro: Tenho 2,5% em certificados do tesouro (subscritos em 2010 e que neste ano rendem 15%) e o resto em CTPM.

Açoreana seguros: Seguro de capitalização (8 anos) que rende 4% ao ano (acaba em 2022)

PSN PPR: PPR com taxa garantida de 2% mais participação de resultados (quando fizer os 8 anos e 1 dia resgato)

NB Obrigações Europa: Fundo de Investimento

NB PPR: Fundo do investimento

Conta Poupança: Rende 0,1%

Ouro: Libras de Ouro

Neste momento estou à espera do próximo crash para quando acontecer retirar dos investimentos mais líquidos (menos rentaveis) para investir em ETF de ações globais e/ou que sigam o S&P500.

Aceito sugestões/comentários que acham relevantes.

Obrigado.

Com 22 anos acho mesmo que poderia ser mais ambicioso e arriscar mais tal como pretende fazer com os ETFs, no entanto é preciso que ganhe resistência psicologica contra os inevitáveis períodos de quedas temporárias que irão acontecer. Se acha que não lida bem com esses períodos possivelmente entrando em panico e resgatando nas piores alturas, então o melhor é continuar a investir em algo menos volátil como tem feito. Quanto a esperar pelo crash, qual seria a percentagem de queda sobre os máximos que o faria entrar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Vou ser sincero. Acompanho o forum à cerca de dois anos, mas nunca tinha criado conta. Tenho sido um pouco egoísta e tenho lido e aprendido sem ter participado e ajudado. Principalmente no tópico dos P2P.

Tenho 23 anos e deixo o meu portefólio:
    - P2P > 17% (mintos, peerberry, housers, robocash, viainvest e debitum network - desde Dezembro que tenho reduzido a exposição em todas. Não vou acabar com elas, mas vou reduzir)

- ETF > 52% (deixo em baixo, mais ou menos, a minha distribuição)

- DeGiro > 4% (duas ações que comprem como "aposta")

- Dinheiro > 23% (a reduzir e a distribuir para o ETF)

Distribuição ETF:

Equity Asia Ex-Japan 4,16%
    Equity Emerging Markets 9,06%
    Equity UK 3,33%
    Equity US 51,04%
    Equity Europe Ex-UK 12,08%
    Equity Japan 5,93%
    Bonds Euro Government 11,52%
    Bonds Euro Govt Inflation Linked
    iShares € Inflation Linked Govt Bond 1,95%
    UBS Bloomberg Barclays Euro Inflation Linked 10+ 0,93%
    Link para a publicação