Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

Recommended Posts

• Respostas 262
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

22

• scpuser

17

• 5coroas

16

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro

Boa tarde a todos! Voltando ao tema principal do tópico: 34 anos Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupança

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses. Imaginando um valor de 6000€ (6x1000€). Mês 1: 1000€

Posted Images

Há 2 anos estabeleci o objetivo de comprar uma casa a pronto no final deste ano, o valor objetivo permitia-me adquirir uma casa com mais uma divisão e mesmas condições do que tenho agora, ficaria com o dinheiro do fundo de emergência e outro dinheiro que junto com vários objetivos (quotas, seguro do carro, iuc, etc), uma casa numa zona apetecível (com potencial para arrendamento) e livrar-me-ia de uma renda mensal. Seria como se tivesse investido num depósito a prazo com uma TANB de 6,5% e já estou a descontar por alto despesas de condomínio, seguro, imi. Se queres que te diga, não compraria a casa dos meus sonhos, mas iria dormir feliz e descansada. Mas o que aconteceu foi, até já juntei o dinheiro a que me propus para o final do ano, o preço das casas é que mudou um bocadinho... ? Posto isto, estou genuinamente preocupada que seja forçada (pela vida e pelo mercado) a comprar uma casa muitíssimo acima daquilo que ela vale.

Diria que o meu maior entrave ao investimento é a falta de conhecimento, e o facto de me parecer que tudo envolve linhas temporais demasiado longas.

Embora a faixa etária seja semelhante, estamos os 2 num ponto diferente da nossa vida e os teus conhecimentos estão a anos luz dos meus. Talvez deva pensar menos numa ótica do tudo o nada e ver se consigo dar um passo em frente em matéria de investimentos.

Obrigada pelo teu testemunho Patanisca.

Cumprimentos,

Sorcha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma altura péssima para investir em imobiliário. Eu tenho seguido o mercado desde 2017, pois também estive a avaliar a possibilidade de adquirir habitação, mas assisti a subidas de 30% em média, em todos os imóveis que tinha debaixo de olho, num espaço de 6 meses, de finais de 2017 a inícios de 2018. Ao assistir a essa especulação parva decidi cancelar os meus planos de investir em imobiliário, decidi comprar o BMW eu, em vez de o dar a ganhar a um tipo qualquer de uma imobiliária. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nunca é uma péssima altura para investir em imobiliário, no entanto é preciso discernimento, paciência e algum conhecimento para que, mesmo nesta altura, se consiga fazer bons negócios no ramo imobiliário.

Neste ano e em plena especulação imobiliária  posso dizer que adquiri dois apartamentos, numa das principais/maiores cidades do pais, muito abaixo do seu real valor, obviamente que não foi através da remax/era, e afins.

Há tanta especulação imobiliária que apartamentos que nem 200k valem estão à venda por 300k.. Apartamentos que não se vendiam por 100k, hoje são vendidos em semanas por 130/140k, está tudo maluco, é necessário paciência para se fazerem bons negócios, pois nem tudo o que reluz é ouro.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    há 9 horas, scpuser disse:

Eu então que o diga... Apenas quase dupliquei o meu portfolio em 2018, foi um ano brutal de investimento imobiliário, fiz bastante dinheiro. fromcentstoretirement.com Entretanto estou a escriturar dois imóveis comprados vou liquidar a maior parte!

Pensamos mesmo diferente. Eu comprar um BMW em vez de investir em activos... só quando tiver um milhão, e mesmo assim compro um BMW usado com 2 ou 3 anos

Para já é casas casas casas. :)

Ora ai é que está!!!

E em 2019 conto fazer pelo menos 400 mil em imobiliário (é cada vez mais facil). 

Eu já cá deixei montes de informacao, agora cabe a cada um ver e trabalhar para a atingir. Para mim foi um ano de muita procura, cheguei a encontrar um imóvel, fiz uma proposta de 87k, foi aceite, e passado 5 minutos o imóvel teve outra de 121k!!! E eu a rir-me. O outro bidder entra na imobiliária, vira-se para mim e diz, dou-lhe 30 mil euros para me vender os direitos do contrato promessa. E eu... OK! Fiz literalmente 30 mil euros em pouco mais de uma semana!

Não conhecia o blog. Vou ler assim que possível mais. Apenas li o post mais recente e gostei. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebo. 

Eu quando falei que era péssima altura para comprar casa, foi com base na minha experiência de prospecção do mercado com objetivo de habitação própria. Mas para um objectivo de comprar e fazer flip, para quem se sabe orientar no meio do imobiliário e quem tem acesso fácil a esse mercado, pelo que descreves, parecem ser tempos interessantes. 

Como não é ainda para a minha liga, em termos de liquidez absoluta, para o meu caso em particular não faz sentido pensar em investir nessa área. 

Mas já agora, essa tua atividade é feita no mercado imobiliário português?

Tenho já visto alguns vídeos de independência financeira, mas dos EUA, e lá é muito fácil manobrar-se no mercado imobiliário. Lá com 100k já se consegue começar bem no negocio. Cá é mais difícil. Pelo menos tenho essa sensação. Conheço pouco do mercado imobiliário, para ser franco. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    há 1 hora, Edge disse:

Boa tarde a todos!

Voltando ao tema principal do tópico:

34 anos

Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR

Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupanças com produtos a roçar o 0% de retorno. Devido não só à minha situação profissional, que não é "prática" para fazer investimentos e que não me deixa muito tempo, mas também devido à falta de conhecimento e, admito, tendo andado até agora como 90% da população: a viver o presente sem pensar muito no futuro.

Depois de muito esforço (muitos livros lidos sobre o assunto + muitas horas subtraidas ao sono para ler e buscar informações como neste forum), decidi-me a mudar completamente a gestão das minhas finanças.

A primeira fase, já feita, foi implementar um modelo para controlar as finanças pessoais e definir os objectivos familiares.

• 1º - Criação de um orçamento familiar com todos os dados (já tinha um anteriormente, mas era só para controlar entradas e saídas) 
    • 2º - Criação de contas independentes para gestão do dinheiro: Despesas correntes + Investimentos + Poupanças + "Diversão"
    • 3º - Estudo de várias possibilidades de investimento
    •  

Nestes últimos meses tenho andado a estudar várias hipóteses e estou na fase de entrar/começar algumas dessas possibilidades.

Assim, durante o ano 2019 o plano será passar de um portefólio actual de 70% Cash + 20% DP + 10% PPR para:

30% a 50% Imobiliário (investimentos a realizar)

20% a 30% Carteira de Investimento (ETF's + FI's) (já em fase de implementação com uma adaptação entre o portfólio do David Swensen's e do Portfolio Permanente de Harry Browne para começar)

• 45% Acções + 10% Imobiliário + 30% Obrigações Europeias + 15% Ouro

20% a 30% Cash (Contas à Ordem)

5% a 10% PPR (talvez manter o actual e acrescentar outro para a minha esposa :))

5% P2P (já iniciado, para manter e reforçar)

Com 34 anos ainda vais muito a tempo de corrigir a trajetoria e de aproveitar bem a tua nova perspectiva financeira. Parabéns e boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

30% de euro bonds? Para quê? Para isso deixa estar em cash. Não te baseies só na literatura dos livros porque o que se vive atualmente no mundo financeiro é inédito: Injeção de liquidez artifical por parte dos bancos centrais e rates nulas, prolongados por anos e anos. E então na Europa com a inflação a marcar passo, ha-de ser noite até que as bonds sejam interessantes novamente. 

De resto, parabéns pela coragem e determinação por não seres mais uma "Dona Inércia" e sozinho resolveres dar rumo ao teu património! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Vidolz disse:

Outra questão relacionada com este tema:

Que valor consideram ideal para deixar em cash que sirva como emergência?

No meu caso tem sido por volta dos 10k, penso que mais que isso seja desperdicio.

O valor necessário para esse "fundo de emergência" depende de vários factores como família, despesas fixas mensais, ...

10k para uns pode ser o suficiente, para outros muito pouco.

Eu nunca me preocupei muito com o "fundo de emergência", pois sempre que possível gosto de ter sempre todo(ou quase todo) o capital disponível investido, estando uma parte alocada a investimentos que em qualquer momento os consiga resgatar ou vender.

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, 5coroas disse:

Com 34 anos ainda vais muito a tempo de corrigir a trajetoria e de aproveitar bem a tua nova perspectiva financeira. Parabéns e boa sorte.

há 3 horas, Patanisca disse:

De resto, parabéns pela coragem e determinação por não seres mais uma "Dona Inércia" e sozinho resolveres dar rumo ao teu património! 

Obrigado! Tem sido com muita determinação!

O que custa é começar! :) Mudança de hábitos!!!

há 3 horas, Patanisca disse:

30% de euro bonds? Para quê? Para isso deixa estar em cash. Não te baseies só na literatura dos livros porque o que se vive atualmente no mundo financeiro é inédito: Injeção de liquidez artifical por parte dos bancos centrais e rates nulas, prolongados por anos e anos. E então na Europa com a inflação a marcar passo, ha-de ser noite até que as bonds sejam interessantes novamente. 

Então achas que no cenário actual, ter Bonds não compensa relativamente a ter esse dinheiro numa conta à ordem ou num DP actual mesmo com taxas de 0%?

A decisão por trás desta carteira e aos 30% em bonds, prende-se com 2 questões: 

1º- Devido a (de certa maneira) estar agora a começar a minha "educação financeira", tenho tentado não "inventar". Ou seja, a minha idéia é por em prática este plano (o mais rápido possivel) e depois ao longo do tempo, como estou todos os dias a aprender coisas novas (tenho-me forçado a ler 1 a 2 livros por semana sobre o assunto) ir mexendo para melhorar.

Por isso, estou a implementar essa carteira teórica entre o portfólio do David Swensen's e do Portfolio Permanente de Harry Browne que me pareceu ser equilibrada para o cenário actual, 45% Acções + 10% Imobiliário + 30% Obrigações Europeias + 15% Ouro e com o decorrer do tempo irei focar-me em melhorar e sobretudo aprender para optimizar a estratégia.

2º- Quanto à questão de em vez de alocar os 30% aos Bonds, deixá-los estar em cash, não quero por agora fazer isso, porque como disse, tenho de mudar alguns hábitos que eu e a minha familia tinhamos até agora.

Ou seja, até agora era chapa ganha, chapa gasta (não era bem assim porque todos os meses "sobrava" uma parte substancial que simplesmente não era alocada em nada,simplesmente ficava na conta à ordem)  e agora é: 50% do income será destinado à parte de poupanças e investimentos, restando outros 50% para todas as nossas despesas.

Por isso, se o dinheiro estiver "disponivel" será mais dificil de controlar. Eu e a minha esposa já conversamos várias vezes sobre este assunto e chegámos à conclusão que para implementarmos este nosso plano, esta será a melhor maneira para começar. Mudar hábitos é talvez o mais dificil! :) 

Mas como disse antes, ainda estou na parte final para implementar a carteira de investimento e poderão ser feitos ajustes.

Sugeres alguma outrasaplicação que não os DP ou contas à ordem, que possam substituir por agora as Bonds?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, investidorPT disse:

O valor necessário para esse "fundo de emergência" depende de vários factores como família, despesas fixas mensais, ...

10k para uns pode ser o suficiente, para outros muito pouco.

Eu nunca me preocupei muito com o "fundo de emergência", pois sempre que possível gosto de ter sempre todo(ou quase todo) o capital disponível investido, estando uma parte alocada a investimentos que em qualquer momento os consiga resgatar ou vender.

Boas,

Eu concordo com o @investidorPT. Depende de vários factores e cada um terá de analizar e decidir o valor necessário para esse "fundo de emergência".

A literatura sugere que esse fundo de emergência seja igual a 6 meses de despesas (exemplo: Uma familia que tenha 1000€ de despesas mensais deverá ter 6000€ reservados para o fundo de emergência)

O meu caso, que posso partilhar, o que fazemos é:

Eu e a minha esposa dividimos o nosso orçamento mensal da seguinte maneira:

50% - Vai para gerir e pagar todas as nossas depesas

• 10% deste valor está destinado a "extras" (como jantares fora, prendas pessoais, mimos pessoais, etc) que caso não seja gasto irá para o "mealheiro" (explicado em baixo)

50% - É alocado para Investimentos & Poupanças

Deste valor, uma parte estará alocada em aplicações que a qualquer momento possa resgatar. (para eventuais situações realmente graves de emergência)

Dos 50% alocados para as despesas mensais, as "sobras" que irão decorrer de cada mês (quando as há :)) irão para uma conta à parte a que chamámos Mealheiro. Esta conta é para usar apenas em casos de "necessidade" de despesas extra. Exemplo: pequenos acidentes, pequenas obras em casa, electrodomésticos, alguma prenda extra, etc

Essa conta vai ser verificada até chegarmos ao tal valor teórico do fundo de emergência (6 X despesas mensais) e depois iremos monitorizar e em caso de excesso, vamos alocar esse excesso ao investimento.

E a nossa conta para as despesas começa a 0 a cada mês!

Este é plano e até agora está a funcionar!!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Guilherme Felipe Reis

REIT: QTS, AMT, TRNO

Ações: DIS, AAPL

P2P: Mintos

Poupança: ActivoBank :’(

Lista de futuras compras:

Ações: MMM, NFLX, ASML, MA, V, FB

Ainda estou à procura de um lugar para deixar a Reserva de Emergência de 6-12 meses, com a possibilidade de retirar em D+0 ou D+1.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Guilherme Felipe Reis
    57 minutes ago, parm said:

Julgo que andamos todos à procura do mesmo.

Pois, uma facilidade que há no Brasil era o Tesouro Selic, me dava a possibilidade de remover o dinheiro em D+1, com uma rentabilidade seguindo a taxa selic que hoje esta em 6,5%. Que é bem melhor que deixar em poupanças que rendia 70% de 6,5%. Vim crente que poderia usar o tesouro Português da mesma forma, mas me parece que não, só há rentabiliade se deixar o dinheiro 1 ano, é isso mesmo?

26 minutes ago, 5coroas said:

Há muito sitio onde se pode deixar a reserva de emergência; a rentabilidade ou o risco é que pode não agradar.

Você poderia me dar exemplos, mesmo com rentabilidade baixa, com D+0 ou D+1? 

Editado por Guilherme Felipe Reis
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Guilherme Felipe Reis
    4 minutes ago, 5coroas said:

Por exemplo o Money Box do Banco Invest; só que dá apenas 0,40% TANB.:(

Tenho colocado no Activobank escolha a Prazo que da 0,25%, isso pra mim é praticamente dobrar ?
    Vou dar uma pesquisada nesse Money Box, não conhecia até então. 
    Caso eu encontrei algo interessante também anúncio aqui. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites