Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

Recommended Posts

• Respostas 262
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

22

• scpuser

17

• 5coroas

16

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro

Boa tarde a todos! Voltando ao tema principal do tópico: 34 anos Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupança

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses. Imaginando um valor de 6000€ (6x1000€). Mês 1: 1000€

Posted Images

há 1 hora, carvalho2707 disse:

Era ultra defensivo porque para quem não percebe nada ppr e depósitos a prazo é a única forma de poupar e investir. 

Mas agora já ando a ler mais sobre as coisas e já estou a mudar a coisa 

Isso é a tua perspetiva...o que não faltam são produtos com baixo risco, sem serem esses que mencionaste. O problema é que numa época em que os bancos oferecem 0.0X as pessoas lembraram-se todas que afinal preferem arriscar, mesmo indo contra a sua propensão ao risco.

Só te posso dizer que não basta ler umas coisas. É preciso perceber a tua capacidade para aguentar as perdas...

Nada como perceberes qual é o teu perfil de investidor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/03/2018 às 16:05, Cardoso24 disse:

Só te posso dizer que não basta ler umas coisas. É preciso perceber a tua capacidade para aguentar as perdas...

Nada como perceberes qual é o teu perfil de investidor.

Concordo contigo; contudo iria mais longe, pois considero que embora perceber o perfil de investidor seja importante, só quando se atravessam os momentos críticos é que sabemos verdadeiramente qual é a nossa capacidade; é como com a morte, podemos ler uma catrafada de livros de filosofia ou de religião, que até nos darão algum tranquilidade enquanto a vida nos vais correndo bem, mas quando as coisas se põem difíceis, aí é que se vê do que somos feitos...alguns escondem-se enquanto um doido massacra crianças numa escola, outros trocam-se por reféns. Dito isto, quase ninguém está preparado para suportar racionalmente um crash.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A comparação é boa, mas para o caso não é muito relevante. 

No caso de p2p e investimentos de risco no geral é necessário estar preparado para perder. Funciona como as apostas desportivas por exemplo. Usar dinheiro que caso se perda não se necessite dele, IE, possas continuar a fazer a vida normal sem depender daquele montante. 

Obviamente que perda de cash faz mossa psicologicamente a todos nós, no entanto alguns estão mais preparados emocionalmente, dai ser importante o perfil de investidor. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Apostad0r disse:

A comparação é boa, mas para o caso não é muito relevante. 

No caso de p2p e investimentos de risco no geral é necessário estar preparado para perder. Funciona como as apostas desportivas por exemplo. Usar dinheiro que caso se perda não se necessite dele, IE, possas continuar a fazer a vida normal sem depender daquele montante. 

Obviamente que perda de cash faz mossa psicologicamente a todos nós, no entanto alguns estão mais preparados emocionalmente, dai ser importante o perfil de investidor. 

Eu não compararia bem com apostas desportivas. Uma casa de apostas dificilmente irá à falência, se pensarmos que mais de X% perde dinheiro a LP, podemos logo perceber que só uma pequena % ganha dinheiro e esses não fazem diferença para as casas de apostas. Aqui é diferente, não existe legislação a proteger, nenhum fundo de garantia e mesmo que se distribua por várias plataformas, não sabemos ainda se num caso de crash global, o que acontecerá...

Estamos a falar de crédito que foi um dos grandes causadores da crise a que assistimos e voltaremos, mais tarde ou mais cedo ao mesmo. No entanto desta vez existe uma agravante, os bancos injectaram muita liquidez...bem não vou estar aqui a explicar tudo novamente, mas dá para perceber que não podemos comparar as P2P às apostas desportivas. Ficaria muito mais descansado de ter um montante elevado, porque existe legislação e as casas de apostas tem muitos lucros do que em P2P com toda a incerteza e risco (crédito) que lhe estão subjacentes.

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 5 weeks later...
    A 02/10/2017 às 23:09, Patanisca disse:

31 anos a gerir orçamento de casal + 1 filho.

4% Liquidez para o dia-a-dia
    9% CTPM
    24% CA
    63% Fundos de Acções

Desde Outubro houve algumas alterações:
    8% Cash
    77% em Fundos de Acções
    10% CTPM
    2.5% Crypto
    2.5% P2P

Fundamentalmente o que mudei foi, um aumento da liquidez disponível e passei a assumir gambling com 5% do património. O restante é Aforrar em cima de acções pela via dos FI. Quero começar no 2º semestre a avaliar uma introdução de FI de obrigações para reduzir exposição às acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Patanisca disse:

8% Cash
    77% em Fundos de Acções
    10% CTPM
    2.5% Crypto
    2.5% P2P

Fundamentalmente o que mudei foi, um aumento da liquidez disponível e passei a assumir gambling com 5% do património. O restante é Aforrar em cima de acções pela via dos FI. Quero começar no 2º semestre a avaliar uma introdução de FI de obrigações para reduzir exposição às acções.

P2P investindo nas plataformas maiores, escolhendo os empréstimos com cuidado, buyback e durações curtas não encararia como o mesmo nível de risco que as crypto. 

Estou em ambas de qualquer dos modos, mas gosto de acreditar que em P2P estou com uma estratégia que possa dar lucro a longo prazo. Em crypto sim, não penso muito no que lá deixei e encararei com a mesma normalidade grandes lucros como também ficar lá sem nada.

Editado por quirino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/05/2018 às 00:13, Patanisca disse:

8% Cash
    77% em Fundos de Acções
    10% CTPM
    2.5% Crypto
    2.5% P2P

Gosto do estilo agressivo do teu portefólio :P ainda que o meu esteja em níveis considerados ultra agressivos.

Podias era pensar em opções para proteger o teu fundo de acções, escusas de ir para obrigações ;) 

Eu retirava os 2.5% das P2P como Gambling ;) 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

44

Perfil? Experimentei questionários de 2 sites, um deu "Ofensivo", outro "Equilibrado". Deve ser mais este último.

72% DO

13% CTPC

3% P2P 

3% ETF

1% Acções (PSI20)

Eu preciso de ter pelo menos 50% à ordem, o resto pode ser investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, MiguLuso disse:

Porquê 50% à ordem?

Se essa carteira for até à reforma, parece-me bastante defensivo (por teres 72% em DO).

Neste momento trabalho para uma empresa alemã a partir de Portugal, o que significa que não faço retenções de fonte de IRS. Depois da declaração de IRS tenho uma grande quantia para pagar  e preciso de ter montantes reservados para isso.

De qualquer modo ainda tenho alguma margem para aplicar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nunca tinha considerado essa hipótese. A ideia que tenho é que os DPs são tão mal remunerados que nem valem a pena. Mas certificados de aforro são uma hipótese.

Entretanto fiz mais algumas colocações:

65% DO

19% CTPC/CA-E

7% ETF

3% P2P 

1% Acções (PSI20)

O que falta aos 100% está em conta na degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Cardoso24 disse:

Estás em modo “esperar pelo crash” :) 

Não é preciso ser um crash; uma correção de 10% já me serve para voltar a entrar.;) (fiz isso mesmo em Janeiro).Além de acreditar que o presente bull não vai durar eternamente, um dos motivos que me leva a estar "desapostado" é que neste momento já atingi o montante de poupança acumulada que eu tinha previsto só alcançar no final de 2018B); assim, decidi refrear a minha ganância não continuando a meter carvão numa fornalha que já anda tão quente há tanto tempo.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Agora que fiz o redondo número de 30 anos:

50.5% - equidade em imobiliário ( considerando que vendia a casa ao preço a que comprei há uns anitos )

29.7% - p2p

14.6% - Fundos de Investimento (ações essencialmente)

3.3% - cash

1.9% - bitcoin

O plano é continuar a tentar poupar acima dos 50% do meu salário anual ( que não é propriamente espetacular, o meu salário ), e sem tirar nada das p2p reduzir a minha percentagem de exposição a esse tipo de investimento.

tentar estabilizar o cash por volta dos 5% e aumentar em fundos para uns 30%.

Editado por quirino
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, quirino disse:

50.5% - equidade em imobiliário ( considerando que vendia a casa ao preço a que comprei há uns anitos )

Mas é a tua casa de habitação ou investimento específico?

Como fazes a gestão do cash - levantamentos periódicos e guardado em casa? Eu gosto de ter cash disponível, mas detesto tê-lo em casa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, CDCD disse:

Mas é a tua casa de habitação ou investimento específico?

Como fazes a gestão do cash - levantamentos periódicos e guardado em casa? Eu gosto de ter cash disponível, mas detesto tê-lo em casa. 

habitação primária... com os 50.5% não estou a dizer que tenho essa percentagem da casa paga, estou é a dizer que o valor de entrada mais o que já amortizei no crédito equivale a 50,5% do capital todo que tenho atualmente. Basicamente assumo que o valor que tenho de equidade na casa é  equivalente a tudo o resto que tenho. 

Cash disse no sentido que julgo que o pessoal costuma usar aqui, numa conta à ordem sem qualquer compromisso e disponível na hora se preciso. É como se fosse o meu fundo de emergência, estar ali ou debaixo do colchão dá-me o mesmo rendimento.

Editado por quirino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pensava que cash era mesmo dinheiro em notas - eu mantenho algumas reservas mas nada de muito significativo e nem sei como gerir.

Então isso basicamente corresponde ao meu CO (conta à ordem).

Após as últimas aplicações, eis a minha distribuição. Ainda há pouco tempo o laranja ocupava tudo, por isso ainda há muita margem.

xJ4FH3m.png

Editado por CDCD
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 7/18/2018 às 04:58, CDCD disse:

Pensava que cash era mesmo dinheiro em notas - eu mantenho algumas reservas mas nada de muito significativo e nem sei como gerir.

Gestão de cash lá em casa.

Cash: algumas notas que estão "esquecidas" lá em casa e que servem em situações raras (visita dos afilhados; despesa extra e o ATM mais perto é loooooonge). Quando é gasto, tem que ser reabastecido;

Pocket change: moedas e notinhas que estão em casa para despesas correntes. Quando há trocos a mais na carteira, ficam em casa.

Car money: Notas e moedas que estão no carro para os dias em que a carteira fica esquecida em casa. Quando é gasto, tem que ser reabastecido.

Wallet money: o mínimo possível. Prefiro pagar com cartão.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites