Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

Recommended Posts

há 21 horas, Patanisca disse:

É extremamente sedutor e está a escalar extremamente rápido, e como tal, estou fora. :)
    Faz-me lembrar o mercado accionista chinês no verão de 2015.

Extremamente rápido? 

Não há comparacão possível. No entanto gosto de ver descrédito e o alerta constante de "bolha". Só bons sinais.

O SP500 também sobe há mais de 7 anos, e o que não faltou foi comentários deste género. No entanto sobe, com menos violência do que a BTC mas ñ se pode comparar um índice a uma moeda digital. Dentro do Sp500 há empresas que subiram muito e ainda continuam. FANG (por exemplo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 262
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

22

• scpuser

17

• 5coroas

16

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro

Boa tarde a todos! Voltando ao tema principal do tópico: 34 anos Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupança

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses. Imaginando um valor de 6000€ (6x1000€). Mês 1: 1000€

Posted Images

Não podes comparar um índice accionista assente na maior economia do mundo com uma criptomoeda altamente especulativa e sem regulação a nível mundial. Basta nos EUA se anunciar "BTC, no thanks" e tens muita malta "ai oh Rita, ai oh Rita". Como qualquer produto especulativo, tem de bom saber surfar a onda enquanto ela não se desfaz.

O meu comentário não foi bearish, foi mais no sentido de que para mim, enquanto investidor e indivíduo, não se adequa ao meu perfil.
    Já no SP500 e semelhantes, estou bull a 100%. :)

EDIT: Ah, agora é que percebi que tavas a dizer que eu não podia comparar o BTC com Shangai. Sim claro que não, mas o movimento exponencial vivido em 2015 foi assente numa especulação fomentada pelo próprio governo chinês, que fez crer aos seus cidadãos que meter dinheiro na bolsa era sinónimo de "instant money". Depois foi o que se viu.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Não podes comparar um índice accionista assente na maior economia do mundo com uma criptomoeda altamente especulativa e sem regulação a nível mundial. Basta nos EUA se anunciar "BTC, no thanks" e tens muita malta "ai oh Rita, ai oh Rita". Como qualquer produto especulativo, tem de bom saber surfar a onda enquanto ela não se desfaz.

O meu comentário não foi bearish, foi mais no sentido de que para mim, enquanto investidor e indivíduo, não se adequa ao meu perfil.
    Já no SP500 e semelhantes, estou bull a 100%. :)

EDIT: Ah, agora é que percebi que tavas a dizer que eu não podia comparar o BTC com Shangai. Sim claro que não, mas o movimento exponencial vivido em 2015 foi assente numa especulação fomentada pelo próprio governo chinês, que fez crer aos seus cidadãos que meter dinheiro na bolsa era sinónimo de "instant money". Depois foi o que se viu.

Mas vês divulgação como aconteceu com o governo chinês para se investir em BTC? Só uma pequena % é que sabe realmente o que é...eu pelo menos ñ vi/li, venda stocks e comprem btc's, por exemplo.

Quando falas em sufar a onda, totalmente de acordo. O problema é que tu aqui ñ sabes se estás no inicio, apesar da subida brutal...porque o pessoal gosta de comparar as cryptos às dot.com mas esquece-se que em 2000, o valor rondava os trillions, por isso...

Duas notas finais:

Não aconselho ninguém a aventurar-se neste "tipo de investimento" senão tiver total consciência do enorme risco que corre. 

No meu caso não porque tenho BTCs que vou defendê-las sem ser imparcial. O que significa que concordo que a subida tem sido brutal mas também acredito que se tivermos uma bolha, isto ainda tem de fazer uns 1000% máximo (e 400% no mínimo).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Cardoso24 disse:

Mas vês divulgação como aconteceu com o governo chinês para se investir em BTC? Só uma pequena % é que sabe realmente o que é...eu pelo menos ñ vi/li, venda stocks e comprem btc's, por exemplo.

Quando falas em sufar a onda, totalmente de acordo. O problema é que tu aqui ñ sabes se estás no inicio, apesar da subida brutal...porque o pessoal gosta de comparar as cryptos às dot.com mas esquece-se que em 2000, o valor rondava os trillions, por isso...

Duas notas finais:

Não aconselho ninguém a aventurar-se neste "tipo de investimento" senão tiver total consciência do enorme risco que corre. 

No meu caso não porque tenho BTCs que vou defendê-las sem ser imparcial. O que significa que concordo que a subida tem sido brutal mas também acredito que se tivermos uma bolha, isto ainda tem de fazer uns 1000% máximo (e 400% no mínimo).

Obrigado pelo teu ponto de vista. Bons argumentos, que nunca me tinham ocorido, em particular a dimensão relativamente pequena da euforia BTC, quando comparada com eventos como a dot.com ou a china 2015, ambas claramente exemplos de estoiros em que as massas já tinham entrado para o barco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, Patanisca disse:

Obrigado pelo teu ponto de vista. Bons argumentos, que nunca me tinham ocorido, em particular a dimensão relativamente pequena da euforia BTC, quando comparada com eventos como a dot.com ou a china 2015, ambas claramente exemplos de estoiros em que as massas já tinham entrado para o barco.

Por vezes escrevo no telemóvel e acabo por não transmitir as ideias da melhor forma.

No entanto respondi-te a grande parte das coisas por MP. Este assunto é muito vasto, com partes positivas e negativas, naturalmente.

No entanto ñ existe perfeição neste mundo. Basta estar atento à evolução, que acredito que ocorrerá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 01/11/2017 às 11:47, FredCunha disse:

O meu portfólio  é fraquinho, sempre tive um perfil muito conservador (apenas subscrevi Depósitos a Prazo) mas estou decidido a mudar um pouco isso.

5% Conta à Ordem

5% Empréstimo Pessoal

75% Depósito Prazo (permite reforços a qualquer momento, mas a taxa é ridícula)

15% P2P

Iniciei-me muito recentemente nas P2P (e parece-me interessante), estou agora a analisar outros locais onde investir. Estou a pensar em ETF's, mas ainda tenho de ler muito sobre o assunto e também outras formas de investimento. O AR PPR parece-me um produto interessante, mas o facto de ser um produto que se desmobilizar antes dos 60 anos (ou desemprego, doença, etc) perde todo o interesse deixa-me um pouco reticente.

Update no portfolio, após me aventurar (muito pouquinho) neste mundo das finanças:

5% Conta à Ordem / Fundo de Maneio

5% Empréstimo Pessoal

30% Depósitos Prazo (TAEL 2% líquidos)

20% P2P

12.5% PPR (AR PPR do Invest)

27.5% ???? (Por alocar em algo, talvez fundos de investimento e/ou ETF's).

Por falta de tempo não me debrucei muito a ler sobre Fundos e ETF's e outros investimentos, por isso ainda não sei bem onde alocar esta parcela. Acham um porfolio equilibrado? Onde sugerem que aplique os 27.5% em falta?

Editado por FredCunha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, FredCunha disse:

Update no portfolio, após me aventurar (muito pouquinho) neste mundo das finanças:

5% Empréstimo Pessoal

20% P2P

Esse empréstimo pessoal é a outra pessoa ou tens com o banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/12/2017 às 12:41, FredCunha disse:

5% Empréstimo Pessoal

20% P2P

Por falta de tempo não me debrucei muito a ler sobre Fundos e ETF's e outros investimentos, por isso ainda não sei bem onde alocar esta parcela. Acham um porfolio equilibrado? Onde sugerem que aplique os 27.5% em falta?

Não me levem a mal...mas como é que se pode pedir "sugestões" num fórum, sem ao menos indicar qual o perfil do investidor, horizonte e objectivo?

Apesar dos FIs ou ETFs serem boas alternativas, se eu indicar vários FIs ou ETFs desajustados ao teu perfil, daqui a uns tempos podes entrar em pânico, principalmente numa fase de queda nos mercados. 

Como disse o 5coroas, lê sobre FIs ou ETFs porque o mais importante é ter uma estratégia :)

As P2P estão na "moda" mas 20% para um perfil conservador parece-me excessivo.

Bons Investimentos!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Cardoso24, estou curioso em relação a esses teus 30% em depósitos a prazo com TANL a 2%. Do que tenho conhecimento, só consegues atingir essa TANL com maturidades inferiores a 12 meses, porque os melhores DP's a 1 ano, estão todos abaixo dos 2% (ex: Banco Big, Invest e Best) e em todos é necessário preencher o requisito de se ser "novo depositante". Será que podes partilhar com os restantes cibernautas qual o banco que te dá essa TANL?

https://www.financaspessoais.pt/depositos/melhores-depositos-a-prazo

P.S - No Bankinter consegue-se 4% TANB, no 1º ano e 1,45% no 2º ano, mas é necessário preencher vários requisitos:

1. Montante máximo de subscrição de 5.000€ (RL=180€);

2. Vencimento domiciliado;

3. Efectuar no mínimo 3 transferências ou pagamentos no prazo de 3 meses;

4. Aderir a cartão de débito ou crédito.

Editado por DavidK
    erro ortográfico
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, DavidK disse:

Cardoso24, estou curioso em relação a esses teus 30% em depósitos a prazo com TANL a 2%. Do que tenho conhecimento, só consegues atingir essa TANL com maturidades inferiores a 12 meses, porque os melhores DP's a 1 ano, estão todos abaixo dos 2% (ex: Banco Big, Invest e Best) e em todos é necessário preencher o requisito de se ser "novo depositante". Será que podes partilhar com os restantes cibernautas qual o banco que te dá essa TANL?

https://www.financaspessoais.pt/depositos/melhores-depositos-a-prazo

P.S - No Bankinter consegue-se 4% TANB, no 1º ano e 1,45% no 2º ano, mas é necessário preencher vários requisitos:

1. Montante máximo de subscrição de 5.000€ (RL=180€);

2. Vencimento domiciliado;

3. Efectuar no mínimo 3 transferências ou pagamentos no prazo de 3 meses;

4. Aderir a cartão de débito ou crédito.

Boas @DavidK

Não sou eu que tenho 30% em depósitos com TANL a 2% ;) Foi o Fredcunha!

A minha parte defensiva está em CTPM, subscritos logo na melhor altura, quando as taxas estavam altas. Depósitos a Prazo não tenho, e só tinha conhecimento tal como tu, do bankinter com a remuneração da conta à ordem.

@FredCunha

Caso possas esclarecer o Davidk ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, DavidK disse:

Fico aguardar pelo teu "feedback" @FredCunha. Estamos todos interessados em saber onde consegues uma TANL de 2%, num depósito a prazo. Hum!!

Vou desvendar o mistério :)

Trata-se de um depósito a prazo de taxa crescente do antigo BES (agora Novo Banco) que tenho activo. A média ronda os 2% TANL. Infelizmente já não há disso agora no mercado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/03/2018 às 00:53, Visitante DavidK disse:

Pela tua descrição @FredCunha, aquilo que tu tens assemelha-se mais a um seguro de capitalização do que um depósito a prazo. Possivelmente isso só irá vencer quando perfizer 8 anos de maturidade (y).

Penso que a aplicação é esta (não foi feita por mim, por isso não posso ter 100% a certeza):

http://depositosaprazo.blogs.sapo.pt/30633.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Greedy disse:

Sim, é essa mesmo.

Eu tenho a Programada a 10 anos

Eu tambem. Já vou no 6º ano e está a render 4,25%, no proximo ano 4,50%, no seguinte 4,75%, depois 5% e finalmente que ultimo ano irá render 5,25%.

Não admira que o Novo Banco dê prejuizo, com estas heranças do BES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Filip€ disse:

Eu tambem. Já vou no 6º ano e está a render 4,25%, no proximo ano 4,50%, no seguinte 4,75%, depois 5% e finalmente que ultimo ano irá render 5,25%.

Não admira que o Novo Banco dê prejuizo, com estas heranças do BES.

Também penso o mesmo ehe

Mas acho que o nº de clientes com estas Contas Programadas deve ser residual, eu só abri este DP mesmo por acaso .. só passado 2 anos é que reparei bem na mina de ouro que é ..

O meu acaba em 2022, ainda tenho 4 anos para chular o banco ( e estou a chulá-los à grande mesmo )

Para quem não reforça ou reforça pouco, não dá juros nada de especial, mas para quem tem capacidade para reforçar fortemente dá juros líquidos excelentes e com capital garantido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Greedy disse:

Também penso o mesmo ehe

Mas acho que o nº de clientes com estas Contas Programadas deve ser residual, eu só abri este DP mesmo por acaso .. só passado 2 anos é que reparei bem na mina de ouro que é ..

O meu acaba em 2022, ainda tenho 4 anos para chular o banco ( e estou a chulá-los à grande mesmo )

Para quem não reforça ou reforça pouco, não dá juros nada de especial, mas para quem tem capacidade para reforçar fortemente dá juros líquidos excelentes e com capital garantido

Isso é parecido ao CTPM...mas esse tem a diferença de serem 10 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Greedy disse:

Também penso o mesmo ehe

Além dos reforços mensais, obrigatorios para ter a bonificação de 0,25% em cada ano, eu reforço sempre que posso.

Já no final deste ano vencem 7k em CTPM (neste momento tambem com juros fantásticos, de quase 7%) e a ideia é reforçar este deposito.

Há que aproveitar... enquanto se pode.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguindo o tópico. 

29 anos

Perfil: conservador

60% CTPM

22% CA :(

13% DP (CTT) :(

5% Cash

Tenho também 20€ na raize, mas não incluí nas contas. 
    No entanto estou a usar o simulador da GoBulling para mais tarde me atirar ao mundo real. Tenho lido bastante mas estou com algum receio. Não tenho bases nenhumas de economia e assusta-me ver aqui pessoas dizer que são novatos em investimento e mesmo esses usam termos que desconheço. ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 20/03/2018 às 14:05, carvalho2707 disse:

Ao fim de alguns meses sem fazer as contas aqui vai :

14% P2P

20% Cash

66% PPR

Ando a tentar diminuir a % deste PPR ao investir em P2P

Eu não me quero voltar a repetir mas...

O teu perfil de risco era "ultra defensivo" - PPR e CASH.

É preciso perceber que passar de investimento PPR "garantido", presumo que seja dessa forma, para passar para uma tipologia de investimento como as P2P, que tem risco muito elevado, não é de todo recomendável/aceitável/lógico em termos de gestão de gestão de portefólio.

Não existe qualquer referência histórica no caso de um crash mundial - que levaria à falência de muitos loan originators. É claro que numa altura em que as taxas oferecidas pelos bancos ou oferecidas nos normais produtos de aforro, não vão além de 1% (brutos), faz com que as pessoas "arrisquem" e se esqueçam das regras base de gestão de uma carteira.

Na minha opinião, em termos de risco, as P2P > Ações.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites