Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

Recommended Posts

há 34 minutos, FredCunha disse:

Como disse, tenho de ler mais sobre o assunto e perceber onde é mais rentável aplicar os meus investimentos. O P2P sei que tem os seus riscos, mas do que li nas últimas semanas o feedback é positivo e vejo cada vez mais confiança por parte da utilizadores aqui do fórum (entre amigos não conheço que invista). Não pretendo alocar muito mais do que 15% porque sei dos riscos de perda de capital, e tenho de montar uma estratégia sobre como investir nas plataformas e diversificar (estou registado em 3 neste momento).

O feedback é positivo mas não te esqueças que não passa de uma partilha de experiências. Eu estou nas P2P desde finais de 2014, comecei com duas e fui aumentando. O importante é diversificares tanto ao nível de plataforma cm de loan originator, prazo, etc. É normal os nossos amigos ñ falarem disto eheh apesar de ser falado nos fóruns, ainda muita gente desconhece as P2P.

Quanto a CTPM já reparei que muita gente investe nos mesmos (tal como vi muito referenciado o AR PPR), o que me fez olhar para eles com mais atenção. Há uns anos tinha certificados de aforro anteriores a 2000 (10%) mas com as taxas elevadíssimas que os DP ofereciam (cheguei a ter acima dos 4%) desmobiizei-os e subscrevi DP a 1-2anos. Claro que esses DP foram sol de pouca dura, e agora penso que mais valia os ter deixado. Ainda compensará subscrever Certificados Aforro (CA)? Tinha ideia que já não era um produto interessante.

Eu dei aqueles exemplos mas não sei cm estão as taxas neste momento. CTPM fiz logo no inicio, portanto apanhei boas taxas. Essa é a parte defensiva do meu portefólio.

Obrigado pela dica quanto a Seg Capitalização, vou ler sobre o assunto!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 262
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

22

• scpuser

17

• 5coroas

16

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro

Boa tarde a todos! Voltando ao tema principal do tópico: 34 anos Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupança

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses. Imaginando um valor de 6000€ (6x1000€). Mês 1: 1000€

Posted Images

"O feedback é positivo mas não te esqueças que não passa de uma partilha de experiências. Eu estou nas P2P desde finais de 2014, comecei com duas e fui aumentando. O importante é diversificares tanto ao nível de plataforma cm de loan originator, prazo, etc. É normal os nossos amigos ñ falarem disto eheh apesar de ser falado nos fóruns, ainda muita gente desconhece as P2P. "

Gostaria de conhecer esse produto P2P, para poder diversificar. Desconheço . Se quiser partilhar a sua experiência, agradeço desde já.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Cardoso24 disse:

Boas @FredCunha

O que interessa é que tenhas em mente que se saíres dos "investimentos" convencionais, pode haver perda significativa, parcial ou total.

Estou a referir me às P2P, por exemplo. Eu tenho 27% e pretendo aumentar mas é preciso estar ciente dos riscos. Cuidado.

75% em DPs é mesmo muito. Podes ir para os CTPM, CA, Seg Capitalização, etc.

Isso é um perfil ultra defensivo. Se fores novo aproveita esse facto para aumentares a tua exposiçào à renda variável.

viva

indica-me seguros de capitalização por favor.

Qual o risco?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, antoniobento disse:

"O feedback é positivo mas não te esqueças que não passa de uma partilha de experiências. Eu estou nas P2P desde finais de 2014, comecei com duas e fui aumentando. O importante é diversificares tanto ao nível de plataforma cm de loan originator, prazo, etc. É normal os nossos amigos ñ falarem disto eheh apesar de ser falado nos fóruns, ainda muita gente desconhece as P2P. "

Gostaria de conhecer esse produto P2P, para poder diversificar. Desconheço . Se quiser partilhar a sua experiência, agradeço desde já.  

1 exemplo de P2P é a plataforma que tenho na minha assinatura ;) As taxas variam entre 10 a 12% ano. Alguma dúvida envie-me e-mail.

há 3 horas, frugal disse:

viva

indica-me seguros de capitalização por favor.

Qual o risco?

Abraço

Como disse anteriormente ando afastado desses "investimentos" defensivos. Sei que as taxas são fixas e que após o 8 ano a taxa de IRS tbm é menor, muito menor.

Vê nas seguradoras, fidelidade por exemplp e vais encontrar.

Risco? Falência da seguradora, o que é raro no mundo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, FredCunha disse:

"perde todo o interesse deixa-me um pouco reticente."

Não me digas que a rentabilidade que tem tido, nível de risco e a comissão que o AR PPR cobra não têm interesse nenhum...:rolleyes:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Mouro Emprestado disse:

AUM = Assets Under Management

Basicamente o valor total investido pelos investidores (passe a redundância) nesse fundo.

Muitos Fundos tendem a ter piores resultados quando começam a "engordar" demasiado, esperemos que este mantenha os pés bem assentes na terra.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Muitos Fundos tendem a ter piores resultados quando começam a "engordar" demasiado, esperemos que este mantenha os pés bem assentes na terra.

Mesmo.

Só que nesses casos estamos a falar de fundos com um AUM de milhares de milhões. Era bom era que este fundo tivesse essa capitalização (isto para o banco, claro :D:D:D ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu entrei em Set e Out 2017 para utilizar (para já) como FI com uma % que não tenho alocaao a outro fundo das outras carteiras de FI.

Até agora está a portar-se de forma excelente, mas na verdade as bolsas continuam a superar máximos e por isso os outros FI também estão subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, investidorPT disse:

Eu entrei em Set e Out 2017 para utilizar (para já) como FI com uma % que não tenho alocaao a outro fundo das outras carteiras de FI.

Até agora está a portar-se de forma excelente, mas na verdade as bolsas continuam a superar máximos e por isso os outros FI também estão subir.

Para mim o mais importante não são os resultados a curto prazo, mas sim o que este FI tem conseguido desde a data do seu inicio. Acho que entrar nele apenas para seguir a cenoura do presente bom momento actual, é entrar pelas razões erradas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

Para mim o mais importante não são os resultados a curto prazo, mas sim o que este FI tem conseguido desde a data do seu inicio. Acho que entrar nele apenas para seguir a cenoura do presente bom momento actual, é entrar pelas razões erradas. 

Mas ainda assim entrarias neste momento (assumindo que efectivamente investiste no mesmo no passado). Estou um pouco indeciso se hei de o usar como PPR ou não, devido aos agravamentos fiscais no caso de o querer mobilizar no futuro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Claro. Isso nem se coloca a questão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, FredCunha disse:

Mas ainda assim entrarias neste momento (assumindo que efectivamente investiste no mesmo no passado). Estou um pouco indeciso se hei de o usar como PPR ou não, devido aos agravamentos fiscais no caso de o querer mobilizar no futuro.

Eu pessoalmente vejo o preço dos agravamentos fiscais como algo util pois ajuda-me a manter-me no mesmo rumo mais tempo; se tiver mesmo que o resgatar com penalizações, então será apenas por motivos de força maior e nesses casos paciência, terá mesmo que ser. Como bem dizem os entendidos nestes assuntos, um dos principais inimigos da rentabilidade é o comportamento inconstante do investidor ( e o da esposa do investidor:(). Instrumentos externos que nos ajudem a ser constantes e disciplinados, como as subscrições automatizadas e o inerente preço a pagar pelos resgates, são extremamente importantes.

Quanto ao entrar neste momento, se é para longo prazo, porque não? Não necessariamente todo o capital disponível. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Eu pessoalmente vejo o preço dos agravamentos fiscais como algo util pois ajuda-me a manter-me no mesmo rumo mais tempo; se tiver mesmo que o resgatar com penalizações, então será apenas por motivos de força maior e nesses casos paciência, terá mesmo que ser. Como bem dizem os entendidos nestes assuntos, um dos principais inimigos da rentabilidade é o comportamento inconstante do investidor ( e o da esposa do investidor:(). Instrumentos externos que nos ajudem a ser constantes e disciplinados, como as subscrições automatizadas e o inerente preço a pagar pelos resgates, são extremamente importantes.

Quanto ao entrar neste momento, se é para longo prazo, porque não? Não necessariamente todo o capital disponível. 

Este também é o meu ver em relação a esta questão, estou a pensar investir sempre o máximo permitido por lei para ter o melhor retorno possivel.

Só vejo win win aqui... o melhor ppr do mercado, 8% no levantamento dos valores, e ainda 20% do montante investido em modo de cash back fiscal.

Permanecer investido 30 anos não me assusta. Até poque não é suposto representar 100% do portofolio, é suposto ser uma poupança adicional.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

essa perspetiva tambem me parece boa, o senão que vejo é, caso a performance do ppr entre em declínio pode tornar-se tentador levanta-lo e não será prático. Mas, nesse caso, também podem sempre transferi-lo para um outro ppr que esteja com melhor performance.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, frugal disse:

Bom dia

Sugestão:

20% depósitos a prazo

20% em certificados e obrigações portuguesas

20% cabaz de acções mundial

20% terra e imobiliário

Como diversificar mais ?

Quais são as vossas escolhas?

rCumprimentos

Cabaz de acções são Fundos e ETF´s ou acções individuais de empresas?
    São opções diferentes pode optar por colher alguns dividendos de boas empresas.
    Pode experimentar P2P e diversificar.
    PPR dependendo de sua idade e de suas obrigações mensais.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, vanocas disse:

Cabaz de acções são Fundos e ETF´s ou acções individuais de empresas?
    São opções diferentes pode optar por colher alguns dividendos de boas empresas.
    Pode experimentar P2P e diversificar.
    PPR dependendo de sua idade e de suas obrigações mensais.

P2P - que sites?

obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, frugal disse:

P2P - que sites?

obrigado!

Existem dezenas, no entanto aconselho que dê uma olhada no tópico geral sobre esse assunto!
    Antes de investir ter a noção do risco inerente a cada aplicação mesmo com buyback .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não encontrei tópico nenhum para o tema, acho que não existe no fórum

Bitcoins, alguém está por dentro do assunto. A escalada que tem tido é impressionante mas estou completamente por fora do assunto. Alguém tem alguma coisa investida nisto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 11/6/2017 às 19:15, quirino disse:

Não encontrei tópico nenhum para o tema, acho que não existe no fórum

Bitcoins, alguém está por dentro do assunto. A escalada que tem tido é impressionante mas estou completamente por fora do assunto. Alguém tem alguma coisa investida nisto?

É um assunto (ainda) pouco divulgado.

Eu invisto em cryptocoins (não apenas BTC). Cuidado com esse pensamento de "escalada" impressionante. Apesar do enorme potencial é preciso ter cuidado, não é um "investimento"* para todos.

*"investimento", "especulação", "fraude", etc...irá sempre haver algum que lhe atribua uma designação. Nada como leres e teres o teu próprio juízo de valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Cardoso24 disse:

É um assunto (ainda) pouco divulgado.

Eu invisto em cryptocoins (não apenas BTC). Cuidado com esse pensamento de "escalada" impressionante. Apesar do enorme potencial é preciso ter cuidado, não é um "investimento"* para todos.

*"investimento", "especulação", "fraude", etc...irá sempre haver algum que lhe atribua uma designação. Nada como leres e teres o teu próprio juízo de valor.

É extremamente sedutor e está a escalar extremamente rápido, e como tal, estou fora. :)
    Faz-me lembrar o mercado accionista chinês no verão de 2015.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites