Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como é o vosso portfolio e qual a vossa idade?

Recommended Posts

• Respostas 262
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Cardoso24

22

• scpuser

17

• 5coroas

16

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Certo. A separação é fácil de explicar. Os raises foram feitos em momentos diferentes. A empresa não estava preparada para um aumento de capital, mas precisava de financiamento para crescer. Eu adoro

Boa tarde a todos! Voltando ao tema principal do tópico: 34 anos Portefólio actual: 70% Cash (DO) + 20% DP + 10% PPR Apercebi-me que tenho andado a "desperdiçar" as minhas poupança

Pode chegar aos 0,6xx% com certificados de aforro mas as entradas devem ser faseadas porque existe um periodo de imobilização de 3 meses. Imaginando um valor de 6000€ (6x1000€). Mês 1: 1000€

Posted Images

há 2 horas, MachineD disse:

31 anos

Networth atual:

image.png.121cd8d1e6efaa0d793c6db519d0b6c4.png

Portfolio a 28-Fev 2020. Alguns desvios nas alocações mas já fiz um rebalanceamento na semana passada. 

image.png.2af79ba812926aeaad3956fac7a1889e.png

Podes explicar, se quiseres obviamente, o teu portfolio de ETF. Tens muitos ETF's - fico na duvida se é pq tens em termos absolutos muito dinheiro em ETF ou se há outra logica por detrás.
    Atenção nao estou a julgar - só gosto de perceber as lógicas para ir vendo coisas diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro. A partir de um minimo de 10k acho que se justifica ter uma alocação mais diversificada dependendo do impacto da volatilidade no património (é o meu caso). 

Este portfólio de acordo com os backtests em periodos de contração não deverá cair tanto mas em periodos de bull-market fica aquém de um IWDA, ou seja, não crescerá tanto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Financas com JP

Neste momento tenho principalmente Hasbro, Autodesk e CD projekt Red. Tenho exposicao em Gamma a Ouro mas e basicamente isto! Partilho aqui as minhas top 3 picks no meu portfolio. Algum insight a partilhar ??

NEste momento gosto da exposicao a industria de video jogos, mas em particular a CDPR cotada em Varsovia!

Tenho 27 anos! https://www.youtube.com/watch?v=DXnJXVP5mT8

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Bernardo Belchior

Tenho 24 anos e ainda estou numa fase de construção do portfólio, mas para já tenho a seguinte alocação de investimentos aproximada:

91% em ações

8% em obrigações (ETF)

1% empréstimo P2P (em processo de retirada)

As ações estão divididas em 3 ETFs e em ações escolhidas por mim, num rácio aproximado de 50/50.

As ações que tenho incorporadas são as que deixo em anexo.

Screenshot 2020-05-01 at 12.40.49.png

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Esteves
    A 01/05/2020 às 12:42, Bernardo Belchior disse:

Tenho 24 anos e ainda estou numa fase de construção do portfólio, mas para já tenho a seguinte alocação de investimentos aproximada:

91% em ações

8% em obrigações (ETF)

1% empréstimo P2P (em processo de retirada)

As ações estão divididas em 3 ETFs e em ações escolhidas por mim, num rácio aproximado de 50/50.

As ações que tenho incorporadas são as que deixo em anexo.

Screenshot 2020-05-01 at 12.40.49.png

Desculpa a pergunta mas tens ações completas de cada uma dessas empresas ou usas aquelas plataformas que te deixam comprar "meia ação" ou "1/10" de ação?

Esta distribuição de portfólio (se forem ações completas e suficientes para se conseguir ter um lucro razoavel) parece-me muito desproporcional relativamente ao comum dos mortais. As percentagens são sempre pouco ilustrativas porque tanto podes ter 100€ nesse gráfico como 500000€ daí a minha pergunta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Bernardo Belchior
    5 hours ago, Guest Esteves said:

Desculpa a pergunta mas tens ações completas de cada uma dessas empresas ou usas aquelas plataformas que te deixam comprar "meia ação" ou "1/10" de ação?

Esta distribuição de portfólio (se forem ações completas e suficientes para se conseguir ter um lucro razoavel) parece-me muito desproporcional relativamente ao comum dos mortais. As percentagens são sempre pouco ilustrativas porque tanto podes ter 100€ nesse gráfico como 500000€ daí a minha pergunta.

Sim, são ações unitárias.

Não percebi bem o quiseste dizer na segunda frase. Porque achas muito desproporcional?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Actualização.

.25 certs estado; .25 mercados; .15 p2p; .35 "cash"
    mercados: .3 acções; .5 etf acções; .2 etf obrigações;
    acções: amazon, galp, basf;
    etf acções: msci world (+ edges mom, min, qua); video gaming;
    etf obrigações: eurogovs...

Editado por CDCD
    25 -> .25
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    • 1 month later...
    • 1 month later...

31 anos

98.7% cash (depósito a prazo - 0,015% juros)

1.3% ETF (iShares Core MSCI World UCITS ETF)

Espero comprar casa nos próximos anos, pelo que me dá jeito ter dinheiro para a entrada.

Mas queria começar já a ambientar-me com investimentos.

Editado por JoaoSousa
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 4 weeks later...
    Visitante Visitante Mike

Seguem em anexo duas carteiras de 2 idades de investidores: 6 anos e 36 +41 anos.

Gostava de saber os vossos comentários e opiniões

6 ANOS:

C. Ordem ------------ 2.2%

C. Aforro ------------ 9.2%

C.T.P. Crescimento - 41.2%

C.T.P Mais ---------- 47.3%

--------------------------------------------

36 e 41 ANOS

CFD ---------------------- 0.6%

PPR BBVA ---------------- 2.5%

PLANO MUTUALISTA MG - 2.5%

FUNDO EMERGÊNCIA---- - 3.4%

CASH --------------------- 3.9%

CTP CRESCIMENTO ------ 4,5%

CTP MAIS --------------- 10,3%

C AFORRO ---------------- 11%

PPR AR ------------------ 15.9%

D. ORDEM --------------- 20.6%

POSTAL CRESCENTE iv -- 24.7%

Até final do ano será balanceada no sentido de reforço de PPR.

Bom feriado

Mike

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Pessoal, bom dia

Uma pergunta parva, o que é o SUPER PPR que falam que tem ETF's, pois nunca ouvi falar do mesmo?

Comecei agora (29 anos) e atualmente estou com NB PPR, IWDA e DP.

Editado por Xzayne
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acordei tarde para esta temática mas cá vai (35 anos).

Até há cerca de dois anos a minha mentalidade era juntar dinheiro para poder dar entrada para uma casa.

Tendo perdido o timing para o fazer, já que o mercado escalou de uma maneira infernal, comecei a mudar a minha ideia de poupança. Com o COVID, o BCE irá manter as taxas de juro baixas e com isso manter o preço das casas lá em cima (mesmo contando com a história das moratórias) e portanto a minha ideia será aumentar a vertente de risco e esquecer a ideia de compra de casa por uns tempos.

No ano passado, comecei a entrar em PPRs devido aos benefícios fiscais e também devido ao facto da empresa igualar o montante que eu cortava no meu salário para esse Fundo. Entretanto tenho estudado mais uma série de PPRs e com isso começado a diversificar numa lógica mais de risco. Também comecei a carregar em ETFs (SPDR World) e por fim uma pequena quantia em acções, embora aqui ainda tenha alguma dúvidas quanto ao plano que irei fazer a seguir. 

image.png.3e8573a91fb262ca86f1fa36eea4409b.png

Neste momento a minha quantia em Depósitos a Prazo ainda é enorme mas há cerca de um ano era de 100%. Lentamente isto irá mudar. Até ao fim do ano espero baixar dos 50%.

image.png.2750b50f483c4f2bc2a5e0b13e25ca40.png

Em termos de PPRs a minha actual constituição também é demasiado conservadora. Tenho um PPR que serve como um Depósito a Prazo (com um taxa de juro mais simpática e eventual melhor fiscalidade), um Fundo no qual o valor que eu carrego leva com uma contribuição igual da empresa onde trabalho e que em conjunto com o AAR tem como ideia ir buscar o máximo possível em IRS. O PPR SmartInvest é uma adição recente e a qual irei começar a carregar todos os meses numa lógica de investimento de maior risco.

Em suma, o objectivo durante este ano é ir invertendo a lógica de risco dos meus investimentos, recarregando o ETF e aumentando o investimento em PPRs mais agressivos. Quanto ao investimento das acções anda tenho algumas dúvidas sobre o que devo fazer e portanto ainda tenho de reflectir sobre o assunto. Ou "mato" o que tenho ou invisto mais (metade do que tenho actualmente não é bem numa lógica de long term, que é a minha ideia principal, mas sim pelos benefícios que tenho ao carregar nas acções da empresa - oferta de metade do que invisto).

P.S- À margem isto ainda tenho uns trocados que gastei em Bitcoin e altcoin por mera brincadeira em 2018. Neste momento a altcoin explodiu e permitiu que o meu actual portfolio valesse cerca de 20x o que tinha investido na altura. Apesar de tudo não considero proprimaente isto um investimento e vou deixar lá ficar esse valor perdido já que foi assim que o fiz durante 3 anos.

Editado por Tiago F
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Tiago F

Finalmente encontro alguém com o PPR da PSN! :)

Algumas questões de um possível futuro subscritor.

Tens tido facilidade no contacto com a seguradora? Precisaste apresentar algum comprovativo da tua licenciatura? Aderiste numa daquelas campanhas em que te devolvem 1% (na conta à ordem) 12 meses após a subscrição? Fizeste uma apólice de entrega única ou entregas programadas? (Se fazes reforços) utilizas transferência ou débito direto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Just now, JRJordao said:

@Tiago F

Finalmente encontro alguém com o PPR da PSN! :)

Algumas questões de um possível futuro subscritor.

Tens tido facilidade no contacto com a seguradora? Precisaste apresentar algum comprovativo da tua licenciatura? Aderiste numa daquelas campanhas em que te devolvem 1% (na conta à ordem) 12 meses após a subscrição? Fizeste uma apólice de entrega única ou entregas programadas? (Se fazes reforços) utilizas transferência ou débito direto?

Boas,

Sim, tenho conta aberta desde o ano passado. Em suma, o contacto é sempre a mesma pessoa :) mas a verdade é que ela dá conta do recado. Convém que seja por telefone porque por mail as coisas tendem a arrastar-se. O que foi mais demorado foi o processo e aceder à plataforma online deles mesmo já depois de ter conta aberta devido a existir um problema informático qualquer.

Não apresentei comprovativo nenhum de licenciatura. Não me foi pedido.

A razão de ter aderido foi porque na altura de receber o prémio anual da empresa onde trabalho conseguia evitar o desconto de 11% da Seg Social caso aderisse a um determinado PPR. Ora esse PPR tinha uma rentabilidade de 0, motivo pelo qual mal pude transferi para o PSN que me oferecia os 2% garantidos. Não tenho entregas programadas (acho que até ficam mais caras!), fiz entretanto foi mais dois reforços por entrega única. Sempre por transferência bancária. 

Em relação a 1% adicional, acho que li qualquer coisa sobre o tema, acho que até me enquadro na lista. Mas confesso que na altura em que me inscrevi pela primeira vez, não estava minimamente a par. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Tiago F disse:

Em relação a 1% adicional, acho que li qualquer coisa sobre o tema, acho que até me enquadro na lista. Mas confesso que na altura em que me inscrevi pela primeira vez, não estava minimamente a par.

São campanhas que têm tido ocasionalmente, para investimentos anuais a partir de 3.000€ e mais recentemente 30.000€. Se reunires as condições, não é preciso pedir nada, cerca de 12 meses após a subsscrição deverás receber 1% do valor aplicado na conta à ordem. Foi isso que percebi.

Obrigado pelos esclarecimentos! Tens os 0,70% de custo de gestão abatidos à rentabilidade anual, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Just now, JRJordao said:

São campanhas que têm tido ocasionalmente, para investimentos anuais a partir de 3.000€ e mais recentemente 30.000€. Se reunires as condições, não é preciso pedir nada, cerca de 12 meses após a subsscrição deverás receber 1% do valor aplicado na conta à ordem. Foi isso que percebi.

Obrigado pelos esclarecimentos! Tens os 0,70% de custo de gestão abatidos à rentabilidade anual, certo?

Sim, tenho os 0.7% como despesa anual. Entre os produtos de rendiilidade garantida, foi o que me oferecia melhor condições entre rendibilidade mínima garantida vs despesa. Creio que ainda não exista melhor.

Essa campanha que referes existiu na altura em que fiz o reforço porque me lembro de ter falado ao telefone com ela sobre esse valor (3k). 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se será o melhor tópico para colocar esta pergunta, mas ultimamente tem sido difícil conseguir gerir o meu portfolio. Tenho usado o tão tradicional Excel, mas já começa a ser um pouco confuso. Aconselham alguma aplicação onde possa gerir os meus investimentos e que me consiga fornecer estatísticas acerca dos mesmos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 23/03/2021 às 20:23, Daniel Cunha disse:

Não sei se será o melhor tópico para colocar esta pergunta, mas ultimamente tem sido difícil conseguir gerir o meu portfolio. Tenho usado o tão tradicional Excel, mas já começa a ser um pouco confuso. Aconselham alguma aplicação onde possa gerir os meus investimentos e que me consiga fornecer estatísticas acerca dos mesmos? 

Eu uso este;

https://www.portfolio-performance.info/en/

Fácil e bastante completo. Para mim serve muito bem.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/13/2021 at 2:13 PM, fhff said:

Eu uso este;

https://www.portfolio-performance.info/en/

Fácil e bastante completo. Para mim serve muito bem.

Sim também uso. Confesso que no inicio não foi fácil perceber como funcionava, mas agora sim já está afinado :)

No entanto ainda tenho que ver como consigo melhorar as cores dos gráficos de performance.... sao muito similares entre elas. Fica aqui um exemplo  :(

imagem.thumb.png.6ff57404f25eb2c2cc2bace2da7eb06d.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites