Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Guarda partilhada e posterior casamento - IRS

catarinatp

Recommended Posts

Olá,

Casei recentemente com uma pessoa que tem 1 filha duma relação anterior e onde funciona a guarda partilhada e a dedução em IRS das despesas da criança a 50%.

Não sei como hei-de fazer em relação ao IRS de 2015: IRS em conjunto? Em separado?

Ainda por cima, cada um tem casa em seu nome e créditos a decorrer (anteriores à data do casamento), pelo que não sei que opção fazer.

Alguém tem info relevante?

Obrigada!

CP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Casei recentemente com uma pessoa que tem 1 filha duma relação anterior e onde funciona a guarda partilhada e a dedução em IRS das despesas da criança a 50%.

Não sei como hei-de fazer em relação ao IRS de 2015: IRS em conjunto? Em separado?

Ainda por cima, cada um tem casa em seu nome e créditos a decorrer (anteriores à data do casamento), pelo que não sei que opção fazer.

No próximo ano façam as simulações dos vários cenários e decidem o que é mais vantajoso...

Só com essa informação não dá para opinar, era preciso saber os rendimentos de cada um, despesas a deduzir, etc. Quando chegar a altura fazem a simulação e já ficam a saber...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... isso foi exactamente o q pensei, mas tenho o meu empregador a pressionar-me para decidir como fazer as retenções na fonte...

Ah, isso é fácil - Casado (porque o são), 2 titulares (porque a outra pessoa também ganha) com 1 dependente (porque a filha faz parte do vosso agregado familiar).

Qualquer outra declaração é mentira.

Se para o ano decidirem fazer as declarações em separado e fores chamada às finanças por causa disso, dizes que não podias saber à cabeça se iam meter declarações em separado ou não. A opção é feita quando se mete a declaração, não com um ano de antecedência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites