Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Investir 50k

MiguelVieira

Recommended Posts

Ou seja, o teu dinheiro serve para apoiar empresas de outros países. E portugal não merece ser apoiado? Depois queixam-se do país estar assim e assado mas cada um fazer a sua parte é que nem pensar.

Há centenas de fundos que investem em Portugal... uma coisa não implica a outra, ou seja, posso muito bem estar a investir em fundos e apoiar Portugal ao mesmo tempo.

Se querem que portugal fique melhor há que apoiar as empresas nacionais, tentar comprar o que é produzido em portugal, diminuir a economia paralela pedindo factura com NIF em TODAS as compras, deixar o dinheiro nos bancos portugueses para poder ser emprestado às nossas empresas e particulares, investir em divida publica portuguesa de modo a que o financiamento externo seja menor, etc

Deixar o dinheiro nos bancos portugueses para poder ser emprestado às nossas empresas e particulares?

Primeiro dizes que não te interessa o que o banco faz com o dinheiro que lá colocas, agora já dizes que é para emprestar às nossas empresas e particulares? Desculpa que te diga, mas estás bem enganado. Continua a ser extremamente difícil o acesso ao crédito, quer por parte de empresas quer por parte de particulares. Emprestam pouco, exigem enormes garantias, cobram juros altíssimos.

Achas que é por por lá o meu dinheiro que eles vão emprestar mais ou menos? Vamos todos transferir o nosso dinheiro para o BCP, como dizes. Apesar de isso ser um cenário totalmente impossível, o que acontecia é que o banco ficava cheio de capital, e continuava a cobrar um exagero de juros para te emprestar o dinheiro, e a dar-te 0.5% de juros por tu lhe emprestares o dinheiro. Enquanto isso, pegava no dinheiro todo ia para a sala de mercados e enchia-se de dinheiro à custa do teu. E olha que não iam investir em empresas portuguesas...

Parece-me que tens uma aversão a fundos. Compreendo, eu tenho aversão a muita coisa no mundo dos investimentos. Mas se não estou informado, não me ponho a denegrir o produto em praça pública.

Preferes depósitos a prazo? Bom para ti, se preferes ganhar menos juros e ficar descansado.

Achas que o teu dinheiro está 100% seguro? Eu aconselho-te a informares-te melhor.

Eu não tenho preferências por um produto. Tenho DPs, tenho fundos, tenho dívida pública, tenho seguros de capitalização, tenho acções e em breve terei obrigações. Se estou a correr riscos? Estou. Mas também te garanto que estou bem informado sobre eles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 68
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

17

• MiguelVieira

12

• TRINA

12

• jss

7

Eu não tenho preferências por um produto. Tenho DPs, tenho fundos, tenho dívida pública, tenho seguros de capitalização, tenho acções e em breve terei obrigações. Se estou a correr riscos? Estou. Mas também te garanto que estou bem informado sobre eles.

Se ja investes em fundos, a menos que seja exclusivamente em fundos de acções, ja deves investir em obrigações, ainda que não seja de forma directa  :)

Ja agora, por curiosidade, quais são as obrigações? Andei a sondar no invest e não vi assim nada de atractivo para obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há centenas de fundos que investem em Portugal... uma coisa não implica a outra, ou seja, posso muito bem estar a investir em fundos e apoiar Portugal ao mesmo tempo.

Deixar o dinheiro nos bancos portugueses para poder ser emprestado às nossas empresas e particulares?

Primeiro dizes que não te interessa o que o banco faz com o dinheiro que lá colocas, agora já dizes que é para emprestar às nossas empresas e particulares? Desculpa que te diga, mas estás bem enganado. Continua a ser extremamente difícil o acesso ao crédito, quer por parte de empresas quer por parte de particulares. Emprestam pouco, exigem enormes garantias, cobram juros altíssimos.

Achas que é por por lá o meu dinheiro que eles vão emprestar mais ou menos? Vamos todos transferir o nosso dinheiro para o BCP, como dizes. Apesar de isso ser um cenário totalmente impossível, o que acontecia é que o banco ficava cheio de capital, e continuava a cobrar um exagero de juros para te emprestar o dinheiro, e a dar-te 0.5% de juros por tu lhe emprestares o dinheiro. Enquanto isso, pegava no dinheiro todo ia para a sala de mercados e enchia-se de dinheiro à custa do teu. E olha que não iam investir em empresas portuguesas...

Parece-me que tens uma aversão a fundos. Compreendo, eu tenho aversão a muita coisa no mundo dos investimentos. Mas se não estou informado, não me ponho a denegrir o produto em praça pública.

Preferes depósitos a prazo? Bom para ti, se preferes ganhar menos juros e ficar descansado.

Achas que o teu dinheiro está 100% seguro? Eu aconselho-te a informares-te melhor.

Continuo a dizer que não me interessa saber o que o banco faz com o dinheiro que lá ponho. Os bancos dão crédito automovel, credito habitação, credito às empresas, etc etc. Eles que façam o que acharem melhor, eles é que têm que fazer as coisas de modo a não terem prejuizo para poderem devolver, com mais facilidade, o dinheiro com juros e ainda ficarem com uma parte para eles (lucro). Mesmo que tenham prejuizo devolvem o dinheiro todo dos clientes.

Os bancos têm o tal rácio de depósitos/créditos que devem respeitar não excedendo determinada percentagem. Se não houver depósitos então como é que pode haver créditos?!

Quando eu falo em por exemplo todos os clientes da CGD transferirem todo o seu dinheiro para o BCP era para se aperceberem que um banco que teja fragilizado passa a ser um super banco pois fica com o tal rácio depositos/créditos muito favorável.

Dizes: " Continua a ser extremamente difícil o acesso ao crédito, quer por parte de empresas quer por parte de particulares. Emprestam pouco, exigem enormes garantias, cobram juros altíssimos."

Não será por causa do crédito mal parado, seja a empresas seja a particulares, que está sempre a bater recordes? Por um lado os bancos têm que diminuir a percentagem de depósitos/creditos e por outro lado cada vez há mais crédito mal parado. Por isso vão emprestar menos, com taxas mais altas e com mais garantias. Lógico!

Não tenho nenhuma aversão a fundos. Onde é que ficaste com essa ideia de mim? Foi por dizer algumas verdades?

Eu a denegrir o produto em praça pública? Quando é que isso foi?

Dizes para eu me informar melhor em relação aos depósitos não serem 100% seguros. Diz-me lá as razões para achares que não são 100% seguros.

Vocês no geral interpretam o que eu digo de forma errada, baralham os assuntos, comparam coisas que não são comparáveis e depois ninguém se entende. É só ler os meus posts anteriores, onde eu confrontei alguns erros, para perceberem do que estou a falar. Como já não têm argumentos remetem-se ao silêncio.

Uma das coisas que me faz confusão é incentivarem o pessoal a atirar-se de cabeça para os fundos falando só nos aspectos positivos e esquecendo que uma coisa normal é perder parte do capital investido (algo que nem toda a gente tá disposta). Há pessoal que esquece-se de diversificar, investe tudo no mesmo sitio e depois sofre grandes perdas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para fechar a minha participação neste tópico e não o poluir mais...

Mesmo que tenham prejuizo devolvem o dinheiro todo dos clientes.

Pois... Quantos exemplos queres de como isto não é sempre verdade?

Os bancos têm o tal rácio de depósitos/créditos que devem respeitar não excedendo determinada percentagem. Se não houver depósitos então como é que pode haver créditos?!

Por exemplo, pedem ao Banco Central Europeu ou a outro banco, a juros perto de 0, e emprestam-to a ti a juros de 6 a 30%...

Quando eu falo em por exemplo todos os clientes da CGD transferirem todo o seu dinheiro para o BCP era para se aperceberem que um banco que teja fragilizado passa a ser um super banco pois fica com o tal rácio depositos/créditos muito favorável.

Mas estás ciente de que isso é um cenário impossível?

Não será por causa do crédito mal parado, seja a empresas seja a particulares, que está sempre a bater recordes? Por um lado os bancos têm que diminuir a percentagem de depósitos/creditos e por outro lado cada vez há mais crédito mal parado. Por isso vão emprestar menos, com taxas mais altas e com mais garantias. Lógico!

E de onde veio esse crédito mal-parado? Se calhar da ganância dos bancos em realizar lucros e emprestar dinheiro a quem claramente não o podia pagar.

Então os bancos têm todo o direito a não emprestar dinheiro para fazer avançar o país, mas nós temos obrigação de investir neles para fazer avançar o país? Isso para mim não faz sentido.

Não tenho nenhuma aversão a fundos. Onde é que ficaste com essa ideia de mim? Foi por dizer algumas verdades?

Eu a denegrir o produto em praça pública? Quando é que isso foi?

Vocês no geral interpretam o que eu digo de forma errada, baralham os assuntos, comparam coisas que não são comparáveis e depois ninguém se entende. É só ler os meus posts anteriores, onde eu confrontei alguns erros, para perceberem do que estou a falar. Como já não têm argumentos remetem-se ao silêncio.

Agora estás tu a interpretar mal as coisas. Eu nunca disse que estavas a denegrir em praça pública, disse que eu não o fazia.

Dizes para eu me informar melhor em relação aos depósitos não serem 100% seguros. Diz-me lá as razões para achares que não são 100% seguros.

- Se tiveres mais de 100.000€ num depósito;

- Se um banco enorme cair e o fundo de garantia não chegar para todos;

- Se um governo decidir mudar a lei e fizer um hair-cut aos depósitos (como no Chipre);

- Se sairmos do Euro e voltarmos ao Escudo;

- E muitas mais, tanto hipotéticas e absurdas como perfeitamente reais;

Podem ser 98% ou 99% seguros, mas 100% não conheço nenhum produto.

Uma das coisas que me faz confusão é incentivarem o pessoal a atirar-se de cabeça para os fundos falando só nos aspectos positivos e esquecendo que uma coisa normal é perder parte do capital investido (algo que nem toda a gente tá disposta). Há pessoal que esquece-se de diversificar, investe tudo no mesmo sitio e depois sofre grandes perdas.

Da forma como tens falado neste tópico, parece que o pessoal aqui do forum não faz mais do que apregoar e publicitar os fundos como sendo a melhor coisa do mundo.

Não é assim tão normal como isso perderes parte do capital investido. Dito dessa forma, parece que acontece sempre!

As pessoas fazem posts a perguntar "tenho XXXX€, quero investi-los de forma a ter alguma segurança e algum retorno, o que devo fazer?". Ora existem dezenas de aplicações onde podem colocar o dinheiro, mas neste momento de taxas de juro baixas, a que dá melhor relação risco / retorno é sem dúvida investir em fundos.

Têm riscos? Têm. Investes sem saber e a coisa corre mal? Temos pena.

Se te mandarem saltar para um poço, tu saltas logo ou vais primeiro ver a profundidade dele?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não me importo com estas "discussões", pelo contrário. Eu percebo e entendo as razões de ambos os lados.

Eu em princípio vou manter os meus 35k em CA mais 3meses, no máximo 6, e vou meter 15k no carregosa a 3.33. Isto caso as taxas não baixem. Depois coloco 20k e uns trocos no best ou no Big mais 3 meses, e depois logo se vê... Se o invest mantiver os 3% depois coloco tudo lá..

Em princípio será assim, e o meu obrigado a todos que responderam:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Nordea-1 European Cross Credit E EUR.

Do dia 14 de Janeiro até ao dia de ontem, portanto 1 mês e 2 dias, este fundo está com uma rentabilidade efectiva de 1,07%.

50000€ seriam neste momento 50535€.

Este fundo até confesso que está a render mais do que é suposto, uma vez que, continuo a dizer, é um fundo de baixo risco, muito bem gerido, com uma politica de investimento muito rigorosa, e com um objectivo alvo nos 4%/5% anuais.

Qualquer das formas não me admiro que chegue próximo dos 2 dígitos este ano...

Mas no fim é que se fazem as contas de qual a estratégia surtiu maior efeito  :laugh: :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nordea-1 European Cross Credit E EUR.

Do dia 14 de Janeiro até ao dia de ontem, portanto 1 mês e 2 dias, este fundo está com uma rentabilidade efectiva de 1,07%.

50000€ seriam neste momento 50535€.

Este fundo até confesso que está a render mais do que é suposto, uma vez que, continuo a dizer, é um fundo de baixo risco, muito bem gerido, com uma politica de investimento muito rigorosa, e com um objectivo alvo nos 4%/5% anuais.

Qualquer das formas não me admiro que chegue próximo dos 2 dígitos este ano...

Mas no fim é que se fazem as contas de qual a estratégia surtiu maior efeito  :laugh: :laugh:

David,

O que achas destes 2 fundos:

Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc

Nordea-1 European Corporate Bond Fund E EUR

Obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

O que achas destes 2 fundos:

Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc

Nordea-1 European Corporate Bond Fund E EUR

Obg

Obrigações coorporativas prefiro o Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc  LU0451950314, quanto ao outro é praticamente obrigações governamentais, e para ter essa exposição prefiro o NB Obrigações Europa, no entanto é um optimo fundo e mais calmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, com a queda das taxas de juro, agradecia se me pudesses ajudar..

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0173776989

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0173775239

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0173777441

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=IE00B11XYY66

Se tivesses que investir, algumas destas opções seriam viáveis? Do pouco que vi, e dentro do meu perfil, parecem-me boas opções. Poderias dar-me a tua opinião sobre estes fundos? Possíveis alternativas, produtos similares mas mais estáveis (eu procurei mas não encontrei)? Já agora, esse do Nordea-1 European Cross Credit E EUR encontra-se no banco invest?

Depois queria entender um pouco melhor, como funciona em termos de rentabilização. Como sabemos quanto está a render? Só capitaliza quando são resgatados ou têm uma rentabilidade anual?

Em termos de custos, como funciona? Entre o banco invest e o Best qual tem menos custos? Isto porque a minha ideia actualmente é manter os 35k dos CA mais 6 meses (esperando pelo resultado das eleicções), já agora faz sentido eu pensar nisto, uma vitória do ps, e uma possível renegociação da dívida poderia muito bem acertar nos C.A?), e dos 15k que agora venceram de um depósito, penso investir 10k num prazo máximo de dois anos em fundos de investimentos, e o restante aplicar num depósito a prazo que tanto pode ser no invest (caso os custos com os fundos sejam no mínimo iguais aos dos best, pois eu não faço ideia dos custos nem como procurar, desculpem) ou então investir 15 k no best a 3.25 90 dias, e depois aplicar 10k  em fundos no best e passar 5k mais o acumulado para um deposito a prazo no invest, reforçando-o posteriormente, sendo que assim também teria os meus investimentos mais repartidos, algo que muitas vezes aconselham.

Já agora mais algumas questões, falasta-me em incvestir tudo num fundo, mas muitas vezes leio carteira de fundos, será portanto melhor investir tudo num só fundo ou diversificar por mais um ou 2 fundos?

Sei que são muitas perguntas David, e eu não procuro respostas omnipotentes, sei bem da volatilidade de todo este negócio e o que hoje é amanhã pode não ser, mas gostaria de perdir-te, se fosse possível que me tentasses ajudar nestas situações. O David ou quem vier por bem, claro. Um off-topic, o meu pai tem o triplo do meu dinheiro, e tem a conta no C. Agrícola, e a renovação anual do seu DP é de 1%, e isto choca-me. Ele mudar esse investimento para o activobank seria um mau passo? Obrigado desde já pelo tempo que possam vir a dispensar a todas estas questões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MiguelVieira não me faças só a mim as perguntas senão é uma grande responsabilidade  ;D

Vou ver com mais calma assim que possa.

Não preocupes, no final a decisão será sempre minha:) e eu tambem apelei aqueles a quem estiverem por bem:) Agradeço-te a disponibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Best pelo menos tem, eu só trabalho mesmo com eles, quando falo em fundos só falo em fundos que o Best tem :) se trabalhas com outro banco tens de pesquisar se também os têm.

David, com a queda das taxas de juro, agradecia se me pudesses ajudar..

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0173776989

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0173775239

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0173777441

http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=IE00B11XYY66

Se tivesses que investir, algumas destas opções seriam viáveis? Do pouco que vi, e dentro do meu perfil, parecem-me boas opções. Poderias dar-me a tua opinião sobre estes fundos? Possíveis alternativas, produtos similares mas mais estáveis (eu procurei mas não encontrei)? Já agora, esse do Nordea-1 European Cross Credit E EUR encontra-se no banco invest?

Depois queria entender um pouco melhor, como funciona em termos de rentabilização. Como sabemos quanto está a render? Só capitaliza quando são resgatados ou têm uma rentabilidade anual?

Em termos de custos, como funciona? Entre o banco invest e o Best qual tem menos custos? Isto porque a minha ideia actualmente é manter os 35k dos CA mais 6 meses (esperando pelo resultado das eleicções), já agora faz sentido eu pensar nisto, uma vitória do ps, e uma possível renegociação da dívida poderia muito bem acertar nos C.A?), e dos 15k que agora venceram de um depósito, penso investir 10k num prazo máximo de dois anos em fundos de investimentos, e o restante aplicar num depósito a prazo que tanto pode ser no invest (caso os custos com os fundos sejam no mínimo iguais aos dos best, pois eu não faço ideia dos custos nem como procurar, desculpem) ou então investir 15 k no best a 3.25 90 dias, e depois aplicar 10k  em fundos no best e passar 5k mais o acumulado para um deposito a prazo no invest, reforçando-o posteriormente, sendo que assim também teria os meus investimentos mais repartidos, algo que muitas vezes aconselham.

Já agora mais algumas questões, falasta-me em incvestir tudo num fundo, mas muitas vezes leio carteira de fundos, será portanto melhor investir tudo num só fundo ou diversificar por mais um ou 2 fundos?

Sei que são muitas perguntas David, e eu não procuro respostas omnipotentes, sei bem da volatilidade de todo este negócio e o que hoje é amanhã pode não ser, mas gostaria de perdir-te, se fosse possível que me tentasses ajudar nestas situações. O David ou quem vier por bem, claro. Um off-topic, o meu pai tem o triplo do meu dinheiro, e tem a conta no C. Agrícola, e a renovação anual do seu DP é de 1%, e isto choca-me. Ele mudar esse investimento para o activobank seria um mau passo? Obrigado desde já pelo tempo que possam vir a dispensar a todas estas questões.

O Best pelo menos tem, eu só trabalho mesmo com eles, quando falo em fundos só falo em fundos que o Best tem :) se trabalhas com outro banco tens de pesquisar se também os têm.

Pois, já percebi, eu "estava" no INVEST

Obg na mesma

;-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Só aqui um alerta: o facto de determinado fundo ter dado bons resultados no passado não é garantia nenhuma que vai continuar assim. Até pelo contrário, é mais fácil subir se tiver descido muito do que se estiver sempre a subir.

Quanto mais o balão encher maior a probabilidade de rebentar a qualquer momento.

Tudo é muito bonito até correr mal. Havendo possibilidade de perder capital há que ponderar bem as coisas.

É como no casino, para uns ganharem outros têm que perder muito mais porque pelo meio há os intermediários que estão sempre a "comer".

Exemplo das raspadinhas. Exprimentem ver o que diz no verso. Só cerca de 56% do valor é que é para prémios. Ou seja, são vendidos por exemplo 1 milhão de euros em raspadinhas que só vão ter 560 mil euros em prémios. 440 mil euros são para os intermediários.

É preferível ganhar pouco do que não ganhar nada e além disso acabar com menos dinheiro do que tinha (perda do capital investido).

Imaginem por exemplo alguém que, há um atrás, estava na dúvida se metia o dinheiro no banco a render 0,5% ou comprava acções da PT.

Acções da PT desvalorizaram 73% só no ultimo ano. No banco tinha o capital investido mais 0,5% dos juros.

Quem diz acções diz fundos.

Porque razão acham que há pessoas a enriquecer "do dia para a noite"? É ás custas das enormes perdas de outras pessoas.

O dinheiro não cai do céu e certas rendibilidades são insustentáveis. Duram algum tempo até rebentar por algum lado.

Nunca vi um comentário tão péssimo como este...

Só fico curioso em saber se alguém que diz isto está a brincar (só pode!) ou se sabe do que fala? Eu quando não sei de algo, não falo ponto final.

Vir para um fórum mandar postas e parecer que estamos a dizer a maior das verdades universais é, no mínimo para rir! ;D

1) "Até pelo contrário, é mais fácil subir se tiver descido muito do que se estiver sempre a subir."

Olha que não, olha que não. Se estiver "sempre" a subir é bastante provável que continue a fazê-lo. Os máximos existem para serem ultrapassados...

2) "Quanto mais o balão encher maior a probabilidade de rebentar a qualquer momento".

A APPLE é um balão que está a encher há muitos muitos anos.

3) "É como no casino, para uns ganharem outros têm que perder muito mais porque pelo meio há os intermediários que estão sempre a "comer"."

Este exemplo é perfeito. Comparar obrigações (por exemplo) com o casino é como comparar a água e o vinho ;D

4) "Exemplo das raspadinhas. Exprimentem ver o que diz no verso. Só cerca de 56% do valor é que é para prémios. Ou seja, são vendidos por exemplo 1 milhão de euros em raspadinhas que só vão ter 560 mil euros em prémios. 440 mil euros são para os intermediários.É preferível ganhar pouco do que não ganhar nada e além disso acabar com menos dinheiro do que tinha (perda do capital investido)."

Continuo sem perceber a comparação entre um jogo de sorte ou azar com fundos de investimento (em que a sua evolução depende de determinados activos).

Raspadinhas, Casino são jogos de sorte ou azar, só joga quem souber que está a perder logo à partida.

5) "Imaginem por exemplo alguém que, há um atrás, estava na dúvida se metia o dinheiro no banco a render 0,5% ou comprava acções da PT.Acções da PT desvalorizaram 73% só no ultimo ano. No banco tinha o capital investido mais 0,5% dos juros.Quem diz acções diz fundos."

Quem estava indeciso entre colocar o dinheiro num DP ou em acções (exemplo PT) estava a pôr-se a jeito... DP´s -> Investidores Conservadores | Acções -> Investidores Agressivos

Porquê acções da PT? Porque não acções de outra empresa?

-> Pelo que disseste é mais fácil subir se tiver descido muito, ver ponto 1.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora queres comparar o chipre com portugal??? Olha onde eu tou metido...

É por causa de boatos desse tipo "o bcp andou (ou anda) à rasca" que depois os bancos ficam realmente à rasca. O pessoal ouve boatos, começam a transferir o dinheiro, neste exemplo do bcp, para outros bancos e o bcp fica à rasca.

Todos os clientes, por exemplo da CGD, que transfiram todo o dinheiro para o BCP e depois logo se vêm quem é que fica à rasca.

Só mais um comentário em jeito de pergunta para deixar o pessoal a pensar um pouco. Imaginem que todos os clientes bancários pegam em TODO o dinheiro que têm em depósitos e investem tudo em fundos de investimento. O que acontece aos bancos e rácios, core tier1, etc? E depois onde é que há dinheiro para emprestarem às empresas e particulares? É um cenário bonito não é?

Colocar o dinheiro em depósitos a prazo em bancos nacionais é ajudar o país, é ajudar a economia portuguesa, é ajudar-nos uns aos outros.

;D ;D

Por mais que o patriotismo fique bem. Lembra-te o que tem feito alguns senhores ao longo dos últimos anos. Lembra-te o que foi feito no BES, na PT...

Lembra-te que tem vendido várias empresas Portuguesas a estrangeiros (Chineses, Angolanos e Brasileiros). Quem vende algo que é Português devia ter esse pensamento, mas não tem.

Lembra-te onde pagam os impostos as empresa do PSI20, Holanda...

E podia estar aqui semanas. Ninguém põem dinheiro num DP para ajudar a economia. O dinheiro chega à economia através do Investimento ou Consumo. Portanto tens duas opções se queres ajudar a economia: Montas um negócio e vais gerar emprego ou então consomes, compras num supermercado Português, exclusivamente em produtos Portugueses e geras dinheiro em impostos para o estado (iva), ajudas a manter postos de trabalho nos supermercados e nas empresas que compraste produtos, e motivas ainda a produção nacional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites