Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• irs 2009

Mariacdmr

Recommended Posts

gostava que me ajudassem numas grandes duvidas que eu tenho...

O meu namorado foi trabalhar para o estrangeiro a um ano, e pelo que vim a saber agora nós tínhamos trinta dias para informar as finanças que ele tinha ido para o estrangeiro, não foi o caso... gostaria de saber se pagaremos multa se o formos fazer agora, e quanto é se houver multa..

Outra duvida que eu tenho é que o meu namorado tem k fazer IRS lá, mas diz que é obrigado a declarar lá ( é uma ilha que se chama Guernsey) o que recebeu cá nos dois primeiros meses do ano de 2008 que ainda trabalhou cá, em Portugal.. Isto é possível?

O que me aconselha? Vou informar as finanças que ele está lá e passo a ser representante legar dele com a data que ele se foi embora? Ou faço isso com a data recente??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me sabe explicar o significado de Classe A e A+ no campo da declaração onde menciono a identificação do meu modesto apartamento? Sinceramente não sei o que hei-de lá colocar. Penso que Classe A e A+ será referentes a casas de luxo. Mas será mesmo como eu penso? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me sabe explicar o significado de Classe A e A+ no campo da declaração onde menciono a identificação do meu modesto apartamento? Sinceramente não sei o que hei-de lá colocar. Penso que Classe A e A+ será referentes a casas de luxo. Mas será mesmo como eu penso? :)

Tem a ver com a certificaçao energetica - e´ como nos electrodomesticos, se a tua casa gastar pouca energia, tem A ou A+. Para saber isso tens que pagar a certificaçao da tua casa (alguem disse ha pouco, noutro topico, que o custo ronda os 400€).

Na ausencia de certificaçao, como provavelmente e´ o caso, assinala o campo que diz que nao e´ categoria A ou A+.

esse campo destina-se a majorar o limite que se pode deduzir no IRS referente aos juros do emprestimo da casa. Tambem ja se falou disso noutros topicos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites