Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Corretora / Broker DeGiro

Recommended Posts

Visitante ContribuienteResponsável

Alguém vai optar pelo englobamento dos dividendos obtidos na DeGiro, caso esta cumpra com o seguinte artigo? Parece bastante vantajoso.

"O englobamento é facultativo para os sujeitos passivos residentes em Portugal, sendo o rendimento tributável reduzido em 50% relativamente a lucros distribuídos por entidades residentes em Portugal ou noutros Estados-Membro da UE desde que preencham os requisitos e condições estabelecidos no artigo 2.º da Diretiva n.º 90/435/CEE, de 23 de julho (Diretiva Mães-Filhas)."

Fonte: http://www.deloitte-guiafiscal.com/irs/tributacao-de-dividendos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 628
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Duracellpt

30

• frugal

26

• ruicarlov

24

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Complementando a tua resposta. Os bancos no sistema de reserva fraccionária, são obrigados pelos BC a ter reservas (algo pouco falado nos médias), isto é, só podem emprestar uma parte dos depósit

Já fiz algumas transferências de portefólio da Degiro para bancos portugueses e todas foram concluídas com sucesso. Dito isto, merece a pena referir que a primeira demorou cerca de 5 meses a c

Eu aceitei essas questões. Pois a 1º questão é para autorizares a DG a sacar o teu cash da conta flatex quando fazes compras, se não autorizares, a DG não saca o teu cash e tu não compras activos

Posted Images

Visitante Miguel Silva

Bom dia,

Sou cliente da Degiro desde Abril do ano de 2016 e tenho vindo a investir em ETF's sem dividendos, queria pedir ajuda a clientes Degiro que já tenham reportado declarações de IRS relativas a este tipo de transações.

No reletório de transações da Degiro para o ano de 2016 tenho Rubricas de Mais-Valias, Menos-Valias e Comissōes. Estes valores devem ser reportados no anexo J, Campo 8 - Rendimentos de capitais? Como Rendimento Bruto = MaisValias - MenosValias - Comissōes?

Como nāo tenho indicaçāo de qualquer imposto pago no estrangeiro ou retido em Portugal, só preciso de colocar o País da fonte de rendimentos (Países Baixos), nāo necessito de colocar qualquer informaçāo de NIF's da Degiro? É que nāo consegui encontrar qualquer NIF da Degiro, só um número de registo na AFM.

Agradeço desde já a ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Finalmente recebi o relatório anual da DeGiro, mas há aqui uma coisa que me está a fazer confusão:

- Ao longo do ano, só fiz compras (tirando a liquidação do db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF)

- Todos os ativos valorizaram

- No entanto, tenho um valor elevado em menos-valias. Este valor está bastante próximo do valor que tinha o XGLR (que mencionei acima) na altura da liquidação.

Tendo esse valor passado para o saldo da conta, é suposto contar como menos-valias? É que no fundo tanto antes como depois da liquidação o valor da minha conta permaneceu o mesmo (tirando comissões).

Está-me a escapar alguma coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 4/16/2017 at 10:03, Darien disse:

Finalmente recebi o relatório anual da DeGiro, mas há aqui uma coisa que me está a fazer confusão:

- Ao longo do ano, só fiz compras (tirando a liquidação do db x-trackers FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate UCITS ETF)

- Todos os ativos valorizaram

- No entanto, tenho um valor elevado em menos-valias. Este valor está bastante próximo do valor que tinha o XGLR (que mencionei acima) na altura da liquidação.

Tendo esse valor passado para o saldo da conta, é suposto contar como menos-valias? É que no fundo tanto antes como depois da liquidação o valor da minha conta permaneceu o mesmo (tirando comissões).

Está-me a escapar alguma coisa?

A liquidação é uma espécie de venda forçada, visto assim de forma muito liberal. A mais ou menos valia será apurada entre o valor da aquisição e os valores recebidos aquando da liquidação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Pedro Pais disse:

A liquidação é uma espécie de venda forçada, visto assim de forma muito liberal. A mais ou menos valia será apurada entre o valor da aquisição e os valores recebidos aquando da liquidação.

Certo, eu percebo isso, mas aqui o que aconteceu foi ter comprado (p.e.) 10 acções a 90, elas terem valorizado até 100 e na liquidação do fundo ter recebido ~1000 na conta (vindo do settlement). Até aqui tudo bem, o problema é que no relatório não me aparece esse crédito e por isso os ~1000 está tudo como menos-valia já que a linha da "venda" está com -100 acções a preço 0.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Darien disse:

Certo, eu percebo isso, mas aqui o que aconteceu foi ter comprado (p.e.) 10 acções a 90, elas terem valorizado até 100 e na liquidação do fundo ter recebido ~1000 na conta (vindo do settlement). Até aqui tudo bem, o problema é que no relatório não me aparece esse crédito e por isso os ~1000 está tudo como menos-valia já que a linha da "venda" está com -100 acções a preço 0.

Não sei o que lhe diga... O que recomendo é que preencha o anexo devidamente. Se for preciso prestar algum esclarecimento, lá terá de ir à AT.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/04/2017 at 11:03, Visitante Miguel Silva disse:

Bom dia,

Sou cliente da Degiro desde Abril do ano de 2016 e tenho vindo a investir em ETF's sem dividendos, queria pedir ajuda a clientes Degiro que já tenham reportado declarações de IRS relativas a este tipo de transações.

No reletório de transações da Degiro para o ano de 2016 tenho Rubricas de Mais-Valias, Menos-Valias e Comissōes. Estes valores devem ser reportados no anexo J, Campo 8 - Rendimentos de capitais? Como Rendimento Bruto = MaisValias - MenosValias - Comissōes?

Como nāo tenho indicaçāo de qualquer imposto pago no estrangeiro ou retido em Portugal, só preciso de colocar o País da fonte de rendimentos (Países Baixos), nāo necessito de colocar qualquer informaçāo de NIF's da Degiro? É que nāo consegui encontrar qualquer NIF da Degiro, só um número de registo na AFM.

Agradeço desde já a ajuda!

Olá!

Este ano foi a primeira vez que tive de declarar mais-valias de ETFs no IRS.

Coloquei no Quadro 9.2 do anexo J com o código G90, colocando uma linha por ETF por ano de aquisição. Só agora é que vi o Relatório da Degiro e bate certo com o que declarei.

No entanto declarei um valor mais baixo de comissões do que aparece no Relatório.

Se é assim ou não, não tenho a certeza, mas a declaração aparece no site como "Declaração Certa".

Já agora, como se calculam as comissões pagas? Eu calculei em proporção da quantidade de unidades negociadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Duracellpt disse:

Já agora, como se calculam as comissões pagas? Eu calculei em proporção da quantidade de unidades negociadas.

Penso que estás a falar das comissões de compra ou venda:

A fórmula é: € 2,00 + 0,02 % (está no preçário da Degiro)

No extracto de conta da Degiro podes ver todas as comissões que são cobradas, como este exemplo, não tens de fazer cálculos:

Compra de 6 ETF a 33,67 ERUR cada. Comissão = 2,00 (fixa) + 0,04 EUR (variável) = 2,04 EUR

degiro_comissoes.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Obrigado @pfonseca.

Essa parte eu sei.

A minha questão tem que ver com as despesas que são declaradas no IRS.

Declaram-se as despesas todas desse ano ou proporcional ao negociado?

Por exemplo, em 2015 comprei 1.000 un de um ETF por 1000€ (+2,2€ comissões) e em 2016 vendi 500 un por 520€ (+2,104€ de comissões). Ao declarar as despesas no IRS mete-se quanto?

2,2 + 2,104 ou 2,2 / 2 + 2,104 ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Viva Pedro,

Segundo resposta deles, as vendas automaticas (quando por exemplo há mudança de ISIN) são contabilizadas como fecho de posição e portanto pode dar origem a mais/menos-valias.

Follow-up question, as menos-valias podem ser subtraidas ás mais-valias mas no caso de não ter mais-valias, vale a pena declacar em IRS as menos-valias para subtrair aos dividendos recebidos? Ou não é possível? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 5/15/2017 at 11:20, Visitante ContribuienteResponsável disse:

Segundo resposta deles, as vendas automaticas (quando por exemplo há mudança de ISIN) são contabilizadas como fecho de posição e portanto pode dar origem a mais/menos-valias.

Se pode, não deveria. 

A 5/15/2017 at 11:20, Visitante ContribuienteResponsável disse:

Follow-up question, as menos-valias podem ser subtraidas ás mais-valias mas no caso de não ter mais-valias, vale a pena declacar em IRS as menos-valias para subtrair aos dividendos recebidos? Ou não é possível? 

As menos-valias não podem ser subtraídas aos dividendos, porque são rendimentos de categorias diferentes. Mas podem ser declaradas para terem efeito em anos posteriores, caso existam mais-valias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Pedro Pais disse:

Se pode, não deveria. 

Obrigado pelo esclarecimento Pedro.

Dizes que não deveria baseado em alguma "regra"? Se a DeGiro está a agir incorretamente, a quem é que nós clientes nos podemos queixar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde. Este é o meu primeiro post nest forum, apesar de o ler há algum tempo.

Depois de consultar este site https://portfoliocharts.com/portfolio/golden-butterfly/

criei uma simulação (5000€) no justetf antes de abrir conta na degiro. Pretendia criticas á carteira simulada, qualquer tipo de criticas e conselhos a um principiante neste tipo de investimentos.

port2.png

Obrigado !

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi dividendos dos CTT e cobraram-me 35% de imposto porque eles estão na Holanda. Estou a ver que a situação ainda não está resolvida.

Sabem se eles creditam o imposto a mais ou simplesmente o cliente tem de arcar com a situação e não pode fazer nada?

Outra situação, agora relativamente ao aumento de capital.

Como as comissões relativamente aos aumentos de capital não existem, fiz algumas questões, que vou partilhar para todos termos conhecimento dessa particularidade.

Citação

EU: Quais são as comissões aplicadas num aumento de capital na bolsa de Lisboa, por exemplo?

DEGIRO: We don't charge commission for processing your subscription in case of a rights issue.  

EU:

I am really curious about the rights issue.
    When do you charge me about that issue?
    If I don't have the stock and I buy rights, how much I am going to be charged? I will be charged only when the stock comes in my account or I will be charged for the stock+rights?
    If I have the stock but buy more rights (increasing my position), what happens then?
    If I have a stock but sell all of my rights, what happens then?

DEGIRO:

1. If you don't have the stock and you buy only rights, you pay commission for them (same fee as buying shares in the relative exchange). As a general rule, you get charged also when you receive the subscribed shares, however for some Corporate Actions DEGIRO might be able to avoid this charge to his customers. 

2. If you have shares, in general you receive an email from our CA department, to which you should reply for subscribing. However, if you additionally buy more rights, you have to autonomously communicate your intention, if any. Please be aware that, according to our client's agreement, is always a client's responsibly to be informed about corporate actions and to communicate with DEGIRO. Charges are the same as described above. 

3. If you sell your rights, you pay for the sale. When the rights issue expires your total position will be diluted. Dilution means that the absolute value of your total position is unchanged, say 5 shares, but the relative value is decreased. The company had 100 shares in total before the RI and after the RI it has 150. So you had the 5% of the company and if you sell your rights you have approximately the 3.3% left after the RI. The counterpart is that new investor stepped in or other existing investors had increased their share. 

Hopefully this provides a complete explanation on the topic. In case it is not clear, please don't hesitate to contact us. 

Parece que eles estão sem apoio ao cliente em Português.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Flávio Rodrigues

Boas, uma duvida / opiniao. Na altura em que abri conta na degiro nao reparei na parte das contas custody e abri como basica. Sei a diferença e os riscos associados a conta basica. Na vossa opiniao Acham que mais vale abrir uma custody e transferir os valores para la ou para investimentos pequenos (menos de 5000 eur neste caso) estou salvaguardado nas contas basic?

Obrigado

Flávio

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 6/5/2017 at 02:08, Pedro Pais disse:

Na minha opinião é preferível manter uma conta custody, pela salvaguarda adicional que proporciona aos activos.

Viva PP

estas contas custody são mais seguras porque razão?

Também existem nas corretoras portuguesas?

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/06/2017 at 20:43, Flávio Rodrigues disse:

Sim, obrigado, estou a proceder a transferencia para a conta custody :) Sempre durmo melhor!

Que mal tem a conta basic?

O risco de não terem os teus activos disponíveis em deterninado momento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa noite @pfonseca.

Pode colocar uma imagem da plataforma de negociação juntamente com os gráficos da DEGIRO?

Tem bons gráficos para daytrading?

O software está ao nível de uma GOBULLING O«ou BestTradingPro?

Obrigado!

Editado por frugal
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 2017-6-20 às 21:31, frugal disse:

... plataforma de negociação juntamente com os gráficos da DEGIRO. Tem bons gráficos para daytrading?O software está ao nível de uma GOBULLING O«ou BestTradingPro?

Eu não percebo nada de daytrading, nem sei avaliar se um gráfico é bom ou não. Não sou capaz de responder à tua pergunta. A plataforma da Degiro é muito simples, com está descrita aqui. Também não conheço as plataformas da Gobulling nem a da BestTradingPro. Acho que para coisas mais sofisticada a Interactive Brokers é muito melhor.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, pfonseca disse:

Eu não percebo nada de daytrading, nem sei avaliar se um gráfico é bom ou não. Não sou capaz de responder à tua pergunta. A plataforma da Degiro é muito simples, com está descrita aqui. Também não conheço as plataformas da Gobulling nem a da BestTradingPro. Acho que para coisas mais sofisticada a Interactive Brokers é muito melhor.

viva

mas sabes ver se o gráficos tem todos os elementos necessários para acompanhar a cotação , dá?

E há uma tabela com o bid e o ask para clicar para meter a ordem de compra/venda rapidamente?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites