Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Corretora / Broker DeGiro

Recommended Posts

Rick Lusitano
    A 25/04/2021 às 08:25, sepol disse:

Bom dia,

Recebi uns dividendos da REN, através da Degiro. 

Alguém sabe se também tenho de declarar no anexo J?

Obrigado

Yep. Até porque decerto que a Degiro reteve 35% de impostos (porque a Degiro não é residente fiscal em Portugal).

Terás que declarar dividendos recebidos no Estrangeiro. (Inclui as corretoras não residentes fiscal em Portugal.)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 628
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Duracellpt

30

• frugal

26

• ruicarlov

24

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Complementando a tua resposta. Os bancos no sistema de reserva fraccionária, são obrigados pelos BC a ter reservas (algo pouco falado nos médias), isto é, só podem emprestar uma parte dos depósit

Já fiz algumas transferências de portefólio da Degiro para bancos portugueses e todas foram concluídas com sucesso. Dito isto, merece a pena referir que a primeira demorou cerca de 5 meses a c

Eu aceitei essas questões. Pois a 1º questão é para autorizares a DG a sacar o teu cash da conta flatex quando fazes compras, se não autorizares, a DG não saca o teu cash e tu não compras activos

Posted Images

há 29 minutos, Rick Lusitano disse:

Yep. Até porque decerto que a Degiro reteve 35% de impostos (porque a Degiro não é residente fiscal em Portugal).

Terás que declarar dividendos recebidos no Estrangeiro. (Inclui as corretoras não residentes fiscal em Portugal.)

eu por acaso nunca declarei, eles retém 35% e no final do ano  no final fazem a compensação para retenção 28% dividendos..

è obrigatório declarar em IRS ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, superkinas disse:

eu por acaso nunca declarei, eles retém 35% e no final do ano no final fazem a compensação para retenção 28% dividendos..

è obrigatório declarar em IRS ?

Entretanto, num grupo do facebook vi várias respostas da AT, cada uma diferente (à boa maneira) e deixavam a entender que só teríamos de declarar se quiséssemos o crédito de imposto dos 7%... No anexo J, não consegues indicar como país da fonte Portugal. Outra hipótese seria declarar com o país da fonte a Holanda, sede do intermediário financeiro. 

Optei por não declarar... vamos ver!   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Investidor Falhado

Andei a tratar do meu IRS e andei também a melhorar os meus ficheiros de controlo dos meus investimentos para ter mais detalhe e informação. Não tenho a certeza absoluta do que vou dizer neste post mas é a única conclusão a que consegui chegar depois de vários dias a olhar com atenção para relatórios, transacções e resumos da carteira... E conclui uma coisa muito simples e assustadora:

Qualquer pessoa que tenha produtos na Degiro que não sejam em Euros, e que faça o seu IRS através do relatório anual que a Degiro disponibiliza, tem as suas declarações de IRS feitas à Autoridade Tributária... surpresa surpresa: erradas. Sim andamos todos a dar informações falsas à Autoridade Tributária. Nem sei se devia fazer este post sinceramente...

Os valores dos relatórios anuais da Degiro não correspondem aos valores correctos de aquisição e realização de activos!

Do que consegui investigar sozinho isto acontece por dois motivos:

1 - A taxa de 0.1% do câmbio AutoFX: até ao final do ano passado esta taxa vinha escondida nos preços de compra e venda dos activos. Este ano já mudou e podem ver nos e-mails de confirmação das operações que o valor já vem à parte. Mas até 2020 este valor estava incorporado nos valores de compra e venda, logo andei a declarar estes valores com erros de 0.1%, sendo que estes 0.1% são um custo à parte...

2 - Pior do que a primeira: Os valores em Euros são calculados, no relatório anual, com a taxa de câmbio do final do dia. No entanto as transacções são feitas com a taxa de câmbio do momento da transacção. Resultado: os valores em € do relatório estão sempre incorrectos porque há sempre diferenças entre a hora da transacção e a hora assumida pelo relatório.

Podem vocês próprios confirmar isto. Peguem no relatório, escolham uma transacção de um activo em dólares e vejam o valor em Euros no relatório. Depois vão à vossa conta na Degiro e comparem com o valor em Euros na aba "Transacções". E depois comparem com o valor em Euros na aba "Resumo da carteira". Rapidamente verão que o valor do relatório é sempre diferentes destes dois, e nalgumas situações os 3 valores são diferentes!!!

E por mais contas e voltas que tente fazer, nunca percebo qual o valor "real" em euros da transacção. O que eu sei é que não é o do relatório de certeza absoluta, visto que a taxa de câmbio usada não é a do momento da transacção.

Portanto a única forma do IRS não estar errado é se existir alguma legislação portuguesa que determine que pode ser usada a taxa de câmbio do dia e não é necessária a do momento da transacção, coisa que duvido. Além disso o dinheiro entra e sai da conta de acordo com a taxa da transacção portanto haverá sempre dinheiro que "temos" ou "não temos" mal declarado.

Se estou errado, agradeço que alguém me ilumine a mente por favor...

Anyway, à pergunta "Então o que fizeste com o IRS a entregar agora?" Sinceramente, usei o relatório porque não tenho paciência, nem capacidade de andar a descobrir os valores correctos de todas as transacções... E portanto siga para bingo. Agora se vierem chatear...... Ui Ui... são só uns cêntimos aqui e ali, mas ao final de um ano e de muitas transacções... não é brincadeira. Além de que não sei se estou a ser prejudicado ou beneficiado com estas diferenças porque depende de cada dia e de cada transacção...

Editado por Diogobc
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Tive exatamente o mesmo problema, e no fundo o que submeti foram os valores calculados pelo contabilista, que não batem certo com os do relatório por algumas unidades. A declaração entretanto foi dada como certa, e parece-me que nunca implicariam por poucos €s de diferença.

Percebo a dor, porque é praticamente impossível ter os valores corretos, ou se tem uma forma sistemática de obter a informação (que só se consegue sabendo programar) ou dá um trabalho manual descomunal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Investidor Falhado
    Bom pus-me a ler o CIRS e cheguei a este artigo:

Artigo 23.º
    Valores fixados em moeda sem curso legal em Portugal

1 - A equivalência de rendimentos ou encargos expressos em moeda sem curso legal em Portugal é determinada pela cotação oficial da respetiva divisa, de acordo com as seguintes regras:
    (...)
    b) Tratando-se de rendimentos provenientes do exterior, aplica-se o câmbio de compra da data em que aqueles foram pagos ou postos à disposição do sujeito passivo em Portugal;

c) Tratando-se de rendimentos obtidos e pagos no estrangeiro que não sejam transferidos para Portugal até ao fim do ano, aplica-se o câmbio de compra da data em que aqueles forem pagos ou postos à disposição do sujeito passivo;
    (...)
    2 - Não sendo possível comprovar qualquer das datas referidas no número anterior, aplica-se o câmbio de 31 de dezembro do ano a que os rendimentos ou encargos respeitem.

3 - Não existindo câmbio nas datas referidas no n.º 1, aplica-se o da última cotação anterior a essas datas.

Deduzo do nº1 b) que podemos usar qualquer taxa de câmbio de qualquer hora do dia da compra / venda. O que não deixa de ser interessante pois podemos sempre usar a taxa que for mais conveniente, apesar de dificilmente as variações de um dia serem grandes o suficiente para andarmos à "caça" de uns cêntimos...

De qualquer das maneiras, isto faz com que todo o meu post anterior fique sem efeito. Tanto faz usar a taxa do final do dia como a das 12h53 ou das 19h48... Está sempre certo para a nossa "querida" Autoridade Tributária. Entendo até que podemos usar uma taxa de uma hora anterior à hora de venda... apenas tem de ser do mesmo dia da operação.

Segundo o nº2, também concluo que posso alegar que não sei as taxas de câmbio desse dia, não registei e tal... e portanto vou usar a taxa de 31 de Dezembro (se me for mais conveniente). Se fosse rico e tivesse bons advogados, não seria uma hipótese a considerar? :P

Com bons advogados, e se me fosse conveniente, também podia por sempre a taxa de câmbio apenas do dia da venda, mesmo para o valor da compra. Porque da frase "Tratando-se de rendimentos provenientes do exterior, aplica-se o câmbio de compra da data em que aqueles foram pagos ou postos à disposição do sujeito passivo em Portugal" posso facilmente concluir que "aqueles" são os rendimentos - e não os activos (acções ou outros) - e portanto alegar que o  rendimento apenas me foi posto à disposição após a venda das acções e então aplicar apenas a taxa de câmbio da data da venda para as duas transacções (compra e venda). Antes disso não tive rendimento nenhum...

Claro que é óbvio que não é este o espírito da lei e só ia dar problemas mas diria que seria uma intrerpretação aceitável da lei...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 1 month later...

flatexDEGIRO: 500K Novos clientes em 2021 

http://www.cerclefinance.com/continento/default.asp?pub=valactu&localcode=&isin=DE000FTG1111&art=623765

(CercleFinance.com) - On Monday flatexDEGIRO announced that it had won over 500,000 new customers over the first six montsh of 2021, i. e. the equivalent of 3,000 new members per day.

The online broker says that thanks to its high customer retention rate of around 98.5%, its member base stood at 1.75 million at the end of June, representing a 74% jump year-on-year.

Over the first six months of the year, the German group generated revenues of 226 million euros, up 127%, with an adjusted operating margin improving by 2.2 points to 47.6%.

These are preliminary results, with final figures to be published on 31 August.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Malta, conseguem me confirmar se é normal o valor de compra de ações ter um custo de 8,13%? Por exemplo queria comprar uma acção a cerca de 48€ e o valor estimado da comissão é cerca de 3,9€.

image.png.62adcdce7ad43240cf58077f0f2fea29.png

Estes valores parecem elevados, existe alguma forma de contornar?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Nmaster88 disse:

Malta, conseguem me confirmar se é normal o valor de compra de ações ter um custo de 8,13%? Por exemplo queria comprar uma acção a cerca de 48€ e o valor estimado da comissão é cerca de 3,9€.

image.png.62adcdce7ad43240cf58077f0f2fea29.png

Estes valores parecem elevados, existe alguma forma de contornar?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Vendo o preçário parece ser comissão fixa.

image.png.653b7fdf83cdde69c4d190b061e027cd.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Obrigado @00ba.  Além desse valor reparei a pouco tempo noutra comissão cobrada de conectividade associada a Tradegate.

Pelo que percebi se comprar acções portuguesas não vou ter essa comissão, visto ser o meu pais de origem.

Uma questão que estou curioso, e da pouca pesquisa que fiz ainda não fiquei esclarecido. É o que acontece com as minhas acções (ou outra coisa qualquer) numa conta básica. Pelo que percebi a Degiro pode emprestar os meus titulos a terceiros. Mesmo que estejam eventualmente emprestados em determinado momento, suponho que possa vende-los a qualquer momento? O que acontece com os dividendos? Se quiser exercer algum direito meu como accionista? Se alguem me conseguir apontar na direção correta agradecia.

Qual a vossa preferencia conta basica ou custody? Esta ultimo apesar de mais segura também parece ter mais custos.

Editado por Nmaster88
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    há 45 minutos, Aze Teka disse:

O acesso á degiro está em baixo, já deram por isso? 

Ainda fiz uma transação mas já algumas horas que ficou dow!

Sim, ia ver a minha carteira e está em baixo. No Twitter eles dizem que estão a tentar resolver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    • 2 weeks later...

Eles dizem que aderiram ao 0 e que esses são custos externos. Não é só na bolsa americana é em todo o lado onde se aplica.

A sensação que fica é que está tudo mais ou menos na mesma. Creio que ainda subiram foi a taxa fx.

Publicidade enganosa da parte da Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

subiram a taxa de conversão euro dollar que é onde eles ganham mais.

eles fazer referencia a custos terceiros quando é por exemplo ADR mas estão até cobrar 0.5 em ações 100% americanas.

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Confirmo que também paguei os tais 0,5€ por transação de bolsa, seja Portuguesa ou Norte Americana. Neste caso, normalmente compensa comprar varias acções ou então comprar da seleção de ETFs a custo zero e ai não se paga nada de transações, o que se deve pagar é os custos de conectividade das diferentes bolsas, penso eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    Valdemar Machado

Quero investir num ETF do S&P500 e deixá-lo quieto por um longo período. Estava a pensar escolher um daquela grátis deles. Vou ter o custo do cambio para dólares, e que custos de "manutenção" da posição tenho? Terei de pagar todos os anos o "Custo de Conectividade Degiro" de € 2,50 por ter na carteira aquela ETF? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boas

A 15/09/2022 às 23:01, Valdemar Machado disse:

Vou ter o custo do cambio para dólares

Não deverás ter custos de câmbio se escolheres um fundo numa bolsa europeia cotado em euros.

e que custos de "manutenção" da posição tenho? Terei de pagar todos os anos o "Custo de Conectividade Degiro" de € 2,50 por ter na carteira aquela ETF?

Sim, pagarás 2.5€/ano/bolsa. Por isso é que tipicamente a malta na Degiro procura sempre concentrar os fundos numa única bolsa. Eu pessoalmente uso a XETRA, que é uma das maiores bolsas europeias, baseada na Alemanha.

A nível de custos deverá só ser isso. No passado, se tivesses dinheiro parado na conta a cima de 2500€, irias pagar juros negativos. Mas agr com a subida das taxas de juro, isso acabou. 

Se achares que é muito, lembra-te que num banco tradicional Português pagarias não menos do que 10€-14€ por ordem. Já para não falar que alguns ainda te cobram serviços de custódia de fundos 😕

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quero investir num ETF do S&P500 e deixá-lo quieto por um longo período. Estava a pensar escolher um daquela grátis deles. Vou ter o custo do cambio para dólares, e que custos de "manutenção" da posição tenho? Terei de pagar todos os anos o "Custo de Conectividade Degiro" de € 2,50 por ter na carteira aquela ETF? 

Qual o ETF que pretende investir? Caso, obviamente, queira referir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Valdemar Machado
    A 05/10/2022 às 09:25, Lumaalvinho disse:

Qual o ETF que pretende investir? Caso, obviamente, queira referir.

Eu pela minha leitura na diagonal aqui do tópico reparei que há um ou dois que são os "preferidos". Estava a pensar optar por um desses. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites