Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Corretora / Broker DeGiro

Recommended Posts

• Respostas 628
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Duracellpt

30

• frugal

26

• ruicarlov

24

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Complementando a tua resposta. Os bancos no sistema de reserva fraccionária, são obrigados pelos BC a ter reservas (algo pouco falado nos médias), isto é, só podem emprestar uma parte dos depósit

Já fiz algumas transferências de portefólio da Degiro para bancos portugueses e todas foram concluídas com sucesso. Dito isto, merece a pena referir que a primeira demorou cerca de 5 meses a c

Eu aceitei essas questões. Pois a 1º questão é para autorizares a DG a sacar o teu cash da conta flatex quando fazes compras, se não autorizares, a DG não saca o teu cash e tu não compras activos

Posted Images

• 4 weeks later...
    há 4 horas, Urso_Pardo disse:

Pelo que vejo, independentemente da bolsa, desde que seja dividendos a DeGiro aplica retenção na fonte automaticamente com base no domicilio fiscal do activo da posição detida.

Isso não é nada transparente do lado da Degiro. Eles próprios afirmam que não controlam totalmente o processo e que os valores normalmente já lhes chegam líquidos.

O que dá para perceber por constatação prática é que as retenções estão a ser feitas sem tomar em conta as convenções de dupla tributação (CDT) ou outras regras mais benéficas, excepção feita aos Estados Unidos.

Há uns tempos deixei aqui uma tabela com a estimativa das retenções feitas nos 4 países em que tinha acções, corroborando esta ideia.

Muitas CDTs especificam 15% de retenção. Nesse caso pagar-se-ia +13% localmente, às finanças portuguesas, por altura do IRS, perfazendo o total de 28%. Como a retenção está a ser feita por valores mais altos, paga-se esse valor +13% localmente. Por exemplo, a retenção feita pelas empresas alemãs devia ser 15% via CDT, mas está a ser feita por 26,375%, sem CDT. Isso faz com que o nosso total a pagar seja 26,375 + 13 = 39,375% 

O tratamento que a Degiro dá aos Estados Unidos é a única excepção a esta regra, que eu saiba: é aplicado o valor da CDT, 15%. Quando se declara cá paga-se apenas os restantes 13% = total de 28% não há dupla tributação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Sim, concordo consigo, a DeGiro deveria explicar o processo de tributação de dividendos de uma forma mais clara para um investidor perceber à partida o que esperar.

Pelo que posso teorizar, tendo apenas um simples conhecimento destes processos fiscais europeus, o que acontece é que quem faz o mercado do activo é que está a entregar o dividendo já liquido de imposto à DeGiro.  Quem faz o mercado do activo aplica o imposto tal e qual o investidor tivesse domicilio fiscal igual ao local do activo e de quem faz o mercado, não olhando assim a CDT que possam existir? EDIT: parece que sim, ver as citações abaixo.

Poderá estar relacionado com o facto de a DeGiro receber o dinheiro do dividendo no fundo monetário que usam para o nosso saldo corrente? Não faço ideia das implicações que a utilização deste mecanismo possa gerar na tributação de dividendos.

EDIT: Bem, estive aqui a ler um pouco mais pelas informações que a DeGiro tem no Helpcenter e o que encontrei é isto:

How do I know which tax treaty applies?

You need to determine in which country you are considered a tax resident and in which country the issuer is a tax resident. For instance, if an Irish tax resident receives a dividend payment on his/her shares of Volkswagen AG (Germany), the Irish-German tax treaty needs to be consulted. It is not relevant that DEGIRO is a tax resident in the Netherlands for the application of the tax treaty, as DEGIRO is not the ‘beneficial owner’ of the income.

Why is the lower tax treaty rate not automatically applied?

In practice, applying the lower tax treaty rate to your foreign income at the source is usually not possible. This is due to the fact that, for the withholding agent, it is not clear who the ultimate beneficiary of the income is. This is caused by the fact that there can be many parties interposed between the beneficial owner and withholding agent, such as (several) foreign and domestic parties in the custody chain (custodians). The withholding agent then withholds the statutory tax rate and not the lower tax treaty rate.

How can I reclaim the difference between the statutory withholding tax rate and the tax treaty rate?

In cases where a lower tax rate should be applied on the basis of a tax treaty, it is occasionally possible to reclaim part of the withheld tax in the source country. To reclaim excess paid withholding tax, a reclaim request needs to be submitted at the tax authorities in the source country. The complexity of the reclaim process varies per country.

Each country adapted its own reclaim procedure. Usually these procedures are time consuming, costly and require the cooperation of different parties. For this reason, it is seldom profitable to start a reclaim procedure.

Does DEGIRO work on a solution for obtaining the reduced tax treaty rate?

Excess withheld tax is a known issue in the financial sector. Supranational organisations, such as the Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD) and the European Union (EU) have been working on (potential) solutions for quite some time. DEGIRO monitors the developments in this area and is constantly exploring solutions that make investing cheaper and more attractive for its customers.

Ou seja, dividendos é para esquecer por enquanto. É uma pena a União Europeia não ter ainda uma (muito!) maior integração e harmonização dos diferentes sistemas fiscais.

Editado por Urso_Pardo
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só faz pesar a balança para o lado dos ETFs de acumulação mais uma vez.

É pena, porque há algumas empresas no mercado cujo valor parece desajustado (por exemplo no mercado PT vejo a Navigator como muito boa a aposta), com um dividend yield de 10% ... mas se é para pagar 35% de tributação não vale a pena.

No Best e afins... é preciso ter uma boa carteira para justificar a guarda de titulos, e sendo que devemos estar maioritáriamente expostos a ETFs generalistas... ter uma grande carteira de accções que represente apenas 5 ou 10% do portfolio, já requer grandes valores (ainda não cheguei lá :) ).

Para além de que nos Bests deste mundo, atuar no mercado Francês, Espanhol, Alemão, etc.. fica muito mais caro que na DeGiro (3 ou 4X mais).

Acho que me fico pelos ETFs por enquanto.

Editado por IceMan1910
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidornabolsa

Para pagar apenas 15% nos dividendos de Bolsas dos EUA é obrigatório preencher o formulário W-8BEN. Existem corretoras que obrigam a preencher no momento da abertura de conta, enquanto outras corretoras só lembram que o cliente deve preencher mais tarde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    A 15/11/2019 às 16:41, fousa disse:

Planeio transferir algum portfolio da DEGIRO para outro broker (neste caso até é para o activobank)

Alguém já o fez? Dificultaram o processo?

Não sei....mas até era informação que gostava de saber.......estava a pensar em abrir lá conta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/11/2019 às 17:41, fousa disse:

Planeio transferir algum portfolio da DEGIRO para outro broker (neste caso até é para o activobank)

Alguém já o fez? Dificultaram o processo?

Pode-se saber porque o pretendes fazer? Já viste o precário do Activobank? Duvido que o Activobank tenha grande parte dos fundos/etf's que tens.

Editado por xgoldpt
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro. Tenho a minha maior posição, da carteira de ações, espalhada entre o ActivoBank, onde fiz lumpsum, e na Degiro onde fiz dollar cost averaging. Como já pago a guarda de títulos trimestral no AB, 20€ anuais, faz-me mais sentido reunir esta posição. É uma despesa que não me importo de suportar e assim posso continuar a utilizar a Degiro sem ter valores que me causem desconforto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Como iniciante na degiro, podem explicar me o menu de compra/venda de ações? 

https://www.photobox.co.uk/my/photo/full?photo_id=502374076053

No fundo, numa fase inicial, quero efectuar uma compra de uma ação de baixo valor (exemplo: 2 ações de 0,20€) e limitar a perda aos 5€ (para n ficar com saldo negativo - será possível ou fecha automaticamente?). 
    Ou seja, olhando para a imagem:

quantidade = 2 

limite (€) = 5

Ordem limitada, stoploss, limite de stop?

obrigado pela paciência 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/11/2019 às 15:36, Visitante Noob disse:

Boa tarde,

Como iniciante na degiro, podem explicar me o menu de compra/venda de ações? 

https://www.photobox.co.uk/my/photo/full?photo_id=502374076053

No fundo, numa fase inicial, quero efectuar uma compra de uma ação de baixo valor (exemplo: 2 ações de 0,20€) e limitar a perda aos 5€ (para n ficar com saldo negativo - será possível ou fecha automaticamente?). 
    Ou seja, olhando para a imagem:

quantidade = 2 

limite (€) = 5

Ordem limitada, stoploss, limite de stop?

obrigado pela paciência 

Olha, em princípio não ficas com saldo negativo. Já me aconteceu tentar comprar e enganar-me (pôr o preço total em vez de por acção) e recebo um alerta a indicar o erro.

Atenção também aos custos associados à compra. Tens que ter dinheiro disponível para o custo total de compra, que inclui o preço das acções e o preço da comissão de compra (tipo 0.05% do custo das acções, algo deste género). E se for a primeira vez no ano que compras acções nessa bolsa, tens que contar com essa comissão de transacção também. 

Relativamente à tua questão, não consigo abrir o teu link, mas penso que o que tu queres (apenas por dizeres que és iniciante!) é uma ordem limitada. Escolhes a quantidade de acções (2) e o preço a pagar por cada uma ("limite"). Mas o tipo de ordem depende de ti... Pesquisa um pouco para perceber melhor as diferenças de cada um. 

Vê por exemplo aqui

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Obrigado @Urbino . Reposta muito útil mesmo, neste momento estou na tua fase inicial, a Degiro não me responde e as FAQ do site não mencionam sequer transferências de portfolio para outra entidade.  Percebo que não lhes é conveniente, mas o facto de dificultarem o processo acaba mesmo por minar a confiança. Depois partilho a minha experiência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Nao que esteja directamente relacionada com a  DeGiro, mas eu para transferir um produto financeiro (um fundo PPR) da CGD para o BEST tambem tive muitas peripécias.

Eu nunca tinha transferido produtos entre instituiçoes, pelo que na altura pensei que o melhor era iniciar e conhecer o processo pelo banco do qual ja era cliente ha´ mais de 20 anos.

O que tive foi  falta/ma´ informaçao por parte da CGD. Chegaram a dizer-me pela linha de apoio ao cliente que eu tinha de vender as UP e depois transferir o dinheiro e comprar o outro produto atraves do BEST. Tambem ninguem sabia de nenhum formulario ou impresso para iniciar a transferencia atraves da entidade de origem.

Falei com o Banco destinatario, foi-me dito que era mais simples a entidade destinatária fazer o processo e ate mais comum: tinham um impresso para preencher com todas as indicaçoes. Apos a entrega eles tratavam do resto do processo. Assim que iniciou foi tudo dentro dos prazos previstos na lei.

Se olharem no centro de ajuda da DeGiro eles tambem tem um impresso para quem quiser transferir a carteira de um lado qualquer para dentro da DeGiro.

A minha sugestao e´que vejam se o banco destinatario nao tem um impresso para estas situaçoes e iniciam o processo desse lado. A DeGiro e´ contactada pelo destinatario e nos nem temos de estar envolvidos na questao.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Francisco_ disse:

Sim, por exemplo no CH0106027193.

Era isso que procurava.

Estive a ver as informações e vem o seguinte:

One-off charges taken before and after you invest¹
    Entry charge 5.00%²
    Exit charge 3.00%²
    Conversion fee 3.00%

¹ This is the maximum that might be taken out of your money before you invest and
    before your return is paid out.
    ² Investors buying and selling on the secondary market pay the fees set by their
    stockbroker. These fees are published by the stock exchanges on which the traded
    shares are listed and can also be obtained from the stockbroker.

Isto significa que no momento da compra temos que pagar 5% + as comissões da degiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    1 hour ago, CarlosV said:

Era isso que procurava.

Estive a ver as informações e vem o seguinte:

One-off charges taken before and after you invest¹
    Entry charge 5.00%²
    Exit charge 3.00%²
    Conversion fee 3.00%

¹ This is the maximum that might be taken out of your money before you invest and
    before your return is paid out.
    ² Investors buying and selling on the secondary market pay the fees set by their
    stockbroker. These fees are published by the stock exchanges on which the traded
    shares are listed and can also be obtained from the stockbroker.

Isto significa que no momento da compra temos que pagar 5% + as comissões da degiro?

Não, paga as normais comissões da DeGiro para compra/venda de um ETF na bolsa em que transacionar o ETF em questão.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Francisco Martins

https://www.bloomberg.com/press-releases/2019-12-16/dgap-news-flatex-ag-flatex-to-buy-degiro-to-become-europe-s-online-brokerage-champion

Noticias já antigas, compra da DeGiro pela Flatex, mas espero que lá para o final de 2020 isto signifique menores custos/comissões e expansão da oferta de ETF livres de comissões. Eventualmente compra fracionada de posições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites