Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Corretora / Broker DeGiro

Recommended Posts

há 6 minutos, xgoldpt disse:

Anexo J -> 9.2 A -> Código G20 (Para Fundos de Investimento) e Código G01 – Alienações de ações / partes sociais (Para Ações e ETF's)

Ajuda? :)

Ajuda. Obrigado! Logo já vou ver isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 628
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Duracellpt

30

• frugal

26

• ruicarlov

24

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Complementando a tua resposta. Os bancos no sistema de reserva fraccionária, são obrigados pelos BC a ter reservas (algo pouco falado nos médias), isto é, só podem emprestar uma parte dos depósit

Já fiz algumas transferências de portefólio da Degiro para bancos portugueses e todas foram concluídas com sucesso. Dito isto, merece a pena referir que a primeira demorou cerca de 5 meses a c

Eu aceitei essas questões. Pois a 1º questão é para autorizares a DG a sacar o teu cash da conta flatex quando fazes compras, se não autorizares, a DG não saca o teu cash e tu não compras activos

Posted Images

DIVIDENDOS

Até agora não me tenho preocupado em declarar dividendos em declarações de  IRS, uma vez que nas outras corretouras  as taxas de imposto são retidas quer no estrangeiro e depois pela taxa de rentenção nacional (28%), ou então sendo nacionais  apenas pela taxa de 28% , mas sempre na fonte.

Por isso, porque não faço englobamento não tenho declarado.

Mas, depois de ler este tópico e ver a minha declaração da Degiro IRS/2018,  referente a dividendos, a qual é apenas taxada uma vez (Portugal erradamente 35% e Holanda/EUA 15%)  Será que face a isto tenho de declarar Dividendo? E já agora em que anexo? E das outras corretouras também vou ter de declarar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 19/04/2019 às 06:22, CDCD disse:

Parece tudo ok e, do meu ponto de vista, não existe nada que possas declarar como menos valia. Os -2.30 são menos valias do fundshare, que foram compensadas com um bónus de +2.31 (diferença de arredondamentos), logo não há diferença "incremental" para o teu património. Custos de conectividade (2.50) não entram para o IRS. E os de transacção (2.08) só entram quando fizeres a venda desses títulos.

Obrigado pela informação, vim aqui perguntar esta mesma questão.

Portanto podemos retirar às mais valias os custos de subscrição e de venda, mas não os custos anuais por bolsa (€2.5 por bolsa no caso da Degiro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, DAMP disse:

Obrigado pela informação, vim aqui perguntar esta mesma questão.

Portanto podemos retirar às mais valias os custos de subscrição e de venda, mas não os custos anuais por bolsa (€2.5 por bolsa no caso da Degiro).

É esse o meu entendimento. 

Vê este artigo, por exemplo: https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/irs___rendimentos_de_mais_valias_mobiliarias

"A mais ou a menos-valia apurada é a que resulta da diferença entre o valor de realização e o valor de aquisição acrescido das despesas que foram necessárias e efetivamente praticadas inerentes à alienação das operações, no caso de outros valores mobiliários (devem estar documentalmente provadas).
    Deste modo deverá acrescer ao custo de aquisição, as despesas indispensáveis para a alienação desse título, ou seja despesas com a alienação, como por exemplo, as comissões de venda. Não são aqui consideradas as despesas com a aquisição e ou manutenção dos valores mobiliários em questão."

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Olá,

Sou novo investidor e gostava de tirar dúvidas sobre a Degiro.

Enviei 1000 € e comprei de ações americanas. Atualmente desejo comprar ETFs, portanto verifiquei a lista de ETFs sem comissão e para ter isenção da comissão preciso comprar no mínimo 1000 € de um ETF, está correto?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já existe solução para a questão dos 35% de tributação?

Apenas tenho ETFs de acumulação da degiro.... a tributação a 35% dos dividendos está-me a impedir de criar um portfolio de acções na corretora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 17/06/2019 às 15:47, h1ghland3r disse:

Olá,

Sou novo investidor e gostava de tirar dúvidas sobre a Degiro.

Enviei 1000 € e comprei de ações americanas. Atualmente desejo comprar ETFs, portanto verifiquei a lista de ETFs sem comissão e para ter isenção da comissão preciso comprar no mínimo 1000 € de um ETF, está correto?

Obrigado!

Não na primeira compra mensal.

"A cada mês civil, a primeira transação executada num ETF da "Lista de ETFs sem Comissão" é gratuita, independentemente do tamanho e da direção, desde que não leve a uma posição curta. As transações seguintes realizadas nesse mesmo instrumento durante o mesmo mês civil também serão gratuitas, desde que: • a transação seja na mesma direção (ou seja, compra/venda) que a primeira transação realizada nesse mês naquele instrumento e; • o valor da ordem seja superior a 1000 EUR (ou USD)."

Editado por CDCD
    citação da documentação da degiro
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, CDCD disse:

Não na primeira compra mensal.

"A cada mês civil, a primeira transação executada num ETF da "Lista de ETFs sem Comissão" é gratuita, independentemente do tamanho e da direção, desde que não leve a uma posição curta. As transações seguintes realizadas nesse mesmo instrumento durante o mesmo mês civil também serão gratuitas, desde que: • a transação seja na mesma direção (ou seja, compra/venda) que a primeira transação realizada nesse mês naquele instrumento e; • o valor da ordem seja superior a 1000 EUR (ou USD)."

Agradeço pela explicação :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 19/06/2019 às 03:28, IceMan1910 disse:

Já existe solução para a questão dos 35% de tributação?

Apenas tenho ETFs de acumulação da degiro.... a tributação a 35% dos dividendos está-me a impedir de criar um portfolio de acções na corretora.

A Degiro tem um sério problema relativo à tributação dos dividendos, e não são só os de empresas portuguesas.

Na tributação autónoma as finanças cobram 28% do valor bruto e dão crédito de imposto da percentagem que está na convenção de dupla tributação (CDT), normalmente 10% ou 15%.

Como a Degiro (ou alguém) está a fazer retenções de fonte a uma taxa superior à da CDT do país, fica-se a pagar esse diferencial a mais.

Exemplo: 

- dividendos de empresas alemãs: CDT=15%, retenção degiro=26% => valor efectivamente pago pelo investidor=39% (28-15 para o estado português + 26 que foi retido)

Eis uma tabela com alguns casos:

Retenção DG Taxa na CDT Imposto efectivo
    PT 35% (28%) 35%
    DE 26% 15% 39%
    FR 30% 15% 43%
    ES 18,5% 15% 31,5%

Não vi ninguém a falar disto até agora, o que leva a crer que a maior parte das pessoas não deva estar a declarar os dividendos...

Com este tipo de taxação absurda nem vale a pena cheirar dividendos com a degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, CDCD disse:

A Degiro tem um sério problema relativo à tributação dos dividendos, e não são só os de empresas portuguesas.

Na tributação autónoma as finanças cobram 28% do valor bruto e dão crédito de imposto da percentagem que está na convenção de dupla tributação (CDT), normalmente 10% ou 15%.

Como a Degiro (ou alguém) está a fazer retenções de fonte a uma taxa superior à da CDT do país, fica-se a pagar esse diferencial a mais.

Exemplo: 

- dividendos de empresas alemãs: CDT=15%, retenção degiro=26% => valor efectivamente pago pelo investidor=39% (28-15 para o estado português + 26 que foi retido)

Eis uma tabela com alguns casos:

Retenção DG Taxa na CDT Imposto efectivo
    PT 35% (28%) 35%
    DE 26% 15% 39%
    FR 30% 15% 43%
    ES 18,5% 15% 31,5%

Não vi ninguém a falar disto até agora, o que leva a crer que a maior parte das pessoas não deva estar a declarar os dividendos...

Com este tipo de taxação absurda nem vale a pena cheirar dividendos com a degiro.

Pois.. esta foi a minha interpretação ao ler o tópico todo..

O que me leva a crer que se quiser construir um portfolio de dividendos que tenho que encontrar outra plataforma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    2 minutes ago, superkinas said:

a Degiro para fazer a correcção tributação 35% para os nossos 28% está a pedir "Certidão de Residência".

No portal finanças é certidão domicilio fiscal ou residência fiscal ?

Domicilio Fiscal, o documento é gerado no momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, superkinas disse:

a Degiro para fazer a correcção tributação 35% para os nossos 28% está a pedir "Certidão de Residência".

No portal finanças é certidão domicilio fiscal ou residência fiscal ?

Como fizeste para solicitar a correção da tributação a DEGIRO? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olá a todos!

Alguém aqui já fez uma transferência de portefólio da Degiro para outra instituição financeira e poderia partilhar a experiência?

Estou a tentar fazê-lo há meses, sem sucesso, e tenho encontrado muita falta de vontade por parte da Degiro (levam semanas para responder aos emails, pedem documentos que já foram enviados, etc).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

Além da Degiro, que outras correctoras com baixos custos de transacção é que estão disponíveis para nós portugueses? Todas as correctoras nacionais têm custos absurdos a comparar com a Degiro. Mas não me sinto confortável em ter a minha carteira numa correctora que caso vá à falência só me garante a recuperação de 20.000€ do meu portfólio. Gostaria de abrir conta numa outra correctora além da Degiro. Por exemplo, alguém aqui tem conta na Interactive Brokers?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Risvol Aisas disse:

Boa tarde,

Além da Degiro, que outras correctoras com baixos custos de transacção é que estão disponíveis para nós portugueses? Todas as correctoras nacionais têm custos absurdos a comparar com a Degiro. Mas não me sinto confortável em ter a minha carteira numa correctora que caso vá à falência só me garante a recuperação de 20.000€ do meu portfólio. Gostaria de abrir conta numa outra correctora além da Degiro. Por exemplo, alguém aqui tem conta na Interactive Brokers?

Também estou interessado na IB, embora tenham alguns custos superiores à degiro, para começar os 10$ mensais em contas inferiores a 100k. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uns meses a Degiro introduziu o PE, que na prática é a média ponderada do custo dos nossos títulos em carteira, útil para comparar com o preço actual.

Só que não aplicam a regra FIFO. Se se tiver vendido alguns títulos, o PE continua a reflectir os valores e quantidades dos títulos que já não existem em carteira.

Já enviei este reparo para eles mas deram-me a resposta padrão de quem se está a borrifar para o assunto.

Assim o PE deixa de ter significado nos títulos em que tenha havido vendas parciais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, CDCD said:

Também estou interessado na IB, embora tenham alguns custos superiores à degiro, para começar os 10$ mensais em contas inferiores a 100k. 

Pois, assim não vale a pena. Pelo menos para mim.

8 hours ago, CDCD said:

Há uns meses a Degiro introduziu o PE, que na prática é a média ponderada do custo dos nossos títulos em carteira, útil para comparar com o preço actual.

Só que não aplicam a regra FIFO. Se se tiver vendido alguns títulos, o PE continua a reflectir os valores e quantidades dos títulos que já não existem em carteira.

Já enviei este reparo para eles mas deram-me a resposta padrão de quem se está a borrifar para o assunto.

Assim o PE deixa de ter significado nos títulos em que tenha havido vendas parciais.

Também reparei nisso. Eu aponto as coisas num excel e sigo por lá.

Editado por Risvol Aisas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 22/07/2019 às 13:14, Urbino disse:

Olá a todos!

Alguém aqui já fez uma transferência de portefólio da Degiro para outra instituição financeira e poderia partilhar a experiência?

Estou a tentar fazê-lo há meses, sem sucesso, e tenho encontrado muita falta de vontade por parte da Degiro (levam semanas para responder aos emails, pedem documentos que já foram enviados, etc).

Algum feedback em relação a isto?

Mais ano, menos ano, também queria retirar os meus IWDA para outra instituição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/02/2019 às 17:59, CDCD disse:

Comportamento totalmente estapafúrdio da degiro. Hoje pus 2000 acções da martifer à venda. A degiro eventualmente conseguiu emparelhar UMA ... e vendeu-a! Resultado, fiquei com 1999 do meu lado, e ainda paguei mais por comissões que da venda!

Já me tinha acontecido vendas e compras parciais, mas nunca neste nível absurdo.

rT3XiwI.png

zOM3Uel.png

Tenho visto alguns comentários como este que me deixam preocupado. Há alguém com mais feedback em relação a isto? É um problema de liquidez da DeGiro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidornabolsa
    há 14 horas, sergomes disse:

Tenho visto alguns comentários como este que me deixam preocupado. Há alguém com mais feedback em relação a isto? É um problema de liquidez da DeGiro?

Não é um problema de liquidez da DEGIRO ou uma coisa absurda. Para conseguir vender as ações, tem de haver alguém do outro lado a tentar comprar.

Se a ação MARTIFER é uma ação com pouco volume diário e existem dias em que nem chegou a negociar 200 ações, isto é normal acontecer. Se não gostam disso, parem de comprar este tipo de ações e invistam em ações com maior volume.

Para quem não sabe, se a ordem de venda não for fechada, a DEGIRO não vai cobrar comissões pela venda do resto das 1.999 ações. Não só a DEGIRO, mas qualquer corretora séria funciona dessa maneira.

Editado por investidornabolsa
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, investidornabolsa disse:

Não é um problema de liquidez da DEGIRO ou uma coisa absurda. Para conseguir vender as ações, tem de haver alguém do outro lado a tentar comprar.

Se a ação MARTIFER é uma ação com pouco volume diário e existem dias em que nem chegou a negociar 200 ações, isto é normal acontecer. Se não gostam disso, parem de comprar este tipo de ações e invistam em ações com maior volume.

Já percebi então que a liquidez não tem a ver com a DeGiro mas sim com os activos.

No caso dos ETF's, devemos ter atenção à liquidez do fundo. A minha dúvida é se devemos dar importância apenas ao tamanho do fundo (info no justetf por ex) ou se também devemos ter em atenção o volume de transacções desse fundo nas diferentes bolsas onde está cotado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/08/2019 às 10:25, investidornabolsa disse:

Para quem não sabe, se a ordem de venda não for fechada, a DEGIRO não vai cobrar comissões pela venda do resto das 1.999 ações. Não só a DEGIRO, mas qualquer corretora séria funciona dessa maneira.

É por essas e por outras que nem negoceio na Bolsa Portuguesa.

Pelas comissões, mais vale negociar nas bolsas americanas que apresentam um maior volume e maior liquidez!!

Cometi o erro de comprar como primeira empresa....a JMartins......tive de a aguentar mais de 1 ano......

Para mim......repito...para mim....só Mercado Americano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites