Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• BNI Europa

navyseal

Recommended Posts

• Respostas 208
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

58

• blueray

16

• --------

10

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Dia 1 de Julho entra em vigor novo preçário, o cartão de débito começa a ter anuidade e as transferências bancárias começam a ter custos. Cartão MB only: 5€ Cartão visa debit: 10€ Transferênci

Fechei a Conta em Novembro, contudo para ficar claro existem algumas condições para se ficar isento da comissão de manutenção de conta (FIN)

Já procedi ao encerramento da conta do BNI, para quem quiser o formulário de encerramento vou coloca-lo em anexo   MNT_PS_DO_Carta Encerramento por Iniciativa do Cliente.pdf

Posted Images

17 minutes ago, Josefernando said:

Estamos a falar de um banco cujos depósitos estão ao abrigo do mesmo fundo de garantia que os da CGD, por exemplo.

Penso que a pergunta do Guest celsan tinha mais a ver com a experiência prática de quem é cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 month later...
    A 18/04/2017 at 22:40, lowfin disse:

grande descida de taxas nos depositos a prazo hoje. :(

Com taxas euribor negativas os DPs são pra esquecer. No entanto este banco deve ser o que oferece melhores taxas e ainda remunera a conta ordem a 1% enquanto a maioria não oferece juro nenhum e ainda cobram comissoes de manutençao...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Atenção que os juros são calculados por escalões progressivos, isto é:
     - 1º escalão: até 1.000,00€ a taxa é de 0%;
     - 2º escalão: de 1.000,00€ a 5.000,00€ a taxa é de 1% (TANB);
     - 3º escalão: superior a 5.000,00€ a taxa é de 0%.

Na prática significa que o valor máximo de juros a receber num mês (30 dias) é de 2,40€:
     (5.000,00€-1.000,00€)*(1%-1%*0,28)/360*30=4.000,00€*0,72%/360*30=2,40€

Ou seja, para quem aplica 5.000,00€ é como se a TANB fosse de 0,8%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Tiago_M
    A 21/06/2017 às 14:26, AndreSantos disse:

Atenção que os juros são calculados por escalões progressivos, isto é:
     - 1º escalão: até 1.000,00€ a taxa é de 0%;
     - 2º escalão: de 1.000,00€ a 5.000,00€ a taxa é de 1% (TANB);
     - 3º escalão: superior a 5.000,00€ a taxa é de 0%.

Na prática significa que o valor máximo de juros a receber num mês (30 dias) é de 2,40€:
     (5.000,00€-1.000,00€)*(1%-1%*0,28)/360*30=4.000,00€*0,72%/360*30=2,40€

Ou seja, para quem aplica 5.000,00€ é como se a TANB fosse de 0,8%.

Não estou muito por dentro disto mas não percebi as contas, eu assumo que de 1000€ a 5000€ a taxa é de 1% (TANB) 5000€ inclusive, mais de 5000€ é que que a taxa passa a 0%. Mas secalhar na prática funciona como dizes.

Já agora para abrir conta tem de ser online ou pode ser aberta em algum local fisico?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante Tiago_M disse:

Não estou muito por dentro disto mas não percebi as contas, eu assumo que de 1000€ a 5000€ a taxa é de 1% (TANB) 5000€ inclusive, mais de 5000€ é que que a taxa passa a 0%. Mas secalhar na prática funciona como dizes.

Já agora para abrir conta tem de ser online ou pode ser aberta em algum local fisico?

De 1000€ a 5000€ pagam (montante - 1000€) x 1%. Com montante >= 5000€ , pagam 4000€ x 1% = 5000€ x 0,8%.

Eu abri conta na sede, no Marquês de Pombal (Lisboa).

[Off-topic] Para remuneração sobre capital disponível, isto também pode interessar: https://www.bancoctt.pt/as-suas-poupancas/conta-poupanca-livre.html

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelos esclarecimentos, não sabia dessa conta dos ctt também me parece bem para o que quero, mas teria que domiciliar o vencimento lá.

De qualquer maneira os depositos a prazo do BNI não me parecem mal para o que se vê nos outros lados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Tiago_M disse:

Obrigado pelos esclarecimentos, não sabia dessa conta dos ctt também me parece bem para o que quero, mas teria que domiciliar o vencimento lá.

De qualquer maneira os depositos a prazo do BNI não me parecem mal para o que se vê nos outros lados.

Em vez do vencimento podes domiciliar 3 débitos diretos.

Penso que, para 2 ou mais anos, o BNI tem atualmente as melhores taxas em DPs. Podes confirmar aqui: https://economiafinancas.com/taxas-de-juro-depositos-a-prazo/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...
    há 8 minutos, daniel__ disse:

Mais uma talhada nos depósitos. Baixaram de novo.

O de 5 anos sem mobilização antecipada continua com 2,01%. Mas os de prazos inferiores de facto desceram, aparentemente a 10 de Outubro, data das FINs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, JRJordao disse:

O de 5 anos sem mobilização antecipada continua com 2,01%. Mas os de prazos inferiores de facto desceram, aparentemente a 10 de Outubro, data das FINs.

A 5 anos nenhum depósito supera os CTPM e esse nem sequer permite mobilizar os fundos durante 5 anos. Ficar com o dinheiro preso durante 5 anos para ganhar apenas 2,01% brutos?? Atualmente o melhor deste banco é mesmo a conta à ordem que é remunerada mensalmente a 1% TANB e o dinheiro pode ser movimentado a qualquer altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Greentrader disse:

A 5 anos nenhum depósito supera os CTPM e esse nem sequer permite mobilizar os fundos durante 5 anos. Ficar com o dinheiro preso durante 5 anos para ganhar apenas 2,01% brutos?? Atualmente o melhor deste banco é mesmo a conta à ordem que é remunerada mensalmente a 1% TANB e o dinheiro pode ser movimentado a qualquer altura.

O meu DP ainda foi feito com 2,50%.

Mas também há a questão do fundo de proteção, que abrange os DPs (até 100M) mas não os CTPM. Não estou a desaconselhar os CTPM (nos quais também investi), apenas a colocar os factos na mesa.

E quanto aos juros dos CTPM, também vão dar um trambolhão: https://www.publico.pt/2017/10/26/economia/noticia/governo-muda-nome-aos-certificados-do-tesouro-e-corta-nos-juros-1790366

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

O meu DP ainda foi feito com 2,50%.

Mas também há a questão do fundo de proteção, que abrange os DPs (até 100M) mas não os CTPM. Não estou a desaconselhar os CTPM (nos quais também investi), apenas a colocar os factos na mesa.

E quanto aos juros dos CTPM, também vão dar um trambolhão: https://www.publico.pt/2017/10/26/economia/noticia/governo-muda-nome-aos-certificados-do-tesouro-e-corta-nos-juros-1790366

Na minha perspectiva ter garantia do FGD ou da dívida do Estado o risco é semelhante. Se te informares bem sobre a forma como é financiado o FGD  percebes que no caso da demanda ser elevada ser praticamente impossível reembolsar todos os depositantes.

Os meus CTPMs foram ainda com taxas de 2014 e vão render nos próximos 2 anos 5% + 80% do crescimento do PIB. Atualmente os CTPM ainda são melhores do que depósitos até o final deste mês em que deixa de ser comercializado. Podes retirar o dinheiro após 1 ano e não tens de esperar 5 anos e isso faz muito diferença em termos de liquidez a curto prazo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha perspectiva ter garantia do FGD ou da dívida do Estado o risco é semelhante. Se te informares bem sobre a forma como é financiado o FGD  percebes que no caso da demanda ser elevada ser praticamente impossível reembolsar todos os depositantes.

Certo, mas no caso de um banco pequeno como o BNI, a demanda não seria elevada.

Os meus CTPMs foram ainda com taxas de 2014 e vão render nos próximos 2 anos 5% + 80% do crescimento do PIB. Atualmente os CTPM ainda são melhores do que depósitos até o final deste mês em que deixa de ser comercializado. Podes retirar o dinheiro após 1 ano e não tens de esperar 5 anos e isso faz muito diferença em termos de liquidez a curto prazo...

Eu tenho bastante CT 7,10% a 10 anos, algum CTPM 4,25%+PIB a 5 anos e pouco CTPM 2,25%+PIB a 5 anos. Agora os novos que aí vêm é que já não vão entrar na coleção :)

há 8 horas, Greentrader disse:

Atualmente o melhor deste banco é mesmo a conta à ordem que é remunerada mensalmente a 1% TANB e o dinheiro pode ser movimentado a qualquer altura.

Atenção que os primeiros 1000€ não são remunerados, apenas o remanescente até 5000€. Portanto a TANB é no máximo (com 5000€ investidos) 0,80%.

O Banco CTT tem a Conta Poupança Livre, que remunera (realmente) a 1% até 10000€, desde que se domicilie o vencimento ou 3 débitos diretos. Penso que será a melhor conta poupança disponível atualmente.

A favor do BNI, continuam as transferências gratuitas e o homebanking modesto mas rápido e intuitivo.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, JRJordao disse:

O Banco CTT tem a Conta Poupança Livre, que remunera (realmente) a 1% até 10000€, desde que se domicilie o vencimento ou 3 débitos diretos. Penso que será a melhor conta poupança disponível atualmente.

Melhor que esta?

https://www.bankinter.pt/conta-mais-ordenado

há 8 horas, JRJordao disse:
    há 12 horas, Greentrader disse:

Certo, mas no caso de um banco pequeno como o BNI, a demanda não seria elevada.

O risco do estado ou do FGD é muito semelhante mas não igual.

o FGD é garantido pela União Europeia:

https://ec.europa.eu/info/business-economy-euro/banking-and-finance/financial-supervision-and-risk-management/managing-risks-banks-and-financial-institutions/deposit-guarantee-schemes_en

No final do dia... a divida do estado também será pelo menos parcialmente garantida pela união europeia como se viu na crise 2008. 

Por isso, ambos são praticamente o que se apelida de risco 0 ou risco base. Não há mais seguro que isto a não ser obrigações Alemãs.

Editado por IceMan1910
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, JRJordao disse:

Essa é muito boa, de facto.

Pena estar limitada a 1 ano (com 5%) e a 5000€. Com domiciliação mínima de 800€, só se pode deixar a render o vencimento de 6 meses.

Essa a melhor para quem possa cumprir esses 3 requisitos: a domiciliação, o débito directo e compra com CC mensal e paga semestralmente os juros. Para muita gente não é fácil cumprir tais requisitos. A conta do BNI não tem quaisquer requisitos e não dura só um ano e paga mensalmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    há 2 minutos, CarlosV disse:

O BNI Europa só tem balcão em Lisboa?

Dá para abrir conta através da internet ou teria que me deslocar a Lisboa?

Não tem balcões, só mesmo a sede em Lisboa.

Podes abrir conta à distância, com autenticação e envio de documentos pelos CTT: https://bnieuropa.pt/banco-bni-europa/abertura-de-conta/

(Nota: Não tenho experiência própria neste modelo, abri a minha conta presencialmente). 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, JRJordao disse:

Não tem balcões, só mesmo a sede em Lisboa.

Podes abrir conta à distância, com autenticação e envio de documentos pelos CTT: https://bnieuropa.pt/banco-bni-europa/abertura-de-conta/

(Nota: Não tenho experiência própria neste modelo, abri a minha conta presencialmente). 

Ok. Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...