Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• CA, CTPM e DP. Qual o mais seguro?

Recommended Posts

Subscrevi CA e vou mantê-los pelo menos até perto do final do ano. Acredito que com o atual Governo não irá haver uma reestruturação da dívida que prejudique os aforradores. Se a esquerda voltar ao Governo aí vou resgatar tudo.

Os CA podem ser movimentados após 3 meses, certo? E os CPTM?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Subscrevi CA e vou mantê-los pelo menos até perto do final do ano. Acredito que com o atual Governo não irá haver uma reestruturação da dívida que prejudique os aforradores. Se a esquerda voltar ao Governo aí vou resgatar tudo.

Acho que atribuis ao PS um "esquerdismo" maior do que eles praticam. ;)

Os CA existem desde 1960. Em 1978 e 1983, sob governo PS, foram feitos resgates a Portugal, sem qualquer impacto nos mesmos.

Claro que os tempos agora as são outros, mas pessoalmente acho muito improvável que ataquem os CA/CT/CTPM. Mais provável será deixarem de emitir CTPM, já que conseguem financiamento mais barato com novas emissões de obrigações do tesouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não podes reforçar as subscrições existentes. Tens que efectuar novas subscrições, com o mínimo de 100€ nos CA e 1000€ nos CTPM.

Mas posso então subscrever sempre que queira?

Inicialmente tenho que subscrever nos ctt, após, querendo subscrever novamente já o posso efetuar online?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas posso então subscrever sempre que queira?

Inicialmente tenho que subscrever nos ctt, após, querendo subscrever novamente já o posso efetuar online?

obrigado

Sim, desde que respeite os mínimos de investimento. Após ter número de aforrista, pode aceder ao portal online no IGCP e realizar as novas subscrições por aí.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, desde que respeite os mínimos de investimento. Após ter número de aforrista, pode aceder ao portal online no IGCP e realizar as novas subscrições por aí.

É necessário levar o dinheiro, quando me dirigir aos ctt?

Obrigado mais uma vez

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    É necessário levar o dinheiro, quando me dirigir aos ctt?
    Podes passar um cheque ou fazer uma transferência (se os montantes forem elevados, eu diria mesmo que é aconselhável não andar com o dinheiro assim por aí). Os certificados só são emitidos depois de o dinheiro chegar ao lado deles (pode levar mais uns dias, portanto).
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Podes passar um cheque ou fazer uma transferência (se os montantes forem elevados, eu diria mesmo que é aconselhável não andar com o dinheiro assim por aí). Os certificados só são emitidos depois de o dinheiro chegar ao lado deles (pode levar mais uns dias, portanto).

Não tenho cheques...A transferencia tem que ser feita na hora, ou posso fazer por exemplo quando chegar a casa online?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tenho cheques...A transferencia tem que ser feita na hora, ou posso fazer por exemplo quando chegar a casa online?

Já não me lembro como fiz - já foi há muitos anos (desde então posso fazer operações diretamente através do aforro.net, escuso de voltar aos correios)

Mas se pensares que nos correios não há um multibanco, tens sempre no mínimo que sair e ir fazer a transferência a outro lado qualquer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva, estou a pensar investir em CA e CTPM sendo o valor disponível acima de 10.000€. A minha questão :é o banco (CGD) permite transferências nestas ordens de valor sem cobrar taxas? Para os mais experientes o que aconselham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As transferências em ATM (com cartão de débito) continuam gratuitas. Será provavelmente a melhor opção.

Depois da primeira subscrição podes pedir acesso ao site aforronet e efetuar futuras subscrições via pagamento de serviços (entidade + referência), que continua gratuito no caixadirecta.

Os limites em ATM costumam ser bastante superiores aos da caixadirecta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois da primeira subscrição podes pedir acesso ao site aforronet e efetuar futuras subscrições via pagamento de serviços (entidade + referência), que continua gratuito no caixadirecta.

Os limites em ATM costumam ser bastante superiores aos da caixadirecta.

Na caixadirecta, da última vez que fiz uma transferência grande, o limite era 4500€ por dia, o que é superior ao montante transferido nos ATM (nunca consegui mais que 2500€ em qualquer banco). Como pagamento de serviços não conheço o tecto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na caixadirecta, da última vez que fiz uma transferência grande, o limite era 4500€ por dia, o que é superior ao montante transferido nos ATM (nunca consegui mais que 2500€ em qualquer banco). Como pagamento de serviços não conheço o tecto.

Estava então a fazer confusão com os pagamentos de serviços. Na caixadirecta são se não me engano 5.000€, mas em ATM é até 99.999€  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje já fui abrir a minha conta de aforrador. Sendo que só amanhã poderei terminar o processo. Quando cheguei restavam apenas 5 para as 18h. Decidi também criar conta no banco Carregosa sendo que vou fazer aquele depósito a três meses. Nunca tive uma conta neste tipo de banco sendo que a CGD foi o meu banco desde sempre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Utilizador01

Eu também. Sempre fui cliente da caixa e cabei de entregar os documentos para a abertura da conta aforro. O próximo passo será subscrever ao produto dos CTPM. 

Sei que a primeira subscrição terá de ser efectuada junto a uma Estação dos CTT.

Por acaso alguém sabe se posso obter o formulário da subscrição através da Internet? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também. Sempre fui cliente da caixa e cabei de entregar os documentos para a abertura da conta aforro. O próximo passo será subscrever ao produto dos CTPM. 

Sei que a primeira subscrição terá de ser efectuada junto a uma Estação dos CTT.

Por acaso alguém sabe se posso obter o formulário da subscrição através da Internet?

Eu tinha logo aproveitado a ocasião aquando da entrega dos documentos e fazer logo a primeira subscrição, nem que fosse pelo valor mínimo (100un.=100€), e depois fazia as restantes subscrições com calma quando tivesse o acesso e activação online. Não é preciso levar malas cheias de dinheiro, nem contratar empresas de segurança privada para nos salvaguardar.

Estive a procurar formulários para os CTPM e não encontrei, só encontrei para os Certificados de Aforro.

http://www.igcp.pt/gca/?id=970 :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eu tinha logo aproveitado a ocasião aquando da entrega dos documentos e fazer logo a primeira subscrição, nem que fosse pelo valor mínimo (100un.=100€), e depois fazia as restantes subscrições com calma quando tivesse o acesso e activação online. Não é preciso levar malas cheias de dinheiro, nem contratar empresas de segurança privada para nos salvaguardar.

Estive a procurar formulários para os CTPM e não encontrei, só encontrei para os Certificados de Aforro.

http://www.igcp.pt/gca/?id=970 :)

Muito obrigado pelo conselho, macase. Realmente é muito mais prático, e seguro, fazer as subscrições da maneira como diz. ;D Quanto aos formulários; agradeço. No entanto já não são necessários. Parece que a aplicação é feita directamente lá, através do sistema informático.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

As taxas de juro dos CTPM estão muito atractivas. Na vossa opinião é seguro ter mais do que 50% do vosso capital em certificados do tesouro? Eu penso que os bancos estão mais em risco do que o estado português, porque é o estado quem salva os bancos. Mas qual é a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jorge Bastos

As taxas de juro dos CTPM estão muito atractivas. Na vossa opinião é seguro ter mais do que 50% do vosso capital em certificados do tesouro? Eu penso que os bancos estão mais em risco do que o estado português, porque é o estado quem salva os bancos. Mas qual é a vossa opinião?

Tenho a mesma questão. Alguém mais experienced para elucidar, isto numa altura em que as taxas dos certificados de aforro, bem como dos CTPM se preparam para vir por aí abaixo?

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites