Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

muitas vezes aqui falei o que valem os gestores, não sei se é do teu tempo, mas nesses é a ultima pessoa a confiar, e  contaram-te uma historia muito estranha, nao havia comprador, e porque nao viste na net, se era verdade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 99
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Katolo

19

• Cardoso24

13

• --------

10

katolo agora vai ser só depositos a prazo?

O problema da maior parte do pessoal nos bancos nem é a formação ou confiança, é mesmo não terem por vezes alternativas para apresentar, se vendesses essa obrigação que alternativas ele te ia apresentar?

Eu se fosse gestor apresentava-te logo uma, fundos, ninguém me tira da cabeça que os fundos é a melhor aplicação que há  ;D não serve é para ganhar dinheiro rápido, isso não, e isso é o que o pessoal ás vezes quer, mas não se esperou 9 meses para nascer? não se espera 6 anos para ir para escola? não se espera mais 12 a 16 anos pela nossa formação escolar?

Sosseguem um pouco, o € custa a ganhar, temos de ponderar bem onde o aplicamos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que chamas de censuravél, eu chamo de ganancia, eu já tive na mesma situação e aceitei as perdas, caso Paulo Portas, agora para quem tem ESFG é o que disse, não esperem nada de ninguem porque eles ou o governo não está preocupado com ninguém, se vier alguma prenda é porque o Pai Natal existe mesmo. E como disse espero que ele exista para todos os que se encontram no barco da ESFG, mas que aprendam tambem com toda esta lição e não digam que nunca mais investem e nunca mais se metem em produtos financeiros, os stop loss são uma realidade e não pode haver sentimentos e eu sei o que doi porque o dia que vendi as minhas ob. a perder 39k somente porque um FD... veio dizer que se demitia e depois era tanga só me apeteceu era espetar-lhe uma carga de porrada.

Caro Senhor,

Desde já dou por assente que V. Ex.a percebe muito mais de mercados do que eu. Não julgue, porém, que é um grande título, porque eu entendo tão pouco que também não é necessário perceber grande coisa para entender mais do que eu.

Mas, do pouco que sei, sei isto: no investimento, só há gananciosos, que também se designam por ambiciosos. Por isso não vale a pena referir que determinado investidor é ganancioso: todos são, só diferem no grau. Mais vale não falar em ganância, mas antes em perfis de risco: uns serão mais conservadores; outros mais agressivos, gananciosos (ambiciosos) serão todos, porque todos gostariam de ganhar mais possível (o que difere é o que estão dispostos a arriscar para esse efeito).

Por outro lado, ainda que, por hipótese, tenha razão nas críticas que faz às pessoas que têm obrigações ESFG, o que é que adianta vir aqui apontar-lhes os erros? Já não basta a pancada que elas estão a levar? Era mesmo necessário ainda apanharem com a sua sobranceria paternal, do "ganancioso... eu bem te avisei... mas não me queres crer... faz como eu..."?

Não pise em quem, por força do infortúnio, se encontra enfraquecido. Fica-lhe mal e, porventura, dá uma imagem da sua personalidade que, certamente, não corresponde à verdade.

Cumprimentos,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ligava todos os dias para o gestor de compra para me arranjar comprador e sempre disse que não havia. Uma coisa e certa, ouve uma altura em que quis vender bem acima dos 100% (ainda não tinha rebentando a bomba) e o meu gestor de conta aconselhou-me a não vender porque era divida sénior bla bla bla... Sim, aprendi uma grande lição, confiar mais em mim e menos nos gestores de conta que só la estão para ganhar as suas comissões. Erro do gestor, há medida que forem vencendo obrigações e outros investimentos o dinheiro vai começar a sair do banco. Definitivamente, vou voltar aos produtos totalmente conservadores. Desisti dos mercados!

Curiosamente, nunca soube, porque nunca ninguém me conseguiu explicar, a razão de tão pouca liquidez. A dificuldade sempre foi enorme tanto para comprar como para vender. Falava-se em ninguém querer vender por ser dívida sénior com um excelente cupão de um grupo sólido. Quem são, afinal, os detentores de tantos milhões em obrigações ESFG? Porque não apareciam compradores/vendedores, mesmo quando a situação era estável?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fechar as portas e dividir a massa falida pelos credores resultará em perdas para toda a gente, sendo que eu estou confiante (tendo em conta o valor dos ativos da ESFG e a dívida da ESI a esta) que as minhas perdas serão residuais, até porque tenho prioridade sobre a dívida subordinada.

Essas perdas, que também são minhas, serão tudo menos residuais. Como te referi, desde há 3 semanas que já as assumi como sendo tendencialmente totais. Já abati o valor investido ao meu património e pronto, não deixei de dormir por causa disso. Mesmo sendo dívida sénior, duvido que venha a sobrar mais de 20%, porque as poucas transações feitas na última semana foram dessa ordem de grandeza, o que será um bom indicador, salvo melhor opinião. Mas já ficarei satisfeito com qualquer %.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essas perdas, que também são minhas, serão tudo menos residuais. Como te referi, desde há 3 semanas que já as assumi como sendo tendencialmente totais. Já abati o valor investido ao meu património e pronto, não deixei de dormir por causa disso. Mesmo sendo dívida sénior, duvido que venha a sobrar mais de 20%, porque as poucas transações feitas na última semana foram dessa ordem de grandeza, o que será um bom indicador, salvo melhor opinião. Mas já ficarei satisfeito com qualquer %.

Tenho pena que baixes os braços e desistas desse dinheiro sem lutar para o recuperar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Curiosamente, nunca soube, porque nunca ninguém me conseguiu explicar, a razão de tão pouca liquidez. A dificuldade sempre foi enorme tanto para comprar como para vender. Falava-se em ninguém querer vender por ser dívida sénior com um excelente cupão de um grupo sólido. Quem são, afinal, os detentores de tantos milhões em obrigações ESFG? Porque não apareciam compradores/vendedores, mesmo quando a situação era estável?

Precisamente por termos sido todos enganados e pensarmos que era um grupo sólido. Quem é que quereria vender nessa altura? As contas estavam todas marteladas e tiveram a notável inteligência de duplicar a exposição às holdings falidas do grupo.

Se isto não é gestão danosa o que será?

Fico pasmo com a pouquíssima vontade em querer levar o processo a tribunal por parte de certos investidores...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A meu ver a questão de conseguir dormir ou dormir descansado dependerá da % do património financeiro aplicado nesse produto, pelo menos para mim assim seria o caso.

Boa sorte para todos e não se esqueçam de lutar pelos vossos direitos, enquanto à vida à esperança.

jpfon...escrevemos quase o mesmo em simultâneo. LooL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho pena que baixes os braços e desistas desse dinheiro sem lutar para o recuperar...

Estás enganado, eu não desisti de nada. Não quero é iludir-me com expetativas irrealistas. Formatei a minha cabeça para não stressar com o assunto. Desliguei e estou tranquilo, sem angústias. O que não quer dizer que não esteja atento a todos os desenvolvimentos e pronto a adotar as medidas que forem necessárias e adequadas em cada momento. Para já, acho que a medida certa é ir aguardando...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estás enganado, eu não desisti de nada. Não quero é iludir-me com expetativas irrealistas. Formatei a minha cabeça para não stressar com o assunto. Desliguei e estou tranquilo, sem angústias. O que não quer dizer que não esteja atento a todos os desenvolvimentos e pronto a adotar as medidas que forem necessárias e adequadas em cada momento. Para já, acho que a medida certa é ir aguardando...

Não confies muito nas conversas de tranquilidade do gestor de conta! Eu estou entalado por culpa dele que me convenceu a permanecer com a dívida... Eu já tinha tido uma má experiência com obrigações e não queria outra.

Agora por outras palavras! Não sei qual o valor nominal que tens de dívida. No meu caso são 30k. Assumes já perdas de 80%?

E se o advogado só cobrasse um valor percentual sobre a dívida a reclamar e tu não te chateavas mais com isso? Que tinhas a perder?

Já viste a desgraça que vai no BES/GES e afins? Deviam ser todos fuzilados em praça pública.

Eu quero levar a administração da ESFG a tribunal por gestão danosa. E já tenho mais credores comigo. Mas ainda não perfaz a massa crítica que pretendo, ou seja, um valor nominal de 1 milhão de euros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora por outras palavras! Não sei qual o valor nominal que tens de dívida. No meu caso são 30k. Assumes já perdas de 80%?

Agora nao vale a pena bater mais no ceguinho, mas para ter 30.000€ num unico produto financeiro, das duas uma.

1- ou tem um grande patrimonio financeiro, que lhe permite meter 30.000€ num unico produto.

2- ou nao diversificou, o que agora lhe dava um jeito enorme.

Boa sorte na luta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora nao vale a pena bater mais no ceguinho, mas para ter 30.000€ num unico produto financeiro, das duas uma.

1- ou tem um grande patrimonio financeiro, que lhe permite meter 30.000€ num unico produto.

2- ou nao diversificou, o que agora lhe dava um jeito enorme.

Boa sorte na luta!

Eu não lhe vou responder a essa sua curiosidade!

Digo-lhe somente que aqui não está em causa o valor, mas sim o facto de me sentir enganado e vítima de gestão danosa de uma sociedade!

É uma questão de respeito e ética! Palavras pouco usadas no vocabulário de certas empresas, principalmente com a sigla ES.

Eu podia baixar os braços e assumir perdas! Paciência não é? Típico da tugazinho! Gosta de ser enra..... e não se mexe. Por isso estamos no buraco onde estamos.

Eu defendo uma causa! Quem se sentir lesado e quiser lutar pelos seus direitos é bem vindo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só mais um ponto! Já se começam a organizar grupos para defender os seus interesses! Eu não sou o único:

Após vários encontros em Lisboa nos últimos dias, a ABESD já reúne mais de 100 clientes do banco que se sentem lesados pelos recentes problemas.

Cerca de 100 clientes do Banco Espírito Santo (BES) organizaram-se para criar um grupo de defesa dos interesses e investimentos que possam ter sido atingidos pelos recentes problemas financeiros detectados na instituição. A ABESF - Associação de Defesa dos Clientes Bancários, formalizada no passado dia 24 de Julho, “surge da necessidade e vontade de vários clientes lesados pela actuação do Banco Espírito Santo e em institucionalizar um movimento de clientes, que surgiu espontaneamente nas últimas semanas, com vista a apurar as obrigações e direitos nesta problemática BES-GES, que também nos afecta”, justificou o representante da direcção da nova entidade, Luís Vieira, também ele cliente do banco.

A associação deu os primeiros passos nos últimos dias, com várias reuniões em Lisboa que juntaram mais de uma centena de pessoas interessadas em discutir uma estratégia comum. Desses encontros, nasceu a ideia de criar uma associação que já tem planos para realizar novas reuniões “para dar solicitação a todos os pedidos de contacto e  apoio que todos os dias nos têm chegado desde que foi conhecida a intenção de se constituir a associação”, adianta o mesmo responsável.

Para prestar assessoria jurídica aos envolvidos na associação, a ABESD contratou a sociedade de advogados Macedo Vitorino & Associados. Foi ainda criada uma plataforma online, que estará disponível em www.abesd.org com um e-mail directo de contacto, para todos os associados e interessados que procurem informação relevante sobre questões relacionadas com o BES.

http://economico.sapo.pt/noticias/clientes-lesados-avancam-com-associacao_198821.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não e a questão de curiosidade katolo. A questão e que devemos sempre precaver a incompetência dos outros. Eles ate podem ter toda a culpa do mundo, mas também nos temos por não a antecipar e ter medidas próprias para nos salvaguardar.

Devemos sempre previlegiar aquilo que controlamos. Mas como digo, isto e só nos a dialogar, não me leve a mal! Se chegar a conclusão que podia ter feito algo para se ter salvaguardado certamente que numa próxima o fará.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não e a questão de curiosidade katolo. A questão e que devemos sempre precaver a incompetência dos outros. Eles ate podem ter toda a culpa do mundo, mas também nos temos por não a antecipar e ter medidas próprias para nos salvaguardar.

Devemos sempre previlegiar aquilo que controlamos. Mas como digo, isto e só nos a dialogar, não me leve a mal! Se chegar a conclusão que podia ter feito algo para se ter salvaguardado certamente que numa próxima o fará.  :)

Caro Daniel/Katolo

tenho lido atentamente os comentários de todos e estou devidamente informado da situação actual do GES, apesar de não ter produtos directamente relacionados com o grupo mencionado.

Sempre se falou por aqui em diversificação de activos(esquecemos por agora o valor), ora investir em Obrigações estava e está nos meus planos para diversificar o património financeiro.

Para mim era de todo impensável que viesse a acontecer este problema e os produtos mencionados não viessem a ser liquidados e o compromisso assinado não fosse respeitado.

Todos devemos ser responsáveis e ter conhecimento do que investimos(o que parece o caso do Katolo), mas não conseguimos controlar tudo.

Os 30k mencionados, se for uma % do património que o investidor se sentia confortável aquando da subscrição, não vejo porque não o fazer/ter feito e eu próprio poderia neste momento estar com o mesmo problema.

Eu próprio já investi em alguns produtos que poderiam ser considerados de (muito) maior risco que as Obrigações mencionadas, mas para tentarmos obter um maior retorno por vezes temos que arriscar mais e por vezes....(como já disse, não me parece que fosse o caso deste produto).

Poderia ter feito algo para salvarguardar o capital, podia.

Investir em DP(se não superior a 100k por titular) e receber anualmente uns 2%/3%, ...., mas a tentativa de obter maior retorno para o nosso capital com maior ou menos risco leva-nos a tomar estas decisões.

Bons investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu próprio já investi em alguns produtos que poderiam ser considerados de (muito) maior risco que as Obrigações mencionadas, mas para tentarmos obter um maior retorno por vezes temos que arriscar mais e por vezes....(como já disse, não me parece que fosse o caso deste produto).

Poderia ter feito algo para salvarguardar o capital, podia.

Investir em DP(se não superior a 100k por titular) e receber anualmente uns 2%/3%, ...., mas a tentativa de obter maior retorno para o nosso capital com maior ou menos risco leva-nos a tomar estas decisões.

Bons investimentos

Eu para ser sincero, cada vez mais so acredito numa coisa. Como as coisas andam, diversificar e ser disciplinado.

O resto, o que hoje está bem, amanhã pode estar mal. Daí que até me arrepia quando alguém sugere produtos de divida publica, algo até agora considerado como "produto sem risco" para grandes parte ou todo o patrimonio, e ainda para mais com o aproximar de eleiçoes.

Os gregos que o digam.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu para ser sincero, cada vez mais so acredito numa coisa. Como as coisas andam, diversificar e ser disciplinado.

O resto, o que hoje está bem, amanhã pode estar mal. Daí que até me arrepia quando alguém sugere produtos de divida publica, algo até agora considerado como "produto sem risco" para grandes parte ou todo o patrimonio, e ainda para mais com o aproximar de eleiçoes.

Os gregos que o digam.

:)

Daniel,

se não podemos apostar em divida publica(aforro, CTPM, ...), obrigações, fundos(que supõem obviamente tb riscos), ... em que podemos diversificar?

Eu também acho que actualmente os mares andam muito revoltos, mas aquestão acima é pertinente. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se não podemos apostar em divida publica(aforro, CTPM, ...), obrigações, fundos(que supõem obviamente tb riscos), ... em que podemos diversificar?

Eu também acho que actualmente os mares andam muito revoltos, mas aquestão acima é pertinente. ;D

Eu acho que podemos e devemos apostar nesses produtos todos. Mas não é a meter 100% do patrimonio em certificados de aforro, como conheço pessoas proximas que o fizeram.  :o

Aliás, eu mais de 10/15% já acho muito, mais vale ter tambem produtos de divida publica de outros países.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que podemos e devemos apostar nesses produtos todos. Mas não é a meter 100% do patrimonio em certificados de aforro, como conheço pessoas proximas que o fizeram.  :o

Aliás, eu mais de 10/15% já acho muito, mais vale ter tambem produtos de divida publica de outros países.

Assim estamos de acordo.

Já agora, tens divida publica de outros paises? Quais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só de portugal, espanha e italia. Mas ao todo na carteira representa menos de 3%.

Daniel,

pelas pequena % de alocação de capital em em divida publica,... que tens mencionado e segures e pelos poucos produtos existentes com pouco risco, acredito que tens que ter uma % grande de capital alocada a um tipo de produto.

Estarei a ver/interpretar mal ?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daniel,

pelas pequena % de alocação de capital em em divida publica,... que tens mencionado e segures e pelos poucos produtos existentes com pouco risco, acredito que tens que ter uma % grande de capital alocada a um tipo de produto.

Estarei a ver/interpretar mal ?

Abraço

Boa parte tenho em DP, distribuido em vários bancos. Invest, Credito agricola e CGD, uma pequena parte em obrigacoes da CGD, e agora brevemente vou reforçar em fundos, e pondero em imobiliário.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa parte tenho em DP, distribuido em vários bancos. Invest, Credito agricola e CGD, uma pequena parte em obrigacoes da CGD, e agora brevemente vou reforçar em fundos, e pondero em imobiliário.  ;)

Obrigado Daniel.

Só podia ser algo parecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só mais um ponto! Já se começam a organizar grupos para defender os seus interesses! Eu não sou o único:

Após vários encontros em Lisboa nos últimos dias, a ABESD já reúne mais de 100 clientes do banco que se sentem lesados pelos recentes problemas.

Cerca de 100 clientes do Banco Espírito Santo (BES) organizaram-se para criar um grupo de defesa dos interesses e investimentos que possam ter sido atingidos pelos recentes problemas financeiros detectados na instituição. A ABESF - Associação de Defesa dos Clientes Bancários, formalizada no passado dia 24 de Julho, “surge da necessidade e vontade de vários clientes lesados pela actuação do Banco Espírito Santo e em institucionalizar um movimento de clientes, que surgiu espontaneamente nas últimas semanas, com vista a apurar as obrigações e direitos nesta problemática BES-GES, que também nos afecta”, justificou o representante da direcção da nova entidade, Luís Vieira, também ele cliente do banco.

A associação deu os primeiros passos nos últimos dias, com várias reuniões em Lisboa que juntaram mais de uma centena de pessoas interessadas em discutir uma estratégia comum. Desses encontros, nasceu a ideia de criar uma associação que já tem planos para realizar novas reuniões “para dar solicitação a todos os pedidos de contacto e  apoio que todos os dias nos têm chegado desde que foi conhecida a intenção de se constituir a associação”, adianta o mesmo responsável.

Para prestar assessoria jurídica aos envolvidos na associação, a ABESD contratou a sociedade de advogados Macedo Vitorino & Associados. Foi ainda criada uma plataforma online, que estará disponível em www.abesd.org com um e-mail directo de contacto, para todos os associados e interessados que procurem informação relevante sobre questões relacionadas com o BES.

http://economico.sapo.pt/noticias/clientes-lesados-avancam-com-associacao_198821.html

Katolo acho que fazes muito bem em lutar pelos teus direitos baixar os braços nunca foi solução.

Só espero que se encontrem culpados por estas fraudes e não é prisão é aplicar-lhes a maior multa da história em Portugal, é preciso que estes senhores que manipulam certos activos possam sofrer de certa forma, porque é incrível o que fizeram a muitos investidores.

Quanto ao Daniel e ao InvestidorPT estão a esquecer-se de algo. Não se está a discutir aqui gestão de risco, aliás se repararem o Katolo pelo que já disse neste fórum está bastante diversifica, mas não é isto que interessa.

Mesmo que o montante fosse de 1.000€ e a vossa carteira de 10.000€, deixavam 10% arder sem fazer algo? Aonde é que depois vão recuperar 11,11% para recuperarem o que perderam?

A questão aqui está com a informação que foi transmitida, neste caso ocultada. Uma coisa é dizerem alguém investiu em obrigações da argentina, aí estarei de acordo porque todos sabem como está a Argentina, agora outra coisa era a "solvabilidade" do GES e até do BES (em certa parte).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites