Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como funcionam os Certificados de afforo na prática?

Recommended Posts

• Respostas 123
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• marcolopes

15

• TRINA

14

• daniel__

12

• JRJordao

10

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Se calhar porque o IGCP não é nenhum banco?  E os seguros de vida do defunto? E os imóveis? Os herdeiros têm que se "mexer".

Os herdeiros não precisam de contactar. O cabeça de casal passa logo a saber os imóveis todos porque é ele que passa logo a dever o IMI da herança 😉

Pois é, os imóveis ficam associados ao NIF especial criado para cabeça de casal / herança indevisa.

Posted Images

Fui hoje a uma loja dos CTT, e nao é que me passam um nib escrito a mao, para transferir o dinheiro para a agencia dos ctt. E depois so posso tratar do assunto nessa mesma agencia. Além de ser estranho nao puder abrir a conta sem lá ter o dinheiro.

Isto foi tão ridiculo e rudimentar. Como é possível.

Além disso ainda me informaram que as taxas podem vir a baixar outra vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui hoje a uma loja dos CTT, e nao é que me passam um nib escrito a mao, para transferir o dinheiro para a agencia dos ctt. E depois so posso tratar do assunto nessa mesma agencia. Além de ser estranho nao puder abrir a conta sem lá ter o dinheiro.

Isto foi tão ridiculo e rudimentar. Como é possível.

Além disso ainda me informaram que as taxas podem vir a baixar outra vez.

Comigo foi o mesmo processo, até o papel escrito à mão.

O pior para mim é que o banco já tinha fechado e só podia fazer a transferência pelo multibanco, sendo o máximo permitido bem inferior ao que queria. Resultado: tive de fazer duas subscrições, neste caso de CTPM

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comigo foi o mesmo processo, até o papel escrito à mão.

O pior para mim é que o banco já tinha fechado e só podia fazer a transferência pelo multibanco, sendo o máximo permitido bem inferior ao que queria. Resultado: tive de fazer duas subscrições, neste caso de CTPM

Para a trasnferência ao balcão, eu nem sei se o banco aceita assim um nib, escrito à mão numa folha solta.

Eles conseguem ver logo no banco se o NIB está certo, ou seja, se é dos CTT? ou como é que fazem? Não vá o dinheiro andar perdido :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidoramador

Amigos, os CTT tratam  dos certificados quase que "por favor". Também notei o mesmo amadorismo quando subscrevi o 1º mas depois  passei a fazer as subscrições  tudo via  internet com especial cuidado par o valor máximo de transferência diário autorizado pelo meu banco.

Nota: no acto da transferência, por ex num cx multibanco aparece o titular do NIB. Em caso de dúvida, qq balcão vos diz se o NIB é ou não é dos CTT . Não tenham receios em relação a isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Para a trasnferência ao balcão, eu nem sei se o banco aceita assim um nib, escrito à mão numa folha solta.
    E não havia de aceitar porquê? :)

Não se preocupem - o NIB tem um código de verificação interno. Se trocarem algum dos algarismos o número não é aceite. E, como disse o investidoramador, hoje em dia até aparece o nome do titular da conta quando se faz a transferência, é fácil validar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ai está

A forte queda das taxas de juro de mercado vai ditar uma descida na rendibilidade deste produto de poupança. A taxa recua para níveis registados no arranque do ano passado, mas continua acima dos 3%.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/retorno_dos_certificados_de_aforro_cai_em_setembro.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Algumas questões sobre os CA:

- Abrir uma conta aforro é possível apenas numa loja CTT, correto?

- Quais os documentos necessários? Não encontro esta informação através do site)

- Acho que sim. Mas não garanto!

- Quando eu abri, levei Cartão do Cidadão (ou BI + NIF caso nao tenhas CC) e cópia de um documento com o meu nome e NIB (tens de ter uma conta bancária associada para depois resgatar o dinheiro ou receber juros). Depois levei um comprovativo de morada que foi a carta de condução, pois diz lá a morada.

Acho que foi só isto, não garanto!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que significa o premio de 2.75% ate ao final de 2016?

Ainda não percebi bem.

Significa que até final de 2016, a taxa de juro dos C.A. não será inferior a 2,75+0,25 = 3%

2,75 é o referido prémio. 0,25 faz parte da formula de calculo da taxa de juro (0,8xE3+0,25, onde E3 é a euribor a 3 meses.

Num cenário de taxas euribor a 0%, os C.A. garantem pelo menos os 3%. Foi a forma que o IGCP encontrou de manter até final de 2016 os C.A. minimamente atrativos, caso contrário tinham "zero" subscrições e "N" resgates.

Em 2017 outra forma vão encontrar... ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Eu tenho a maior parte das minhas economias em cert af e cada vez mais acredito que isso vai acontecer só não sei quando , temos que ter o dedo no gatilho e andar mal cheire a qualquer coisa e com o possível novo governo de Costa com uma pitada de esquerda é bem possível isso acontecer pelo menos para quem tenha mais de 100,000 por contribuinte

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e já fala em renegociação da divida o pessoal dos certificados e B.T dão a´sola

Renegociação de dívida não significa "ficar sem o dinheiro".

Uma renegociação pode significar,

- redução dos juros,

- Aumento das maturidades,

- Resgates parciais e faseados das aplicações,

(...)

- E eventualmente "perdão de divida". E aqui sim, falamos em perda de dinheiro. Neste ponto há quem defenda que os investidores particulares não devem ser afectados, englobando apenas os institucionais.

Na minha opinião, este assunto é demasiado sério para que, num primeiro momento e inicio de "um novo PS", se venha tocar nesse assunto como se fosse uma decisão meramente burocrática. Começou "bem"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Digam-me uma coisa. Eu da primeira vez que subscrevi CA fui aos CTT e fiz tudo ao balcao de uma vez após transferencia multibanco.

Posso continuar a fazer assim, ou so da da primeira vez? Prefiro fazer presencialmente, nao tenho paciencia para andar a explorar o site.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites