Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Seguro Habitação - Vida e Multiriscos

bolsacurta

Recommended Posts

O empréstimo inicial foi de 130 000 €.

E caro ABCD,tens toda a razão nas contas q fizeste! O meu CH tem cota final de 30 000 euros!

Não chegou a explicar.

Disse que o ABCD tem razao, que tem cota final de 30.000€ e nao disse o que é isso....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E na ultima prestaçao vai pagar 30.000€? Eu não queria uma coisa dessas....

E percebe-se porquê. Vai colocando capital de lado, suponhamos que 1000€ por ano, durante 30 anos com o intuito de pagar aquela fracção final do capital em divida. Isto, acontece, a troco de uma prestação mais suave... A partir do instante em que a euribor começar a subir o que acontece à prestação suave? Sobe também (de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses consoante a indexação da euribor ao CH). Lá se vão os planos, caso não haja alternativas prévias. É um risco semelhante ao investimento em acções. Muitos dizem que não se metem nesse tipo de produtos... mal sabem eles que podem já lá estar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E percebe-se porquê. Vai colocando capital de lado, suponhamos que 1000€ por ano, durante 30 anos com o intuito de pagar aquela fracção final do capital em divida. Isto, acontece, a troco de uma prestação mais suave... A partir do instante em que a euribor começar a subir o que acontece à prestação suave? Sobe também (de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses consoante a indexação da euribor ao CH). Lá se vão os planos, caso não haja alternativas prévias. É um risco semelhante ao investimento em acções. Muitos dizem que não se metem nesse tipo de produtos... mal sabem eles que podem já lá estar!...

Eu não quis diferimento de capital nem carencia de capital....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não quis diferimento de capital nem carencia de capital....

Esses mecanismos devem ser usados em último recurso, ou numa situação provisória. Nunca como plano principal... até porque implicam o pagamento de mais juros. Em caso de necessidade futura, não sendo possível "alargar" o prazo contratado, já se esgotaram as possibilidades para cumprir com os pagamentos regulares!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses mecanismos devem ser usados em último recurso, ou numa situação provisória. Nunca como plano principal... até porque implicam o pagamento de mais juros. Em caso de necessidade futura, não sendo possível "alargar" o prazo contratado, já se esgotaram as possibilidades para cumprir com os pagamentos regulares!...

Eu não quis por 2 razões:

1) Carência de capital - Credito a 36 anos de 150.000€, por exemplo, so começo a amortizar apartir do 5º ano e ai já só tenho 31 anos para pagar os 150.000€....

O credito é a 36 anos mas na verdade so tenho 31 anos para pagar os 150.000€ pedidos.

2) Diferimento de capital - pagar 30.000 ou 40.000€ no final tambem custa...

Em vez de juntar para pagar no final, logo que vá tendo 5.000€ ou 10.000€ vou amortizando e reduzindo os juros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não quis por 2 razões:

1) Carência de capital - Credito a 36 anos de 150.000€, por exemplo, so começo a amortizar apartit do 35º ano e ai já só tenho 31 anos para pagar os 150.000€....

O credityo é a 36 anos mas na verdade so tenho 31 anos para pagar os 150.000€ pedidos.

2) Diferimento de capital - pagar 30.000 ou 40.000€ no final tambem custa...

Em vez de juntar para pagar no final, logo que vá tendo 5.000€ ou 10.000€ vou amortizando e reduzindo os juros...

1. Devia querer escrever, "a partir do 5º ano"...

2. Através dessa estratégia, paga menos juros (o valor do seguro diminui com amortização extra e amortiza mais) à entidade bancária!...

A consequência da aplicação dos 2 mecanismos para o credor, caso não recorra a estratégias, envolve sempre pagar mais juros!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Devia querer escrever, "a partir do 5º ano"...

2. Através dessa estratégia, paga menos juros (o valor do seguro diminui com amortização extra e amortiza mais) à entidade bancária!...

A consequência da aplicação dos 2 mecanismos para o credor, caso não recorra a estratégias, envolve sempre pagar mais juros!...

Tem razão, já remediei... ;)

No meu ver a carencia de capital e o diferimento nao têm utilidade.

Prefiro ir amortizando quando tiver anualmente dinheiro disponivel e ficando sempre com uma margem...

De qualquer forma, estamos a fugir do topico...

O Investidor_casual estava a saber se compensava a penalizaçao do spread e fazer seguros fora do banco....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Obrigado a todos pelas respostas que foram postando.

Estive a pensar um pouco melhor e cheguei a uma conclusão. na verdade, vou adiar esta minha decisão de mudança dos seguros. É que paguei o seguro multi riscos apenas há um mês. E sendo este seguro anual, uma vez que está pago para o próximo ano, vou adiar esta minha decisão.

Este meu intuito de retirar os seguros do banco, prende-se com o facto de querer reduzir ao máximo o meu envolvimento com o BBVA uma vez que deixei de acreditar neste banco!

Aliás, estou a aguardar pela noticia que este banco saia definitivamente de Portugal, tal como já se falou!  Aguardo ansiosamente por essa noticia. Nessa situação, o meu contrato seria com outro banco e a minha relação com o banco poderia melhorar!

Conto com a vossa preciosa ajuda caso tenha q analisar outras soluções de seguros do CH.

Se souberem alguma coisa da saída do BBVA de Portugal, por favor digam qualquer coisa.

Quanto à cota final, optei por esta solução porque interessa pagar um pouco menos é no inicio de vida do empréstimo. E como tenho um spread de 0.45 e acredito que a euribor se vai manter baixa durante mais bastante tempo...vou poupando e investindo algum desse capital. Quero acreditar que em 2036, 30 000 Euros nao seja assim tanto dinheiro.  Recordo que fiz o CH em 2006 para 30 anos.

Tenho sempre a possibilidade de em 2036 "prolongar"....embora não esteja a contar fazê-lo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Transcreverei durante este fim de semana essa informação presente na escritura.

Assim será mais facil vcs analisarem a situação.

Antes de ir, pode transcrever exatamente as palavras da escritura referente às penalizações por contratar o, ou os, seguro(s) fora do banco?

Não deverá ser pelo seu crédito ser "gerido" por outra instituição que as condições sofreram alterações, pois o contrato mantem-se caso não haja renegociação.

Independentemente de manter o seguro multiriscos associado a uma companhia do banco, este não fará grande "mossa" no orçamento. Já o seguro de vida é outra história. Mediante o que constar na escritura, pode ser vantajoso mudar de "ares" se a penalização não for muito elevada. Mas para isso importa saber com exatidão o teor da escritura relativo a este produto!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Reconheço que estou em falta, uma vez que não transcrevi o teor da escritura....mas o problema é que não tenho tido grande disponibilidade!

Mas de certa forma adiei esta minha decisão.

No entanto, em breve colocarei aqui o conteúdo da escritura para irem dando as vossas opiniões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas respostas que foram postando.

Estive a pensar um pouco melhor e cheguei a uma conclusão. na verdade, vou adiar esta minha decisão de mudança dos seguros. É que paguei o seguro multi riscos apenas há um mês. E sendo este seguro anual, uma vez que está pago para o próximo ano, vou adiar esta minha decisão.

Este meu intuito de retirar os seguros do banco, prende-se com o facto de querer reduzir ao máximo o meu envolvimento com o BBVA uma vez que deixei de acreditar neste banco!

Aliás, estou a aguardar pela noticia que este banco saia definitivamente de Portugal, tal como já se falou!  Aguardo ansiosamente por essa noticia. Nessa situação, o meu contrato seria com outro banco e a minha relação com o banco poderia melhorar!

Conto com a vossa preciosa ajuda caso tenha q analisar outras soluções de seguros do CH.

Se souberem alguma coisa da saída do BBVA de Portugal, por favor digam qualquer coisa.

Quanto à cota final, optei por esta solução porque interessa pagar um pouco menos é no inicio de vida do empréstimo. E como tenho um spread de 0.45 e acredito que a euribor se vai manter baixa durante mais bastante tempo...vou poupando e investindo algum desse capital. Quero acreditar que em 2036, 30 000 Euros nao seja assim tanto dinheiro.  Recordo que fiz o CH em 2006 para 30 anos.

Tenho sempre a possibilidade de em 2036 "prolongar"....embora não esteja a contar fazê-lo.

O spread não era de 0,35%?

Realmente ha 4 anos atras estive mesmo com um negocio igual ao que tenho agora em mãos e era para ir para o BBVA com um spread de 0,90%...

Era um spread bastante melhor que o que vou ter agora (menos de metade) mas não sei como as prestaçoes eram altissimas e a pagar imensos juros....

Hoje, penso que foi uma boa opção nao ir para o BBVA...

Eles na altura alteravam o spread da noite para o dia, alteraram 4x e eu desisti...

Nao queria um banco assim para mim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

Sim, eu havia escrito que o spread era de 0.35, mas foi lapso meu! Na verdade o meu spread é de 0.45%, embora possa ser de 0.35% caso eu subscreva naquela banco um PPR! Está tudo isto previsto na escritura!

Mas dinheiro meu o BBVA nunca vai ter.! Logo, nao tenho PPR!

São bem conhecidas as situações que relata de mudança de spread por parte do BBVA de um dia para o outro! Basta pesquisar por esse assunto no google. Felizmente comigo isso não aconteceu!

Deixei de acreditar nesse banco porque tomaram atitudes compativeis com gente pouco honesta e pouco clara. Não foram correctos comigo...e só não tiro de lá o CH pq a conjuntura actual nao permite!

Mais tarde, e se calhar noutro tópico, poderei explicar melhor essa situação que me desagradou completamente! Estou de relações cortadas com esse banco...tendo a conta sempre a zero........

Alguém sabe alguma coisa nova da saída deste banco de Portugal???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, eu havia escrito que o spread era de 0.35, mas foi lapso meu! Na verdade o meu spread é de 0.45%, embora possa ser de 0.35% caso eu subscreva naquela banco um PPR! Está tudo isto previsto na escritura!

Mas dinheiro meu o BBVA nunca vai ter.! Logo, nao tenho PPR!

São bem conhecidas as situações que relata de mudança de spread por parte do BBVA de um dia para o outro! Basta pesquisar por esse assunto no google. Felizmente comigo isso não aconteceu!

Deixei de acreditar nesse banco porque tomaram atitudes compativeis com gente pouco honesta e pouco clara. Não foram correctos comigo...e só não tiro de lá o CH pq a conjuntura actual nao permite!

Mais tarde, e se calhar noutro tópico, poderei explicar melhor essa situação que me desagradou completamente! Estou de relações cortadas com esse banco...tendo a conta sempre a zero........

Alguém sabe alguma coisa nova da saída deste banco de Portugal???

Eu não sei nada...

Mas sei que tive varias situaçoes com eles na altura...

1º emprestavam 90% do valor da avaliação e spread 0,9%

2º para fazerem spread de 0,9% ja tinha de dar mais 10.000€ de entrada

3º para fazerem spread de 0,9% ja tinha de dar mais 20.000€ de entrada

4º faziam spread de 0,7% se eu desse 32.500€

Desdobrei-me (na altura) para conseguir ter 32.500€ e quando dei a resposta que sim, tinha 10 dias para dar a resposta, com essa entrada (32.500€) o spread era novamente 0,9%...

Mandei-os passear...

Quanto a sua situação, nao pode explicar melhor ou ate criar um topico sobre isso?

Era importante para ajudar algumas pessoas que têm/pensam ter lá conta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Mas dinheiro meu o BBVA nunca vai ter.! Logo, nao tenho PPR!

2. Alguém sabe alguma coisa nova da saída deste banco de Portugal???

1. Por um lado compreendo que possa haver um desentendimento com o banco e como tal não queira relacionar-se mais que o estritamente necessário. Por outro lado, parece-me que faria bem ter um PPR para acautelar o futuro. Desde que este fosse de capital garantido e com uma taxa minimamente aceitável!...

2. Já lhe deixei links com as noticias sobre a saída deste banco de portugal... Deixo mais este link, onde pode observar que o Barclays também para lá caminha (para a saída, claro): http://www.publico.pt/economia/noticia/bbva-sai-de-portugal-poe-a-venda-os-83-balcoes-1636017

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites