Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Como começaram a poupar/investir?

Recommended Posts

Mouro Emprestado

O que é que queres dizer por fundos multimercados? Por exemplo, fundos de acções? Isso obriga-te a fazer uma gestão activa do teu património, e com as condições de mercado em constante alteração podes errar naturalmente.

Isso não é bem verdade, na minha opinião.  :)

Criando uma carteira de investimento a longo-prazo com fundos/ETFs de gestão passiva, com fees baixos (inferiores a 0,30% anuais) e que sigam mercados globais, não precisas de "andar em cima" dos mesmos constantemente (basta ir fazendo um rebalanceamento anual, com base na alocação dos activos que escolheste).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso não é bem verdade, na minha opinião.  :)

Criando uma carteira de investimento a longo-prazo com fundos/ETFs de gestão passiva, com fees baixos (inferiores a 0,30% anuais) e que sigam mercados globais, não precisas de "andar em cima" dos mesmos constantemente (basta ir fazendo um rebalanceamento anual, com base na alocação dos activos que escolheste).

Quanto aos ETF´s concordo contigo sem dúvida.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O backtest da carteira do Salvador dava uma rentabilidade média na ordem dos 10%. Naturalmente que isto não que dizer que a mesma carteira produza isso no futuro, mas mostra que com uma estratégia passiva com rebalanceamentos anuais é possível os 10% durante vários anos (em média, claro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O backtest da carteira do Salvador dava uma rentabilidade média na ordem dos 10%. Naturalmente que isto não que dizer que a mesma carteira produza isso no futuro, mas mostra que com uma estratégia passiva com rebalanceamentos anuais é possível os 10% durante vários anos (em média, claro).

Isso levanta uma questão interessante. Ter 10% anuais com possiveis grandes perdas pelo meio, ou certinhos. Eu sei bem qual prefiro  ;)  . O 10% é apenas exemplo, mas a logica é igual para outros valores.

Comparacao-Ativo1-Ativo2-e1317737921155.png

Já dizia o Warren Buffett que a regra n°1 é nunca perder dinheiro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo praticamente com tudo o que disseste. No entanto, investir noutros países com taxas de juros atraentes? Normalmente países que oferecem taxas de juro elevadas (exemplo, Venezuela) possuem uma moeda fortemente desvalorizada e uma inflação descontroladamente elevada.

O que é que queres dizer por fundos multimercados? Por exemplo, fundos de acções? Isso obriga-te a fazer uma gestão activa do teu património, e com as condições de mercado em constante alteração podes errar naturalmente.

Obrigado pela partilha :)

Fundos multimercados ele também investe em ações, mas busca diversificação entre diversos mercados e ativos, buscando um perfil mais moderado e não tão agressivo quanto o de ações. Ele busca rendimentos menores que os de ação em contrapartida assumindo menos risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lá voltamos à questão do costume.... as rentabilidades anuais de 10%.

E sendo a questão do costume aqui vai a resposta do costume!

Sim é possivel conseguir uma rentabilidade (teorica e "previsivel" obviamente) de 10% ao ano (ou proximo desse valor) durante 30 anos, seja com ETF's como foi demostrado no tópico do Salvador ou mesmo com uma boa e bem diversificada carteira!

Para quem se refere ao ano de 2008, demostra estar for do assunto! Um ano em 30 representa apenas 3,3333% e no longo prazo não faz grande diferença! Mais uma vez isto mesmo esta demostrado no tópico do Salvador, que nos ultimos 10 anos, mesmo entrando com os anos de 2008 e 2011, se conseguiu um rendimento médio nesse periodo de 10%!

Obviamente não digo que seja simples,facil e/ou livre de risco, mas possivel é!

Actualmente também não tenho esperança de obter 10% de rentabilidade nos meus investimentos, simplesmente porque neste momento não estou preparado nem em condições de ter todo o meu capital parado para os proximos 10,20 ou 30 anos, mas posso dizer que tenho uma carteira onde tenho cerca de 20% dos meus investimentos que espero dar-me valores proximos do 10%/ano. Este ano por exemplo e desde Março já está a render 4/5%, portanto vai no bom caminho, mas como disse anteriormente um ano, no longo prazo não significada nada (ou grande coisa) para o bem ou para o mal ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora relativamente ao investimento em depositos a prazo em paises em desenvolvimento, foi um assunto que abordei no outro dia com um amigo indiano. Pelos vistos é possivel obter DP's a 10% ao ano em paises como India, paises da America do Sul e outros.

O problema que me parece obvio é que possivelmente a desvalorização da moeda será possivelmente inversamente proporcional, i.e., se olharmos nos ultimos 5 ou 10 anos possivelmente observamos uma media de 9 ou 10% de juros em DP's e uma queda do valor da moeda face às moedas mais importantes (EUR, GBP, DOLAR) de 8 ou 9% ao ano o que nos atira para um rendimento "liquido" na altura de trocar o dinheiro para uma moeda que realmente possamos utilizar de 1 ou 2 %. Para além das perdas no cambio que normalmente rondam no minimo os 0,2/0,3% (e neste caso seria duas vezes, cambio para a moeda estrangeira e cambio no final para a nossa).

Mas isto é apenas o que penso que aconteça, não investiguei... mas se calhar é assunto que mereça uma vista de olhos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Poupar é duro ainda bem que tenho uma alguma aptidão para tal.

É Duro porque temos de abdicar do consumismo (hobby do ocidental) , é duro porque nossa cara metade e os nosso filhos têm de partilhar do mesmo modo de vida.

Enfim é uma tarefa diária que quando traquejo tenho sempre minha senhora em contra ciclo para me ajudar a manter o foco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites